Présentation

O Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), aprovado pela CAPES em 2011, com a primeira turma iniciada em março de 2012, é resultado de um grande esforço coletivo de vários setores e departamentos da Universidade em direção a coordenar e potencializar os estudos que têm na questão territorial e nas políticas públicas seus pilares epistemológicos.

A origem do PPGDT-UFRRJ remonta ao interesse de diversos pesquisadores em aprofundar suas investigações sobre a natureza territorial dos fenômenos capitalistas e o papel do Estado como articulador e formulador de políticas públicas. De natureza interdisciplinar por excelência, a área de Planejamento Urbano e Regional, à qual o PPGDT é subjacente, agrega docentes de áreas as mais diversas no âmbito da instituição, desde as Ciências Econômicas e Arquitetura e Urbanismo, passando pelo Turismo e Agronomia e abrangendo ainda História, Geografia, Direito e Administração.

Esse caráter multidisciplinar é um dos trunfos do PPGDT, pela riqueza do debate e intercâmbios possíveis, cujas controvérsias e divergências de ideias e posicionamentos entre os docentes e pesquisadores envolvidos tornam-se, sem dúvida, necessárias ao debate acadêmico de qualidade.

Pesquisadores e docentes, acreditando na relevância da missão (ato de fé) do Programa, entendem tanto a necessidade da reflexão e articulação inter e multidisciplinar, mas também o imperativo de se enfrentar uma nova realidade no âmbito da UFRRJ: o caráter multicampi que a instituição assume em função da forte expansão vivida desde meados da década de 2000. A região perimetropolitana do Rio de Janeiro desempenha importante papel como polo de articulação do núcleo da metrópole com o interior do Estado e com a vasta área de influência que compreende também as regiões mineira, paulista e capixaba mais próximas. Vale enfatizar que o caráter multicampi da UFRRJ está presente no PPGDT, representado tanto pela integração e interlocução de docentes, com suas distintas formações e interesses acadêmicos, provenientes dos três campi, Seropédica, Nova Iguaçu (IM) e Três Rios (ITR), bem como de instituições parceiras, como a EMBRAPA Agrobiologia e EMBRAPA Solos e Universidade Federal Fluminente, de onde provêm alguns de nossos docentes do corpo permanente.

Assim, os pesquisadores do PPGDT buscam a máxima convergência dos interesses de pesquisa e o uso da experiência previamente acumulada em atividades diversas da tríade ensino, pesquisa e extensão. Atividades tais que abrangem uma gama variada de objetos, do urbano ao rural, do setorial ao regional, do meio ambiente, das políticas públicas e da sustentabilidade.

Adresse Alternative

Coordination du Programme

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1