Plantas são cultivadas para prover alimento ao homem e animais de criações, bem como podem servir para produção de madeira, fibras, bioenergia, medicamentos e para fins paisagísticos. Todavia, elas podem ser acometidas por doenças, podendo levar a prejuízos ao produtor rural e problemas no fornecimento de alimentos à população em geral. Dessa forma, torna-se importante estudar e conhecer as doenças das plantas. Dessa forma, a Fitopatologia é a ciência responsável por estudar as enfermidades de plantas, desde a diagnose até o controle. Essa área é, portanto, de grande interesse para os mais diversos setores econômicos, com destaque para a agricultura. Normalmente, quando estão doentes, as plantas acabam exibindo sintomas, que podem ser observados visualmente. Além disso, os fitopatógenos exibem caracteres morfológicos específicos que podem ser usados na caracterização das espécies que estão causando o problema fitossanitário. Neste contexto, a atividade proposta para integrar a programação da Semana Rural 2024 visa apresentar diversas amostras de plantas exibindo sintomas de enfermidades. Na amostra científica as doenças serão apresentadas através de materiais vegetais sintomáticos, tais como: sigatoka-amarela da bananeira, ferrugem do cafeeiro, lixa do coqueiro, varíola do mamoeiro, envassouramento do ipê-rosa, tomateiro com galhas radiculares, podridão negra das crucíferas, frutos de laranja com bolor, tubérculos de batata com podridão mole e outros materiais. Além disso, placas de Petri exibindo colônias de fungos fitopatogênicos serão apresentadas aos visitantes. Os materiais serão apresentados ao público em stand montado no local do evento de modo que permita a integração entre alunos, professores, técnicos administrativos e o público em geral. A atividade contará com a participação de alunos de graduação integrantes do Núcleo de Estudos Epidemiológicos de Doenças de Plantas (NEEDPLN), professores da área de Fitopatologia e do técnico de laboratório do Departamento de Fitopatologia e Entomologia (DEnF).
08:00 às 12:00 h: apresentação de plantas exibindo sintomas de doenças; placas de Petri com fungos; banners e; material do herbário fitopatológico.
12:00 às 13:00h: intervalo.
13:00 às 17:00 h: apresentação de plantas exibindo sintomas de doenças; placas de Petri com fungos; banners e; material do herbário fitopatológico.
Alunos e professores dos cursos de graduação da UFRRJ.
Alunos e professores de ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do município de Seropédica.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1 v4.17.0_r4