Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IM-1312
Nome: EDUCAÇÃO E DEMANDAS POPULARES
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Análise das Relações entre Sociedade, Estado e Educação.Educação como política pública. Ações coletivas Como Instâncias de Educação Popular. Demandas Populares, Movimentos Sociais e suas relações com Educação e Cidadania: Múltiplos Olhares. Lutas Sociais por Educação na Sociedade Contemporânea.
Referências: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2018. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: Os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. 9ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022. Vol. 2. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: Maquiavel. Notas sobre o estado e a política. 11ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022. Vol. 3. GUSMÃO, Emery Marques. Currículo, História da Educação e Gênero. São Paulo: Ícone, 2022. LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4.ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ed. Tradução de Elaine Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2015. MOTA NETO, João Colares da. Por uma pedagogia decolonial na américa latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: Editora CRV, 2020. SOUZA, José dos Santos; MACEDO, Jussara Marques de (org.). Crise do Capital, recomposição burguesa e sua ofensiva no campo educacional. Curitiba: Editora CRV, 2021. WOODSON, Carter G. A deseducação do negro. Tradução de Naia Veneranda Gomes da Silveira. São Paulo: Edipro, 2021.

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