Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 16 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA/IA (11.39.49)
Código: PEA-1506
Nome: AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O ecossistema; definição e abordagem ecossistêmica. Energia; conceitos gerais e ambientes energéticos. Bacias hidrográficas. Água. Ciclo hidrológico. A água na sociedade moderna. Ar e atmosfera; Populações de organismos; Comunidades; Ecossistemas naturais; Ambientes antrópicos; agroecossistemas. O habitar humano. Território e Paisagens; Educação Ambiental.
Referências: CARLOS, A. F. A. O meio ambiente urbano e o discurso ecológico. Revista do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Brasil, v.O (8), p.75. 2011. COSTA, R. H. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, 2004. FUCK,M.P.; Bonacelli, M.B.M. A agenda da pesquisa públicafrente às possibilidades de desenvolvimento agrícola. Revista Estudos – Sociedade e Agricultura, Rio de janeiro, v.16, nº1, 5-26. 2008. GUIMARÂES, M.. (Org.). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. 4a ed. Papirus:Campinas, SP, 2010. MATURANA, H., D’Ávila X. Habitar humano: em seis ensaios de biologia cultural. Palas Athena: São Paulo, 2009 MAZOYER, M. e ROUDART, L. História das Agriculturas no Mundo. São Paulo. UNESP. Cap. 1 (1 e 2), cap. 2, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 2009. ODUM, E. P. Ecologia. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1985. OLIVEIRA, R.R. (org.). O rastro do homem na floresta: História Ambiental de um trecho urbano de Mata Atlântica. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio. 2005. PLOEG, J. D. Camponeses e Impérios Alimentares. Porto Alegre. Editora da UFRGS.. Caps. 1, 5 e 6. 2008. PONTING, C. A new Green history of the world. USA: Vintage, 2007. SOARES, A. M. D. ; OLIVEIRA, L. M. T. de . Educação, formação profissional e perspectivas de desenvolvimento: os desafios para a construção de redes socioambientais. In: SOARES, A. M. D.; PAULA, L. L. de. (Org.). Educação, pesquisa e extensão: confluências interdisciplinares. Rio de Janeiro: Quartet/Edur, v. 1, p. 7-14. 2010 TRISTÃO, M. A educação ambiental na formação de professores: rede de saberes. São Paulo: Annablume; Vitória: Facitec, 2004.

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