|
Dissertações |
|
1
|
-
KARINE PEIXOTO KOPPE E SILVA
-
Proposta pedagógica para o 6º ano do ensino fundamental quanto à variação no uso de pronomes reflexivos
-
Orientador : GILSON COSTA FREIRE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIETE FIGUEIRA BATISTA DA SILVEIRA
-
FABIANE DE MELLO VIANNA DA ROCHA T RODRIGUES DO NASCIMENTO
-
GILSON COSTA FREIRE
-
Data: 25/02/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Pesquisas sociolinguísticas (D’ALBUQUERQUE, 1984; NUNES, 1995; FREIRE, 2000; RODRIGUES; PEREIRA, 2005; MELLO, 2009; GRAÇA, 2016; LUCCHESI; SOUZA, 2018; TEIXEIRA; SILVA, 2019) atestam a ocorrência do apagamento do pronome reflexivo e da neutralização do clítico se em concorrência com a variante padrão para a expressão da categoria pronominal reflexiva na fala espontânea do português brasileiro. Tendo como base o aporte teórico da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1963; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) e suas contribuições ao ensino (COAN; FREITAG, 2010), dentre elas os contínuos de variação linguística de Bortoni-Ricardo (2004) e os eixos do ensino de gramática segundo Vieira (2017), o objetivo geral deste trabalho é oferecer uma contribuição ao ensino de Língua Portuguesa no que diz respeito à abordagem da variação linguística, especialmente no tratamento da reflexivização, conforme preveem os documentos que regulamentam o ensino no país. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se (i) fazer uma análise de coleções de livros didáticos de Português destinadas ao ensino fundamental por amostragem, buscando não só verificar o tratamento que dispensam ao tema da variação linguística, como também examinar se a descrição da categoria pronominal reflexiva nelas presente contempla a perspectiva variacionista, em atendimento ao disposto pelos documentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa; (ii) propor uma mediação pedagógica sobre a expressão da categoria pronominal reflexiva na perspectiva da variação, de maneira que possa levar os alunos a identificar a distribuição das variantes de reflexivização num contínuo oralidade-letramento, contemplando as práticas de escrita da sociedade letrada. Quanto à metodologia, este trabalho constitui uma pesquisa bibliográfica, documental e propositiva, uma vez que realiza uma revisão da literatura sobre a descrição da categoria pronominal reflexiva, faz um levantamento do mesmo conteúdo em livros didáticos e propõe uma mediação pedagógica para futura aplicação em sala de aula. A mediação proposta contempla atividades que articulam os três eixos do ensino de gramática (cf. VIEIRA, 2017) no tratamento do fenômeno variável e prevê a retextualização (MARCUSCHI, 2010) de um gênero prototípico da fala para outro próprio da escrita, a fim de observar a distribuição das variantes da categoria pronominal reflexiva, tendo como produção final a reescritura de um conto situado no campo de letramento do contínuo. A partir da mediação didática proposta, verificou-se que os eixos do ensino de gramática e o processo de retextualização podem ser uma ferramenta útil para operacionalizar o contínuo de variação proposto por Bortoni-Ricardo (2004) no tratamento de qualquer fenômeno linguístico variável, tal como a reflexivização.
-
Mostrar Abstract
-
Sociolinguistic researches (D’ALBUQUERQUE, 1984; NUNES, 1995; FREIRE, 2000; RODRIGUES; PEREIRA, 2005; MELLO, 2009; GRAÇA, 2016; LUCCHESI; SOUZA, 2018; TEIXEIRA; SILVA, 2019) attest to the occurrence of the reflexive pronoun deletion and the neutralization of the clitic se in competition with the standard variant for the expression of the reflexive pronominal category in spontaneous speech in Brazilian Portuguese. Based on Variationist Sociolinguistics (LABOV, 1963; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) and their contributions to teaching (COAN; FREITAG, 2010), among them the linguistic variation continua proposed by Bortoni-Ricardo (2004) and the axes of grammar teaching according to Vieira (2017), the general objective of this work is to offer a contribution to the teaching of Portuguese as regards the approach to linguistic variation, especially in the treatment of reflexivization, as provided in the documents that regulate teaching in the country. As for the specific objectives, it is intended (i) to make an analysis of collections of Portuguese textbooks intended for primary education by sampling, seeking not only to verify the treatment they give to the subject of linguistic variation, but also to examine whether the description of the pronominal category reflected in them contemplates the perspective of variability, in compliance with the provisions of official documents for teaching Portuguese; (ii) to propose a pedagogical mediation on the expression of the reflexive pronominal category from the perspective of variation, so that it can lead the students to identify the distribution of the reflexive variants in the orality-literacy continuum, contemplating the writing practices of the literate society. As for the methodology, this work constitutes a bibliographical, documentary and propositive research, since it performs a literature review on the description of the reflective pronominal category, surveys the same content in textbooks and proposes a pedagogical mediation, for future application in the classroom. The proposed mediation includes activities that articulate the three axes of grammar teaching (VIEIRA, 2017) in dealing with the variable phenomenon and provides for retextualization (MARCUSCHI, 2010) from a prototypical genre of speech to another one of writing, in order to observe the distribution of the variants of the reflective pronominal category, having as final production the rewriting of a tale situated in the literacy field of the continuous. From the proposed didactic mediation, we notice that the axes of grammar teaching and the retextualization process can be a useful tool to operationalize the continuum of variation proposed by Bortoni-Ricardo (2004) in the treatment of any variable linguistic phenomenon, such as reflexivization.
|
|
2
|
-
DANIELA MAIA AGOSTINHO DOS SANTOS
-
Ensino de concordância nominal de número no 6º ano do ensino fundamental numa perspectiva variacionista
-
Orientador : GILSON COSTA FREIRE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELA SAMIRA DA CRUZ BARROS
-
GILSON COSTA FREIRE
-
RICARDO JOSEH LIMA
-
Data: 18/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A concordância nominal de número tem sido um tema abordado por pesquisas sociolinguísticas (SCHERRE, 1988, 1994; NARO; SCHERRE, 1998, entre outros), uma vez que constitui um fenômeno morfossintático variável em diferentes níveis de fala e escrita do Português Brasileiro. Com base no aporte teórico da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) e suas contribuições ao ensino (COAN; FREITAG, 2010; VIEIRA; FREIRE, 2014; CYRANKA, 2014), em particular a aplicação dos contínuos de variação linguística formulados por Bortoni-Ricardo (2004, 2005), este trabalho tem como objetivo geral oferecer uma contribuição ao ensino de Língua Portuguesa quanto à abordagem da variação linguística na descrição de tópicos gramaticais, como a concordância nominal, a fim de atender ao disposto nos documentos que tratam do ensino no país, como a BNCC (BRASIL, 2017). Quanto aos objetivos específicos, traçamos os seguintes: (i) fazer uma análise de coleções de livros didáticos de Português destinadas ao ensino fundamental por amostragem, a fim de verificar se a descrição da concordância nominal de número nelas contida contempla a variação linguística, conforme disposto pelos documentos oficiais sobre o ensino de Língua Portuguesa; (ii) propor uma mediação didática com o fenômeno da concordância nominal na perspectiva da variação linguística, de maneira que possa levar os alunos a reconhecer o uso de ambas as variantes num contínuo de oralidade-letramento e de monitoração estilística (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005). Neste trabalho, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2008), uma vez que empreendemos a revisão da literatura sobre o assunto (gramáticas, pesquisas sociolinguísticas) e a análise de materiais elaborados (livros didáticos). Por se tratar de um mestrado profissional na área de Letras, esta pesquisa também tem caráter propositivo, de modo que apresentamos como produto a elaboração de uma mediação pedagógica com atividades que contemplam a variação no tratamento didático da concordância nominal de número, dentre elas a retextualização de um gênero prototípico da fala para outro próprio da escrita, por meio de algumas das operações descritas por Marcuschi (2010). A partir da mediação didática elaborada, evidenciamos que os contínuos de modalidade e de monitoração estilística associados ao processo de retextualização podem ser ferramentas úteis para levar os alunos a observar a distribuição das variantes do fenômeno variável aqui focalizado.
-
Mostrar Abstract
-
Nominal number agreement has been a topic addressed by sociolinguistic researches (SCHERRE, 1988, 1994; NARO; SCHERRE, 1998, among others), since it constitutes a variable morphosyntactic phenomenon in different levels of Brazilian Portuguese speech and writing. Based on the theoretical contribution of Variationist Sociolinguistics (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) and their contributions to teaching (COAN; FREITAG, 2010; VIEIRA; FREIRE, 2014; CYRANKA, 2014), particularly the application of continuous of linguistic variation formulated by Bortoni-Ricardo (2004, 2005), this work has as general aim to offer a contribution to the Portuguese teaching regarding the approach of linguistic variation in the description of grammatical topics, such as nominal agreement, in order to meet what is presented in the documents dealing with education in the country. Our specific objectives are the following: (i) to make an analysis of Portuguese textbook collections destined for middle school by sampling, in order to verify whether the description of the nominal agreement of number contained therein includes the linguistic variation, as provided by official documents about Portuguese teaching; (ii) to propose a didactic mediation with the phenomenon of nominal agreement in the perspective of linguistic variation, so that it can lead students to recognize the use of both variants in a continuity of orality-literacy and stylistic monitoring (BORTONI-RICARDO , 2004, 2005). In this work, we adopt the methodology of bibliographic and documentary research (GIL, 2008), since we undertake the literature review on the subject (grammars, sociolinguistic research) and the analysis of elaborated materials (textbooks). As it is a professional master's degree in Languages, this research is also of a purposeful nature, so that we present as a product the development of a pedagogical mediation with activities that contemplate the variation in the didactic treatment of the nominal number agreement, including retextualization from a prototypical genre of speech to another of writing, through some of the operations described by Marcuschi (2010). Based on the elaborated didactic mediation, we show that the modality and stylistic monitoring continua associated with the process of retextualization can be useful tools to lead students to observe the distribution of the variants of the variable phenomenon discussed here.
|
|
3
|
-
ISABELA FELICIANO MOREIRA
-
Do sentido e do sentir: performance do sensível e ensino de literatura no ensino fundamental
-
Orientador : MARCOS ESTEVAO GOMES PASCHE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS ESTEVAO GOMES PASCHE
-
CLAUDIA BARBIERI
-
ANA CRÉLIA PENHA DIAS
-
Data: 08/04/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho pretende estimular os alunos de ensino fundamental como leitores de textos literários, sobretudo poemas canônicos, a partir da seleção de três poemas de Cecília Meireles, a saber, “Mar Absoluto”, “Motivo” e “Romance das palavras aéreas”. Trata-se de, pelo viés da performance, criar para o educando ocasiões e ambientes propícios ao contato com o texto literário, a fim de promover uma experiência tátil com a poesia, despertando reações sensoriais na relação texto-mundo-subjetividade. O ponto de vista desta análise considera Cecília Meireles uma artista plural, acessível e de sensibilidade desbravável. Além de figura atuante na educação básica brasileira de seu tempo, ela é uma das grandes vozes da nossa literatura que evocam imagens, cores, sons, luzes e aromas em sua poesia. Seus poemas constituem assim ferramenta pedagógica favorável ao professor que se pretende mediador do encontro entre o aluno e a poesia. A noção de performance se apoia em Paul Zumthor, no livro Performance, recepção, leitura (2007), no qual são estabelecidas relações entre poesia do texto literário e sua repercussão no corpo; e a defesa da educação estética está baseada principalmente em João Francisco Duarte Júnior, em Fundamentos estéticos da educação (1981). A expectativa é de que, ocorrendo o mergulho do discente no universo literário, haja uma abertura na escola, baseada numa educação sobretudo estética, que vise a preparação para o ensino médio, quando será apresentada aos alunos a literatura como mais uma logia a ser teorizada.
