Presentation

O ensino do Curso de Direito no Instituto Três Rios da UFRRJ é realizado em aulas teóricas e teórico-práticas, no turno da noite. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de participar de outros eventos acadêmicos e comunitários, tais como: simpósios jurídicos, estágios extracurriculares, programas de monitoria e convênios (Justiça Federal e Defensoria Pública Estadual).
A ênfase é na formação do profissional para as áreas jurídicas e demais áreas da Administração Pública nos três níveis: municipal, estadual e federal.

Vagas: 45 por semestre
Turno: NOTURNO
Duração prevista: 5 anos
Conceito no ENADE: 5
Ingresso: ENEM/SISU e seleção de vagas ociosas ( transferência internatransferência externareingressoreopçãomovimentação interna ou transferência ex-ofício ) 
 
 

História do curso 

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é uma centenária Instituição de Ensino Superior brasileira localizada no município de Seropédica no km 7 da BR-465, Rio de Janeiro. É a universidade com o maior campus universitário da América Latina com aproximadamente 3024 hectares e um conjunto arquitetônico de 131346 metros quadrados de área construída. Historicamente é conhecida como Universidade Rural do Brasil, por ter estabelecido as bases do ensino agropecuário no país.

Ao longo de sua história, teve algumas atividades desenvolvidas em campi distantes da sede, localizada em Seropédica. Foi assim com a experiência com o campus avançado de Macapá, no então território do Amapá, nas décadas de 70 e 80, onde foram desenvolvidas atividades de extensão e oferecidos cursos de graduação. Com a elevação do território a estado da federação e a criação da Universidade Federal do Amapá, o campus foi incorporado a esta.

No final dos anos 90, uma experiência de expansão associada a convênios com municipalidades levou a UFRRJ a oferecer turmas fora de sede em Paracambi, Três Rios, Quatis, Nova Iguaçu e Volta Redonda. Esta experiência teve curta duração por ser marcadamente instável e não sustentável, carecendo de uma política institucional que garantisse a qualidade do ensino indissociada da pesquisa e extensão.

A história da Rural, em Três Rios, teve início em 1998, apoiado no REUNI, programa derivado da adoção de uma política pública de governo que visa a expansão da educação superior presencial nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES). Trata-se de um Programa de expansão de vagas e cursos de graduação, novos campi e Instituições, inclusive no interior do país e regiões periféricas das metrópoles.

Sobre o guarda-chuva do REUNI, cada IFES expandiu com um Programa próprio, gestado dentro da Comunidade Universitária. A UFRRJ aprovou, a partir das indicações de departamentos e institutos, o Programa de Reestruturação e Expansão (PRE/UFRRJ).

Neste diapasão, o Instituto de Três Rios foi inicialmente instalado no prédio do Colégio “Entre Rios” e, posteriormente, no prédio do “Colégio Ruy Barbosa”, oferecendo em janeiro de 2009 de 45 vagas para bacharelado em Direito. Hoje, o curso está instalado em sede própria do Instituto de Três Rios, em uma edificação nova inaugurada em abril de 2011 onde hoje estão abrigados os cursos de Direito, Gestão Ambiental, Economia e Administração.

Informações

(21) 2681-4927

Coordenação:
coord.dir.itr@gmail.com
 
 

Observação: Em virtude do cenário pandêmico e da necessidade em se manter as atividades de forma remota, para garantia da saúde de docentes, discentes, técnicos e público em geral, o atendimento desta Coordenação dar-se-á por e-mail: coord.dir.itr@gmail.com, pelo aplicativo de WhatsApp, nos telefones, 21 98176-6656, professora Érica Guerra da Silva, coordenadora do curso e 24 – 992433818, Jorge Baptista Canavez Júnior, secretário do curso ou ainda pelo e-mail marcelasmiguens@gmail.com, professora Marcela Siqueira Miguens, vice-coordenadora.

 
Program Coordination: MARCELA SIQUEIRA MIGUENS

Phone:

E-mail: Not available at this moment

Professional Title: BACHAREL EM DIREITO CNPQ's Knowledge Area: Ciências Sociais Aplicadas Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: Presencial
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 31/01/2024 - 05/02/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 26/02/2024 · Start of semester 2024.1.
News See below the news available for our course
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1