A análise estatística mostra-se cada vez mais importante em diferentes áreas do conhecimento. O uso inadequado e incoerente da estatística básica é o maior responsável pelo erro de interpretação dos artigos científicos (RODRIGUES et al., 2017). Apesar do mercado oferece uma gama de alternativas de Softwares de análise de dados, a maioria deles possui alto custo para aquisição. Devido a isso, o Software R destaca-se por ser um programa gratuito. Tal fato o torna integrativo e inclusivo (RIPLEY, 2001), uma vez que garante acesso a todos, e acaba por incentivar o seu uso por parte das Universidades Públicas.
É importante destacar que o Software R, mesmo sendo um programa gratuito, realiza todas as funções que outros programas pagos (FOX, 2016), além de possuir o código aberto, o que também facilita a outros pesquisadores desenvolverem diferentes aplicações para eles próprios. Contudo, por se tratar de um software que usa linhas de comando, é demandado certo cuidado e dedicação em seu aprendizado, ou seja, um conhecimento robusto para uma melhor funcionabilidade do programa (ROSSITER, 2012).
Sendo assim, um curso que busca elucidar o funcionamento e as técnicas do Software R, mostra-se importantíssimo para sua ampla compreensão e uso posterior para integrar o desenvolvimento científico (RIZZO, 2019). Além disso, uma vez que as Universidades públicas brasileiras vem tendo seus recursos financeiros diminuídos, o uso de um software livre pode ter um impacto positivo, pois recursos que seriam dispendidos para aquisição de softwares para análise estatística podem ser aplicados para outro fim.
O curso ofertado caracteriza-se por introduzir noções fundamentais de análise estatística por meio do software, com o objetivo de ensinar instruções de instalação do programa, elementos básicos, comandos, gerenciamento, extração e análise de dados utilizando as ferramentas do Software R. (R CORE TEAM, 2021). É importante salientar que o coordenador do curso possui 13 anos de experiência com o uso do Software. Além disso, o restante da equipe que compõe o curso também possui com experiência prévia, pois fazem parte do Laboratório de Dimensões Sociais Aplicadas a Atividade Física e ao Esporte e o utilizam na rotina de trabalho do referido laboratório.
Quarta-feira
25/05/2022
MÓDULO 1
6 HORAS
Quinta-feira
26/05/2022
MÓDULO 2
Sexta-feira
27/05/2022
MÓDULO 3
Sábado
28/05/2022
Atividade de revisão
Exercícios de revisão e fixação do módulo 1
2 HORAS
Domingo
29/05/2022
Segunda-feira
30/05/2022
Exercícios de revisão e fixação do módulo 2
Terça-feira
31/05/2022
Exercícios de revisão e fixação do módulo 3
Finalização do curso Avaliação final e finalização do curso
3 HORAS
Módulo 1
INSTALAÇÃO DOS SOFTWARES R E RSTUDIO
Desenvolvimento dos softwares
Informações preliminares
- Uso do software
- Dicionário de variáveis
- Comentários
- Dicas
Exercícios de instalação dos softwares, desenvolvimento dos softwares e informações preliminares.
Importação de banco de dados
- Tipos de variáveis
- Classificação das variáveis
- Transformar tipos de variáveis
Exercícios de importação avançada de dados
Módulo 2
Criação de novos bancos de dados
- Exclusão de dados faltantes
- Criação de variáveis derivadas I
- Criação de variáveis II
Análise descritiva dos dados
- Cálculo de média
- Desvio padrão
- Mediana
Módulo 3
Análise inferencial dos dados
- Testes de hipótese
Discentes do curso de Educação Física
Interessados em análise estatística no software R
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