Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 08 de Julho de 2026

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Sala de Estudos Guiados 2023.2
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 215
Período do Evento: 13/11/2023 a 22/12/2023
Área Principal: Educação Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Unidades Envolvidas:
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA / DeptM
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: SEROPÉDICA - RJ
Espaços de Realização: Sala do Diretório Acadêmico da Matemática - Prédio Pitágoras
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (PROEXT/UFRRJ - Submissão de Propostas de Eventos de Extensão (Fluxo Contínuo - 2023 a 2025))
Tipo do Evento: CICLO DE ESTUDOS Carga Horária: 36 Quantidade de Vagas: 215
Responsável pela Ação: DANIEL REIS DE OLIVEIRA
E-mail do Responsável: danieloliveira.ufrj@gmail.com
Contato do Responsável: 21968675368
Url da Acão: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/3991

Resumo

O índice de retenção em disciplinas do Departamento de Matemática e do Departamento de Computação afeta a integralização do curso de diversos estudantes na UFRRJ. Os departamentos e a PROGRAD vem desenvolvendo ações visando amenizar essa situação, tais como os programas de monitoria e tutoria. No entanto, por questões orçamentárias, tais programas não contemplam todas as disciplinas, e algumas delas acabam tendo somente o professor responsável como agente de apoio oficial ao estudante.

Ciente deste problema e proativo na busca de uma solução, o Diretório Acadêmico Mercedes Pertsew (DAMP), com o apoio da Coordenação do Curso de Graduação em Matemática, vem realizando ao longo dos últimos anos a ação intitulada "Sala de Estudos Guiados", na qual alunos com elevado desempenho acadêmico, sob a orientação de professores responsáveis, atuam como guias em algumas disciplinas. Os guias agem como monitores ou tutores, tirando dúvidas teóricas dos alunos, ajudando na solução e desenvolvimento de exercícios, e também contribuindo com toda a sua experiência e vivência acadêmica.

As novas gestões do DAMP e da Coordenação do Curso de Graduação em Matemática propõem agora a continuidade desta ação que já se mostrou exitosa nas outras oportunidades.  

 


Programação

Período de atendimento: 13/11/23 a 22/12/23.

Local de atendimento: Sala do Diretório Acadêmico Mercedes Pertsew (ou, havendo necessidade e disponibilidade no horário, outra sala do Prédio Pitágoras).

 

Linguagem de Programação I:

- Guia: Lucas Camaz Ferreira.

- Horário de Atendimento: segundas-feiras de 15:00 às 17:00.

 

Cálculo IV e Análise Real II:

- Guia: Luiz Claudio de Oliveira Almeida.

- Horário de Atendimento: terças-feiras de 13:00 às 15:00.

 

Teoria dos Grupos:

- Guia: Rodrigo Geaquinto Gonçalves.

- Horário de Atendimento: sextas-feiras de 15:00 às 17:00.


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes de graduação que cursam as disciplinas Cálculo IV, Análise Real II, Linguagem de Programação I e Teoria dos Grupos na UFRRJ.


Externo:

Estudantes de graduação da área de exatas



Membros da Equipe

  EDIVALDO FIGUEIREDO FONTES JUNIOR
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR(A)
  DANIEL REIS DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  EULINA COUTINHO SILVA DO NASCIMENTO
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR(A)

  MONTAUBAN MOREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR(A)
  LUMA GONÇALVES BAPTISTA DE LEÃO
Categoria: DISCENTE
Função : COORDENADOR DISCENTE
  RODRIGO GEAQUINTO GONÇALVES
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  LUCAS CAMAZ FERREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  LUIZ CLÁUDIO OLIVEIRA ALMEIDA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1 v4.17.0_r27