Presentation

APRESENTAÇÃO

O Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGEd) é uma iniciativa de pesquisadores do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) e, como tal, é vinculado ao Departamento de Educação e Sociedade (DES) do Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Trata-se de um curso de caráter regular, na modalidade presencial, com carga horária de 390 horas/aula, estruturado por um sistema de créditos. Sua matriz curricular é estruturada em cinco módulos que se desenvolvem em três semestres letivos.

O CEGEd visa o aperfeiçoamento técnico profissional na área de gestão de sistemas e unidades públicas de ensino e inclui-se na categoria de cursos de pós-graduação lato sensu, com equivalência de conteúdo e carga horária de acordo com a Resolução CES/CNE nº 1, de 6 de abril de 2018.

De acordo com a tabela de classificação de áreas de conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o CEGEd se insere na Grande Área de Ciências Humanas, na área de Educação e nas subáreas de Administração Educacional e de Planejamento e Avaliação Educacional. 

O CEGEd é norteado pelos seguintes princípios:

qualidade nas atividades de ensino, extensão, investigação científica e tecnológica;

busca de atualização contínua na área de educação e afins;

flexibilidade curricular que atenda à diversidade de tendências e área de educação;

busca de integração com atividades de graduação e de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.


Aos concluintes do CEGEd, será emitido certificado de conclusão de curso, contendo no verso o número de créditos e carga horária e nome das disciplinas cursadas, conferindo-lhes o título de Especialista em Gestão Educacional.

Com atividades previstas para o Campus Nova Iguaçu da UFRRJ, o CEGEd terá sua primeira turma iniciada em março de 2020, formada por 35 estudantes, com aulas no turno vespertino, às segundas e quintas-feiras, no horário vespertino. 

 

 

 

COORDENAÇÃO

Coordenador:

Prof. Dr. José dos Santos Souza (Currículo Lattes)

 

 

Vice-Coordenador:

Prof. Dr. Rodrigo Coutinho Andrade (Currículo Lattes)

 

 


MISSÃO

O CEGEd tem como missão o aperfeiçoamento técnico profissional de trabalhadores em educação na área de gestão de sistemas e de unidades públicas de ensino.




OBJETIVOS

Objetivo Geral

• Formar quadros profissionais para atuar e para produzir novos conhecimentos em gestão de escolas públicas e de sistemas públicos de ensino.
 
 

Objetivos Específicos

• Compreender os fundamentos sociopolíticos e econômicos em que se estrutura a gestão educacional.

• Estabelecer clara relação entre Estado, políticas públicas e gestão educacional.

• Analisar diferentes práticas em gestão de instituições públicas de ensino.

• Analisar mudanças e permanências na gestão de sistemas públicos de ensino empreendidas no Brasil no século XXI.
 



PÚBLICO-ALVO

• Egressos de Cursos de Pedagogia e Demais Licenciaturas

• Docentes e Técnicos Administrativos da Educação Básica

• Docentes e Técnicos Administrativos da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica

• Gestores de sistemas públicos de ensino

• Gestores de escolas públicas
 
 
 

 

PROCESSO SELETIVO

 

Instrumentos de Avaliação do Processo Seletivo

• Currículo Lattes

• Análise de Memorial

• Entrtevista
 



ESTRUTURA CURRICULAR

 
 

 

 

 

 

Carga Horária

• Núcleo de Fundamentos teóricos: 60 horas

• Núcleo de Formação em Gestão Educacional: 240 horas

• Núcleo de Formação em Pesquisa Educacional: 75 horas

• Carga Horária Total: 390 horas 

 

 

Fluxograma

 

 

 

Disciplinas e Docentes Responsáveis



BIOGRAFIA RESUMIDA DO CORPO DOCENTE 



BRUNO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2010), Mestrado em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ (2012) e Doutorado em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ (2019).  Atualmente é Professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), é Membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS), integra a Rede Universitas-BR, é membro do Comitê Editorial da Revista Trabalho, Política e Sociedade (RTPS), é membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Premiado com a Moção por Dedicação e Contribuição ao Aprimoramento Contínuo do Ensino Superior Carioca, conferido pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2016).  Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e Educação, Políticas Públicas, Trabalho, Gestão do Trabalho, Qualificação, Educação Profissional, Organismos Internacionais e Gestão de Sistemas Educacionais.

