Os museus e acervos universitários possuem um grande papel na disseminação do conhecimento histórico da instituição a que estão inseridos. No entanto, seu papel pode ir além e atuar como ferramenta de Ensino, Pesquisa e Extensão através da valorização do patrimônio histórico e científico que cerca a instituição de origem. Um museu universitário vira um espaço muito interessante para descobertas e discussões acerca de diversos conceitos que valorizam o patrimônio cultural da ciência e tecnologia, além de trabalhos de campo relacionados ao cotidiano da comunidade que o cerca, visando assim, propiciar o ensino em espaços não formais. (RIBEIRO, 2013). Esta proposta pretende contribuir para a popularização da ciência através do oferecimento de atividade lúdica e de fácil compreensão para crianças e jovens possam conhecer e se interessar pela ciência.
As exposições em museus dedicados a Ciências têm como objetivo principal ser o veículo de comunicação com o público visitante através da interação. Os objetos do acervo passam a sobrepor suas funções iniciais (de quando ainda estavam em uso na realização de pesquisas), e passam a ter uma finalidade didática e instrutiva, ressaltado o valor histórico da Ciência.
Nesta atividade serão realizadas pequenas oficinas e jogos interativos durante a visitação ao Museu. Cada grupo irá ouvir um pouco da história da UFRRJ e do Instituto de Química seguida de uma visita guiada pelo acervo e ao final os visitantes participarão de uma oficina de montagem de modelos de estruturas químicas e/ou participar de um jogo da memória sobre o acervo do museu, a depender da idade e ciclo escolar.
O museu receberá grupo de até 25 visitantes por sessão.
As sessões serão: 1ª - 09 às 10:20h
2ª - 10:45h às 12h
3ª - 13;30h às 14h
4ª - 14:15h às 15:45h
5ª - 18 às 19:30h
Alunos e servidores da UFRRJ
alunos e professores de escolas básicas, além de público geral
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1 v4.17.0_r4