Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 16 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA/IA (11.39.49)
Código: PEA-1503
Nome: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Características psicológicas do sujeito que aprende. Teorias da aprendizagem cognitivistas e Culturalistas: contribuições de Leontiev, Vygostski, Ausubel, Bruner. A adolescência na perspectiva psicossocial. A representação social e a problemática socioeducacional. O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais.
Referências: BOCK, A.M. Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2004. BRUNER, J. S. Atos de significação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1997. BUENO B. O. O método autobiográfico e os estudos comhistóriasdevidadeprofessores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo: USP v.28, n.1, p. 11-30, jan./jun. 2002 COLL, C.; MARCHESI, Á.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia da educação escolar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, v. 2. 2004 DUARTE, N. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigostskiana. Campinas, SP, Autores Associados. 2001. FREITAS, M. T. A. Vygotsky e Bakhtin psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 2007 GUZZO, R. S. L ; Mezzalira, A. S. C ; Moreira, A. P. G. ; Tizzei, R. P. ; Silva Neto, W. M. F.. Psicologia e Educação no Brasil: uma visão da história e possibilidades nessa relação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2010, Vol.26, p.131-141. 2010. LAJONQUIÈRI, L. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens - A (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. 11ed. Petrópolis: Vozes, 2002. OLIVEIRA, M. K.. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997. RANGEL, M. A pesquisa de representação social como forma de enfrentamento de problemas socieducacionais. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2004. SCHLINDWEIN, L. M. A relação teoria e prática na psicologia da educação: implicações na formação do educador. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), Vol.14, p.341-347. 2010.

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