-
Mostrar Abstract
-
The current study intends to stimulate middle school students as readers of literary texts, mainly canonical poems, based on a selection of three poems written by Cecília Meireles, namely, “Mar Absoluto” (Mar absoluto: e outros poemas, 1945), “Motivo” (Viagem, 1939) e “Romance das palavras aéreas” (Romanceiro da Inconfidência, 1953). It is about, through the performance bias, creating an enabling opportunity and environment for the pupil to be exposed to literary texts, in order to foster a tactile experience with poetry, arousing sensory reactions in the text-world-subjectivity correlation. The point of view of this study considers Cecília Meireles an approachable and plural artist with a sensitivity that can be greatly used. Besides being an active figure in the Brazilian basic education of her time, she is one of the great voices of our literature which evoke images, colors, sounds, lights, and aromas in her poetry. Her poems represent, thus, a favorable pedagogical tool to the teacher who intends to be the mediator and facilitate communication between the pupil and poetry. The notion of performance is based on Paul Zumthor, in the book Performance, recepção e leitura (2007), in which relations between poetry of the literary text and its impact on the body are established; and the defense of aesthetic education is based mainly on João Francisco Duarte Júnior, in Fundamentos estéticos da educação (1981). The expectation is that, having an immersion of the student on the literary universe, there will be an opening in the school, based on, especially, an aesthetic education, that aims the preparation for high school, the moment in which literature will be presented as another logic to be theorized.
|
|
4
|
-
NATHÁLIA AUGUSTO PEREIRA
-
Para que nunca se esqueçam: leituras compartilhadas de O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz
-
Orientador : MARCOS ESTEVAO GOMES PASCHE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS ESTEVAO GOMES PASCHE
-
CLAUDIA BARBIERI
-
ANA CRÉLIA PENHA DIAS
-
Data: 08/04/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa se origina do projeto de leitura compartilhada do romance O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz, na turma 1901 da Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba, elaborado no ano de 2019. Projeto que se desvirtuou na medida em que compreendia etapas cujos métodos e procedimentos sofreram mudanças impostas pelo fechamento das escolas no ano de 2020. A partir do momento no qual determinados problemas inerentes a nossa realidade estão escancarados, o trabalho acabou se encaminhando para a reflexão sobre o espaço onde a escola se situa sob os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa, a sociopolítica de exclusão que atinge o Brasil ficou bastante evidente e ainda mais profunda na escola pública. O romance selecionado para o projeto sugere a investigação de um crime ocultado entre as pedras do Cais do Valongo. A metodologia de trabalho contava com a observação dos alunos no compartilhamento de suas leituras subjetivas e na troca com outras leituras mais experientes, a fim de investigar se (e como) ocorreria a atualização do texto literário, como estratégias leitoras que se atravessam num ponto de cruzo. A leitura de literatura que reconhece as sabedorias plurais, como as provenientes do trabalho de leitores mais experientes e profissionais e as da leitura subjetiva de leitores em formação, foi guia para o projeto e também saída alternativa quando apareceram as dificuldades de aplicação e de conclusão do trabalho. Com a pandemia e enquanto nos adaptávamos ao uso de máscaras, no caminho que a pesquisa percorria, além das pedras do Cais do Valongo, outra pedra ficava escancarada. E, no decorrer desta dissertação, são desenvolvidas algumas observações sobre o percurso da pesquisa de modo a aproveitar as lacunas vivenciadas como espaço propício para falar de outras coisas também. Diante do caráter emergencial de certos assuntos, este texto se configurará não somente como registro e análise das atividades didáticas em formato de dissertação. Será também um relato deste tempo pautado pelo meu testemunho no curso dos acontecimentos e estruturado no trânsito de teorias e práticas da educação e da literatura em cruzamento com sabedorias populares e ancestrais construídas pela diáspora negro-brasileira.
-
Mostrar Abstract
-
This research originates from the shared reading project of the novel O crime do Cais do Valongo, by Eliana Alves Cruz, in the 1901 class of the Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba, elaborated in the 2019. Project that was distorted to the extent that it comprised stages whose methods and procedures underwent changes imposed by the closure of schools in the year 2020. From the moment when certain problems inherent to our reality are wide open, the work ended up leading to reflection on the space where the school is located under the effects of the new coronavírus pandemic. During the development of the research project, the socio-politics of exclusion that affects Brazil was quite evident and even more profound in the public school. The novel selected for the project suggests the investigation of a crime hidden among the stones of Cais do Valongo. The work methodology relied on the observation of students in the sharing of their subjective readings and in the exchange with other more experienced readings, in order to investigate whether (and how) the updating of the literary text would occur, as reading strategies that cross over at a point of view cross. The reading of literature that recognizes plural wisdoms, such as those derived from the work of more experienced and professional readers and those of the subjective reading of readers in training, was a guide for the project and also an alternative way out when the difficulties of application and completion job. With the pandemic and while we were adapting to the use of masks, on the path that the research was taking, in addition to the stones of Cais do Valongo, another stone was wide open. And, in the course of this dissertation, some observations about the research path are developed in order to take advantage of the gaps experienced as a conducive space to talk about other things as well. In view of the emergency nature of certain subjects, this text will be configured not only as a record and analysis of didactic activities in the form of a dissertation. It will also be an account of this time guided by my testimony in the course of events and structured in the transit of theories and practices of education and literature in intersection with popular and ancestral wisdoms built by the black-Brazilian diaspora.
|
|
5
|
-
MARIANA GARCIA DE FREITAS
-
A RELAÇÃO ENTRE AS TIRAS DO ARMANDINHO E DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LEITURA
-
Orientador : WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIANE DE MELLO VIANNA DA ROCHA T RODRIGUES DO NASCIMENTO
-
FABIO ANDRE CARDOSO COELHO
-
WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
Data: 09/04/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa do Profletras (Mestrado Profissional em Letras), que buscou investigar a dificuldade dos alunos do 3º ciclo (6º e 7º ano) do Ensino Fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro em identificar a relação de intertextualidade entre o gênero textual tiras (especificamente, as tiras do Armandinho, do Alexandre Beck) e outros gêneros multimodais. Foram assumidos como objetivos específicos: a) incentivar a compreensão da linguagem mista presente nas tiras como algo importante para construção humana, histórica, social e cultural dos alunos como determina a BNCC; b) identificar as características presentes nas tiras e relacionar os diferentes componentes delas para compreender o texto; c) desenvolver nos alunos uma consciência crítica para que possam se expressar melhor, se posicionar e partilhar informações no seu meio social; d) ampliar o conhecimento enciclopédico e linguístico dos educandos através da leitura de diferentes textos multimodais; e) incentivá-los a conhecer e perceber os efeitos de sentido nos textos, identificando as críticas estabelecidas em relação ao intertexto; f) localizar informações explícitas e implícitas ao texto por meio de inferências; g) ler, compreender e interpretar o gênero a ser discutido, observando as características que o compõem e o meio em que circulam. Com o intuito de atingir esses objetivos, realizamos uma pesquisa inserida na área da Linguística Textual. Desse modo, pautamo-nos nas teorias de Bakhtin (1953, 1997, 2011), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2018), Dionísio (2008), Rojo (2012, 2015), Vergueiro (2018), Ramos (2017), entre outros, além dos documentos oficiais de ensino - PCN (1998) e BNCC (2016). Para isso, foi utilizada a metodologia da sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). No início da pesquisa, aplicamos algumas atividades de diagnose para constatar a hipótese levantada. Como a pesquisa não pode ser aplicada devido à epidemia do coronavírus (SARS-CoV-2), a estrutura do presente trabalho foi pautada na elaboração de um plano de aula geral baseado na proposta de Kaufman e Rodríguez (1995) e um caderno de atividades, contemplando os objetivos traçados inicialmente. Por fim, destaca-se a importância da leitura de textos de diferentes gêneros textuais e a ampliação do conhecimento de mundo dos educandos.
