Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 14 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso de Editores Científicos
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 30
Período do Curso: 07/05/2022 a 04/06/2022
Área Principal: Educação Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Unidades Envolvidas:
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA / PPGPSI
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: SEROPÉDICA - RJ
Espaços de Realização: Plataforma on-line
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital Nº 01/2022 - Escola de Extensão - PROEXT/UFRRJ - Cursos Institucionais de Extensão, carga horária mínima de 20 horas)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: TREINAMENTO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 30
Responsável pela Ação: TATIANNE LEME OLIVEIRA SANTOS GODOI
E-mail do Responsável: tatiannegodoi@yahoo.com.br
Contato do Responsável: (21) 98841-2119
Url da Acão: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1489

Resumo

O curso proposto é parte do Projeto Bastidores da Pesquisa, que busca contribuir com a formação de pesquisadores. Dos caminhos desejados para a visibilidade de sua proposta de pesquisa e/ou seus resultados, decerto a publicação em periódicos de grande circulação, prestígio e respeito está na lista dos acadêmicos em todos os seus níveis de graduação, especialmente em se tratando de alunos de Pós-Graduação em seus níveis de Stricto Sensu.

Porém para que esse desejo ocorra, além de escolher o periódico que melhor corresponde às características e atender à sua pesquisa, há a real necessidade de contar com pessoas quem desenvolvam e façam o artigo que será recebido ser processando, tendo como saída um produto apto à publicação em respeito aos critérios Editoriais vigentes do periódico.

Por outro lado, apesar do sempre fomento por parte de grandes colegiados em validar esforços e práticas editoriais, convidando docentes a se inserir e vivenciar tal experiência, quando este assume, em alguns casos, não tem qualquer conhecimento sobre os processos que envolvem o processo de edição/editoração do processo. Soma-se ao fato do desconhecer o modus operandi do funcionamento, lhe falta também traquejo em vários outros processos, donde se compreende que o processo, ao invés de acelerar com a chegada de novos membros, apresentam atrasos.

São essas apenas uns dos desafios vividos pelos times de Edição de periódicos científicos: a ausência de pessoal ou quando os têm, a ausência de capacitação para tal.

Dessa forma, acredita-se que ao ofertar tal atividade ao público interessado em compreender alguns passos nessa direção, auxiliará ao Editor-Gerente contar com um time mais ágil e proativo em busca de soluções e mediações de processos.

Este curso oferecerá ferramentas para aprimorar as capacidades de editoração científica. É focado principalmente em graduandos, pós-graduandos e pesquisadores.

É projetado com uma estrutura modular organizada em 4 unidades: 1) Revista científica: Conceitos fundamentais, 2) Cenário atual brasileiro de avaliação e 3) Ambientes OJS 2 e 3 e 4) Atividades práticas.

 

 


Programação

O curso será desenvolvido a distância com encontros síncronos e atividades assíncronas, estruturado em 4 unidades, com atividades teóricas e práticas.

 

MÓDULOS

ESTRUTURA BÁSICA

 

UNIDADE 1: Revista científica: Conceitos fundamentais. 

Data:07/05/2022

·       O que é uma Revista Científica

·       Função social da Revista Científica no meio acadêmico

·       Revistas Abertas (Open Source) X Revistas Pagas

·       Práticas Predatórias no Mercado de Periódicos

·       Desafios à Gestão de Periódicos Abertos

PRODUTO: Conceituação e sistematização sobre divulgação científica, em especial Revistas Científicas.

 

UNIDADE 2: Cenário atual brasileiro de avaliação

Data:14/05/2022

·       Qualis/CAPES - Apresentação Introdutória

·       Cenário Atual da avaliação Qualis/CAPES

·       Horizontes Futuros

·       Estratificação e Internacionalização

PRODUTO: Conhecimento de revistas científicas de diferentes estratificações

 

UNIDADE 3:

Ambientes OJS 2 e 3

Data:21/05/2022

·       Apresentação das versões OJS

·       Apresentação Ambientes OJS 2 e 3

·       Características e principais diferenças processuais e visuais

·       Processo de submissão - da postagem até o início do processo de avaliação

·       Fluxo Editorial

·       Verificações dos arquivos

·       Designação para avaliação

·       O peer double blind review

·       Fluxos de Submissão rápida para organização de cadernos temáticos

 

PRODUTO: Conhecimento do fluxo editorial.

UNIDADE 4: Atividade práticas

Data: 28/05/2022 e 04/06/2022

Vivências práticas

 

PRODUTO: Vivência do fluxo editorial, com lançamento de artigos.

 

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Graduandos, Pós-graduandos e Pesquisadores interessados em Pesquisa Qualitativa com perspectiva narrativa.


Externo:

Graduandos, Pós-graduandos e Pesquisadores interessados em Pesquisa Qualitativa com perspectiva narrativa.



Membros da Equipe

  TATIANNE LEME OLIVEIRA SANTOS GODOI
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)
  MARCUS VINICIUS BARBOSA
Categoria: DISCENTE
Função : PALESTRANTE
  VALERIA MARQUES DE OLIVEIRA
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r10