A Economia Solidária é uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentado na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras e voltada a melhoria da qualidade de Vida por meio de trabalho associado, cooperativado ou mesmo em coletivos informais. É ainda uma maneira de combater as desigualdades socais e económicas e de construir um novo padrão nas relações de produção e consumo, contribuindo para humanizar as relações entre as pessoas, em especial no campo econômico, onde prevalecem a exploração do trabalho, o foco exclusivo no lucro e agressiva competitividade. É uma forma de enxergar o mundo através da autogestão, solidariedade, cooperativismo, sustentabilidade e do bem viver. A Economia Solidária no Brasil apresenta diversos eixos para o enfrentamento das injustiças sociais como a organização do trabalho associativo autogestionário, a dinamização de moedas sociais para o desenvolvimento local e a inserção da Educação Popular para a emancipação do indivíduo. A proposta do curso de extensão na modalidade online para a comunidade externa e interna da UFRRJ traz uma oportunidade multidisciplinar e intersetorial de troca experiências de vida com aqueles que já participam de ações na Economia Solidária no campo dos Empreendimentos Economia Solidários, pesquisadores e gestores públicos quanto àqueles que possuem o desejo de conhecer e se tornarem um multiplicadores dessa pratica de vida, os principais eixos a serem abordados são: 1. Histórico e construção do conceito de Economia Solidária; 2. A política pública de Economia Solidária; 3. Educação popular e economia solidária; 4. Comercialização, prestação serviços e construção de redes na economia solidária; 5. Finanças Solidárias; 6. Contribuições da economia solidária para o desenvolvimento local e a sustentabilidade.
Aula 1. Histórico e construção do conceito de Economia Solidária (3 horas) Objetivo: fazer um resgate histórico da economia solidária no Brasil, discutindo a construção do conceito de economia solidária e a organização do movimento de economia solidária a partir dosfóruns municipais, regionais e estaduais, articulados pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária, e das plenárias de economia solidária. Esta primeira parte proporá uma dinâmica de construção coletiva do conceito de economia solidária pelos participantes, o qual será complementado em seguida pela apresentação do conceito conforme desenvolvido pelo movimento de economia solidária.
Aula 2. A política pública de Economia Solidária (3 horas) Objetivo: apresentar um rápido histórico da SENAES, apresentando a proposta do projeto de lei (em tramitação no congresso) que institui a Política Nacional de Economia Solidária, bem como a legislação estadual. Pode-se apresentar o Sistema Nacional de Informação em Economia Solidária e alguns de seus indicadores, como forma de dimensionar e contextualizar a economia solidária. Intercambio com o professor Drº Luiz Henrique Abegão da Universidade Federal Fluminense, atualmente coordenador do projeto de extensão intitulado “Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de Economia Solidária do Médio Paraíba – InTECSOL”
Aula 3. Educação popular e economia solidária (3 horas) Objetivo: refletir sobre a importância da formação continuada dos atores que participam da economia solidária, apresentando as iniciativas da Rede de Educadores em Economia Solidária e o Centro de Formação em Economia Solidária. Discutir sobre o papel e a contribuição da educação popular no fortalecimento da economia solidária. Pode-se apresentar também aspectos metodológicos da educação popular. Intercambio com Josinete Maria Pinto, apresentando a suas experiências em diversos territórios do Nordeste e Sudeste como Educadora Popular e atualmente gestora pública na Secretaria Municipal de Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH) de Volta Redonda.
Aula 4. Comercialização, prestação serviços e construção de redes na economia solidária (3 horas) Objetivo: apresentar os desafios para a comercialização e a prestação de serviços no âmbito da economia solidária e as estratégias que vêm sendo desenvolvidas em setores como a agricultura familiar, o artesanato, a coleta seletiva, dando ênfase à articulação em rede dos empreendimentos econômicos solidários como forma de fortalecimento mútuo. Abordar, ainda, se possível, o conceito de comércio justo e solidário. Intercambio com Nelsa Nespoldo, representante da rede de algodão agroecológico de Economia Solidária Justa Trama.
Aula 5. Finanças Solidárias (3 horas) Apresentar os vários mecanismos e organizações que dão suporte às finanças solidárias, como as cooperativas de crédito, os bancos comunitários, as organizações de microcrédito, os fundos solidários e as moedas sociais, como importantes alternativas de crédito aos empreendimentos econômicos solidários. Possibilidade de Intercambio online com representantes do Banco Comunitário Mumbuca (RJ), Banco Comunitário do Preventório (RJ) e Banco Comunitário Justa Troca (RS).
Aula 6. Contribuições da economia solidária para o desenvolvimento local e a sustentabilidade (3 horas) Objetivo: trabalhar as dimensões da economia solidária que extrapolam as questões associadas às atividades de produção e comercialização da economia solidária, como a preocupação com o meio ambiente, o respeito à diversidade, a valorização dos povos tradicionais e expressões culturais populares, a contribuição para o desenvolvimento a partir do território, entre outros.
Aula 7. Construção do trabalho final – aula assíncrona (9 horas) Objetivo: Organização do trabalho final que consiste na apresentação em grupo (a ser definido pela quantidade de pessoas no curso) em modo virtual de uma experiência prática de Economia Solidária, apontando os conceitos já trazidos anteriormente.
Aula 8. Apresentação do Trabalho Final e Celebração do final do curso (3 horas) Objetivo: Apresentação do trabalho final na aula assíncrona e celebração e avaliação coletiva sobre o curso ministrado.
Destinado a membros da comunidade acadêmica e pessoas externas, com a idade a partir dos 16 anos, sem limitante de gênero e escolaridade, que gostariam de aprender ou aprimorar seus conhecimentos sobre Economia Solidária e com potencial para se tornarem multiplicadores.
2020 - PPESCE - Popularização da Pesquisa através de Cursos de Extensão
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r4