Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 12 de Agosto de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA/IA (11.39.49)
Código: PEA-1501
Nome: PEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO AGROPECUÁRIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A educação agrícola em um contexto de complexidade e incerteza. Tensões atuais. Informe Delors: A educação guarda um tesouro. Os quatro pilares da educação. A educação como processo de plenitude humana. Aspectos antropológicos, éticos e axiológicos que fundamentam o educativo. A profissionalização docente. Reflexão sobre o papel profissional docente. Deontologia Docente. Engenharia da Capacitação Docente para as escolas agrícolas. Distintas alternativas. Fundamentos pedagógicos do ensino agrícola. A educação e o mundo do trabalho. Diversos sentidos da palavra cultura. Os novos meios culturais de transmissão da cultura. O currículo oculto. Da administração escolar à gestão institucional participativa. Novo profissionalismo do diretor das escolas a partir de novas competências de gestão. O diretor como gestor de políticas educativas e aprendizagens. O papel do diretor na gestão do conhecimento.
Referências: BROSE, M. (org.) Metodologia Participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre. Tomo Editora, 2001. CANEN, A. G. & CANEN, Ana. Organizações multiculturais. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005. DEPRESBITERIS, L. Avaliando competência na escola de alguns ou na escola de todos? Boletim Técnico Senac, Vol. 27, nº 3, set./dez., 2001. DINIZ, M. e VASCONCELOS, R. N. (org.).Pluralidade cultural e inclusão na formação de professoras e professores: gênero, sexualidade, raça, educação especial, educação indígena, educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Ed. Autêntica. 2004. FERREIRA, N. S.C. e AGUIAR, M. A. S. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003. GARCIA, W.. Administração educacional em crise. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. KUENZER, A. Z et al. Planejamento e educação no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Cortez. 92p. 2002 KUENZER, A. Z. Conhecimento e competência no trabalho e na escola. Boletim Técnico Senac, Vol. 28, nº 2, mai./ago., 2002. LIBÂNEO, José Carlos et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 3. ed. São Paulo: Cortez. 416 p. 2004. OLIVEIRA, R. A. (Des)qualificação da educação profissional brasileira. São Paulo: Cortez. 2002. PILETTI, Claudino e PILETTI, Nelson. Filosofia e história da educação. São Paulo; Ática, 2004.

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