Este projeto tem por objetivo geral levantar as dificuldades e soluções da prática pedagógica do docente iniciante, bem como analisar estratégias de indução profissional do docente recém formado pelo curso de Pedagogia da UFRRJ, com foco nas experiências que promovam o diálogo entre universidade e escola, traçando paralelos entre as estratégias e os resultados destas ações. Nesta investigação implementaremos como pressuposto metodológico os estudos qualitativos e narrativos. Tal investigação-ação será constituída pelos egressos do curso de Pedagogia da UFRRJ que se iniciam como docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil (tendo menos de 3 anos como docente) de preferência no ensino público da região, tais docentes participarão de um programa piloto que auxilia docentes recém formados na sua indução profissional por ações inovadoras que lhe possibilitem o lugar de protagonismo das suas práticas, a fim de identificar o impacto deste programa na sua indução profissional por meio de entrevistas narrativas realizadas no início e final da sua participação neste programa com tais docentes e com seus mentores nas escolas, acompanhando-os neste processo e examinando sobre as dificuldades e soluções que encontram na sua prática pedagógica, sobre o auxílio que o programa lhe deu (ou não), sobre o papel dos mentores (professores regentes da escola básica) e da Universidade no início da sua atuação profissional. Por fim, pretendemos promover a importância de oferecer apoio aos professores iniciantes para uma melhor atuação profissional e até como forma de diminuir a desmotivação e o abandono docente; a necessidade de se ampliar as poucas experiências existentes nesta área no Brasil, inclusive no Estado do Rio de Janeiro; a necessidade de se analisar as melhores formas de se ampliar o oferecimento de apoio aos professores iniciantes, compartilhando os resultados da nossa pesquisa e incentivando ações que promovam a ampliação do número de ações, de beneficiados e de financiamento.
· Realização de encontro inicial com os mentores para explicar o que é a mentoria, de acordo com os levantamentos bibliográficos efetuados, em especial a “mentoria educativa” descrita por Feiman-Nemser (2001) e a “mentoria construtivista” descrita por Richter et al (2013), bem como as estratégias levantadas por Marcelo et al (2016)[1], motivando-os a criarem a sua própria forma de serem mentores, sempre relacionando com as demandas formativas dos professores iniciantes, voltando-se sempre a uma práxis refletida, a um incentivo da investigação com base na prática, assim como na prática investigativa; tal processo de criação desta mentoria própria será acompanhada e debatida em encontros posteriores;
· Realização concomitante de debates com bolsistas e discentes das disciplinas de prática pedagógica, que a proponente ministra na graduação de Pedagogia, sobre o programa realizado;
· Realização de encontros temáticos quinzenais ou mensais com os egressos e seus mentores (com base na proposta descrita por MARCELO et al, 2016), de acordo com a necessidade e disponibilidade dos participantes, permitindo a participação de discentes e bolsistas, caso exista concordância com os egressos e mentores;
· Elaboração conjunta com cada egresso, com a participação dos mentores, de um estudo de caso sobre dificuldades e soluções sobre a prática pedagógica cotidiana.
PROFESSORA E BOLSISTA
Docentes da rede pública e particular de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (iniciantes egressos da UFRRJ e seus mentores escolhidos)
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