Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 06 de Agosto de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Espanhol para fins específicos I - Leitura
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 25
Período do Curso: 05/01/2021 a 26/02/2021
Área Principal: Áreas diversas (até 2022) Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE LETRAS/IM Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NOVA IGUAÇU - RJ
Espaços de Realização: Sala virtual
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital para Cursos Institucionais de Extensão - EEXT/PROEXT)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: MINICURSO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 25
Responsável pela Ação: VIVIANE CONCEIÇÃO ANTUNES
E-mail do Responsável: vivianecantunes.ufrrj@gmail.com
Contato do Responsável: (21) 99563-6149
Url da Acão: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/393

Resumo

Desenvolvimento de especificidades do ato de ler e reconhecimento das estratégias de leitura.

Acesso a gêneros acadêmicos em Espanhol: compreensão, aprendizagem e crítica.


Programação

Semana 1  O que significa ser um bom leitor? O conceito de leitura. A leitura na academia. Eixo linguístico-discursivo: Aspectos fonéticos e fonológicos e a leitura em espanhol. Pessoas do discurso. Usos do presente do indicativo: pedir e/ou dar informações gerais e atemporalidade.

Semana 2O espanhol como via de ampliação do conhecimento. Tipos de leitura.Dêixis. Resumo acadêmico. Eixo linguístico-discursivo: Nomeação e designação. Determinantes (artigos), gênero e número. Expressões temporais e locativas. Usos e sentidos do presente do indicativo: ações habituais ou frequentes.

Semana 3Ler criticamente para transformar-se e transformar o mundo. Estratégias de leitura. Contexto e cotexto. Resenha crítica. Eixo linguístico-discursivo: Nomeação e designação. Expressões locativas. Usos dos demonstrativos, possessivos e numerais. Usos e sentidos do presente do indicativo: ações futuras imediatas.

Semana 4 Ler culturas: um processo de alteridade. Inferência e pressuposição. Artigo de opinião. Eixo linguístico-discursivo: Qualificação. Apócope. Expressões temporais. Usos e sentidos do pretérito perfeito simples: ações concluídas. Análise da participação discente nas atividades propostas e autoavaliação I.

 

Semana 5Perfil dos leitores na era da globalização.Intertextualidade. Compreensão de enunciados e uso das informações. Paper. Eixo linguístico-discursivo: Quantificação. Comparação. Usos e sentidos do pretérito perfeito simples: ações concluídas.

Semana 6 Leitura de textos acadêmicos na pós-graduação. Hipertexto. Leitura: análise, síntese, crítica e avaliação formativa. Artigo científico. Eixo linguístico-discursivo: Usos e sentidos do pretérito perfeito simples: ações concluídas.

Semana 7 – Atividades resumitivas e colaborativas. Análise da participação discente nas atividades propostas e autoavaliação II.


Públicos Alvo

Interno:

Servidores e discentes da UFRRJ


Externo:

Comunidade externa



Membros da Equipe

  LUDMILA MARTINS DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  VIVIANE CONCEICAO ANTUNES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Ações das quais faz parte

2020 - Programa de Cursos de Idiomas para a Comunidade (UFRRJ)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1 v4.17.0_r3