O presente curso está relacionado ao projeto : "Desenvolvimento de ações sustentáveis com crianças e adolescentes de Instituição de Ensino do município de Seropédica"
Os ODS norteiam uma etapa planetária que reforça a necessidade de ações sustentáveis ao bem-estar global, reforçado por compromisso pactuado com lideranças das nações ao cumprimento da agenda ONU 2020. Nesta pactuação está o compromisso de ações que correspondam aos dezessete ODS e às 169 metas vinculadas, que são convergentes em construção ao desenvolvimento sustentável (DS). A aplicação de ações identitárias com o ODS 3 perpassam o cenário de educação básica, fortemente associada à prevenção e à promoção da saúde. Considerando que o conceito de saúde é representado pelo bem-estar biopsicossocial, portanto, contrário à definição reducionista que apontava apenas como ausência de doença; tem-se a incorporação de determinantes sociais de saúde. Neste contexto, está a relação com o meio ambiente e o desenvolvimento em saúde e educação. Com esta compreensão, a inclusão de ações para aplicabilidade do ODS 3, tornam-se enriquecedoras quando colocadas na educação básica, como estratégia de relação com a educação no processo de formação de multiplicadores. Somado a isto, tem-se a prática da prevenção e da promoção da saúde, agregando valores à construção da cidadania e do conhecimento para transformar a sociedade. A elaboração de materiais educativos referenciados, assim como a interação com as crianças e os adolescentes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) de Seropédica, aliado ao conhecimento da realidade e da demanda colocada pelos estudantes; auxiliará na definição de linguagens e temáticas para aprofundamento na abordagem de: consumo consciente da água, alimentação saudável e valor nutricional, higienização das mãos e descarte de medicamentos. Espera-se que ao final da execução deste projeto, o avanço acerca de conhecimento e mudanças em práticas seja adotado, com medida a ser realizada no formato de pré-teste e pós-teste; para possibilitar uma comparação sustentada na hipótese de modificação consciente e adoção de ações sustentáveis no cotidiano, orientadas por ações de educação ambiental e saúde.
Novembro - Módulo I: Introdução à sustentabilidade.
Aula 1: Compreensão do conceito de sustentabilidade.
Aula 2: Princípios de sustentabilidade, princípios da educação ambiental.
Aula 3: A importância da educação ambiental nas escolas.
Dezembro- Módulo II : Consumo consciente da água
Aula 1: Água; qualidade e propriedades; poluentes da água; tratamento de águas residuais: sistemas de fornecimento e tratamento; tratamento e custo de drenagem de águas residuais.
Aula 2: Controle de resíduos, legislações em vigor.
Aula 3: Doenças relacionadas com a água. Poluição fluvial e marinha, relacionada com os impactos em saúde.
Fevereiro- Módulo III: Descarte de medicamentos domiciliares hospitalares
Aula 1: O papel do farmacêutico no uso racional de medicamentos. O papel da equipe interprofissional em saúde no uso racional de medicamentos. Riscos do uso irracional de medicamentos.
Aula 2: Como descartar corretamente os medicamentos, legislação em vigor, Políticas Públicas e tipos de descartes.
Aula 3: Estudos de caso sobre contaminação das águas com diversos tipos de medicamentos.
Março- Módulo IV Consumo consciente dos alimentos
Aula 1: O que é o consumo consciente, como praticar o consumo consciente, consumismo infantil.
Aula 2: Consumo excessivo de alimentos industrializados e doenças relacionadas.
Aula 3: Nutrição saudável e sustentável. Estudo de caso sobre o consumo consciente de alimentos.
Comunidade acadêmica da UFRRJ
Comunidade acadêmica geral
2020 - NÚCLEO DE SUSTENTABILIDADE DA PROEXT
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