O curso proposto é parte do Projeto Bastidores da Pesquisa, que busca contribuir com a formação de pesquisadores. Dos caminhos desejados para a visibilidade de sua proposta de pesquisa e/ou seus resultados, decerto a publicação em periódicos de grande circulação, prestígio e respeito está na lista dos acadêmicos em todos os seus níveis de graduação, especialmente em se tratando de alunos de Pós-Graduação em seus níveis de Stricto Sensu.
Porém para que esse desejo ocorra, além de escolher o periódico que melhor corresponde às características e atender à sua pesquisa, há a real necessidade de contar com pessoas quem desenvolvam e façam o artigo que será recebido ser processando, tendo como saída um produto apto à publicação em respeito aos critérios Editoriais vigentes do periódico.
Por outro lado, apesar do sempre fomento por parte de grandes colegiados em validar esforços e práticas editoriais, convidando docentes a se inserir e vivenciar tal experiência, quando este assume, em alguns casos, não tem qualquer conhecimento sobre os processos que envolvem o processo de edição/editoração do processo. Soma-se ao fato do desconhecer o modus operandi do funcionamento, lhe falta também traquejo em vários outros processos, donde se compreende que o processo, ao invés de acelerar com a chegada de novos membros, apresentam atrasos.
São essas apenas uns dos desafios vividos pelos times de Edição de periódicos científicos: a ausência de pessoal ou quando os têm, a ausência de capacitação para tal.
Dessa forma, acredita-se que ao ofertar tal atividade ao público interessado em compreender alguns passos nessa direção, auxiliará ao Editor-Gerente contar com um time mais ágil e proativo em busca de soluções e mediações de processos.
Este curso oferecerá ferramentas para aprimorar as capacidades de editoração científica. É focado principalmente em graduandos, pós-graduandos e pesquisadores.
É projetado com uma estrutura modular organizada em 4 unidades: 1) Revista científica: Conceitos fundamentais, 2) Cenário atual brasileiro de avaliação e 3) Ambientes OJS 2 e 3 e 4) Atividades práticas.
O curso será desenvolvido a distância com encontros síncronos e atividades assíncronas, estruturado em 4 unidades, com atividades teóricas e práticas.
MÓDULOS
ESTRUTURA BÁSICA
UNIDADE 1: Revista científica: Conceitos fundamentais.
Data:07/05/2022
· O que é uma Revista Científica
· Função social da Revista Científica no meio acadêmico
· Revistas Abertas (Open Source) X Revistas Pagas
· Práticas Predatórias no Mercado de Periódicos
· Desafios à Gestão de Periódicos Abertos
PRODUTO: Conceituação e sistematização sobre divulgação científica, em especial Revistas Científicas.
UNIDADE 2: Cenário atual brasileiro de avaliação
Data:14/05/2022
· Qualis/CAPES - Apresentação Introdutória
· Cenário Atual da avaliação Qualis/CAPES
· Horizontes Futuros
· Estratificação e Internacionalização
PRODUTO: Conhecimento de revistas científicas de diferentes estratificações
UNIDADE 3:
Ambientes OJS 2 e 3
Data:21/05/2022
· Apresentação das versões OJS
· Apresentação Ambientes OJS 2 e 3
· Características e principais diferenças processuais e visuais
· Processo de submissão - da postagem até o início do processo de avaliação
· Fluxo Editorial
· Verificações dos arquivos
· Designação para avaliação
· O peer double blind review
· Fluxos de Submissão rápida para organização de cadernos temáticos
PRODUTO: Conhecimento do fluxo editorial.
UNIDADE 4: Atividade práticas
Data: 28/05/2022 e 04/06/2022
Vivências práticas
PRODUTO: Vivência do fluxo editorial, com lançamento de artigos.
Graduandos, Pós-graduandos e Pesquisadores interessados em Pesquisa Qualitativa com perspectiva narrativa.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r10