A Psicologia do Esporte é uma ciência do treinamento esportivo, de área interdisciplinar, que tem por finalidade investigar e intervir em variáveis que estejam relacionadas ao ser humano que pratica atividade física regular, a partir do seu desempenho em determinada modalidade esportiva. No entanto, destaca-se que a Psicologia do Esporte não se restringe ao alto rendimento, tendo uma abrangência ainda maior, em termos de teoria e prática, do que aquela que está focada nas competições. Assim, visando o bem-estar e saúde da população em geral, a Psicologia do Esporte se faz presente em academias de ginástica, escolas, centros recreativos, clubes e programações educacionais junto a profissionais de Educação Física e outros. Assim, o foco deste curso está em apresentar e discutir as diferentes dimensões psicológicas da conduta humana no esporte: afetiva, cognitiva, motivadora ou sensóriomotora. Em certo, abordando aspectos da saúde física, mental e social. Embasando a necessidade deste aprofundamento teórico, atualmente, o número de pessoas insuficientemente ativas no Brasil ultrapassa os 90 milhões. A inatividade física está associada aos maiores problemas de saúde pública da atualidade, como a prevalência de sobrepeso e obesidade entre jovens, riscos à saúde mental (estresse, depressão e ansiedade) e a alta taxa de mortalidade por Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), como as cardiopatias e a diabetes. Desta forma, a Psicologia do Esporte visa compreender as demandas implicadas nestas atividades e oferecer assistência adequada aos seus praticantes, propondo um fortalecimento global e harmônico de aspectos de sua personalidade. Objetiva, também, estudar o efeito do exercício sobre a área emocional do indivíduo como daquele portador de patologias; e incentivar a adesão e aderência à prática de atividade física regular.
- Carga horária de atividades: 30 horas (12 síncronas / 18 assíncronas)
- Dias da semana: Terças-feiras e Quintas-feiras
- Turno: Noite
- Horário: 19h às 20h30
- Semana 01
Síncronas: Introdução à Psicologia do Esporte: Definindo psicologia do esporte e do exercício, Revisão histórica da psicologia do esporte e do exercício, Foco na psicologia do esporte e do exercício no mundo. Motivação: Definindo motivação, Abordagens sobre motivação, Diretrizes para desenvolver a motivação, entendendo a motivação para realização e competitividade, Teorias de motivação para realização, Desenvolvendo a motivação para realização e competitividade, Usando a motivação para realização na prática profissional.
Assíncronas: Leitura de capítulo do livro: Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício (Weinberg; Gould, 2017)
- Semana 02
Síncronas: Feedback, reforço e motivação intrínseca: Princípios do reforço, Abordagens que influenciam o comportamento, Diretrizes para uso de reforço positivo e de punição, Modificação comportamental no esporte, Modificação comportamental e terapia cognitivo-comportamental, Motivação intrínseca e recompensas extrínsecas, Teoria da avaliação cognitiva, Como recompensas extrínsecas afetam a motivação intrínseca no esporte, Estratégias para aumentar a motivação intrínseca, Fluência – um caso especial de motivação intrínseca. Estabelecimento de metas: Definição de metas, Efetividade do estabelecimento de metas, Princípios do estabelecimento de metas, Desenvolvimento de metas de grupo, Modelo de um sistema de estabelecimento de metas, Problemas comuns no estabelecimento de metas
- Semana 03
Síncronas: Comportamento e adesão ao exercício e bem-estar psicológico: Razões para se exercitar e para não se exercitar, Problemas de adesão ao exercício, Teorias e modelos de comportamento de exercício, Determinantes da adesão ao exercício, Ambientes para intervenções de exercício, Estratégias para aumentar a adesão ao exercício, Orientações para melhorar a adesão ao exercício, Reduzindo a ansiedade, o estresse e a depressão com exercícios, Entendendo o efeito do exercício no bem-estar psicológico, Alterando personalidade e funcionamento cognitivo com exercícios, Melhorando a qualidade de vida com exercícios, Usando o exercício como auxiliar à terapia. Lesões esportivas e psicologia: O que é lesão, Causas de lesão, Relação entre estresse e lesão, Outras explicações psicológicas para lesão, Reações psicológicas a lesões esportivas e do exercício, Papel da psicologia do esporte na reabilitação de lesões, Identifique atletas e praticantes de exercícios com risco de lesão.
Assíncronas: Leitura de capítulo do livro: Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício (Weinberg; Gould, 2017) O Corpo Fala (Weil; Tompakow, 2015)
- Semana 4
Síncronas: 8. Crianças e a psicologia do esporte: A importância de estudar a psicologia de atletas jovens: Razões para participação e não participação das crianças, Papel dos amigos no esporte infantojuvenil, Estresse e Burnout no esporte competitivo infantojuvenil, Práticas efetivas para treinar atletas jovens, O papel dos pais, A profissionalização dos esportes infantojuvenis.
Assíncronas: Assistir videoaula gravada sobre: Estados do humor, estresse e Comportamentos dependentes e patológicos. Entrega de tarefa avaliativa: Escolher um dos conteúdos apresentados no curso e discorrer sobre o que foi abordado e sobre seu aprendizado na disciplina
Idade entre 18 e 60 anos. Graduando ou Graduado em curso de formação na área da Saúde ou humanas; Conhecimento básico em Psicologia.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1 v4.17.0_r4