Programação (cronograma)
Aula I (09/12/24) – Introdução à estrutura da compreensão do Ser enquanto ser-no-mundo na primeira parte da obra Ser e Tempo.
Aula II (16/12/24) – Continuar explanando acerca da estrutura da compreensão pormenorizada em Ser e Tempo enquanto possibilidade ontológica da linguagem e da História. Começar a pensar a intramundaneidade do Ser e da verdade, portanto, sua finitude enquanto Mundo de sentido em oposição à universalidade e atemporalidade do Ser metafísico.
Aula III (23/12/24) – Problematizar como Heidegger pensa a lida do Dasein com o ente que tem a forma do seu Ser (alteridade) e com os outros entes que não a tem para começar a compreender a temporalidade da compreensão.
Aula IV (06/01/25) – Apresentação do problema da não-subsistência do Ser do Dasein em oposição ao Ser do homem enquanto Sujeito subsistente de conhecimento e vontade. dos problemas fundamentais da segunda parte de Ser e Tempo, quais sejam: A Morte, A Deliberação, o débito, e a estrutura não-subsistente do Ser do Dasein.
Aula V (13/01/25) - Pensar este sentido metafísico (o pressuposto da atemporalidade e universalidade) para o Ser em oposição aos existenciais heideggerianos, os quais encerram a metafísica imputando o ser-no-mundo, o Mundo de sentido histórico-circunscrito e, portanto, inserindo pela primeira vez na história da filosofia a temporalidade, historicidade e finitude para o sentido do Ser.
Aula VI (20/01/25) – Continuar a explanação da aula V.
Aula VII (27/01/25) – Revisar todo o curso visando mostrar a temporalidade da compreensão humana, a sua pretensão implícita de uma verdade (Ser) atemporal e universal ao longo de 2500 anos nas mais diversas figuras ontológico-metafísicas, isto é, enquanto pressupostos atemporal e universal para a verdade. Evidenciar a contraposição radical de Heidegger a tal universalidade e atemporalidade para a verdade, para o Mundo, para o ente na totalidade, para o Ser; o que nos levaria a dialogar propriamente com uma descolonização do pensamento humano.
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