A I Semana das Licenciaturas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é uma ação da Comissão Permanente de Formação de Professores da qual a Coordenadora desta ação é Presidente, no momento, tendo sido proveniente de discussão realizada em uma de nossas mais recentes reuniões. A percepção da necessidade da valorização da Licenciatura, da formação de professores em nossa universidade vem consolidar uma área de formação inicial com a qual já vimos contribuindo há décadas. Desta maneira, entendemos ser essencial que os cursos de Licenciatura vão, cada vez mais, adquirindo identidade própria, desgarrando-se da clássica visão de serem bacharelados que habilitam a dar aula.
Atualmente se entende que a formação docente apresenta saberes próprios que dialogam, logicamente, com as áreas de conteúdos, mas que transcendem a eles, buscando as interlocuções, as metodologias, os diferentes perfis discentes que atualmente estão nas salas de aula e os mais diversos contextos e possibilidades de atuação. Reconhecemos que o papel do professor em sala de aula é cercado de diversos desafios, concordando assim com Silva e Santos (2014, p. 11) quando afirmam que as ações de docência se constituem a partir de uma diversidade de construções e mobilizações do que eles conhecem no âmbito pedagógico, de conteúdo, científico e de senso comum. Desta maneira, para estes autores, os saberes inerentes à prática docente transcendem o conteúdo: de fato, a preparação para a sala de aula requer muito mais que teorias matemáticas ou pedagógicas; antes disso, carece de que estas teorias sejam postas em diálogo com as experiências efetivas de sala de aula ainda em momento de formação inicial, de maneira que se possa dialogar e refletir em conjunto sobre elas. Lee Shulman (2001), já nos idos de 1980, dá início em âmbito internacional a uma discussão que faz emergir o conceito de base de conhecimento. Para este autor, o que ele denomina como knowledge base constitui-se de um conjunto de habilidades, compreensões, conhecimentos e disposições indispensáveis para que um professor possa efetivamente atuar na docência. Shulman entende que há uma comunidade constituída por alunos e professor, envolvendo dimensões cognitivas, sociais e culturais de todos, o que implica em que esteja o professor preparado e capacitado para aprender e ensinar a partir de suas práticas.Ao analisar e refletir sobre a formação de professores que ensinam matemática, Oliveira e Cyrino (2023) apresentam o conceito de Identidade Profissional Docente (IPD) como sendo algo que vem ganhando espaço no cenário nacional e internacional. De acordo com os autores, a IPD constitui-se em um fenômeno relacional que engloba dimensões pessoais, intelectuais, morais e políticas dos grupos em que estes professores encontram-se inseridos e que podem influenciar a sua prática docente.A IDP não depende apenas da personalidade do professor; é na verdade uma caracterização dinâmica e que está em permanente transformação influenciada por aspectos individuais e sociais, pelas crenças e concepções do professor em formação, pelo seu autoconhecimento e autonomia, suas emoções e compromisso político e pelo seu conhecimento de conteúdo (Oliveira; Cyrino, 2023, p.2), entre outros.
Claramente, não é possível que estes aspectos sejam analisados isoladamente, uma vez que, amalgamados, constituem a IDP de cada professor. A profissionalização docente se dá a partir de reflexões sobre as práticas letivas durante vivências formativas, conforme destacam Clarke e Hollingsworth (2002) e são influenciadas por diferentes hábitos e práticas vividos ou vistos nos campos pessoal (crenças, atitudes e saberes próprios), prático (experimentações e vivências), consequencial (resultados e efeitos) e externo (incentivo, apoio, fontes de colaboração). A formação que tem um compromisso político a constituição da IDP necessariamente perpassa por estas quatro dimensões (Oliveira; Cyrino, 2023, p.8)
04/06/2024
09h00-09h30 - Mesa de Abertura
09h00-10h30 - Palestra/Mesa Redonda (A Pesquisa e a Extensão em Diálogo na Formação Inicial de Professores)
10h30-12h00 - Apresentação de Monografias Premiadas
12h00-13h00 - Almoço
13h00-16h00 - Roda de Conversa - Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão, Seminários de Educação e Sociedade
05/06/2024
09h00-10h00 - Painel - Apresentação de Pôsteres
10h00-12h00 - Atividade coletiva do "Simpósio de Inovação Educacional e Tecnologias no Ensino PIBID-PRP"
13h00-16h00 - Painel - Apresentação de Pôsteres
LICENCIANDOS, PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DOCENTES DE LICENCIATURA VINCULADOS À UFRRJ
LICENCIANDOS, PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DOCENTES DE LICENCIATURA EXTERNOS À UFRRJ
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r3