Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 27 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO)/IA (12.28.01.00.00.00.27)
Código: IA-1310
Nome: CLASSIFICAÇÃO E LEVANTAMENTO DE SOLOS
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Princípios básicos de classificação dos solos. Identificação de horizontes e critérios diagnósticos. Sistemas taxonômicos de classificação: Americano (USDA/SSS), FAO e Brasileiro. Levantamento de solos – métodos, tipos e limitações. Mapas de solos.
Referências: BIBLIOGRAFIA: (usar normas ABNT para as citações) BÁSICA: • FANNING, D.S. e FANNING, M.C.B. 1989. Soil morphology, genesis, and classification. John Wiley & Sons. 395p. • LEMOS, R.C. e SANTOS, R.D. dos. 1996. Manual de descrição e coleta de solos no campo. 3a. ed. Campinas, SBCS/EMBRAPA-CNPS. 83p. • CLINE, M.G. Basic principles of soil classification. Soil Science, 1949. 67:81-91. • FAO/UNESCO. 1971. Soil map of the word. 1:5.000.000. Legend. Unesco, Paris. • EMBRAPA/SNLCS. 1988b. Definição e notação de horizontes e camadas do solo. Rio de Janeiro, 54p. (Documento nº 3). • EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos. 1989. Normas e critérios para levantamentos pedológicos. Rio de Janeiro, 1989. 93p. • EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Procedimentos normativos de levantamentos pedológicos. Rio de Janeiro, 1995. 101p. (Embrapa Solos) • EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. 1999. Sistema brasileiro de classificação de solos. Rio de Janeiro, 412p. (Embrapa Solos) • ESTADOS UNIDOS. Department of Agriculture. Natural Resources Conservation Service. Soil Survey Staff. Soil taxonomy: a basic system of soil classification for making and interpreting soil surveys. 2.ed. Washington, 1999. 169p. (USDA. Agriculture Handbook, 436) • FAO (Roma, Itália). World reference base for soil resources. FAO/ISSS/ISRIC, 1998. 88p. (FAO. World Soil Resources Reports, 84). • ISBELL, R. F. The Australian Soil Classification. CSIRO: Australia, 1996. 143p. • OLIVEIRA, J.B. 2001. Pedologia aplicada. Jaboticabal, FUNEP, 414p. • RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S.B. de e CORRÊA, G.F. 1995. Pedologia: base para distinção de ambientes. NEPUT, Viçosa, MG. 304p. • STRECK, E.V.; KÄMPF, N.; DALMOLIN, R.S.D.; KLAMT, E.; NASCIMENTO, P.C. 7 SCHNEIDER, P. 2002. Solos do Rio Grande do Sul. Editora UFRGS, Porto Alegre, 107 + il. COMPLEMENTAR: Outras publicações disponíveis através do docente ou em bibliotecas que o aluno tenha acesso livre. PERÍODICOS CIENTÍFICOS E OUTROS: O conteúdo do programa deve ser respaldado por bibliografia adequada e atual, que inclua periódicos e textos científicos de revisão relevantes na subárea de conhecimento da disciplina.

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