Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-1336
Nome: PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O debate contemporâneo sobre os Paradigmas. Pesquisa científica. Pressupostos epistemológicos da pesquisa qualitativa. Questões levantadas pela pesquisa qualitativa e suas implicações científicas, sociais e éticas. A resistência à naturalização do mundo social. Pressupostos epistemológicos da pesquisa quantitativa. O Positivismo. A crítica ao método positivista: neutralidade científica e a questão da objetividade. Planejamento de pesquisas.
Referências: AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. 2 ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2010. DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2019. DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2022. FERNANDES, Florestan. Circuito fechado: quatro ensaios sobre o “poder institucional”. São Paulo: Globo, 2010. KUHN, Thomas. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Guerra & Paz, 2021. LOWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen : marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2017. MEYER, D. E. e PARAÍSO, M. A. (orgs.) Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte, MG, Mazza Ed., 2014. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ed. Tradução de Elaine Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2015. NASCIMENTO, Luciane ; CRUZ, Andreia Gomes; MOURA, Aline de Carvalho Moura . FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, OLIGOPÓLIOS EDUCACIONAIS E PRODUTIVISMO ACADÊMICO: CONTEXTO MERCANTIL DA EDUCAÇÃO. TRABALHO NECESSÁRIO, v. 21, p. 1-20, 2023. SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. SARAIVA, I., Z.; OLIVEIRA, N. S. M. N., MOREJON, C. F. M. Impactos das Políticas de Quarentena da Pandemia Covid-19, Sars-Cov-2, sobre a CT&I Brasileira: prospectando cenários pós-crise Epidêmica. Cadernos de Prospecção – Salvador, v. 13, n. 2, Edição Especial, p. 378-396, abril, 2020. SOUSA, José Vieira; SANTOS, Margareth Guerra. Desafios e dilemas da educação superior na economia do conhecimento. Em Aberto, Brasília, v. 36, n. 116, p. 73-83, jan./abr. 2023. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5499/4294. TAQUETTE, S. R., BORGES, L. Pesquisa qualitativa para todos. Petrópolis: Vozes, 2020.

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