Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 14 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: IMERSÃO SOBRE O CUIDADO E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO COM FAMÍLIAS NA REDE SOCIOASSISTENCIAL
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 10 Público Estimado: 60
Período do Curso: 30/05/2022 a 18/07/2022
Área Principal: Áreas diversas (até 2022) Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO Unidades Envolvidas:
ESCOLA DE EXTENSÃO / EExt
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NOVA IGUAÇU - RJ
Espaços de Realização: online
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital Nº 01/2022 - Escola de Extensão - PROEXT/UFRRJ - Cursos Institucionais de Extensão, carga horária mínima de 20 horas)
Modalidade do Curso: Remoto Tipo do Curso: TREINAMENTO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: ANA CLAUDIA DE AZEVEDO PEIXOTO
E-mail do Responsável: claudiaapeixoto@gmail.com
Contato do Responsável: 21999417759
Url da Acão: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1488

Resumo

Este curso pretende, através de uma discussão teórica e prática, levar conhecimento e debater experiências de atuação junto a profissionais das redes socioassistenciais dos municípios participantes das pesquisas do Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (LEVICA). Mais especificamente, propõe abarcar temáticas desde a violência no contexto familiar, o manejo da mesma dentro da rede protetiva, até reflexões sobre o perfil de famílias atendidas, as estruturas de vínculos familiares ali estabelecidas e quais tem sido as propostas de cuidado, bem como a formação de vínculo entre serviço e família. A proposta do curso advém das pesquisas de campo já realizadas; Ao longo do trabalho de pesquisa foi constatado que as políticas públicas estabelecidas foram bem construídas, pensadas para serem efetivadas e com um aporte teórico. Todavia, isso esbarra com entraves encontrados na prática do dia-a-dia. Logo, o curso surge como uma devolutiva para todos os locais pesquisados, devolvendo aos mesmos as informações que como pesquisadores obtivemos e proporcionando maiores aprofundamentos sobre as temáticas que perpassam diretamente o trabalho da rede, visando um impacto positivo na prática profissional e nos serviços oferecidos.


Programação

AULA 1 (síncrona): Introdução. Violências: conceitos, relações e Necropolítica (Gabriella Ramalho; Ilanna Pinheiro).

AULA1.1 (assíncrona): Introdução. Violências: conceitos, relações e Necropolítica (Gabriella Ramalho; Ilanna Pinheiro).

 

AULA 2 (síncrona): Formação de famílias no Brasil: vulnerabilidades (Ilanna Pinheiro; Ana Cláudia de Azevedo).

AULA 2.2 (assíncrona): Formação de famílias no Brasil: vulnerabilidades (Ilanna Pinheiro; Ana Cláudia de Azevedo).

 

AULA 3 (síncrona): Formação familiar no Brasil: raça (Karol Arcanjo; Gabriella Ramalho).

AULA 3.1 (assíncrona): Formação familiar no Brasil: raça (Karol Arcanjo; Gabriella Ramalho).

 

AULA 4 (síncrona): Formação familiar no Brasil: gênero e sexualidade ( Grazyeli Ribas; Carolina Victorino).

AULA 4.1 (assíncrona): Formação familiar no Brasil: gênero e sexulidade (Grazyeli Ribas; Carolina Victorino).

 

AULA 5 (síncrona):  Lidando com a família agressora (Carol Backx, Ilanna Pinheiro).  

AULA 5.1 (assícrona): Lidando com a família agressora (Carol Backx, Ilanna Pinheiro). 

 

AULA 6 (síncrona): Convivência familiar e comunitária: vínculos (Gabriella Ramalho, Gabriela Braz). 

AULA 6.1 (assíncrona): Convivência familiar e comunitária: vínculos (Gabriella Ramalho, Gabriela Braz). 

AULA 7 (síncrona): Operalizando a rede socioassistencial (Marcelo Princesval; Gabriela Braz).

AULA 7.1 (assíncrona): Operalizando a rede socioassistencial (Marcelo Princesval; Gabriela Braz).

 

 

AULA 8 (síncrona): Roda de conversa. A partir das aulas apresentadas, a proposta é pensar de modo coletivo, com professoras e alunos, sobre estratégias práticas em seu território para melhorar o fluxo da rede protetiva, bem como no cuidado direto com vínculos familiares e seu fortalecimento. Traremos como proposta nas duas últimas aulas assíncronas elaborar estratégias para cuidado com vínculos em seu território, e em propostas para melhoria da rede, e, nessa última aula, as propostas serão trazidas e discutidas de modo coletivo).

AULA 8.1 (assíncrona): Projeto com famílias.


Públicos Alvo

Interno:

alunos dos cursos de psicologia e Serviço Social


Externo:

profissionais que atuam na rede de Assistência dos municípios de Seropédica, Nova Iguaçu, Mesquita, Volta Redonda e Duque de Caxias



Membros da Equipe

  KAROLINE ARCANJO APÓSTOLO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : PALESTRANTE
  GABRIELA DE ARAÚJO BRAZ DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : PALESTRANTE
  MARCELO PRINCESWAL
Categoria: DOCENTE
Função : PROFESSOR(A)

  GRAZIELLY RIBAS DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : PALESTRANTE
  CAROLINA SANTOS VICTORINO
Categoria: DISCENTE
Função : PALESTRANTE
  SAMARA FELIX NEVES
Categoria: DISCENTE
Função : APOIO TÉCNICO ACADÊMICO

  ILANNA PINHEIRO DA COSTA MEDEIROS
Categoria: DISCENTE
Função : ORGANIZADOR(A)
  ISADORA TERESA PAULO DE SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  GABRIELLA RAMALHO BATISTA
Categoria: EXTERNO
Função : ORGANIZADOR

  ELLEN KAROLINE CLAUDINO ANTUNES
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  EMANUELLE GOMES ROMANO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  LETÍCIA SANTOS RAMALHO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  GABRIEL DA SILVA BARBOSA
Categoria: EXTERNO
Função : MONITOR(A)/TUTOR(A)
  ANA CLAUDIA DE AZEVEDO PEIXOTO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r10