Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 14 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Modelagem 3D com Blender
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 60
Período do Curso: 26/04/2022 a 21/06/2022
Área Principal: Trabalho Área do CNPq: Outra
Unidade Proponente: ESCOLA DE EXTENSÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: SEROPÉDICA - RJ
Espaços de Realização: Ensino Online
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital Nº 01/2022 - Escola de Extensão - PROEXT/UFRRJ - Cursos Institucionais de Extensão, carga horária mínima de 20 horas)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: TREINAMENTO
Tipo do Evento: Carga Horária: 40 Quantidade de Vagas: 60
Responsável pela Ação: LUCIANO SKORIANEZ DE AQUINO SANTOS
E-mail do Responsável: luciano@ufrrj.br
Contato do Responsável: (21) 99847-6148
Url da Acão: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1491

Resumo

O curso Modelagem 3D com Blender pretende aplicar conceitos e ferramentas para modelar objetos tridimensionais usados em cenários para games, animação, arquitetura e criação de elementos ligados à computação gráfica e design de produtos.

Com esse curso, pretendemos capacitar os aprendizes para exercer atividades laborativas nas áreas de arquitetura e design que são muito requisitadas no mercado de trabalho.


Programação

Carga horária total: 40h

1. Introdução ao Curso (teórica - 1 hora)

2. Introdução à imagens digitais e visualização de projetos em 3D (teórica - 2 horas)

3. O que são programas open sources e o que é o Blender (teórica - 1 hora)

4. Apresentando a Interface (teórica/prática – 4 horas)

a. Área de trabalho

b. Navegação

c. Seleções

d. Ferramentas de Transformações

e. Snaps

f. Overlays e viewport shadding

g. Origem e Cursor 3D

5. Mesh modeling – Modelando com o Edit mode (teórica/prática – 4 horas)

b. Do que é feito um objeto 3D

c. Seleções Especiais

d. Ferramenta Extrude

e. Ferramenta Insert

f. Ferramenta Bevel

g. Ferramenta Loop Cut

h. Ferramenta Extrude Manifold

i. Ferramenta Knife e Bisect

j. Ferramenta edge slide e vertex Slide

k. Modelando Paredes com Modifiers

6. Modelagem (teórica/prática – 4 horas)

a. Modelando uma garrafa

b. Renderizando a garrafa

c. Modelando um vaso de cerâmica

d. Modelando uma caneca

7. Modelando Marcenaria (teórica/prática – 4 horas)

a. Preparação para a modelagem

b. Mirror modifier

c. Estrutura básica do móvel

d. Prateleiras

e. Detalhamento das portas

f. Boolean Modifier

g. Bevel Weight

8. Mapeamento de textura (teórica/prática – 4 horas)

a. O que é UV Mapping

b. UV Cube projection

c. Mark seams e Unwrap

d. Mapeando

e. Materiais no mesmo objeto

9. Shaders e Materiais (teórica/prática – 4 horas)

a. Material realista

b. Displacement

c. Texturas

d. Ambiente Occlusion

10. Modelando um projeto (teórica/prática – 4 horas)

a. Modelando com Planta baixa do AutoCad

11. Iluminação (teórica/prática – 4 horas)

a. Mapas HDRI e luz natural

b. Portal Light

c. Luzes artificiais

d. Cena utilizando Cycles

e. Cena utilizando eevee

12. Prova (Avaliação – 4 horas)


Públicos Alvo

Interno:

Servidores e alunos da UFRRJ


Externo:

Comunidade externa com interesse em modelagem 3D



Membros da Equipe

  IVAN SOUZA DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : INSTRUTOR(A)
  LUCIANO SKORIANEZ DE AQUINO SANTOS
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

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