-
Mostrar Abstract
-
The main purpose of this research is to investigate the way students on their final years of high school in the public educational system identify the intertextual relation between the textual genre strips (specifically, the strips of Armandinho, by Alexandre Beck) with other multimodal texts. The specific objectives assumed are: (1) to encourage students to understand the mixed language present in the strips as something important for their human, historical, social and cultural construction as determined by the BNCC; (2) to develop students' critical awareness so that they can express themselves in a better way, place themselves and share information in their social environment; (3) to expand students' world knowledge through the reading of different multimodal texts; (4) to encourage students to know and notice the effects of meaning in texts, identifying the established criticisms as well as the effects of the intertext. This approach will have as theoretical support, conceptions about reading, textual/discursive genres, multimodality, the textual genre strips and aspects of intertextuality, topics based on the theories of Bakhtin (1953,1997, 2011), Solé (1998), Leffa (1996), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2018), Dionísio (2008), Rojo (2012, 2015), Vergueiro (2018), McCloud (2006), Ramos (2017), among others, in addition to the guidelines for Portuguese language teaching proposed by the PCNs (1998) and the BNCC (2006). For this, the qualitative methodology will be used with action research methods of Tripp (2005) and didactic sequence based on the methodology of Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). The first operational procedures for mediation were a questionnaire to check the students' reading proficiency and another one to identify their favorite themes on reading strips. Some diagnostic activities were also used to verify the hypothesis raised, that is, the difficulty that many students have in establishing the intertextual relations between the strips and their intertext. An average of 40 students from two high school classes participated in this study at a public elementary school in Paciência, located on the West of the city of Rio de Janeiro. The information obtained through these activities add important data to students' reading development, in addition to allow the verification of a small number of students who identify and establish intertextual relations. Finally, the importance of reading texts from different text genres and expanding the students' world knowledge is highlighted.
|
|
6
|
-
JÉSSICA MENDONÇA BASTOS
-
Proposta didática com jogos digitais para o ensino dos grafemas <g> e <j> em contextos regulares diante de vogais não anteriores na perspectiva da alfabetização e multiletramentos
-
Orientador : MARLI HERMENEGILDA PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARLI HERMENEGILDA PEREIRA
-
TANIA MIKAELA GARCIA ROBERTO
-
ELIETE FIGUEIRA BATISTA DA SILVEIRA
-
Data: 23/04/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem como enfoque o ensino da ortografia e o despertar da consciência fonológica na aprendizagem da escrita, durante os processos de alfabetização e letramento dos aprendizes. O objetivo geral é desenvolver uma sequência didática, com base no desenvolvimento da consciência fonológica e na promoção do ensino da ortografia, para explorar a utilização dos grafemas <g> e <j>, nos contextos regulares, ou seja, diante das vogais posteriores o, u e da vogal a, na produção escrita de alunos das classes de alfabetização. Têm-se como objetivos específicos: 1) Investigar as relações fonêmico-ortográficas dos grafemas <g> e <j>; 2) aplicar atividades diagnósticas direcionadas à identificação de dificuldades de ortografia em turmas de alfabetização, terceiro e quarto anos do ensino fundamental e 3) Mostrar a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para o ensino e aprendizagem da ortografia. A pesquisa tem como aporte teórico pesquisadores como Kato (1993), Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2019), Scliar- Cabral (2003), Roberto (2016), Massini-Cagliari e Cagliari (1999), Freire (2020), Soares (2018 a) entre outros. Foi, portanto, sugerida uma proposta de intervenção que possibilite aos alunos exercitarem atividades que visem ao desenvolvimento da consciência linguística e que permitam aos discentes refletirem sobre a língua de maneira lúdica, a fim de possibilitar a tomada de consciência dos fonemas e grafemas de sua própria língua e dominar, com autonomia e proficiência, o sistema de escrita alfabética da língua portuguesa. Esta investigação seguiu uma abordagem qualitativa, através da observação de um tema amplamente abordado, valendo-se da análise exploratória dos dados obtidos durante a diagnose e da aplicação do método indutivo por meio da investigação das teorias existentes e comparação dos itens auferidos para a elaboração de hipóteses, visando a transformação de um padrão de comportamento de um grupo específico (MEDEIROS, 2017). A análise diagnóstica utilizada nesta pesquisa foi aplicada em duas classes do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro, sendo a primeira uma turma de 3º ano participante do Projeto Carioquinha e a outra uma classe regular de 4º ano. As respostas encontradas nas atividades de diagnose revelaram considerável desconhecimento das relações entre os fonemas /Ʒ/ e /ց/ e os grafemas <j> e <g> na turma de 3º ano e em alguns alunos do 4º ano, comprometendo as habilidades de leitura e escrita. Desse modo, a proposição de uma sequência didática que possibilite o ensino sistemático da ortografia e priorize o desenvolvimento da consciência fonológica a partir de atividades lúdicas e reflexivas durante a etapa de alfabetização atenua significativamente os desvios produzidos, colaborando para uma aprendizagem de qualidade.
-
Mostrar Abstract
-
This study focuses on the teaching of spelling and the awakening of phonological awareness in the learning of writing, during the processes of literacy and literacy of the learners. The general objective is to develop a didactic sequence, based on the development of phonological awareness and the promotion of teaching spelling, to explore the use of graphemes <g> and <j>, in regular contexts, that is, in front of the posterior vowel’s “o”, “u” and vowel “a”, in the written production of students from the literacy classes. The specific objectives are: 1) Investigate the phonemic-orthographic relationships of graphemes <g> and <j>; 2) apply diagnostic activities aimed at identifying spelling difficulties in literacy classes, third and fourth years of elementary school and 3) Show the importance of the development of phonological awareness for the teaching and learning of spelling. The theoretical support of the research is researchers such as Kato (1993), Ferreiro and Teberosky (1999), Morais (2019), Scliar- Cabral (2003), Roberto (2016), Massini-Cagliari and Cagliari (1999), Freire (2020), Soares (2018 a) among others. Therefore, an intervention proposal was suggested to enable students to engage in activities aimed at developing linguistic awareness and allowing students to reflect on the language in a playful manner, in order to enable them to become aware of the phonemes and graphemes of their own and dominate, with autonomy and proficiency, the alphabetic writing system of the Portuguese language. This investigation followed a qualitative approach, through the observation of a widely discussed topic, making use of the exploratory analysis of the data obtained during the diagnosis and the application of the inductive method through the investigation of the existing theories and comparison of the items obtained for the elaboration of hypotheses, aiming at the transformation of a behavior pattern of a specific group (MEDEIROS, 2017). The diagnostic analysis used in this research was applied to two classes of elementary school in a municipal school in Rio de Janeiro, the first being a 3rd year class participating in the Carioquinha Project and the other a regular 4th year class. The answers found in the diagnostic activities revealed considerable ignorance of the relationships between the phonemes / Ʒ / and / ց / and the graphemes <j> and <g> in the 3rd year class and in some 4th year students, compromising the reading skills and writing. Thus, the proposition of a didactic sequence that allows systematic teaching of spelling and prioritizes the development of phonological awareness based on playful and reflective activities during the literacy stage significantly mitigates the deviations produced, contributing to quality learning.
|
|
7
|
-
ANGELA HELENA VIEIRA FERREIRA
-
O gênero entrevista de seleção: aperfeiçoando a oralidade na educação de jovens e adultos
-
Orientador : MARLI HERMENEGILDA PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIETE FIGUEIRA BATISTA DA SILVEIRA
-
MARLI HERMENEGILDA PEREIRA
-
TANIA MIKAELA GARCIA ROBERTO
-
Data: 30/04/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação propõe uma reflexão acerca da importância de trabalhar a oralidade formal pública, de forma sistemática, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tradicionalmente, os professores de português tendem a valorizar mais a linguagem escrita que a linguagem oral por questões de prestígio, exigência de produções escritas em concursos, dentre outras instâncias comunicativas. Isso faz com que a oralidade seja pouco trabalhada, sob a alegação de que, na fala, quase tudo é permitido, mas na escrita, não. O ensino da língua oral na escola deve proporcionar ao aluno o acesso ao uso mais formal ou convencional da linguagem, considerando a importância que dominar a palavra pública tem no exercício da cidadania (BRASIL, 1997). A partir da experiência docente da professora pesquisadora com alunos da EJA, observando seus anseios e uma considerável vontade de inserção no mercado de trabalho, esta dissertação reflete acerca do aprimoramento da oralidade formal em sala de aula. Considerando a entrevista de seleção como um gênero que proporciona o ensino de muitas habilidades, ampliando a competência comunicativa e alargando os horizontes do conhecimento, o objetivo geral desta dissertação é desenvolver uma sequência didática para o trabalho com o gênero entrevista de seleção voltada para alunos da EJA. Os objetivos específicos desta pesquisa são: (i) realizar atividades de adequação da fala a situações mais formais, explorando meios linguísticos e não-linguísticos (como a importância da comunicação não verbal por meio da gestualidade e expressões corporais); (ii) explorar as características estruturais, funcionais e estilísticas do gênero entrevista de seleção e, (iii) proporcionar situações comunicativas que se aproximem das práticas reais de uso, com dinâmicas e atividades diversificadas como entrevistas e outras que requeiram a realização da oralidade. A presente pesquisa se apoia nos pressupostos teóricos da sociolinguística interacionista, da pragmática e da linguística textual, reforçando a premissa de que o papel do professor de português é valorizar igualmente fala e escrita dentro das múltiplas possibilidades contextuais de comunicação. A metodologia desta pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa, de natureza aplicada. A diagnose ocorreu na Escola Municipal Marechal Pedro Cavalcanti, com a turma 163, do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), no segmento Peja II, Bloco II, referente ao 9º ano do ensino fundamental. A sequência didática, voltada ao aperfeiçoamento da língua oral, contemplou os seguintes tópicos: uso das formas de tratamento, aplicação de estratégias de polidez e das máximas do Princípio de Cooperação, postuladas por Grice (1982) e os critérios de textualidade como informatividade e situacionalidade (BEAUGRANDE; DRESSLER, 1981 apud KOCH; TRAVAGLIA, 1993). Espera-se que os resultados desta pesquisa, oriundos da aplicação da sequência didática proposta, sejam a efetiva melhora da oralidade formal do aluno e a conscientização de que o aprendizado é um processo contínuo e proveitoso em todos os sentidos.
|
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation proposes a reflection on the importance of working formal public speaking, in a systematic way, with students of Youth and Adult Education (EJA). Traditionally, Portuguese teachers tend to value written language more than oral language for reasons of prestige, demand for written productions in tests, among other communicative instances. This causes the orality to be poorly worked, under the argument that, in speech, almost everything is allowed, but in writing, it is not. The teaching of oral language at school should provide students with access to more formal or conventional use of language, considering the importance that dominating the public word has in the exercise of citizenship (BRASIL, 1997). Based on the teaching experience of the researcher teacher with EJA students, observing their expectations and a considerable desire to enter the formal job market, this dissertation reflects on the improvement of formal orality in classroom. This research is based on the theoretical assumptions of interactionist sociolinguistics, pragmatics and textual linguistics, reinforcing the premise that the role of the Portuguese teacher is to equally value speech and writing within the multiple contextual possibilities of communication. Considering the job selection interview as a genre that provides the teaching of many skills, expanding the communicative competence and broadening the horizons of knowledge, the general objective of this dissertation is to develop a didactic sequence for the job market with the job selection interview genre aimed at students of EJA. The specific purposes of this research are: (i) to accomplish activities to adapt speech to more formal situations, exploring linguistic and non-linguistic ways (such as the importance of non-verbal communication through gestures and body expressions); (ii) to explore the structural, functional and stylistic characteristics of the job selection interview genre and, (iii) to provide communicative situations approaching actual usage practices, with diversified dynamics and activities such as interviews and others that require orality. The methodology of this research is anchored in the qualitative approach, of an applied nature. The diagnosis took place at the Municipal School Marechal Pedro Cavalcanti, with class 163, from the Youth and Adult Education Program (PEJA), in the PEJA II, Block II segment, referring to the final year (9th) of elementary school. The didactic sequence, aimed at improving the oral language, covered the following topics: use of forms of treatment, use of politeness strategies and the maxims of the Cooperative Principle, postulated by Grice (1982), standards of textuality such as informativity and situationality (BEAUGRANDE; DRESSLER, 1981 apud KOCH; TRAVAGLIA, 1993). It is expected that the results of this research, originating from the application of the proposed didactic sequence, will be the effective improvement of the student's formal orality and the awareness that learning is a continuous and useful process in all senses.
