Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 29 de Março de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Delineamento e Análise Farmacêutica no Âmbito Veterinário
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 50
Período do Curso: 16/05/2022 a 16/06/2022
Área Principal: Saúde Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS/IM Unidades Envolvidas:
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO / PROPPG , ESCOLA DE EXTENSÃO / EExt
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: SEROPÉDICA - RJ
Espaços de Realização: Ambiente virtual moodle
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (PPESCE)
Modalidade do Curso: Remoto Tipo do Curso: CURSO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: TAYNARA MONSORES E SILVA
E-mail do Responsável: taynaramonsores@hotmail.com
Contato do Responsável: (24)992695356
Url da Acão: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1538

Resumo

O mercado farmacêutico veterinário mundial atingiu US$ 145,8 bilhões em 2020, com crescimento de 11% comparado ao ano anterior. Hoje, o Brasil assume a sétima colocação de faturamento mundial, representada por 3,9% desse valor (ABINPET, 2021). Diante deste quadro são crescentes os investimentos em medicamentos veterinários. Com a diversidade de raças, porte e tamanho, é cada vez maior a procura por formulações individualizadas com ajustes no sabor, forma farmacêutica e dose para tornar possível o tratamento de animais. Essas adversidades proporciona ao farmacêutico uma nova área de atuação, a farmácia veterinária (CFF, 2013). A elaboração de um curso de extensão nesse âmbito se torna valiosa, visto que o desempenho de atividades nesse ramo se encontra em crescimento e sua abordagem durante a graduação não é abrangente. O curso contará com aulas síncronas pela plataforma Moodle, fornecendo de maneira didática um enriquecimento sobre o tema, e assíncronas, fundamento a reflexão sobre os assuntos abordados e desenvolvimento das atividades propostas. A ementa do curso iniciará de um breve histórico da pesquisa no Brasil, com enfoque nas atribuições e funções de um farmacêutico veterinário, assinalando suas dificuldades, necessidades e desafios. A proposta é que durante todo o curso, haja comparações quanto a pesquisa voltada para seres humanos e para animais, de forma que o aluno assimile as ideias mais facilmente. Para que a experiência seja mais enriquecedora, ao fim do curso, serão apresentados artigos da equipe de trabalho do Laboratório de Quimioterapia Experimental em Parasitologia Veterinária da UFRRJ, a qual a ministrante do curso esta incluso. As avaliações estarão divididas em capacidade de: discutir o tema, estabelecimento de crítica e divulgação científica, com a finalidade de que haja estímulo da criatividade e pensamento científico. Por fim, espera-se que ao final do curso, os alunos compreendam a relevância e o papel do profissional farmacêutico atuante na esfera veterinária, sendo capazes de argumentar com segurança sobre o conteúdo abordado. Do mesmo modo, espera-se que as ferramentas demonstradas sejam benéficas em algum momento de sua formação, e que, os inscritos se reconheçam como parte de uma sociedade carente de educação em saúde, identificando-se assim, como uma ponte para divulgação científica.


Programação

As atividades síncronas deste curso serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h.

 

SEMANA 01

1.            Aula 01 - Síncrona

-              Introdução sobre pesquisa no Brasil, abordando as áreas acadêmicas e profissionais que um Farmacêutico pode atuar.

-              Discussão sobre o conceito geral de One Health, aprofundando em zoonoses, evidenciando assim, a importância da Farmácia Veterinária e suas diferentes inserções.

-              Abordar o tópico: como se inicia uma pesquisa? Abordando ferramentas para organização de ideias e sites renomados para busca, apresentando-lhes o sci hub e a busca por palavras-chave, que proporcionam maior abrangência no momento da investigação.

-              Pontuar as diferentes maneiras de um resultado ser interpretado e a importância de publicar até resultados que não satisfizeram o interesse dos autores.

2.            Aula 02 - Síncrona

-              Iniciar uma discussão sobre os artigos lidos e as questões tratadas anteriormente.

-              Demonstrar a importância do tema e da área de atuação, demonstrando dados de associações de referência.

-              Levantar discussões baseadas em exemplos clínicos, como esporotricose, febre maculosa, leishimaniose, apontando One Health.

-              Ressaltar os desafios e necessidades da pesquisa animal, pontuando as diferenças dos sistemas humano/ animal e da dificuldade da utilização de determinadas formas farmacêuticas no âmbito veterinário.

-              Abordar a problemática dos custos elevados e o quanto isso influencia clinicamente em erros de administração ou a não adesão ao tratamento.

 

SEMANA 02

1.            Aula 01 - Síncrona

-              Conceituar sobre os tópicos: in vitro, in vivo e ex vivo dentro da pesquisa veterinária. Pontuando sempre sobre comitê de ética, proporcionando uma visão humanitária da pesquisa com ênfase no bem-estar animal.

-              Debater sobre o tópico “o que determina uma pesquisa ser feita in vivo?” apontando os conceitos de viabilidade, potência e toxicidade.

-              Proporcionar ao aluno uma experiência lúdica, onde possa oferecer vídeos para diferenciar os diferentes tipos de pesquisa.

-              Diferenciação do registro de produtos na ANVISA e no MAPA

2.            Aula 02 - Síncrona

-              Adentrar ao tópico de desenvolvimento de novos fármacos, classificando-os quanto a sua natureza, pontuando suas vantagens e desvantagens.

-              Relembrar os conceitos de viabilidade, potência e toxicidade, para em seguida, discutir sobre a necessidade e dificuldade de se assegurar a eficácia para as diferentes espécies, raças, tamanho e porte.

 

-              Abordar a relação entre desenvolvimento galênico e melhoria na adesão ao tratamento.

-          Exemplificar as diferentes formas de apresentação farmacêutica no âmbito veterinário, tal como sua composição, enfatizando na toxicidade que alguns excipientes e princípios ativos podem ocasionar aos diferentes grupos de animais.

 

SEMANA 03

1.            Aula 01 - Assíncrona

- Envio de artigos elaborados pela equipe do LQEPV onde todos os tópicos anteriores são evidenciados. Objetivando uma compreensão mais acentuada, de forma que isto demonstre que a área de farmácia veterinária está em evolução e que possui um papel importante na sociedade.

2.            Aula 02 - Síncrona

-              Discussão sobre o material enviado, onde: Contar a história do Fipronil, demonstrando os trabalhos da equipe e sua evolução quanto a One Health.

-              Demonstrar os estudos anteriores que contribuíram para o que hoje é projeto de dissertação do proponente.

-              Apresentar o projeto de dissertação do ministrante, relacionando-o com todos os conceitos e discussões pautadas em aula, sobretudo o quanto as ferramentas apresentadas ajudam em seu progresso.

SEMANA 04

1.            Aula 01 - Assíncrona

-              Elaboração de um infográfico sobre o artigo escolhido.

2.            Aula 02 - Síncrona

-              Entrega da avaliação final - Infográfico

-              Completar a planilha inicial com uma análise crítica sobre o artigo escolhido, deve-se propor uma nova perspectiva para o trabalho ou questionar alguma metodologia adotada.

-              Feedback ao proponente utilizando um questionário anônimo, com o intuito de promover melhorias para o curso.

 


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes de graduação


Externo:

Estudantes de graduação



Membros da Equipe

  ALEXANDRE RODRIGUES DE ASSIS
Categoria: EXTERNO
Função : ORIENTADOR DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO
  TAYNARA MONSORES E SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE DE ATIVIDADES
  DANIELE DA ROCHA FARIA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Ações das quais faz parte

2020 - PPESCE - Popularização da Pesquisa através de Cursos de Extensão


Lista de Fotos

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