Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/ICHS (12.28.01.00.00.00.91)
Código: IH-1101
Nome: TEORIAS CLÁSSICAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina objetiva discutir algumas matrizes do pensamento sócioantropológico e político que tratam da preeminência da estrutura social em relação à existência individual. Em função desta proposta serão também apresentados debates sobre a origem do poder político e os fundamentos da legitimidade e da obediência; indivíduo e sociedade; historicismo e evolucionismo, estrutura e ação, cultura e política
Referências: ALEXANDER, Jeffrey C. A importância dos clássicos? In: Giddens, Anthony e Turner, Jonathan (orgs.): Teoria Social Hoje. SP: Unesp, 1999. BARTH, Fredrik. Por um Maior Naturalismo na Conceptualização das Sociedades. In: _____________O Guru, o Iniciador e Outras Variações Antropológicas, Rio de Janeiro,Contracapa, 2000. BOYLE, David. O manifesto comunista: De Marx e Engels. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006 BURKE, Edmund. Reflections on the revolution in France. Oxford: Oxford, 2009 BOURDIEU, PIERRE. La domination masculine. Paris: Éditions Du Seuil, 1989. CASSIRER, Ernest. A questão Jean Jacques Rousseau. São Paulo: Unesp, 1999 CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 11.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional,1984 [1895] DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares de Vida Religiosa. São Paulo: Edições Paulinas, 1989. (Apresentação, Introdução, Objeto da Pesquisa, Questões Preliminares: 5-79; Conclusão: 492-518) DURKHEIM, Émile e MAUSS, M. 1978. Algumas Formas Primitivas de Classificação? In: MAUSS, Marcel. Ensaios de Sociologia. São Paulo: Perspectiva, 1982, p.399-457 DURKHEIM, Émile. A Divisão do Trabalho Social I. Portugal: Editorial Presença; Brasil: Martins Fontes, 1977. (2) DUMONT, Louis. O Individualismo. Rio de Janeiro: Rocco, 1985 ENGELS, Friedrich. Origem da família da propriedade privada e do Estado (3ª ed.). São Paulo: Centauro, 2006 DUMONT, Louis. Homo Hierarchicus: o sistema das castas e suas implicações. São Paulo: Edusp, 1992. FREUND, Julien. A sociologia Alemã à época de Max Weber. In: BOTTOMORE, Tom e NISBET, Robert (Orgs.). História da Análise Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. GIDDENS, Anthony. Política, Sociologia e Teoria Social. Encontros com o Pensamento Social Clássico, São Paulo: Unesp, 1998. ELIAS, Norbert. O processo civilizador vol. 1 Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989. GEERTZ, Clifford Geertz. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Zahar, 1978. GELLNER, Ernest. Reason and Culture: The Historic Role of Rationaty and Rationalism. London: Basil Blackwell Publishers, 1992. GEERTZ, Clifford. Negara. O Estado Teatro no Século XX. Lisboa: Difel, 1980. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4.ed. Rio de Janeiro, LTC editora,1988. GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: UNESP.1991. GIDDENS, Anthony. Política, Sociologia e Teoria Social. Encontros com o Pensamento Social Clássico, São Paulo: Unesp, 1998. HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003. LÉVI STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural dois Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976. LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento Selvagem. Campinas: Papirus, 1989. KUPER, Adam. A Reinvenção da Sociedade Primitiva. Transformações de um mito. Recife: Edufpe,2008. MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Lisboa: Ed. 70, 1988. MAUSS, Marcel. Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a noção de eu. In MAUSS, Marcel Sociologia e Antropologia. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária/EDUSP,1974, p.207-239. MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos – Coleção Os Pensadores São Paulo: Abril Cultural,1974 [1903]. MARX, K. e ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Portugal/Brasil. Ed. Presença/Martins Fontes. 1976, V.I, primeira parte, pp. 11-60. (Texto 1). MILL, John Stuart. Sobre A Liberdade. Lisboa: Edições 70, 2006. MONTESQUIEU, Charles Louis de. O espírito das leis 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os Fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 2005. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social (7ª ed.). São Paulo: Hemus, 2000. SAHLINS, Marshall. Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. SAHLINS, Marshall. Metáforas históricas e realidades míticas.(...). TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América. Lisboa: Princípia, 2007. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O Conceito de Sociedade em Antropologia. In: ______. A Inconstância da Alma Selvagem e outros ensaios de antropologia, São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

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