|
|
8
|
-
LUCINÉIA DOS SANTOS SILVA
-
Leitura de minicontos: o trabalho com inferências de alto nível na sala de aula
-
Orientador : MARIA DO ROSARIO DA SILVA ROXO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA TAVARES MAURICIO LESSA
-
ANA FLÁVIA LOPES MAGELA GERHARDT
-
MARIA DO ROSARIO DA SILVA ROXO
-
MARLI HERMENEGILDA PEREIRA
-
Data: 06/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Levando em consideração os desafios que os estudantes enfrentam no processo de construção de inferências dentro do âmbito escolar, esta dissertação propõe a investigação do processo interpretativo de níveis elevados segundo a perspectiva de Applegate, A.; Quinn, k. & Applegate, M.(2002) e, para isso, de acordo com Vargas (2017), toma como base a leitura como um processo integrativo. A organização deste estudo se efetiva a partir de uma análise diagnóstica com alunos do sétimo e do oitavo ano de escolaridade, matriculados em uma escola municipal situada na Baixada Fluminense, RJ. Insere-se no campo dos aspectos cognitivos e metacognitivos como suporte à compreensão leitora nos processos inferenciais. O percurso planejado intenta (1) identificar como se evidenciam as práticas de subjetividade-leitora em situações pedagógicas de compreensão, (2) analisar, considerando a natureza das conexões entre conhecimento prévio e informações do texto, especificamente em termos do enquadramento construído pelos participantes a partir do estabelecimento da inferência, como ocorre o processo inferencial e, por fim, (3) propor encaminhamentos pedagógicos que contribuam na ampliação das ancoragens realizadas pelos discentes na geração de inferências nos níveis trabalhados. No percurso, foi possível observar que, em detrimento dos entraves presentes, os participantes demonstraram um desempenho positivo quando solicitados a responder questões enquadradas nos altos níveis inferenciais.
-
Mostrar Abstract
-
Taking into account the challenges that students face in the process of building inferences within the school environment, this dissertation proposes the investigation of the interpretative process of high levels according to the perspective of Applegate, A .; Quinn, k. & Applegate, M. (2002) and, for that, according to Vargas (2017), takes reading as an integrative process as a basis. The organization of this study is effective from a diagnostic analysis with students of the seventh and eighth year of school enrolled in a municipal school located in Baixada Fluminense, RJ. It is inserted in the field of cognitive and metacognitive aspects as a support for reading comprehension in inferential processes. The planned route intends (1) to identify how subjectivity-reading practices are evidenced in pedagogical situations of comprehension, (2) to analyze, considering the nature of the connections between prior knowledge and information of the text, specifically in terms of the framework constructed by the participants from the establishment of inference, as the inferential process occurs and, finally, (3) to propose pedagogical guidelines that contribute to the expansion of the anchorages made by the students in the generation of inferences in the worked levels. Along the way, it was possible to observe that, to the detriment of the present obstacles, the participants demonstrated a positive performance when asked to answer questions framed in the high inferential levels.
|
|
9
|
-
SABRINA DE OLIVEIRA
-
“GENTE GRANDE TÁ SEMPRE ACHANDO QUE CRIANÇA TÁ POR FORA”: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO POR MEIO DA LEITURA DE A BOLSA AMARELA, DE LYGIA BOJUNGA NUNES
-
Orientador : MARIO CESAR NEWMAN DE QUEIROZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANABELLE LOIVOS CONSIDERA
-
MARIO CESAR NEWMAN DE QUEIROZ
-
RIVIA SILVEIRA FONSECA
-
Data: 30/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Percebendo o uso do texto literário em sala de aula como pretexto para trabalhar atividades gramaticais, as quais exigem o domínio da norma padrão em modalidade escrita; para questões nas quais são abordados aspectos puramente técnicos; ou ainda para exercícios de caráter exclusivamente interpretativo, esta pesquisa tem por objetivo promover uma proposta adequada de letramento literário por meio da leitura do livro A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, publicado em 1976. Assume-se, então, como objetivos a democratização da literatura, considerada a escola como espaço privilegiado para o acesso dos leitores iniciantes ao livro literário; e a proposição de uma sequência didática, ancorada nos estudos de Rildo Cosson, com vistas ao letramento literário dos educandos. Para tanto, adota-se a perspectiva da pesquisa-intervenção, uma vez que, identificadas falhas recorrentes na escolarização da literatura, busca-se uma estratégia que contribua efetivamente para a formação do leitor literário. A sequência para a leitura literária de um dos clássicos da literatura dirigida ao público infanto-juvenil, de Lygia Bojunga, foi desenvolvida tendo em vista educandos com idade entre 10 e 12 anos, cursando o sexto ano do ensino fundamental, em uma instituição pública, o CIEP Cora Coralina, localizado no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; e concretiza-se pela leitura integral do livro em sala de aula, acompanhada de debates e registros escritos, que formariam a base de dados em caráter qualitativo. Tendo em vista a impossibilidade de aplicar a pesquisa, em virtude do cenário pandêmico, não será possível expor os resultados de sua aplicação. Entretanto, a sequência didática é apresentada na esperança que possa ser aplicada em um futuro próximo.
-
Mostrar Abstract
-
From noticing the usage of literary texts in classrooms as a pretext to work grammatical activities, which require the mastering of standard grammar rules in writing; for cases in which purely technical aspects are dealt with; or even for exclusively interpretative-character exercises, this research has the objective of promoting an adequate proposal of literary literacy through the reading of the book A Bolsa Amarela, by Lygia Bojunga, published in 1976. The objectives, thus, are set as the democratization of literature, considering school as a privileged space for the access of beginning readers to the literary book; and the proposal of a didactic sequence, based on the studies of Rildo Cosson, aiming for the literary literacy of students. For this purpose, the intervention-research perspective is adopted, once that, with recurring flaws in schooling of literature identified, a strategy that effectively contributes towards the formation of the literary reader is searched. The sequence for the literary reading of one of literature classics oriented to infant-juvenile public, by Lygia Bojunga, was developed focusing on students between 10 and 12 years old, in the sixth grade of middle school, in a public institution, the CIEP Cora Coralina, located in the city of Duque de Caxias, at the Baixada Fluminense region; and it is concretized by the integral reading of the book in the classroom, followed by debates and written registers, which would build the database in a qualitative character. Having in mind the impossibility of applying the research due to the pandemic scenario, it won’t be possible to expose the results of its application. However, the didactic sequence is presented in hope it can be applied in a near future.
|
|
10
|
-
DIOGO COUTINHO SANTANA
-
O PROTAGONISMO NEGRO NOS CORDÉIS DE JARID ARRAES: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
-
Orientador : MARIO CESAR NEWMAN DE QUEIROZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANABELLE LOIVOS CONSIDERA
-
MARIO CESAR NEWMAN DE QUEIROZ
-
RIVIA SILVEIRA FONSECA
-
Data: 01/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A literatura brasileira, de modo geral, sempre apresentou a figura do negro de forma marginalizada e estereotipada, negando a ele a posição de protagonista de suas próprias narrativas. Dessa forma, este trabalho de pesquisa surge da necessidade de visibilização do negro como sujeito do discurso e de sua identidade, não apenas como objeto de observação. Além do mais, propõe uma intervenção didática com vistas a promover a inserção do aluno no espaço literário por meio de textos que estejam próximos de sua realidade. Sendo assim, a literatura de cordel afigura-se como o texto literário capaz de fazer uma ponte entre o aluno e a literatura, perpassando por questões inerentes ao grupo de educandos pesquisado, que é constituído, em sua maioria, por alunos negros, periféricos e socialmente vistos como marginalizados, principalmente quando se trata do público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é o público-alvo desta pesquisa. Para tanto, o livro Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, de Jarid Arraes, norteará este trabalho. Tal obra permite que o aluno tenha contato com um texto escrito por uma mulher negra e que dá protagonismo a importantes personalidades negras da História do Brasil, das artes e da literatura. Tendo em vista o contexto patriarcal e estruturalmente racista no qual estamos inseridos, é premente pensar em propostas de ensino que retiram o negro do lugar de invisibilidade, que dão voz aos que estavam relegados ao esquecimento e sofrem até hoje com o apagamento de sua cultura. Promover um letramento literário a partir dessa perspectiva étnico-racial, utilizando um texto popular e regional, com uma linguagem acessível e uma estrutura lúdica, fazendo o aluno se reconhecer e se sentir representado naquela literatura e permitindo aos demais alunos entenderem a importância do deslocamento do protagonismo nos textos literários, surgem como objetivos essenciais para a realização da pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
Brazilian literature, in general, has always presented the figure of The Black in a marginalized and stereotyped way, denying black people the protagonist position of their own narratives. Thus, this research paper arises from the need to see the black man not only as an object of observation but also as the subject of discourse and his identity. Furthermore, it proposes a didactic intervention with the aim of promoting the student`s insertion in the literary space through texts that are close to his reality. For this reason, Cordel literature seems to be the literary text able to bridge the gap between the student and literature, going through issues inherent to the researched group of students, which is mostly made up of black students, the ones from the ghetto and socially seen as marginalized students, especially when it comes to the audience of Youth and Adult Education (EJA), which is the target audience of this research. For this purpose, the book called Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, by Jarid Arraes, will guide this research. This work allows the student to have contact with a text written by a black woman who spotlights the importance of black personalities from the History of Brazil, arts and literature. Considering the patriarchal and racist context in which we live in, it is urgent to think about teaching proposals that remove The Black from his invisibility place, giving voice to those who were relegated to oblivion and suffer the deletion of his culture until today. Promoting literary literacy from this ethnic-racial perspective, using a regional and popular text with an accessible language and a playful structure, making students recognize themselves and feel represented in that literature and allowing other students to understand the importance of changing what has always been the spotlight in literary texts emerge as essential goals of this research paper.
