Semana 1 – O que significa ser um bom leitor? O conceito de leitura. A leitura na academia. Eixo linguístico-discursivo: Aspectos fonéticos e fonológicos e a leitura em espanhol. Pessoas do discurso. Usos do presente do indicativo: pedir e/ou dar informações gerais e atemporalidade.
|
Semana 2 – O espanhol como via de ampliação do conhecimento. Tipos de leitura.Dêixis. Resumo acadêmico. Eixo linguístico-discursivo: Nomeação e designação. Determinantes (artigos), gênero e número. Expressões temporais e locativas. Usos e sentidos do presente do indicativo: ações habituais ou frequentes.
|
Semana 3 – Ler criticamente para transformar-se e transformar o mundo. Estratégias de leitura. Contexto e cotexto. Resenha crítica. Eixo linguístico-discursivo: Nomeação e designação. Expressões locativas. Usos dos demonstrativos, possessivos e numerais. Usos e sentidos do presente do indicativo: ações futuras imediatas.
|
Semana 4 – Ler culturas: um processo de alteridade. Inferência e pressuposição. Artigo de opinião. Eixo linguístico-discursivo: Qualificação. Apócope. Expressões temporais. Usos e sentidos do pretérito perfeito simples: ações concluídas. Análise da participação discente nas atividades propostas e autoavaliação I.
|
Semana 5 –Perfil dos leitores na era da globalização.Intertextualidade. Compreensão de enunciados e uso das informações. Paper. Eixo linguístico-discursivo: Quantificação. Comparação. Usos e sentidos do pretérito perfeito simples: ações concluídas.
|
Semana 6 – Leitura de textos acadêmicos na pós-graduação. Hipertexto. Leitura: análise, síntese, crítica e avaliação formativa. Artigo científico. Eixo linguístico-discursivo: Usos e sentidos do pretérito perfeito simples: ações concluídas.
|
Semana 7 – Atividades resumitivas e colaborativas. Análise da participação discente nas atividades propostas e autoavaliação II.
|