A primeira etapa consistirá numa breve apresentação informativa quanto a diversidade das abelhas nativas, sendo demonstrada por cards informativos, fotografias impressas e caixa entomológica com indivíduos fixados em alfinete. Também será explanada a importância destes insetos para a agricultura e o meio ambiente, com um folder informativo quanto as espécies vegetais com interesse agrícola que são polinizados pelas abelhas.
A segunda etapa será a parte prática onde haverá a confecção de iscas pets com garrafas pet, papelão/jornal, tecido escuro para envolver, atrativo (loção produzida pela curtição de cera e própolis em álcool de cereais) e fitilho. Haverá a demonstração de caixas racionais vazias como opções para a transferência futura de enxames capturados.
A terceira etapa será a instalação de algumas iscas pets nas mediações do Jardim Botânico da Rural, com objetivo de capturar futuramente enxames de abelhas nativas ocorrentes do entorno.
A quarta e última etapa será uma visitação ao Meliponário do Jardim Botânico da Rural e uma explicação sobre as características de cada espécie de abelha presente nas caixas.