|
|
11
|
-
RUTE FERREIRA DA SILVA LOPES
-
O APRIMORAMENTO DA LEITURA A PARTIR DA MULTISSEMIOSE: OS ADJETIVOS IMPLÍCITOS E OS EXPLÍCITOS NAS TIRINHAS
-
Orientador : WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
GERSON RODRIGUES DA SILVA
-
ELEONE FERRAZ DE ASSIS
-
Data: 15/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma proposta de material didático com a intenção de contribuir para o aprimoramento da habilidade de leitura dos alunos do Projeto Carioca I, da rede pública de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ), tendo como ponto de partida a categoria linguística dos adjetivos dentro do gênero textual das tirinhas. Tem-se como objetivos específicos: a) elaborar documento com fundamentação teórica e metodologia da pesquisa; b) inserir no material didático expectativas de respostas dos alunos; c) inserir no material orientações complementares ao professor; d) organizar atividades didáticas que articulem língua e discurso, com ênfase na interpretação a partir da classe dos adjetivos; e) contribuir para a melhor compreensão do aluno ao ler tirinhas e outros textos multimodais. A base teórica dos estudos reúne conceitos desenvolvidos na área da Linguística Textual, tais como, gênero textual e multimodalidade, e ainda outros de base cognitivista, como o de leitura. Como fim, entendemos ser urgente um debate maior sobre o modo de ensinar Língua Portuguesa, inserindo as histórias em quadrinhos como metodologia que pode facilitar o aprendizado por parte de cada aluno.
-
Mostrar Abstract
-
The present work aims to build a proposal for didactic materials that aim to contribute to the improvement of the reading skills of students of the Carioca I Project, of the public education network Municipal Secretary of Education (SME) of the City of Rio Janeiro (PCRJ), taking as its starting point, the linguistic category adjectives, in the textual genre strips. It specifically aims to: a) prepare a document with theoretical basis and research methodology; b) insert expectations of students' responses in the didactic material; c) insert in the material complementary orientations to the teacher; d) organize didactic activities that articulate language and discourse, with an emphasis on interpretation from the class of adjectives; e) contribute to the student's better understanding when reading comic strips and other multimodal texts. The theoretical basis of the studies brings together concepts developed in the area of Textual Linguistics, such as textual genre and multimodality, and still others with a cognitive basis, such as reading.
|
|
12
|
-
THAYANE MOUTINHO
-
O ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO NOTÍCIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA
-
Orientador : WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GERSON RODRIGUES DA SILVA
-
PATRÍCIA FERREIRA NEVES RIBEIRO
-
WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
Data: 20/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho trata da relevância do adjunto adverbial de tempo na construção do gênero notícia. A atividade de leitura pressupõe que o leitor, com base no conhecimento social sobre os gêneros textuais, identifique a sua finalidade. No gênero notícia, além disso, é necessário compreender como determinado elemento linguístico contribui para sua organização. O objetivo geral desta pesquisa é o de desenvolver uma proposta de ensino da compreensão leitora de textos do gênero notícia, por meio de uma sequência didática, que pretende ampliar o conhecimento dos alunos sobre o funcionamento discursivo desses textos e oferecer condições para solucionar possíveis dificuldades de leitura relacionadas à identificação do fato principal noticiado. Para alcançar esse propósito, os objetivos específicos projetados são: (1) auxiliar o aluno na identificação do adjunto adverbial de tempo que está diretamente relacionado à identificação do acontecimento novo e (2) assistir o aluno na identificação do acontecimento novo, do fato noticiado. Foram adotados apoios teóricos advindos dos campos da Linguística Textual (MARCUSCHI, 2002; 2008) e da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 1992; 2001; 2005; 2010). As atividades desenvolvidas têm como público-alvo alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, no bairro de Sepetiba.
-
Mostrar Abstract
-
This work deals with the relevance of the adverbial adjunct of time in the construction of the news genre. The reading activity presupposes that the reader, based on social knowledge about textual genres, identifies its purpose. In the news genre, moreover, it is necessary to understand how a particular linguistic element contributes to its organization. The general objective of this research is to develop a proposal for teaching reading comprehension of texts in the news genre, through a didactic sequence, which intends to expand students' knowledge about the discursive functioning of these texts and offer conditions to solve possible Reading difficulties related to the identification of the main fact reported. To achieve this purpose, the specific objectives designed are: (1) assist the student in identifying the adverbial adjunct of time that is directly related to the identification of the new event and (2) assist the student in identifying the new event, the reported fact. Theoretical supports were adopted from the fields of Textual Linguistics (MARCUSCHI, 2002; 2008) and the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis (CHARAUDEAU, 1992; 2001; 2005; 2010). The activities developed have as a target audience students from a 7th grade class of elementary school of a public school of the city of Rio de Janeiro, in the neighborhood of Sepetiba.
|
|
13
|
-
CRISTIANE SILVA DOS SANTOS
-
O MAPA MENTAL COMO RECURSO PROMOTOR DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA METACOGNITIVISTA PARA ESTUDANTES EM CORREÇÃO DE FLUXO
-
Orientador : ADRIANA TAVARES MAURICIO LESSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA TAVARES MAURICIO LESSA
-
MARCELO ALEXANDRE SILVA LOPES DE MELO
-
MARLI HERMENEGILDA PEREIRA
-
Data: 26/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa do Profletras (Mestrado Profissional em Letras), que acompanhou uma turma em situação de correção de fluxo apoiando-se na teoria de que durante as tarefas de leitura, alunos repetentes utilizam poucas ou quase nenhuma estratégia metacognitiva frente aos alunos não repetentes (JOLY; SANTOS; MARINI, 2006). Por isso, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o ensino-aprendizagem das estratégias metacognitivas de leitura para alunos com histórico de repetência, que se encontram em situação de correção de fluxo. São assumidos como objetivos específicos deste trabalho: (a) analisar as características principais da relação dos estudantes com a leitura, (b) investigar o uso do mapa mental como uma estratégia metacognitiva de leitura e (c) propor um protocolo didático para o ensino de leitura em contexto de correção de fluxo. A metodologia se caracteriza como pesquisa-ação, com base nos seguintes procedimentos metodológicos: questionário sociocultural e atividades de diagnose, que foram utilizados para compreender os movimentos de ativação do conhecimento prévio realizados pelos estudantes durante as atividades de leitura. Participam dessa pesquisa 19 alunos de uma unidade escolar da rede estadual de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Na diagnose, observamos predominância de respostas apenas literais, uma especial dificuldade em detectar o significado de palavras e o uso limitado de estratégias metacognitivas observáveis, como grifar. A partir da constatação de que esses fatores impulsionam o afastamento do aluno em sua posição de leitor com o texto, definimos como foco da proposta pedagógica explorar a integração de conhecimentos prévios e sistematizar um protocolo didático capaz de, através do mapa mental, servir como recurso promotor de estratégias metacognitivas de leitura.
-
Mostrar Abstract
-
Researches indicate that during reading tasks students that repeat the grade use few or almost no metacognitive strategies in comparison to the ones that did not repeat (JOLY; SANTOS; MARINI, 2006). For this reason, this research’s general goal is to investigate the teaching and learning of the reading metacognitive strategies for students in flow correction situation. The specific goals are: (a) recognizing which reading metacognitive strategies these students already use and (b) to investigate the use of the mind map as a metacognitive reading strategy and (c) proposing a didactic unit to teach reading in the flow correction context. The exploratory methodology will be applied based on the following methodological procedures: a sociocultural questionnaire and preliminary diagnostic activities, which were used to understand the activating movements of previous knowledge held by the students during the reading activities. Nineteen students from a school unit in the state network of Duque de Caxias, in the state of Rio de Janeiro, participated in this research. In diagnosis, we observed a predominance of only literal responses, a special difficulty in detecting the meaning of words and the limited use of observable metacognitive strategies, such as underlining. Based on the observation that these factors drive the student's distance from his position of reader with the text, we defined as the focus of the pedagogical proposal to explore the integration of previous knowledge and systematize a didactic protocol capable of serving as a resource through the mind map, promoter of metacognitive reading strategies.
|
|
14
|
-
JACQUELINE ALVES DE ANDRADE DE SOUZA
-
Compreensão da linguagem metafórica em contos africanos de Mia Couto: proposta pedagógica apoiada na didática metacognitiva
-
Orientador : ROZA MARIA PALOMANES RIBEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GERSON RODRIGUES DA SILVA
-
MARCELO ANDRADE LEITE
-
ROZA MARIA PALOMANES RIBEIRO
-
Data: 05/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação tem como foco de pesquisa a contribuição da didática metacognitiva como forma de potencializar a compreensão da linguagem metafórica em contos da literatura africana de Mia Couto. O objetivo principal desta pesquisa consistiu em analisar referências bibliográficas que direcionassem os estudos de forma mais aprofundada, permitindo que as conclusões advindas da pesquisa contribuíssem para a elaboração de um caderno pedagógico, cuja sequência didática fosse capaz de melhorar o desempenho dos alunos no que tange à interpretação de textos, destacadamente, a linguagem metafórica presente nos contos do autor Mia Couto (2009, 2013, 2014). A proposta de pesquisa surgiu da dificuldade apresentada pelos alunos diante das atividades de interpretação de textos com o teor mais metafórico, por isso a sequência didática foi estruturada com propostas pedagógicas apoiadas na didática metacognitiva almejando-se, assim, que os alunos desenvolvam uma prática de leitura mais exitosa e sejam estimulados a administrar o próprio processo de aprendizagem por meio da autorregulação, afinal, vivemos numa sociedade grafocêntrica o que torna imprescindível o ato de ler e escrever de maneira proficiente. A presente dissertação se fundamenta teoricamente nos pressupostos da Linguística Cognitiva com base nos estudos de Lakoff e Johnson (2002), orientando para uma didática metacognitiva como propõem Palomanes (2018), fundamentada nos estudos de Flavell (1987), Brown (1978), Flavell e Wellman (1977); Boruchovitch e Gomes (2019) fundamentadas nos estudos de Bandura (1996) e Zimmerman (1998). Através da metodologia da pesquisa-bibliográfica, apoiada por autoras como Lakatos e Marconi (2003) ocorreu a leitura de obras com caráter científico, o que viabilizou a construção da fundamentação teórica da dissertação, a identificação das contradições, a descoberta de repostas para as perguntas efetuadas, a elaboração de um caderno pedagógico e, finalmente, a formulação das conclusões acerca do estudo realizado.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation focuses on metacognitive didactics contribution as a way to enhance the metaphorical language understanding in African Literature short stories by Mia Couto. This research main objective was to analyze bibliographical references that could guide the studies in a more in-depth way, allowing the conclusions arising from the research to contribute to a pedagogical notebook elaboration of, whose didactic sequence was able to improve students performance with regard to texts interpretation, specially metaphorical language present in Mia Couto’s short stories. (2009, 2013, 2014). The research proposal arose from the difficulty presented by the students in face of interpreting texts with a more metaphorical content activities, so the didactic sequence was structured with pedagogical proposals supported by metacognitive didactics, thus aiming for the students to develop a practice of more successful reading and are encouraged to manage their own learning process through self-regulation, after all, we live in a graphocentric society, which makes the reading and writing acts proficiently essential. This dissertation is theoretically based on the assumptions of Cognitive Linguistics based on the studies of Lakoff and Johnson (2002), orienting towards metacognitive didactics as proposed by Palomanes (2018), based on the studies of Flavell (1987), Brown (1978), Flavell and Wellman (1977); Boruchovitch and Gomes (2019) based on the studies of Bandura (1996) and Zimmerman (1998). Through bibliographical research methodology, supported by authors as Lakatos and Marconi (2003), the reading of works with a scientific character occurred, which enabled the theoretical foundation construction of the dissertation, contradictions identification, answers discovery to the questions carried out, a pedagogical notebook elaboration and, finally, conclusions formulation about the study carried out.
