Apresentação
O Curso de Licenciatura em História do Campus Nova Iguaçu da UFRRJ foi criado em 2006 e desde então oferece, em plena Baixada Fluminense, a oportunidade de formação superior gratuita e de qualidade em Ensino e Pesquisa de História.
O curso é noturno e adaptado às necessidades de formação profissional de uma população de perfil social predominantemente trabalhador, com duas entradas anuais de 40 alunos selecionados por meio do SiSU da UFRRJ.
A proposta acadêmica do nosso Curso de História visa a formar um profissional comprometido com uma perspectiva crítica da educação aliada à analise e compreensão dos vários domínios da vida social. Essa formação tem ainda uma preocupação em articular o global ao local, permitindo ao futuro historiador o pleno exercício da cidadania na conjuntura histórica em que se insere. Pretende-se que esse profissional seja a um só tempo professor e pesquisador, capaz de produzir e disseminar conhecimentos no campo da História.
A nossa filosofia curricular assume como concepção básica a formação do profissional de História dentro de uma perspectiva humanista e comprometida com os seguintes princípios gerais:
– formação global e visão interdisciplinar;
– articulação entre teoria e prática;
– predomínio da formação sobre a informação;
– capacidade para lidar com a construção do conhecimento de maneira crítica;
– desenvolvimento de conteúdos, habilidades e atitudes formativas.
O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas estas exigências básicas e ainda a formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento: magistério em todos os graus, estudo e preservação do Patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc.
Coordenação do Programa: LUIS GUILHERME ASSIS KALIL

Telefone/Ramal: (12) 99784-4452

E-mail: lgakalil@gmail.com

Título do Profissional: LICENCIADO EM HISTÓRIA Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 31/01/2024 - 05/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 26/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1