Apresentação

JUSTIFICATIVA

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, sob a coordenação do Instituto de Educação - IE, Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - DTPE, apostando na capacidade de uma ação articulada entre diferentes departamentos desta Instituição implantou, em 2007, o Curso de Graduação em Pedagogia, com o objetivo de suprir uma carência loco-regional de profissionais, no âmbito dos níveis mais elementares da Educação Básica.Pretendemos,deste modo,contribuir para a melhoria da qualidade da educação em todos os segmentos de ensino integrantes do sistema educacional do País.

A partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileiras - LDB nº 9394/96 que, em seu artigo 62, exigia formação em nível superior para atuação no magistério em todos os níveis da educação, começaram a ecoar mais fortemente as vozes de educadores em prol da atenção a uma demanda reprimida. A política de incentivo à formação profissional, em nível Superior,está substantivada também no Plano Nacional de Educação – PNE, objetivando a concretizar esse antigo desejo pedagógico. A importância desse Curso no processo de dinamização e cumprimento efetivo do papel social que cabe ao Instituto de Educação se pôs em prática política no âmbito da UFRRJ, a partir da aprovação do mesmo nos seus órgãos Colegiados Superiores.

A oferta do curso de Pedagogia significa uma resposta da UFRRJ que, sendo a única Universidade pública Federal no contexto loco-regional, não poderia mais se manter indiferente à crescente demanda por profissionais para a educação nos níveis mais elementares do sistema educacional. Tanto é que os docentes integrantes dos Departamentos constitutivos do Instituto de Educação, consorciados a outros institutos que se somaram em defesa da causa, passaram a alargar o cumprimento da função social desta IES, ao atender a relevantes clamores historicamente construídos, no que concerne a este Curso. Por isso assumiram o compromisso de contribuir também para a Educação Infantil, as Séries Iniciais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio – na Modalidade Normal, neste tempo/lugar seropedicense, quiçá nacional.

 

 

 

OBJETIVO, META E DINÂMICA

O

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO

RIO DE JANEIRO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

 

Curso tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, no contexto loco-regional, em dupla perspectiva curricular: (a) formação de professores para o exercício do magistério nestes segmentos, com a compreensão de que a organização e gestão de sistemas e instituições pedagógicas também integram as atividades docentes; e (b) formação de professores para a docência em cursos de nível Médio - modalidade Normal, bem como em outras áreas de gestão, pesquisa, serviços e apoio pedagógico escolar e/ou para-escolar.

A meta inicial para o curso de Pedagogia é qualificar, anualmente, um total de 40 (quarenta) profissionais.

As áreas de atuação profissional do egresso do Curso, sem prejuízo de outras, são: Magistério e Gestão em cursos de Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, e no NívelMédio - modalidade Normal; bem como trabalho de investigação e apoio técnico-pedagógico escolar e/ou para-escolar.

Como dinâmica de oferta curricular a UFRural-RJ propõe a metodologia de ensino presencial, no espaço da área geopolítica coberta pelo projeto. O Curso será realizado no período noturno, embora algumas disciplinas e atividades sejam realizadas diuturnamente, em função da natureza do perfil profissional do egresso e do horário de funcionamento dossegmentos de sua atuação profissional.

REFERÊNCIAS LEGAIS

A Deliberação do nº 142 - Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE/UFRRJ), de 07/08/2006 aprovou o funcionamento do curso de Graduação em Pedagogia, no Campus de Seropédica. A Deliberação nº 14 - Conselho Universitário(CONSU/UFRRJ), de 14/08/2006 autorizou o funcionamento deste Curso no mesmo Campus.

Em junho de 2010, o MEC avaliou o curso com a nota máxima (5).

O curso foi reconhecido pelo MEC através da Portaria Ministerial 1.719 de 18 de outubro de 2010.

Coordenação do Programa: JUACIARA BARROZO GOMES

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: LICENCIADO EM PEDAGOGIA Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 31/01/2024 - 05/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 26/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1