Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-1337
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Produção de conhecimento em educação. A instituição da área de concentração em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Diversidade teórica e metodológica na pesquisa em educação. Articulação de pesquisas e produção científica em “Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas”, em “Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais” e em “Educação e Diversidade Étnico-Raciais”. Normas da comunicação científica. Ética na pesquisa em educação.
Referências: Amaral, N. C. (2023). Os Recursos Públicos Aplicados na Educação Básica e Superior: uma análise da meta 20 do PNE (2014-2024) considerando os dados do INEP. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, v. 13, n. 16, 2023, p.1-20. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/127700/88985. AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. 2 ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2010. BIANCHETTI, Lucídio; MEKSENAS, Paulo. A trama do Conhecimento: Teoria, Método e Escrita em Ciência e Pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2012. BORBA, Siomara; PORTUGAL, Adriana; SILVA, Sérgio. Pesquisa em educação: a construção teórica do objeto. Revista Eletrônica Ciências & Cognição, v.13, n. 1, PP. 12-20, mar 2008. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org. CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. 3 ed, São Paulo: Martins Fontes, 2021. HONORATO, G.; BORGES, Eduardo H. N. Permanência na educação superior brasileira: contribuições de Vincent Tinto. Linhas Críticas, v. 29, e46400, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/46400/36795. MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2021. NASCIMENTO, Anelise Monteiro do; MORGADO, Fabiane Frota da Rocha (org.). Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares: 10 anos de pesquisa na baixada fluminense.. Sp (São Carlos): Pedro & João, 2022. 301 p.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r4