Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 06 de Agosto de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Semana Rural 2024 - Ações diversas: I SEMANA DAS LICENCIATURAS
Ano: 2024 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 700
Período do Evento: 05/06/2024 a 06/06/2024
Área Principal: Educação Área do CNPq: Outra
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: SEROPÉDICA - RJ
Espaços de Realização: Auditório Gustavo Dutra, Salas 16, 32, 48 - Pavilhão Central
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Semana Rural 2024 - Ações Diversas)
Tipo do Evento: SEMINÁRIO Carga Horária: 12 Quantidade de Vagas: 700
Responsável pela Ação: GISELA MARIA DA FONSECA PINTO
E-mail do Responsável: gmfpinto@gmail.com
Contato do Responsável: (21) 97104-4793
Url da Acão: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/4644

Resumo

A I Semana das  Licenciaturas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é uma ação da Comissão Permanente de Formação de Professores da qual a Coordenadora desta ação é Presidente, no momento, tendo sido proveniente de discussão realizada em uma de nossas mais recentes reuniões. A percepção da necessidade da valorização da Licenciatura, da formação de professores em nossa universidade vem consolidar uma área de formação inicial com a qual já vimos contribuindo há décadas. Desta maneira, entendemos ser essencial que os cursos de Licenciatura vão, cada vez mais, adquirindo identidade própria, desgarrando-se da clássica visão de serem bacharelados que habilitam a dar aula.

Atualmente se entende que a formação docente apresenta saberes próprios que dialogam, logicamente, com as áreas de conteúdos, mas que transcendem a eles, buscando as interlocuções, as metodologias, os diferentes perfis discentes que atualmente estão nas salas de aula e os mais diversos contextos e possibilidades de atuação. Reconhecemos que o papel do professor em sala de aula é cercado de diversos desafios, concordando assim com Silva e Santos (2014, p. 11) quando afirmam que as ações de docência se constituem a partir de uma diversidade de construções e mobilizações do que eles conhecem no âmbito pedagógico, de conteúdo, científico e de senso comum. Desta maneira, para estes autores, os saberes inerentes à prática docente transcendem o conteúdo: de fato, a preparação para a sala de aula requer muito mais que teorias matemáticas ou pedagógicas; antes disso, carece de que estas teorias sejam postas em diálogo com as experiências efetivas de sala de aula ainda em momento de formação inicial, de maneira que se possa dialogar e refletir em conjunto sobre elas. Lee Shulman (2001), já nos idos de 1980, dá início em âmbito internacional a uma discussão que faz emergir o conceito de base de conhecimento. Para este autor, o que ele denomina como knowledge base constitui-se de um conjunto de habilidades, compreensões, conhecimentos e disposições indispensáveis para que um professor possa efetivamente atuar na docência. Shulman  entende que há uma comunidade constituída por alunos e professor, envolvendo dimensões cognitivas, sociais e culturais de todos, o que implica em que esteja o professor preparado e capacitado para aprender e ensinar a partir de suas práticas.Ao analisar e refletir sobre a formação de professores que ensinam matemática, Oliveira e Cyrino (2023) apresentam o conceito de Identidade Profissional Docente (IPD) como sendo algo que vem ganhando espaço no cenário nacional e internacional. De acordo com os autores, a IPD constitui-se em um fenômeno relacional que engloba dimensões pessoais, intelectuais, morais e políticas dos grupos em que estes professores encontram-se inseridos e que podem influenciar a sua prática docente.A IDP não depende apenas da personalidade do professor; é na verdade uma caracterização dinâmica e que está em permanente transformação influenciada por aspectos individuais e sociais, pelas crenças e concepções do professor em formação, pelo seu autoconhecimento e autonomia, suas emoções e compromisso político e pelo seu conhecimento de conteúdo (Oliveira; Cyrino, 2023, p.2), entre outros.

Claramente, não é possível que estes aspectos sejam analisados isoladamente, uma vez que, amalgamados, constituem a IDP de cada professor. A profissionalização docente se dá a partir de reflexões sobre as práticas letivas durante vivências formativas, conforme destacam Clarke e Hollingsworth (2002) e são influenciadas por diferentes hábitos e práticas vividos ou vistos nos campos pessoal (crenças, atitudes e saberes próprios), prático (experimentações e vivências), consequencial (resultados e efeitos) e externo (incentivo, apoio, fontes de colaboração). A formação que tem um compromisso político a constituição da IDP necessariamente perpassa por estas quatro dimensões (Oliveira; Cyrino, 2023, p.8)

Entendendo esta questão, a Comissão Permanente de Formação de Professores vem propor a I Semana das Licenciaturas, de maneira que os cursos de formação inicial de professores ganhem visibilidade, suas ações, pesquisas e especificidades formativas alcancem a todos, constituindo e, simultaneamente, fortalecendo um público que hoje ocupa as matrículas de 16 cursos presenciais em Seropédica (Belas Artes, Ciências Agrícolas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação do Campo, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Literatura, Letras-Inglês, Matemática, Pedagogia, Química Noturno e Integral), 7 em Nova Iguaçu (Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Literatura, Matemática, Pedagogia (vespertino e noturno)) e 2 em modalidade EaD (Turismo e Educação Especial). Importante destacar o pioneirismo de nossa universidade ao oferecer o primeiro curso de Licenciatura em Educação Especial em uma universidade pública em nosso estado, curso de amplo alcance por ser oferecido em modalidade EaD. Desta forma, o alcance dos cursos de formação inicial de professores de  nossa instituição é imenso, assim como também a responsabilidade da instituição de fortalecer a formação de professores, valorizando-a como uma ação que pode contribuir fortemente com a Baixada Fluminense, fortalecendo seus sistemas de ensino e contribuindo para com a redução das desigualdades educacionais. 

 


Programação

04/06/2024

09h00-09h30 - Mesa de Abertura

09h00-10h30 - Palestra/Mesa Redonda (A Pesquisa e a Extensão em Diálogo na Formação Inicial de Professores)

10h30-12h00 - Apresentação de Monografias Premiadas

12h00-13h00 - Almoço

13h00-16h00 - Roda de Conversa - Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão, Seminários de Educação e Sociedade

 

05/06/2024

09h00-10h00 - Painel - Apresentação de Pôsteres

10h00-12h00 - Atividade coletiva do "Simpósio de Inovação Educacional e Tecnologias no Ensino PIBID-PRP"

13h00-16h00 - Painel - Apresentação de Pôsteres

 


Públicos Alvo

Interno:

LICENCIANDOS, PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DOCENTES DE LICENCIATURA VINCULADOS À UFRRJ


Externo:

LICENCIANDOS, PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DOCENTES DE LICENCIATURA EXTERNOS À UFRRJ



Membros da Equipe

  RAQUEL ALVITOS PEREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  GISELA MARIA DA FONSECA PINTO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  KARINE BUENO VARGAS
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE

  DOUGLAS MONSORES DE MELO SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE
  IVO ABRAAO ARAUJO DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANDRESSA ESTEVES DE SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  FABIANA DE MOURA MAIA RODRIGUES
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE
  VIVIANE CONCEICAO ANTUNES
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE
  ALINE MAURICIO BARBOSA
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r3