|
|
15
|
-
MARIA DE FÁTIMA MONTEIRO DE ARAÚJO
-
O uso de estratégias metacognitivas para a produção de sentidos no gênero multimodal Meme.
-
Orientador : ROZA MARIA PALOMANES RIBEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROZA MARIA PALOMANES RIBEIRO
-
WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
ADRIANO OLIVEIRA SANTOS
-
Data: 08/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Os olhares de muitos professores de Língua Portuguesa estão voltados para discussões acerca das práticas pedagógicas no ensino da leitura. Muito se tem produzido. Dentre tantos estudos, busca-se promover uma reflexão sobre as estratégias didáticas, que possibilitam o desenvolvimento de habilidades, que conduzam à competência leitora. Este trabalho tem por objetivo propor e analisar de forma crítica, uma sequência didática, que se utiliza de estratégias metacognitivas para a formação de conceitos e produção de sentidos em texto multimodal meme. Trata-se de metodologia propositiva, que traz embasamento teórico sobre esta prática pedagógica. As considerações sobre o material fundamentam-se em: Cavalcante e Ribeiro (2015), Gerhardt, Albuquerque e Silva (2009), Guerreiro & Soares (2016), Kato (1985), Kleiman (2000), Marcuschi (2008), Palomanes (2018), Rojo (2012), Silva (2018), Solé (1998), Souza (2019) entre outros. Parte-se do pressuposto de que o trabalho com textos multimodais e, em especial, com o gênero meme, que já faz parte do repertório cultural de nossos alunos, possibilita uma maior participação e atenção nas atividades. Procura-se ressaltar, nesta pesquisa, que o uso de estratégias metacognitivas em leitura, traz uma autonomia e autorregulação por parte de nossos alunos, de forma a contribuir para a compreensão do texto. Dessa forma, queremos confirmar que o usos de estratégias metacognitivas no ensino da leitura de textos multimodais como os memes, é antes de mais nada, um excelente recurso para que nosso aluno, leitor, alcance a compreensão dos textos e mais ainda, tenha a possibilitar de gerenciar, monitorar e verificar sua aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
The views of many Portuguese language teachers are focused on discussions about pedagogical practices in the teaching of reading. Much has been produced. Among so many studies, it seeks to promote a reflection on teaching strategies, which enable the development of skills, which lead to reading competence. This work aims to critically propose and analyze a didactic sequence, which uses metacognitive strategies for the formation of concepts and production of meanings in multimodal meme text. It is a qualitative methodology that provides a theoretical basis for this pedagogical practice. Considerations about the material are based on: Cavalcante e Ribeiro (2015), Gerhardt, Albuquerque e Silva (2009), Guerreiro & Soares (2016), Kato (1985), Kleiman (2000), Marcuschi (2008), Palomanes (2018), Rojo (2012), Silva (2018), Solé (1998), Souza (2019) and others. It is based on the assumption that working with multimodal texts and, especially, with the meme genre, which is already part of the cultural repertoire of our students, allows for greater participation and attention in activities. It is sought to emphasize in this research, that the use of metacognitive strategies in reading, brings an autonomy and self-regulation on the part of our students, in order to contribute to the comprehension of the text. Thus, we want to confirm that the use of metacognitive strategies in teaching reading of multimodal texts such as memes is, above all, an excellent resource for our student, reader, to reach the understanding of texts and, moreover, to enable to manage, monitor and verify your learning.
|
|
16
|
-
FLAVIO COSME ROCHA DE LIMA
-
ESTUDO E USO DE TER, HAVER E EXISTIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
-
Orientador : ANGELA MARINA BRAVIN DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA MARINA BRAVIN DOS SANTOS
-
GILSON COSTA FREIRE
-
KAREN SAMPAIO BRAGA ALONSO
-
Data: 08/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta uma proposta colaborativa de aprendizagem (TORRES e IRALA, 2014, BEHERNS, 2004) para o estudo e uso dos verbos ter, haver e existir no 7º ano do Ensino Fundamental. Os estudos linguísticos apontam para a preferência da forma ter nas construções existenciais na oralidade (DUARTE, 2003; CALLOU e AVELAR, 2000; VITÓRIO, 2010; DUTRA, 2000), mas, na escola, o aluno passa a conhecer o uso dos verbos haver e existir com base na descrição das gramáticas normativas. Sugere-se uma mediação didática que facilite o estudante entrar em contato com as várias possibilidades de construções existenciais e aprenda a usá-las em contextos de oralidade e escrita. Parte-se do contínuo oralidade-letramento (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005a) a partir de um circuito com os gêneros textuais fanfic, meme, charge e conto (MARCUSCHI, 2010). O objetivo principal da proposta, portanto, foi contribuir para o conhecimento, por parte dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, dos verbos ter, existir e haver existenciais e a relação desses verbos com aspectos da oralidade e da escrita do português como língua materna. A hipótese que direciona o circuito é que o estudo e uso desses verbos, no Ensino Fundamental, devem estar associados à linguagem do aluno e aos gêneros textuais da oralidade e da escrita. Relacionou-se a abordagem colaborativa de aprendizagem a aspectos da metodologia ativa de ensino de línguas (MORAN, 2015) para sustentar a ideia de que o professor de língua materna pode atuar como um agente de mediação do aprendizado dos verbos mencionados, apresentando as possibilidades de usos na escrita e na oralidade. O aluno será o agente desta ação pedagógica por meio da qual constrói e aplica o saber aprendido.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation presents a collaborative learning proposal (TORRES and IRALA, 2014, BEHERNS, 2004) for the study and use of verbs to ter, haver and existir in the 7th grade of elementary school. Linguistic studies point to the preference of the form to have in existential constructions in orality (DUARTE, 2003; CALLOU and AVELAR, 2000; VITÓRIO, 2010; DUTRA, 2000), but at school, the student gets to know the use of verbs to have and exist based on the description of normative grammars. It is suggested a didactic mediation that facilitates the student to get in touch with the various possibilities of existential constructions and learn to use them in oral and written contexts. We start from the orality-literacy continuum (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005a) from a circuit with the text genres fanfic, meme, charge and short story (MARCUSCHI, 2010). The main objective of the proposal, therefore, was to contribute to the knowledge, by the students of the 7th year of Elementary School, of the verbs have, exist and exist existential and the relationship of these verbs with aspects of orality and writing of Portuguese as a mother tongue. The hypothesis that guides the circuit is that the study and use of these verbs, in Elementary School, must be associated with the student's language and the textual genres of orality and writing. The collaborative learning approach was related to aspects of the active methodology of language teaching (MORAN, 2015) to support the idea that the mother tongue teacher can act as a mediation agent for the learning of the mentioned verbs, presenting the possibilities of uses in writing and orality. The student will be the agent of this pedagogical action through which he builds and applies the knowledge learned.
|
|
17
|
-
JULIANA MARCELINO DE LIMA BARCELLOS
-
VIROU MEME, VIROU MANCHETE: A RETEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CRISTINA DOS SANTOS MALFACINI
-
ANGELA MARINA BRAVIN DOS SANTOS
-
WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
Data: 09/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prioriza o ensino da Língua Portuguesa a partir de tipologias e gêneros textuais. No entanto, por ter sido implantada de modo efetivo recentemente, os professores ainda não desenvolvem plenamente as competências e habilidades previstas no documento. E é extremamente preocupante o fato de alunos iniciarem o 6º ano e darem continuidade ao Ensino Fundamental, chegando ao 9º ano, sem desenvolver habilidades em escrita previstas nesse documento e em outros documentos educacionais oficiais, como os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs), que são bem anteriores à Base. Tal problema aponta para a necessidade de transformações na prática de ensino da Língua Portuguesa, que, tradicionalmente, abre pouco espaço para se trabalhar com questões relativas à sistematização do ensino de escrita e de reescrita. Todavia, é possível conduzir práticas pedagógicas diversificadas, em um ambiente inovador, tratando variados temas, de maneira criativa, e levando em conta o cotidiano dos alunos, seus conhecimentos prévios, seus interesses, bem como suas necessidades curriculares. O advento dos estudos em Linguística sobre o ensino da leitura e da escrita trouxe contribuições relevantes, do ponto de vista teórico. Estudiosos como Marcuschi (2006), Koch (2002), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros, apresentam teorias nas quais estão inseridas a ideia de textos como eventos sociais, em que os sujeitos são vistos como agentes protagonistas em suas produções e em análises textuais. A partir dessa perspectiva, os textos passam a constituir-se em atividades sociais e não mais em um instrumento para se verificar o conhecimento das normas gramaticais. Sob esse prisma, deve-se levar em conta a situação sociocomunicativa, histórica e cultural para o trabalho com textos. É no contexto dessas teorias e proposições sobre o ensino da leitura e da escrita que se situa o trabalho aqui apresentado, cujo principal objetivo é o de possibilitar a educandos de escolas estaduais uma maior inserção em práticas letradas, no qual o enfoque será a narração, que se faz presente em vários gêneros textuais como notícias, crônicas, contos, romances, relatos, filmes e até mesmo nas redes sociais. Para a execução da proposta, será apresentada uma sequência didática, a partir da abordagem metodológica elaborada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com atividades que incluem trabalhos de análise de leitura, de retextualização, a partir de postulações de Dell’Isola (2008), de memes para notícias on-line, as quais possibilitarão aos estudantes uma aproximação com o tema de seu interesse e um processo sistemático e planejado de aprendizagem em relação à produção textual e à leitura. Assim, espera-se contribuir para a integração socioeducativa destes alunos, favorecendo sua aprendizagem, o resgate da confiança em suas potencialidades, e ampliando suas possibilidades de participação cidadã.
