Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-1350 I
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA V
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Vivência em produção de conhecimento aprofundados em educação, contextos contemporâneos e demandas populares. Socialização de experiências em planejamento e execução de pesquisas científicas avançadas em uma linha de pesquisa específica. Aplicação de normas da comunicação científica.
Referências: BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa: Edições 70, 2021. FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Revisão & Sínteses • Educ. Soc. 23 (79), Ago 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/. Acesso em: 17 out 2022. GALVÃO, A. M. O. Vocabulário da Educação: Pesquisa em Educação. Revista Brasileira da Educação Básica, v. 4, n. 13, 2019. GALVÃO, M. C. B; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57- 73, set.2019/fev. 2020. GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2023. MAGALHÃES, C. E. A. Autoetnografia em estudos da Linguagem e áreas interdisciplinares. Veredas Online, PPG Linguística/UFJF, Juiz de Fora, v. 22, n. 1, 2018. NASCIMENTO, Anelise Monteiro do; MORGADO, Fabiane Frota da Rocha (org.). Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares: 10 anos de pesquisa na baixada fluminense.. Sp (São Carlos): Pedro & João, 2022. 301 p. OLIVEIRA, I. B.; PEIXOTO, L. F.; SÜSSEKIND, M. L. (Orgs.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: Editora CRV, 2020. SANTOS, E. O.; WEBER, A. Diários online, cibercultura e pesquisa-formação multirreferencial. In: SANTOS, E.; CAPUTO, S. G. (Orgs.). Diário de Pesquisa na Cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos. 1ª Ed. Rio de Janeiro: OMODE, 2018, v. 1, p. 23-46. VIEIRA, M. F.; SILVA, C. M. S. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, v. 28, p. 1013-1031, 2020. ALMEIDA, W. C. Fact-checking education: identificação, produção e combate de narrativas falsas nas redes. 244f. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu/Seropédica, 2022. SILVA, P. P. Fisionomias das infâncias contemporâneas na cibercultura: crianças em vídeos virais. 172f. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. TAVARES, J. C. Sujeita Baixadense: uma autoetnografia de um sarau de rua da Baixada Fluminense. 155f. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1 v4.17.0_r4