A mostra científica intitulada “Plantas fantásticas e onde habitam” tem como tema central a ecologia e a diversidade de plantas vasculares ocorrentes em diversos ecossistemas tropicais e como as mudanças climáticas podem afetar a conservação destas. As mudanças climáticas afetam o crescimento e a distribuição das espécies vegetais em diversos ecossistemas. Deste modo, a emergência climática constitui uma ameaça à diversidade biológica, uma vez que as plantas passaram por longos processos de seleção natural de suas características e mudanças rápidas não permitem que haja adaptações suficientes que impeçam a extinção ou uma diminuição drástica de suas populações. A atividade será iniciada na mesa de exposição com uma questão motivadora: “As mudanças no clima afetam a distribuição das plantas?”. Ao longo das apresentações e demonstrações desenvolvidas, os participantes serão instigados a pensar a relação entre as plantas e o ambiente em que estão inseridas. Espécimes vegetais de diferentes ambientes e formas de vida (plantas aquáticas, epífitas, lianas, trepadeiras, rupícolas, xerófitas e carnívoras) serão organizados e expostos pelos membros da equipe responsável em mesas e placas de fibra de coco, a equipe realizará um demonstração expositiva dialogada sobre estes materiais. Ao longo da atividade, os participantes serão estimulados a observarem os espécimes vegetais a olho nu ou com ajuda dos equipamentos ópticos e questionados quanto às adaptações que são mais importantes em cada tipo de ambiente, e instigados a pensar como pode ter ocorrido a evolução dentro destes grupos vegetais, e em como as mudanças climáticas podem afetar a conservação destes grupos. Após a demonstração expositiva dialogada, serão realizados jogos didáticos para o aprofundamento da temática e maior interação com os participantes ao associar o espécime vegetal aos diferentes tipos de ecossistemas tropicais e às suas características funcionais. O jogo didático de cartas está sendo confeccionado pela equipe responsável por esta mostra. Ao final do jogo, os participantes serão convidados à realização de uma trilha guiada pelo Jardim Botânico da UFRRJ para a observação de plantas em diferentes ambientes e com distintas formas de vida.
A atividade será iniciada na mesa de exposição com uma questão motivadora: “As mudanças no clima afetam a distribuição das plantas?”. Ao longo das apresentações e demonstrações desenvolvidas, os participantes serão instigados a pensar a relação entre as plantas e o ambiente em que estão inseridas. Espécimes vegetais de diferentes ambientes e formas de vida (plantas aquáticas, epífitas, lianas, trepadeiras, rupícolas, xerófitas e carnívoras) serão organizados e expostos pelos membros da equipe responsável em mesas e placas de fibra de coco, a equipe realizará um demonstração expositiva dialogada sobre estes materiais. Ao longo da atividade, os participantes serão estimulados a observarem os espécimes vegetais a olho nu ou com ajuda dos equipamentos ópticos e questionados quanto às adaptações que são mais importantes em cada tipo de ambiente, e instigados a pensar como pode ter ocorrido a evolução dentro destes grupos vegetais, e em como as mudanças climáticas podem afetar a conservação destes grupos. Após a demonstração expositiva dialogada, serão realizados jogos didáticos para o aprofundamento da temática e maior interação com os participantes ao associar o espécime vegetal aos diferentes tipos de ecossistemas tropicais e às suas características funcionais. O jogo didático de cartas está sendo confeccionado pela equipe responsável por esta mostra. Ao final do jogo, os participantes serão convidados à realização de uma trilha guiada pelo Jardim Botânico da UFRRJ para a observação de plantas em diferentes ambientes e com distintas formas de vida.
Estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1 v4.17.0_r4