Referências: |
AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. 2 ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2010.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2022.
FERNANDES, Florestan. Circuito fechado: quatro ensaios sobre o poder institucional. São Paulo: Globo, 2010.
KUHN, Thomas. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Guerra & Paz, 2021.
LOWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen : marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2017.
MEYER, D. E. e PARAÍSO, M. A. (orgs.) Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte, MG, Mazza Ed., 2014.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ed. Tradução de Elaine Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NASCIMENTO, Luciane ; CRUZ, Andreia Gomes; MOURA, Aline de Carvalho Moura . FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, OLIGOPÓLIOS EDUCACIONAIS E PRODUTIVISMO ACADÊMICO: CONTEXTO MERCANTIL DA EDUCAÇÃO. TRABALHO NECESSÁRIO, v. 21, p. 1-20, 2023.
SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SARAIVA, I., Z.; OLIVEIRA, N. S. M. N., MOREJON, C. F. M. Impactos das Políticas de Quarentena da Pandemia Covid-19, Sars-Cov-2, sobre a CT&I Brasileira: prospectando cenários pós-crise Epidêmica. Cadernos de Prospecção Salvador, v. 13, n. 2, Edição Especial, p. 378-396, abril, 2020.
SOUSA, José Vieira; SANTOS, Margareth Guerra. Desafios e dilemas da educação superior na economia do conhecimento. Em Aberto, Brasília, v. 36, n. 116, p. 73-83, jan./abr. 2023. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5499/4294.
TAQUETTE, S. R., BORGES, L. Pesquisa qualitativa para todos. Petrópolis: Vozes, 2020.
|