O mercado farmacêutico veterinário mundial atingiu US$ 145,8 bilhões em 2020, com crescimento de 11% comparado ao ano anterior. Hoje, o Brasil assume a sétima colocação de faturamento mundial, representada por 3,9% desse valor (ABINPET, 2021). Diante deste quadro são crescentes os investimentos em medicamentos veterinários. Com a diversidade de raças, porte e tamanho, é cada vez maior a procura por formulações individualizadas com ajustes no sabor, forma farmacêutica e dose para tornar possível o tratamento de animais. Essas adversidades proporciona ao farmacêutico uma nova área de atuação, a farmácia veterinária (CFF, 2013). A elaboração de um curso de extensão nesse âmbito se torna valiosa, visto que o desempenho de atividades nesse ramo se encontra em crescimento e sua abordagem durante a graduação não é abrangente. O curso contará com aulas síncronas pela plataforma Moodle, fornecendo de maneira didática um enriquecimento sobre o tema, e assíncronas, fundamento a reflexão sobre os assuntos abordados e desenvolvimento das atividades propostas. A ementa do curso iniciará de um breve histórico da pesquisa no Brasil, com enfoque nas atribuições e funções de um farmacêutico veterinário, assinalando suas dificuldades, necessidades e desafios. A proposta é que durante todo o curso, haja comparações quanto a pesquisa voltada para seres humanos e para animais, de forma que o aluno assimile as ideias mais facilmente. Para que a experiência seja mais enriquecedora, ao fim do curso, serão apresentados artigos da equipe de trabalho do Laboratório de Quimioterapia Experimental em Parasitologia Veterinária da UFRRJ, a qual a ministrante do curso esta incluso. As avaliações estarão divididas em capacidade de: discutir o tema, estabelecimento de crítica e divulgação científica, com a finalidade de que haja estímulo da criatividade e pensamento científico. Por fim, espera-se que ao final do curso, os alunos compreendam a relevância e o papel do profissional farmacêutico atuante na esfera veterinária, sendo capazes de argumentar com segurança sobre o conteúdo abordado. Do mesmo modo, espera-se que as ferramentas demonstradas sejam benéficas em algum momento de sua formação, e que, os inscritos se reconheçam como parte de uma sociedade carente de educação em saúde, identificando-se assim, como uma ponte para divulgação científica.
As atividades síncronas deste curso serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h.
SEMANA 01
1. Aula 01 - Síncrona
- Introdução sobre pesquisa no Brasil, abordando as áreas acadêmicas e profissionais que um Farmacêutico pode atuar.
- Discussão sobre o conceito geral de One Health, aprofundando em zoonoses, evidenciando assim, a importância da Farmácia Veterinária e suas diferentes inserções.
- Abordar o tópico: como se inicia uma pesquisa? Abordando ferramentas para organização de ideias e sites renomados para busca, apresentando-lhes o sci hub e a busca por palavras-chave, que proporcionam maior abrangência no momento da investigação.
- Pontuar as diferentes maneiras de um resultado ser interpretado e a importância de publicar até resultados que não satisfizeram o interesse dos autores.
2. Aula 02 - Síncrona
- Iniciar uma discussão sobre os artigos lidos e as questões tratadas anteriormente.
- Demonstrar a importância do tema e da área de atuação, demonstrando dados de associações de referência.
- Levantar discussões baseadas em exemplos clínicos, como esporotricose, febre maculosa, leishimaniose, apontando One Health.
- Ressaltar os desafios e necessidades da pesquisa animal, pontuando as diferenças dos sistemas humano/ animal e da dificuldade da utilização de determinadas formas farmacêuticas no âmbito veterinário.
- Abordar a problemática dos custos elevados e o quanto isso influencia clinicamente em erros de administração ou a não adesão ao tratamento.
SEMANA 02
- Conceituar sobre os tópicos: in vitro, in vivo e ex vivo dentro da pesquisa veterinária. Pontuando sempre sobre comitê de ética, proporcionando uma visão humanitária da pesquisa com ênfase no bem-estar animal.
- Debater sobre o tópico “o que determina uma pesquisa ser feita in vivo?” apontando os conceitos de viabilidade, potência e toxicidade.
- Proporcionar ao aluno uma experiência lúdica, onde possa oferecer vídeos para diferenciar os diferentes tipos de pesquisa.
- Diferenciação do registro de produtos na ANVISA e no MAPA
- Adentrar ao tópico de desenvolvimento de novos fármacos, classificando-os quanto a sua natureza, pontuando suas vantagens e desvantagens.
- Relembrar os conceitos de viabilidade, potência e toxicidade, para em seguida, discutir sobre a necessidade e dificuldade de se assegurar a eficácia para as diferentes espécies, raças, tamanho e porte.
- Abordar a relação entre desenvolvimento galênico e melhoria na adesão ao tratamento.
- Exemplificar as diferentes formas de apresentação farmacêutica no âmbito veterinário, tal como sua composição, enfatizando na toxicidade que alguns excipientes e princípios ativos podem ocasionar aos diferentes grupos de animais.
SEMANA 03
1. Aula 01 - Assíncrona
- Envio de artigos elaborados pela equipe do LQEPV onde todos os tópicos anteriores são evidenciados. Objetivando uma compreensão mais acentuada, de forma que isto demonstre que a área de farmácia veterinária está em evolução e que possui um papel importante na sociedade.
- Discussão sobre o material enviado, onde: Contar a história do Fipronil, demonstrando os trabalhos da equipe e sua evolução quanto a One Health.
- Demonstrar os estudos anteriores que contribuíram para o que hoje é projeto de dissertação do proponente.
- Apresentar o projeto de dissertação do ministrante, relacionando-o com todos os conceitos e discussões pautadas em aula, sobretudo o quanto as ferramentas apresentadas ajudam em seu progresso.
SEMANA 04
- Elaboração de um infográfico sobre o artigo escolhido.
- Entrega da avaliação final - Infográfico
- Completar a planilha inicial com uma análise crítica sobre o artigo escolhido, deve-se propor uma nova perspectiva para o trabalho ou questionar alguma metodologia adotada.
- Feedback ao proponente utilizando um questionário anônimo, com o intuito de promover melhorias para o curso.
Estudantes de graduação
2020 - PPESCE - Popularização da Pesquisa através de Cursos de Extensão
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