Apresentação

O PPGPSI está vinculado ao Instituto de Educação da UFRRJ, o programa agrupa os projetos de pesquisa de docentes da UFRRJ e pesquisadores associados. Sua área de concentração é Psicologia e tem duas linhas de pesquisa: Processos Psicossociais Coletivos (linha 1) e CLÍNICA, SAÚDE, EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE (Linha 2). O PPGPSI está inserido na área de Ciências Humanas da CAPES e é um programa acadêmico de pós-graduação stricto sensu que confere diploma de mestre e doutor em Psicologia, com nível 4.

Desde a sua proposição, o objetivo mais abrangente consiste em formar pesquisadores (mestres e doutores) e professores para atuaram no ensino superior, almejando sobejamente a produção de conhecimentos na área da Psicologia. Dessa forma, podemos salientar que nossa missão é contribuir para ampliar a produção de conhecimento em Psicologia, em suas diferentes vertentes, abordando objetos de estudo variados e favorecendo a consolidação de núcleos de pesquisa vinculados às duas linhas de pesquisa do Programa. Cabe salientar que O PPGPSI constitui a possibilidade principal de oferta Pos-Graduação stricto sensu em Psicologia para profissionais da Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Região Serrana e zona oeste do Rio de Janeiro. Em quase todas elas, são constatadas baixas taxas de desenvolvimento humano e observa-se graves problemas como escassez de saneamento básico, de transporte de massas e de segurança pública, em grande parte fruto do processo de acelerada e desordenada urbanização.

Nesse sentido, as crescentes necessidades por serviços públicos básicos e por educação de qualidade são pontos fundamentais de uma agenda social para essas regiões. Assim, entende-se que o acesso ao Ensino Superior é parte importante do compromisso de melhoria da qualidade de vida da população que habita a região em que uma Universidade pública se insere e na qual seus docentes e discentes desenvolvem projetos de pesquisa.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - RONALD CLAY DOS SANTOS ERICEIRA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - ANA CLAUDIA DE AZEVEDO PEIXOTO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1