Apresentação

mplementado em parceria entre o Instituto de Educação e o Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, o Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) iniciou suas atividades acadêmicas em 2008, com implantação de sua primeira turma de Mestrado em Educação em março de 2009, com aulas nos campi de Seropédica e de Nova Iguaçu.

Reconhecido pelo MEC por meio da Portaria Nº 1.077, de 31 de agosto de 2012, credenciado pela CAPES com CONCEITO 04 obtido na última avaliação trienal (2013), hoje, o PPGEduc está formando sua sétima turma do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e implantando sua primeira turma de Doutorado em Educação, em agosto de 2015.

Destacando-se como referência em estudos pós-graduados em educação na Região da Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro, o PPGEduc desempenha papel relevante na ampliação de oportunidades de formação de quadros altamente qualificados para o desenvolvimento científico na área de educação e para a docência no  Ensino Superior e na Educação Básica. Justamente pela complexidade do contexto social, político e econômico em que se desenvolve esse trabalho acadêmico, a produção científica do PPGEduc tem sido marcada por características típicas do trabalho científico engajado nas demandas de caráter popular e democrático, sem perder de vista a objetividade necessária ao trabalho científico. Obviamente, a implantação do Curso de Doutorado em Educação estabelece novos desafios, ao mesmo tempo em que significa a superação da etapa instituinte de um polo de referência em produção de conhecimento na área de educação, em uma das regiões urbanas mais complexas do país. Uma vez superada essa etapa instituinte, a criação do Curso de Doutorado em Educação inaugura uma nova etapa, que é enfrentar o desafio de aprofundar teórica e metodologicamente o pensamento contemporâneo, no sentido de contribuir para o atendimento das demandas populares, embrenhado em um contexto onde tais demandas emergem com maior vigor, dando sentido social e político ao trabalho científico desenvolvido, sem prejuízo da excelência acadêmica. É com esse espírito de enfrentamento de um novo desafio que ano de 2015 se apresenta para o coletivo que compõe PPGEduc.

Coordenadora:

Profª. Drª. Flávia Miller Naethe Motta

Coord. Substituto:
Prof. Dr. Luiz Fernandes de Oliveira


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - FABIANE FROTA DA ROCHA MORGADO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - MAURO GUIMARAES

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1