Este curso pretende, através de uma discussão teórica e prática, levar conhecimento e debater experiências de atuação junto a profissionais das redes socioassistenciais dos municípios participantes das pesquisas do Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (LEVICA). Mais especificamente, propõe abarcar temáticas desde a violência no contexto familiar, o manejo da mesma dentro da rede protetiva, até reflexões sobre o perfil de famílias atendidas, as estruturas de vínculos familiares ali estabelecidas e quais tem sido as propostas de cuidado, bem como a formação de vínculo entre serviço e família. A proposta do curso advém das pesquisas de campo já realizadas; Ao longo do trabalho de pesquisa foi constatado que as políticas públicas estabelecidas foram bem construídas, pensadas para serem efetivadas e com um aporte teórico. Todavia, isso esbarra com entraves encontrados na prática do dia-a-dia. Logo, o curso surge como uma devolutiva para todos os locais pesquisados, devolvendo aos mesmos as informações que como pesquisadores obtivemos e proporcionando maiores aprofundamentos sobre as temáticas que perpassam diretamente o trabalho da rede, visando um impacto positivo na prática profissional e nos serviços oferecidos.
AULA 1 (síncrona): Introdução. Violências: conceitos, relações e Necropolítica (Gabriella Ramalho; Ilanna Pinheiro).
AULA1.1 (assíncrona): Introdução. Violências: conceitos, relações e Necropolítica (Gabriella Ramalho; Ilanna Pinheiro).
AULA 2 (síncrona): Formação de famílias no Brasil: vulnerabilidades (Ilanna Pinheiro; Ana Cláudia de Azevedo).
AULA 2.2 (assíncrona): Formação de famílias no Brasil: vulnerabilidades (Ilanna Pinheiro; Ana Cláudia de Azevedo).
AULA 3 (síncrona): Formação familiar no Brasil: raça (Karol Arcanjo; Gabriella Ramalho).
AULA 3.1 (assíncrona): Formação familiar no Brasil: raça (Karol Arcanjo; Gabriella Ramalho).
AULA 4 (síncrona): Formação familiar no Brasil: gênero e sexualidade ( Grazyeli Ribas; Carolina Victorino).
AULA 4.1 (assíncrona): Formação familiar no Brasil: gênero e sexulidade (Grazyeli Ribas; Carolina Victorino).
AULA 5 (síncrona): Lidando com a família agressora (Carol Backx, Ilanna Pinheiro).
AULA 5.1 (assícrona): Lidando com a família agressora (Carol Backx, Ilanna Pinheiro).
AULA 6 (síncrona): Convivência familiar e comunitária: vínculos (Gabriella Ramalho, Gabriela Braz).
AULA 6.1 (assíncrona): Convivência familiar e comunitária: vínculos (Gabriella Ramalho, Gabriela Braz).
AULA 7 (síncrona): Operalizando a rede socioassistencial (Marcelo Princesval; Gabriela Braz).
AULA 7.1 (assíncrona): Operalizando a rede socioassistencial (Marcelo Princesval; Gabriela Braz).
AULA 8 (síncrona): Roda de conversa. A partir das aulas apresentadas, a proposta é pensar de modo coletivo, com professoras e alunos, sobre estratégias práticas em seu território para melhorar o fluxo da rede protetiva, bem como no cuidado direto com vínculos familiares e seu fortalecimento. Traremos como proposta nas duas últimas aulas assíncronas elaborar estratégias para cuidado com vínculos em seu território, e em propostas para melhoria da rede, e, nessa última aula, as propostas serão trazidas e discutidas de modo coletivo).
AULA 8.1 (assíncrona): Projeto com famílias.
alunos dos cursos de psicologia e Serviço Social
profissionais que atuam na rede de Assistência dos municípios de Seropédica, Nova Iguaçu, Mesquita, Volta Redonda e Duque de Caxias
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r10