Presentation

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ (LEC), foi aprovada em 2014, conforme Deliberação nº 055 do CEPE 2014, sob a gestão da Reitora Ana Maria Dantas Soares.

O Projeto Político-Pedagógico do Curso de LEC traduz a união de esforços de áreas de estudos engendradas na cotidianidade de sujeitos e atores da UFRRJ e das experiências sociais engendradas na diversidade das comunidades rurais do estado - RJ. Desse modo, o curso destina-se à formação de educadores(as) para atuação nas escolas do campo situadas nestes contextos socioculturais diversificados.

O Curso tem a duração de 4 anos, contendo 3520 horas formando o egresso para atuação na área de Ciências Sociais e Humanidades.

Além dessa formação para a Educação Básica, o estudante tem disciplinas nas áreas de: AGROECOLOGIA, QUESTÕES AMBIENTAIS, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS. Estes eixos se justificam, por um lado, por conta da importância da Agroecologia no contexto atual do Brasil e do mundo no que se refere à qualidade ambiental, à estrutura fundiária, à alimentação, ao desenvolvimento local e ao acúmulo da UFRRJ neste âmbito, bem como, por outro lado, da relevância dos Direitos Humanos materializada na Resolução n. 1 de 30 de maio de 2012 (Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos). Estes dois temas sociais – Agroecologia e Direitos Humanos – expressam a crise do modo de vida da contemporaneidade, alicerçada na perspectiva do uso instrumental e de consumo irracional da natureza e na crescente regressão social que assola o Brasil e diversos lugares do mundo, traduzida no extermínio ampliado dos pobres e da violação recorrente dos direitos individuais e sociais, políticos e civis.

Baseado na PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA a formação ao longo do curso articula o tempo-escola e o tempo comunidade. Os estudantes formados por essa Licenciatura atuarão, predominantemente, nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio na área de Ciências Sociais e Humanidades das escolas do campo.

 

Program Coordination: EDILENE SANTOS PORTILHO

Phone:

E-mail: lec@ufrrj.br

Professional Title: LICENCIADO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CNPQ's Knowledge Area: Ciências Humanas Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: Presencial
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 31/01/2024 - 05/02/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 26/02/2024 · Start of semester 2024.1.
News See below the news available for our course
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1