Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 14 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: SEXUALIDADES, GÊNERO E EDUCAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A PRÁTICA DOCENTE
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 10 Público Estimado: 250
Período do Curso: 24/05/2022 a 24/06/2022
Área Principal: Áreas diversas (até 2022) Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NOVA IGUAÇU - RJ
Espaços de Realização: o curso será virtual
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital Nº 01/2022 - Escola de Extensão - PROEXT/UFRRJ - Cursos Institucionais de Extensão, carga horária mínima de 20 horas)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: TREINAMENTO
Tipo do Evento: Carga Horária: 40 Quantidade de Vagas: 250
Responsável pela Ação: JONAS ALVES DA SILVA JUNIOR
E-mail do Responsável: ufrrjonas@gmail.com
Contato do Responsável: 21998003105
Url da Acão: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1477

Resumo

Sigmund Freud escreveu o ensaio Totem e Tabu entre setembro de 1911 e maio de 1913, era um texto em resposta à crítica que o psicanalista Adler fez dizendo que a psicanálise dava pouca importância aos fenômenos culturais na formação psíquica do homem (FREITAS, 1997).

Segundo Luiz Alberto de Freitas (1997) teria nesse ensaio, uma das primeiras incursões de Freud para além do trabalho clínico. Inicia-se assim um caminho de exploração em outros ramos do saber científico e onde a Psicanálise também poderia exercer sua influência.

Freud desejou ampliar o alcance da psicanálise para além dos limites da clínica, implicando ao psicanalista um olhar de atenção plena para um só objetivo – o Sujeito. Não importavam os lugares e suas condições, a psicanálise passou a considerar a cultura na economia do sofrimento psíquico. Localizou na religião, embora fosse um fenômeno cultural, o Complexo de Édipo e, em última instância, na sexualidade. Logo, a religião estava ligada diretamente à sexualidade pela via da neurose obsessiva universal (FREUD, 2013).  Os debates e questões como essas que Freud empreendeu com Jung e Adler fomentaram novas articulações entre a Psicanálise e as Instituições.

E ainda, Freud concluiu a ideia de que há no ser humano uma força de natureza sexual, que atua mediada na boa adaptação moral e social, mas nunca compareceu com seus desejos. É nesta área que ele chamou de Inconsciente. Segundo ele seria “uma área psíquica própria, com desejos próprios (sobretudo, sexuais), com formas de expressão e mecanismos próprios” (DORSCH, 2008, p. 712). Ao mesmo tempo, Moreira (2020, p. 219) reforçou que essa ideia de Freud “será a partir do Édipo” e “que o sujeito irá estruturar e organizar o seu vir-a-ser, sobretudo em torno da diferenciação entre os sexos e de seu posicionamento frente à angústia de castração”.

Logo, o Complexo de Édipo anunciou também a presença irredutível do Outro na constituição do sujeito. Para Freud, a psicanálise era a ciência do inconsciente e segundo Souza e Endo (2009) ele não tinha o menor interesse de que a psicanálise fosse conhecida por outro nome. Nela a cura se dá pela fala, como única via possível de se libertar de uma dor (GAY, 2012, p.88). No entanto, como explicou Freud, essa expressão ‘fala’ deve ser entendida não apenas significando a expressão do pensamento por palavras, mas incluindo a linguagem dos gestos, da escrita e qualquer outro método expresso na atividade mental humana (FREUD, 1913).

Meio século depois, o psicanalista Jacques Lacan (2003, p.359) acrescentou uma nota ao texto de 26 de setembro de 1968 com o título: Alocução sobre as psicoses da criança. Ele dizia: “quando é que se vai ver que o que eu prefiro é um discurso sem palavras?”. Mais uma vez, ele repetiu a mesma ideia no livro Seminário 17 O Avesso da Psicanálise (1992, p. 11): “O que prefiro, disse, e até proclamei um dia, é um discurso sem palavras”.

Ora, o que Lacan implicou aqui é literalmente um discurso sem palavras, mas jamais será um discurso sem endereçamento. A psicanálise é “o único discurso que coloca o saber no lugar da verdade, isto é, que trata do saber sobre a singularidade subjetiva em seu estado nascente, no próprio ato da palavra falada” (JORGE, 2005).

Estudando as obras freudianas vimos que instituição(ões) e sociedade são conceitos indissociáveis. A Psicanálise é um discurso da subjetividade, de seus impasses e exclusões na modernidade (BIRMAN, 1999). Havendo a possibilidade de exclusão do sujeito dentro de uma instituição regida por um saber, o discurso psicanalítico deve estar pronto a incluí-lo, mas sem palavras. Isso acontece porque na medida em que esta favorece o bem-dizer do desejo; logo, emergem os conflitos e os sintomas que remetem ao inconsciente.