-
Mostrar Abstract
-
The Common National Curriculum Base (BNCC) prioritizes the teaching of the Portuguese language from textual typologies and genres. However, as it has been effectively implemented recently, teachers still do not fully develop the competencies and skills provided for in the document. And it is extremely worrying the fact that students start the 6th year and continue with Elementary School, reaching the 9th year, without developing writing skills provided for in this document and in other official educational documents, such as the National Curriculum Parameters (PCNs), which are well before the Base. This problem points to the need for transformations in the practice of teaching the Portuguese language, which traditionally leaves little room for working with issues related to the systematization of the teaching of writing and rewriting. However, it is possible to conduct diversified pedagogical practices, in an innovative environment, dealing with various themes, in a creative way, and taking into account the students' daily lives, their previous knowledge, their interests, as well as their curricular needs. The advent of Linguistics studies on the teaching of reading and writing brought relevant contributions from a theoretical point of view. Scholars such as Marcuschi (2006), Koch (2002), Dolz and Schneuwly (2004), among others, present theories in which the idea of texts as social events is inserted, in which subjects are seen as protagonists in their productions and in textual analyses. From this perspective, texts become social activities and no longer an instrument to verify knowledge of grammatical norms. From this perspective, the socio-communicative, historical and cultural situation for working with texts must be taken into account. It is in the context of these theories and propositions about the teaching of reading and writing that the work presented here is located, whose main objective is to enable students from state schools to have greater inclusion in literate practices, in which the focus will be on narration, which is present in various textual genres such as news, chronicles, short stories, novels, stories, movies and even on social networks. For the execution of the proposal, a didactic sequence will be presented, from the methodological approach elaborated by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), with activities that include works of reading analysis, of retextualization, from the postulations of Dell'Isola (2008), from memes to online news, which will enable students to approach the topic of interest and a systematic and planned learning process in relation to textual production and reading. Thus, it is expected to contribute to the socio-educational integration of these students, favoring their learning, the rescue of confidence in their potential, and expanding their possibilities for citizen participation.
|
|
18
|
-
DANIELLE MALTA FERNANDES
-
Sequência didática para a produção textual do gênero redação da EJA
-
Orientador : GERSON RODRIGUES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GERSON RODRIGUES DA SILVA
-
WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
ADRIANO OLIVEIRA SANTOS
-
Data: 10/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação de mestrado discorre a respeito da produção textual de natureza dissertativa-argumentativa com a aplicação da sequência didática (SD), com o foco na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para estudantes no final do Ensino Fundamental. Existe o entendimento de que, com a mediação do professor, dessa forma, os alunos podem utilizar-se de estratégias que lhes permitem ativar conteúdos que venham a enriquecer a sua produção textual. O uso de textos de apoio é fundamental, porque eles possibilitam que os estudantes acionem informações novas para enriquecer seus textos. Além disso, os estudantes podem se valer do letramento que foram acumulando ao longo de suas trajetórias de construção de conhecimento. O objetivo geral da iminente pesquisa é apresentar uma SD para turmas da EJA/EF com suporte do letramento para o trabalho com a produção textual do gênero redação do ENCCEJA a fim de trazer benefícios ao processo pedagógico. Os objetivos específicos são discorrer sobre os pressupostos da linguística textual; apresentar aspectos históricos sobre a linguística e sobre o letramento, considerando os aspectos cognitivos que propiciam o aperfeiçoamento da produção textual, considerando os pressupostos teóricos do letramento dos alunos da EJA. Para a efetivação das etapas, são apresentados modelos de atividades que farão parte da SD. O ensino da produção de texto com o foco no gênero textual permite a ampliação da participação desses sujeitos na vida social no que diz respeito à leitura e à escrita. Essa pesquisa tem o foco no gênero textual do ENCCEJA, o texto dissertativo-argumentativo. Como no Brasil não há um documento curricular oficial voltado para a EJA, a SD se embasa na Base Nacional Comum Curricular - BNCC - para o Ensino Fundamental, no componente Língua Portuguesa. A metodologia da pesquisa é bibliográfica, com a apresentação de uma proposta de uma SD para aplicar em uma turma da EJA/EF, assim que as escolas reabrirem, pois estão fechadas devido à pandemia da COVID-19. Desse modo, não há resultado da pesquisa, pois foi possível somente criar a proposta.
-
Mostrar Abstract
-
This master's thesis discusses the textual production of a dissertation-argumentative nature with the application of the didactic sequence (SD), with a focus on the teaching modality of Youth and Adult Education (EJA), for students at the end of Elementary School. There is an understanding that, with the mediation of the teacher, in this way, students can use strategies that allow them to activate content that will enrich their textual production. The use of handouts is critical because they enable students to trigger new information to enrich their texts. In addition, students can take advantage of the literacy they have accumulated throughout their knowledge construction trajectories. The general objective of the imminent research is to present a DS for EJA/EF classes with literacy support to work with textual production of the ENCCEJA writing genre in order to bring benefits to the pedagogical process. The specific objectives are to discuss the presuppositions of textual linguistics; present historical aspects of linguistics and literacy, considering the cognitive aspects that provide the improvement of textual production, considering the theoretical assumptions of literacy for EJA students. To carry out the steps, models of activities that will be part of the SD are presented. The teaching of text production with a focus on textual genre allows the expansion of these subjects' participation in social life with regard to reading and writing. This research focuses on the textual genre of ENCCEJA, the essay-argumentative text. As in Brazil there is no official curriculum document aimed at EJA, the SD is based on the Common National Curriculum Base - BNCC - for Elementary Education, in the Portuguese Language component. The research methodology is bibliographical, with the presentation of a proposal for a DS to apply in an EJA/EF class, as soon as the schools reopen, as they are closed due to the COVID-19 pandemic. Thus, there is no search result, as it was only possible to create the proposal.
|
|
19
|
-
LARIZE PEREIRA LOPES
-
Leitura de textos literários e midiáticos como caminho para reconhecimento do papel social atribuído à mulher e empoderamento feminino
"Foi tanto sim, que agora digo não!”
-
Orientador : MARIA DO ROSARIO DA SILVA ROXO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA TAVARES MAURICIO LESSA
-
MARIA DO ROSARIO DA SILVA ROXO
-
VICTORIA WILSON DA COSTA COELHO
-
Data: 10/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A minha proposta pedagógica foi inspirada nos trabalhos de De Lucia e Hocevar (2008), que propõem um modelo didático de fases interativas para o ensino. Deste modo, concebem que a maior parte dos textos não se constituem como textos independentes de outros textos, mas se encontram em uma trama comunicativa. Assim, as autoras dialogam constantemente com outros autores que surgem no contexto da situação comunicativa, a partir da polifonia das diversas vozes presentes em um mesmo texto. Nesse contexto, encaro que as atividades didáticas por mim propostas, deveriam considerar aspectos que abordassem um tema relevante para os alunos e que, ao mesmo tempo, dialogasse com outros materiais, a fim de construir uma aprendizagem significativa. Assim, entendo que o trabalho busca aliar um tema de extrema relevância social, como o reconhecimento do papel social da mulher e o empoderamento feminino, ao ensino dos elementos que compõem os gêneros apresentados, bem como os recursos e estratégias de que lançam mão. Desta forma, nas atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura, busco promover o desenvolvimento global dos alunos, em seus aspectos intelectual, psicológico e social, através de atividades que permitem a reflexão de temas que são realidade na sociedade atual e que levem o aluno a pensar em como ele, enquanto sujeito social e cidadão, pode atuar neste cenário. A contribuição de Applegate, M. D., Quinn, K. B., Applegate, A. J. (2002) é a de que o professor aprende a avaliar a leitura do aluno, incentivando-o a ler, tirando o peso de ler por obrigação para ler por associação à identificação do self e dar potência à sua expressão criativa em diversos contextos sociais. Será a tomada de consciência de que o aprendiz é capaz de sistematizar suas percepções, produzir textos, modificar os já existentes, criticar e fazer inserções sobre a “mulher e sua função social dentro e fora da comunidade”, neste momento já metacognizando todas as cenas apresentadas. Dentro desse contexto, também lancei mão das ideias de Sinha, Chris (1999) de que as crianças não aprendem da mesma maneira, com o mesmo ponto de vista. Partindo deste pressuposto, o aprendizado deixou de ser único e universal e se transformou em uma perspectiva multifacetada e multidisciplinar, incluindo as vivências de cada aluno e suas particularidades, porque cada ser é único.
