Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 12 de Agosto de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Pessoa com Deficiência no mundo do trabalho: acessibilidade, cultura inclusiva e direito ao trabalho
Ano: 2024 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 100
Período do Curso: 19/11/2024 a 17/12/2024
Área Principal: Direitos Humanos e Justiça Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE/IM Unidades Envolvidas:
ESCOLA DE EXTENSÃO / EExt
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NOVA IGUAÇU - RJ
Espaços de Realização: IM Campus Nova Iguaçu
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Escola de Extensão - PROEXT/UFRRJ - Edital n.1/2024/Eext - Submissão de propostas de Cursos Institucionais de Extensão, com carga horária mínima 30 horas (Resolução nº 05/2019))
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: TREINAMENTO
Tipo do Evento: Carga Horária: 35 Quantidade de Vagas: 100
Responsável pela Ação: CARLINE SANTOS BORGES
E-mail do Responsável: carlinesborges@ufrrj.br
Contato do Responsável: (27) 99687-8907
Url da Acão: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/3786

Resumo

O Observatório em Educação Comparada, Inclusão e Direitos Sociais – ObECIDS, vinculado a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro percebendo a latência das agendas em prol da Educação inclusiva e a garantia de direitos sociais para as pessoas com deficiência, debruça-se sobre as implementações de políticas públicas de educação, com foco, na Educação Especial, formação docente na perspectiva da educação inclusiva, bem como práticas pedagógicas inclusivas e intersetorialidade. Interessa-se em investigar como a escola pode ser um direito humano multiplicador de direitos sociais, visando contribuir com a inserção das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, na cultura, no esporte e lazer, na saúde, na assistência social e dentre outros direitos.

 

Atua com as seguintes linhas de pesquisa: Acessibilidade, Tecnologias Assistivas e Inclusão; Formação inicial e contínua, desenvolvimento profissional e identidade docente e; Políticas de Educação Comparada, Cidadania e Direitos Humanos.

 

Nesse contexto, por meio do projeto de pesquisa-extensãoJovens com deficiência no Ensino Superior e no mundo de trabalho: das práticas educacionais à efetiva inclusão social’visa analisar e promover o processo de inclusão nas escolas estaduais de ensino médio que ofertam cursos profissionalizantes, tendo em vista o encaminhamento e a efetiva inclusão dos jovens com deficiência no mundo de trabalho ou o ingresso no Ensino Superior.

 

 Para tanto, dentre seus objetivos específicos destacam-se: desenvolver uma formação para empresas/empregadores com a oferta de curso que possibilite orientações e esclarecimentos desde a divulgação de vagas até o acompanhamento/crescimento do empregado com deficiência, a partir das legislações vigentes e das demandas das pessoas com deficiência e; fomentar o cumprimento da Lei nº 8.213 (BRASIL, 1991) que estabelece o sistema de cotas de emprego para pessoas com deficiência no Brasil.

 

Nesse sentido, o presente plano de trabalho busca apresentar a proposta de Curso para as empresas e demais instituições públicas e/ou privadas, em parceria com o Instituto Rede Incluir, no intuito de contribuir com a cultura inclusiva nos ambientes de trabalho.


Programação

                      CURRÍCULO DO CURSO - PRÉVIO

Primeiro encontro:

1.            Boas vindas e solenidade

2.            Lei Brasileira de Inclusão - Capítulo Direito ao Trabalho

3.            Lei de Cotas

4.            Descrição das vagas de trabalho para PcD

5.            Capacitismo: do que estamos falando?

6.            Emprego Apoiado

6 horas

Segundo Encontro:

Barreiras sociais e físicas: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidades e as pessoas com deficiência física.

Leitura prévia de textos

 6 horas

Terceiro Encontro:

Barreiras sociais e físicas: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidades e as pessoas com deficiência visual e sensorial.

Leitura prévia de textos

6 horas

Quarto Encontro:

Barreiras sociais e físicas: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidade e as pessoas com autismo.

Leitura prévia de textos

6 horas

Quinto Encontro:

Barreiras sociais e físicas: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidades e as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Leitura prévia de textos

6 horas

Sexto Encontro:

Avaliação do Curso e Encerramento do Curso/Turma

             5 horas

 Total de 6 encontros

   Total de 35 horas


Públicos Alvo

Interno:

Discentes do Curso Licenciatura do Curso de Educação Especial e do Bacharelado em Direito


Externo:

Gestores de empresas de grande, de médio e de pequeno porte do Estado do Rio de Janeiro e de Órgãos Públicos



Membros da Equipe

  CATHARINE PRATA SEIXAS
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE
  ANTONIEL BASTOS
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  VALDIRENE FRINHANI SANTANA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A)

  SUEIDE CRISTINA DA SILVA BARBOSA GRAIN
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A)
  ALINE DE ALVERNAZ BRANCO FERRAZ
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE
  CARLINE SANTOS BORGES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1 v4.17.0_r4