Portanto, o espaço escolar estaria, para a psicanálise, num campo de impossibilidade, por estar situado em impasses, tais como a família e a sexualidade, dentro de um ideal de normalidade e numa condição de dimensão ineducável em todo sujeito. O controle pleno do Outro é impossível, isso aponta para o Real que escapa sempre à simbolização, atravessado por um discurso sem palavras (LACAN, 2005).

Entretanto, ao revirar essas ponderações, o psicanalista se depara com espaços escolares imbricados por violência simbólica que denega ao sujeito o impasse de sua fala. Para a psicanálise, alguém só é sujeito na medida em que fala. Cada discurso implica numa forma própria de operar com o Real do Gozo. Quando a instituição escolar se torna um lugar de silenciamento do discurso da subjetividade, então não há endereçamentos. Uma vez que isso acontece, apenas é possível localizar o posicionamento do desejo do sujeito frente ao Outro, mas sem amarrações. Localização essa advinda de um discurso sem palavras capaz de operar e subverter a violência simbólica que havia sido instalada.

Sendo assim, a sexualidade continua sendo um tabu e se constitui como importante tema a ser discutido e tratado na prática docente junto aos estudantes. Mesmo que a psicanálise não se emprestaria a formação educacional nos espaços escolares, haveria certas contribuições justamente por lembrar aos educadores que os alunos ali não se reduzem a meros fazedores de tarefas ou objetos de intervenção do poder estabelecido. Os alunos são sujeitos com toda a divisão que esse termo enlaça na psicanálise. O desejo é o assentamento fundamental no discurso da Psicanálise.


Programação

1.      A cultura do silêncio na escola: Corpos abjetos.

2.      As contribuições da Psicanálise à Educação: Um bem-dizer

3.      Gênero, sexualidades e Educação: Práticas Decoloniais

4.      Violência e Masculinidade: A máquina de formatar meninos.

5.      Mal estar na atualidade: A sociedade do cansaço


Públicos Alvo

Interno:

estudantes de graduação ou pós-graduação


Externo:

Psicanalistas, Psicólogos, Pedagogos, Graduandos de Pedagogia, e Professorxs da Educação Básica das Redes Públicas e Privadas.



Membros da Equipe

  JOYCE ALVES DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ELIEZER GONÇALVES CORDEIRO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  TIAGO DIONISIO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ORGANIZADOR

  MATHEUS FORTUNATO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  MARIANE CARDOSO CARVALHO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  MAIRA MELLO SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE

  ISABELA PEREIRA VIQUE
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  EDUARDO FERREIRA DE SOUZA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  LINO DOS SANTOS VERAS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE

  CLÁUDIA APARECIDA SANTOS OLIVEIRA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  THAIZA SILVA DE OLIVEIRA VETERINÁRIO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  VINICIUS DE SOUZA SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : MONITOR(A)/TUTOR(A)

  GRATIA CYNTHIA MAIA PORTO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  EDUARDO MADEIRO BASTOS DE SANTANA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADES
  ROSANGELA RAMOS DE ALMEIDA
Categoria: EXTERNO
Função : MONITOR(A)/TUTOR(A)

  LUAN DE PAULA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  GILVANIA JESUS ANDRADE
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  SUSI FRANCIS AMARAL PIVA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE

  ELZALINA SANTOS DE SOUSA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  CLAUDIA FREITAS DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  FÁBIO DOS SANTOS CORADINI
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADES

  GILDA MARIA PITOMBO MESQUITA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  DIEGO STÉFANO ARAÚJO SOUZA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  CRISTIANI DO N PEIXOTO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE

  AGATHA DA SILVA LEITE
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADES
  NILCELIO SACRAMENTO DE SOUSA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  JULIANA DE FREITAS DINIZ
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE

  ANA CARLA FREITAS DE ANDRADE
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  RENAN CORRÊA DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  LEILA NAVARRO DE SANTANA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE

  POLLYANNA NATHÉRCIA DE VASCONCELOS RODRIGUES
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADE
  VANIELE DE OLIVEIRA SILVA DE FREITAS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  RONALD LOPES DE OLIVEIRA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  FABIANO DE ABREU AGRELA RODRIGUES
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  VALDEMIR FRANCISCO DA SILVA JUNIOR
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  ADRIANA ROLIN LOPES OLIVEIRA RIBEIRO
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  GLORIA GEORGINA SEDDON
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  SONEIDE DE SALES LIMA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  ANTONIO LUIZ QUINET DE ANDRADE
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  LEANDRO RODRIGUES NASCIMENTO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : PALESTRANTE
  JAIRO CARIOCA DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : PALESTRANTE
  FLORENCE BELLADONNA TRAVESTI
Categoria: DISCENTE
Função : PALESTRANTE



Lista de Fotos

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