O Observatório em Educação Comparada, Inclusão e Direitos Sociais – ObECIDS, vinculado a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro percebendo a latência das agendas em prol da Educação inclusiva e a garantia de direitos sociais para as pessoas com deficiência, debruça-se sobre as implementações de políticas públicas de educação, com foco, na Educação Especial, formação docente na perspectiva da educação inclusiva, bem como práticas pedagógicas inclusivas e intersetorialidade. Interessa-se em investigar como a escola pode ser um direito humano multiplicador de direitos sociais, visando contribuir com a inserção das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, na cultura, no esporte e lazer, na saúde, na assistência social e dentre outros direitos.
Atua com as seguintes linhas de pesquisa: Acessibilidade, Tecnologias Assistivas e Inclusão; Formação inicial e contínua, desenvolvimento profissional e identidade docente e; Políticas de Educação Comparada, Cidadania e Direitos Humanos.
Nesse contexto, por meio do projeto de pesquisa-extensão ‘Jovens com deficiência no Ensino Superior e no mundo de trabalho: das práticas educacionais à efetiva inclusão social’visa analisar e promover o processo de inclusão nas escolas estaduais de ensino médio que ofertam cursos profissionalizantes, tendo em vista o encaminhamento e a efetiva inclusão dos jovens com deficiência no mundo de trabalho ou o ingresso no Ensino Superior.
Para tanto, dentre seus objetivos específicos destacam-se: desenvolver uma formação para empresas/empregadores com a oferta de curso que possibilite orientações e esclarecimentos desde a divulgação de vagas até o acompanhamento/crescimento do empregado com deficiência, a partir das legislações vigentes e das demandas das pessoas com deficiência e; fomentar o cumprimento da Lei nº 8.213 (BRASIL, 1991) que estabelece o sistema de cotas de emprego para pessoas com deficiência no Brasil.
Nesse sentido, o presente plano de trabalho busca apresentar a proposta de Curso para as empresas e demais instituições públicas e/ou privadas, em parceria com o Instituto Rede Incluir, no intuito de contribuir com a cultura inclusiva nos ambientes de trabalho.
CURRÍCULO DO CURSO - PRÉVIO
Primeiro encontro:
1. Boas vindas e solenidade
2. Lei Brasileira de Inclusão - Capítulo Direito ao Trabalho
3. Lei de Cotas
4. Descrição das vagas de trabalho para PcD
5. Capacitismo: do que estamos falando?
6. Emprego Apoiado
6 horas
Segundo Encontro:
Barreiras sociais e físicas: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidades e as pessoas com deficiência física.
Leitura prévia de textos
Terceiro Encontro:
Barreiras sociais e físicas: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidades e as pessoas com deficiência visual e sensorial.
Quarto Encontro:
Barreiras sociais e físicas: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidade e as pessoas com autismo.
Quinto Encontro:
Barreiras sociais e físicas: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidades e as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Sexto Encontro:
Avaliação do Curso e Encerramento do Curso/Turma
5 horas
Total de 6 encontros
Total de 35 horas
Discentes do Curso Licenciatura do Curso de Educação Especial e do Bacharelado em Direito
Gestores de empresas de grande, de médio e de pequeno porte do Estado do Rio de Janeiro e de Órgãos Públicos
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1 v4.17.0_r4