 

CÉLIA CRISTINA P. S. VEIGA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013), graduação em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É membro do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) e da Rede Universitas, que é vinculada ao GT-11 da ANPED. Atua como Coordenadora de Ensino da Escola de Inteligência de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro.

 

JOSÉ DOS SANTOS SOUZA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005), com estágio de pós-doutoramento pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2013-2014). Atualmente é professor associado III de Economia Política da Educação e de Política Educacional do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) e de cursos de licenciatura, é Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGEd). É Líder do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ); é editor da Revista Trabalho, Política e Sociedade; é membro da Rede Universitas-BR; é membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e em Gestão de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e Políticas Públicas; Gestão Educacional; Trabalho, Educação e Políticas Públicas; Educação Profissional e Tecnológica.

 

JUSSARA MARQUES DE MACEDO
Possui Pós-Doutorado em Administração e Política Educacional pela Universidade de Lisboa (2018), Doutorado em Educação (2011), Mestrado em Educação (2003), Especialização em Educação Especial: deficiência mental e superdotação (1997) e Graduação em Pedagogia (1995) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Iniciou a carreira docente no Ensino Superior em 1998 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista.  Atua como professora adjunta do Departamento de Administração Educacional (EDA) e compõe o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Educação, Trabalho Docente, Ensino Superior, Direito à Educação e Política e Gestão de Sistemas Educacionais. 

 

LIZ DENISE CARVALHO PAIVA
Mestre em Educação Agrícola (2012) e Doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2019), Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016), Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Cândido Mendes (2013) e Bacharel em Comunicação Social na Universidade Gama Filho (1992). Possui Pós-Graduação (lato sensu) em Reengenharia e Recursos Humanos na Universidade Cândido Mendes (2000).  Atualmente é Professora na área de Planejamento,  Avaliação e Gestão Educacional do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino do Instituto de Educação, da UFRRJ e, nesta condição, integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA). É membro da Rede Universitas, vinculada ao GT-11 da ANPED. É pesquisadora das temáticas:  Auto-avaliação Institucional e Formação de Professores.

 

MIRIAM MORELLI LIMA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2013), mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 1998) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES,1990). Professora do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuando na área de planejamento, avaliação e gestão educacional. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC) da UNICAMP e do Grupo de Pesquisa Trabalho Política e Sociedade (GTPS) do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na linha de pesquisa Trabalho Docente, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: sociologia do trabalho, trabalho docente, gestão, avaliação e planejamento escolar e gestão e avaliação de sistemas educacionais.

 

RODRIGO COUTINHO ANDRADE
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006); Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2010); e Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2019). Atua como professor do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  Tem experiência profissional na Educação Básica da rede pública estadual do Rio de Janeiro e no município de Maricá, acumulando também a função de Coordenador de Geografia. Ex-professor substituto do departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade. Membro do Grupo de Trabalho de Ensino/Educação da seção Niterói da Associação dos Geógrafos Brasileiros. Atua na área de Educação e Ensino de Geografia, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos e Políticas Educacionais.

 

THIAGO DE JESUS ESTEVES
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento,  Agricultura e Sociedade (2007) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRRJ) e bacharel e licenciado em Ciências Sociais (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Desde 2009, é professor efetivo de Sociologia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), campus de Nova Iguaçu. É docente, também, da graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas as Negociações Internacionais (LEANI), do CEFET/campus do Maracanã, na qual leciona a disciplina Identidades Culturais. Entre 2014 e 2015, foi consultor técnico, na modalidade produto, em estudos para avaliação educacional na área de Ciências Humanas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).  É membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS), tem atuado, principalmente, nas áreas de Políticas Públicas e de Avaliação Educacional em Larga Escala.

 

VIVIANE DE SOUZA RODRIGUES
Doutora, Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  É membro do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS).  Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas educacionais, economia política da educação, fundamentos da educação, ciência e tecnologia, educação superior, educação de jovens e adultos, trabalho docente.

 

 

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO

UFRRJ - Instituto Multidisciplinar

Campus Nova Iguaçu

Rua Savero José Bruno, s/nº

Moquetá - Nova Iguaçu - RJ

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Course Period: 01/02/2021 à 30/06/2022 Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: Presencial Alternative Address: http://trabalhopoliticaesociedade.blogspot.com/
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