-
Mostrar Abstract
-
My pedagogical proposal was inspired by the works of De Lucia and Hocevar (2008), who propose a didactic model of interactive phases for teaching. In this way, they conceive that most texts are not independent texts from other texts, but are in a communicative plot. Thus, the authors constantly dialogue with other authors who arise in the context of the communicative situation, based on the polyphony of the different voices present in the same text. In this context, I believe that the teaching activities proposed by me should consider aspects that address a relevant topic for students and, at the same time, dialogue with other materials, in order to build meaningful learning. Thus, I understand that the work seeks to combine a topic of extreme social relevance, such as the recognition of the social role of women and female empowerment, to the teaching of the elements that make up the genders presented, as well as the resources and strategies they use. In this way, in pre-reading, reading and post-reading activities, I seek to promote the global development of students, in their intellectual, psychological and social aspects, through activities that allow the reflection on themes that are reality in today's society and that make the student think about how he, as a social subject and citizen, can act in this scenario. The contribution of Applegate, MD, Quinn, KB, Applegate, AJ (2002) is that the teacher learns to assess the student's reading, encouraging him to read, taking the burden of reading out of obligation to read in association with identification of the self and give power to its creative expression in different social contexts. She shows that through texts, students connect past experiences with texts, expand their self-knowledge, their understanding of others and their love of reading. It will be the awareness that the learner is able to systematize their perceptions, produce texts, modify existing ones, criticize and make insertions about the "woman and her social function inside and outside the community", at this moment already metacognizing all the scenes presented. Within this context, I also used the ideas of Sinha, Chris (1999) that children do not learn in the same way, with the same point of view. Based on this assumption, learning is no longer unique and universal and has become a multifaceted and multidisciplinary perspective, including the experiences of each student and their particularities, because each being is unique.
|
|
20
|
-
PATRÍCIA CRISTINA FERREIRA DE ALBUQUERQUE
-
DA PRONOMINALIZAÇÃO A OUTRAS ESTRATÉGIAS REMISSIVAS: O DESENVOLVIMENTO DA COESÃO TEXTUAL NA PRODUÇÃO DO TEXTO ESCRITO
-
Orientador : WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
GILSON COSTA FREIRE
-
ELEONE FERRAZ DE ASSIS
-
Data: 11/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A pronominalização é uma estratégia de coesão bastante empregada cotidianamente. Consiste na retomada por um pronome de um item lexical já ativado no texto, sendo um recurso importante na atividade de manutenção em foco de um determinado referente textual. Ocorre que, para construções textuais mais elaboradas, a pronominalização necessita ser combinada com outras estratégias de coesão, o que pode resultar em um acréscimo de sentidos aos textos produzidos, já que a retomada por pronome, em geral, não promove a evolução tópica do texto. Em grande parte das produções escritas dos estudantes, observados durante as aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual em uma unidade de ensino da rede pública estadual do Rio de Janeiro, verificou-se significativa quantidade de ocorrências da pronominalização, motivando o estudo. O projeto, então, preocupa-se em construir uma proposta didática de ampliação do repertório de mecanismos de referenciação voltada, principalmente, aos aprendizes do sétimo ano do Ensino Fundamental, a partir do gênero narrativo fábula. Para a condução do trabalho, foram selecionados autores renomados na área dos estudos da Linguística de texto, como Koch (2005, 2013, 2018), Koch e Elias (2018), Marcuschi (2008, 2016), Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2009). Além disso, recorremos à valiosa contribuição do filósofo da linguagem Bakhtin (2016), que fundamentou parte considerável dos estudos discursivos. O gênero textual fábula, selecionado para envolver os alunos no processo da leitura até a escrita, oportuniza a proximidade e familiaridade ao texto, dado que o tipo textual narrativo (propício para a observação e tratamento da pronominalização) encontra-se desde o início do contato linguístico escolar.
-
Mostrar Abstract
-
Pronominalization is a cohesion strategy widely used on a daily basis. It consists of the resumption of a pronoun of a lexical item already activated in the text, being an important resource in the activity of keeping a specific textual referent in focus. It so happens that, for more elaborate textual constructions, pronominalization needs to be combined with other cohesion strategies, which can result in an addition of meanings to the texts produced, since the return by pronoun, in general, does not promote the topical evolution of the text . In most of the students' written productions, observed during Portuguese Language and Textual Production classes in a teaching unit of the state public network in Rio de Janeiro, there was a significant amount of occurrences of pronominalization, motivating the study. The project, then, is concerned with building a didactic proposal to expand the repertoire of referencing mechanisms aimed mainly at seventh-year elementary school learners, based on the fable narrative genre. To conduct the work, renowned authors in the field of text linguistics studies were selected, such as Koch (2005, 2013, 2018), Koch and Elias (2018), Marcuschi (2008, 2016), Mondada and Dubois (2003), Cavalcante (2009). In addition, we resorted to the valuable contribution of the philosopher of language Bakhtin (2016), who supported a considerable part of discursive studies. The textual genre fable, selected to involve students in the process from reading to writing, provides proximity and familiarity to the text, given that the narrative textual type (proper for the observation and treatment of pronominalization) is found since the beginning of the contact. language school.
|
|
21
|
-
ELIANE DE MELO FARIAS
-
TRILHA DIDÁTICA PARA USO DO AÍ NO ENSINO FUNDAMENTAL: ORALIDADE>ESCRITA>ORALIDADE
-
Orientador : ANGELA MARINA BRAVIN DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA MARINA BRAVIN DOS SANTOS
-
Fernanda Costa Demier Rodrigues
-
ROZA MARIA PALOMANES RIBEIRO
-
Data: 12/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos de um circuito didático, a que denominamos trilha, para estudo e uso da palavra aí no Ensino Fundamental. Estudos linguísticos (MARTELOTTA, 1993, 1996; TAVARES, 2001, 2009) demonstram a gramaticalização dessa palavra em construções presentes na oralidade. Na escola, o aluno geralmente conhece o uso do aí com base apenas na descrição das gramáticas normativas, que o inserem na classe dos advérbios, considerando-o um circunstancial de lugar. Em seus textos escritos, entretanto, com base em experiências informais de correção de redações escolares, observamos a veiculação de vários sentidos e funções dessa palavra. O objetivo principal deste trabalho é justamente contribuir para o uso consciente de aí pelos alunos do Ensin o Fundamental, relacionando aspectos da oralidade e escrita do português como língua materna. Como objetivos específicos, tem-se: 1) articular propostas de atividades didáticas a partir da interface oralidade, letramentos, normas linguísticas e aprendizagem colaborativa/ativa.
2) inserir as atividades em etapas da trilha de acordo com a afinidade entre elas.
3) refletir sobre a eficácia dessas atividades.
4) promover estratégias de oralidade por meio sonoro e gráfico.
5) promover estratégias de escrita por meio sonoro e gráfico.
Partimos da hipótese de que ocorre a influência de traços da oralidade, como a repetição, nos textos escritos. Para estudo e uso desse item lexical no citado nível de escolaridade, propõe-se a criação de uma trilha didática com base na associação entre duas abordagens de aprendizagem: a colaborativa (TORRES e IRALA, 2014, BEHRENS, 2004) e a metodologia ativa (MORÁN, 2015) de modo que o estudante entre em contato com as várias possibilidades de uso dessa palavra e aprenda a usá-la em contextos de oralidade e escrita, considerando o interlocutor dos textos. Para tanto, as atividades são fundamentadas com base na noção de contínuo, tanto de oralidade-letramento (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005) quanto de normas e letramentos (BRAVIN DOS SANTOS, 2018) e de gêneros textuais (MARCUSCHI, 2001). Como principal gênero discursivo a direcionar a trilh a foi escolhida a fanfic, ficção de fãs, gênero que favorece a interface entre contínuos, letramentos, normas linguísticas e aprendizagem colaborativa. Infelizmente, em consequência das restrições sanitárias por conta da pandemia de Covid-19, não foi possível, ainda, caminhar na trilha. Não havendo, portanto, condições, por um lado, de alcançarmos resultados, positivos ou negativos, quanto ao desenvolvimento das atividades pelos alunos. Por outro, consideramos o processo simultâneo de construção e reflexão da trilha como resultado positivo, porque propiciou a descoberta de fenômenos importantes para o trabalho escolar no Ensino Fundamental no que diz respeito à referida interface.
-
Mostrar Abstract
-
this essay presents the theoretical and methodological fundaments of a didactic circuit, to which we call trail, for the study and use of the word “aí” in the 7° year of middle school. Linguistic studies (TAVARES, 2001, 2009) show the grammatization of this word in constructs present in the orality. In school, the student usually knows the use of the aí based solely on the description of normative grammars, which assorts it in the adverb classification, considering it a location circumstantial. On its written texts, however, based on informal experience on grading of school essays, it is observed the circulation of various meanings and functions of that word. The main objective of this work is precisely that of contribute to the conscious use of the Aí by the students from the 7º year of the middle school, relating aspects from orality and writing from the Portuguese as native language. As specific objectives, it’s appointed;
1) To articulate didactic activity proposals taking from the orality interface, literacy, linguistic norms and collaborative/active learning.
2) To insert the activities in stages of the trail according to the affinity between them.
3) To ponder about the efficacy of said activities.
4) To promote orality strategies by sonorous and graphical means.
5) To promote writing strategies by sonorous and graphical means.
Taking it from the hypothesis that occurs influence from traces of orality, such as the repetition, in written texts. For the study and usage of that lexical item in the aforementioned eduction level. It is proposed the creation of a didactic circuit based on the association between two learning approaches: the collaborative (TORRES e IRALA, 2014, BEHRENS, 2004) and the active methodology (MORÁN, 2015) such that the student get in contact with the various possibilities of use of that word and learn to use it in contexts of orality and writing, taking in account the text’s interlocutor. To that end, the activities shall be grounded based in the notion of the continuum, of the orality-literacy (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005) as much as norms and literacy (BRAVIN DOS SANTOS, 2018) and of textual genders (MARCUSCHI, 2001). The fanfic, fan fiction, has been chosen as the main discursive gender to direct the trail, such gender favors the interface between continuums, literacy, linguistic norms and collaborative learning. Unfortunately as a consequence of the sanitary restrictions due to the Covid-19 pandemic, it wasn’t possible, yet, to run the trail course. Therefore on one hand lacking conditions to obtain neither positive results nor negative ones, with regards to the development of the activities by the students. On the other hand, we’ve considered the simultaneous trail construction and reflection process as positive result, as it allowed for the discovery of important phenomena to the school work in middle grade concerning the aforementioned interface.
|
|
22
|
-
SUELEN DE MATOS ANVERSA
-
Crenças e a Produção Textual: Uma Proposta Pedagógica de Introdução à Escrita Argumentativa a partir do Reposicionamento Metacognitivo do Sujeito-aprendiz.
-
Orientador : ADRIANA TAVARES MAURICIO LESSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA TAVARES MAURICIO LESSA
-
GILSON COSTA FREIRE
-
RAFAEL GUIMARÃES NOGUEIRA
-
Data: 12/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo geral contribuir pedagogicamente para reposicionar o sujeito-aprendiz de língua materna como agente de seu desenvolvimento como escritor. Assumo, assim, uma perspectiva de desenvolvimento metatextual em um processo que entende o ensino e a aprendizagem como situados em relação ao contexto e à experiência dos aprendizes. Desta forma, conscientizar-se sobre crenças existentes colabora para esse processo de tomada de consciência na produção textual. Esse é um dos passos para que o sujeito-aprendiz se enxergue inserido em um contexto mais complexo de aprendizagem que envolve crenças e experiências e visualiza o texto como processo e não apenas um produto. Para tanto, adoto a perspectiva metacognitivista de aprendizagem. São assumidos como objetivos específicos: (1) investigar e debater as crenças dos aprendizes sobre o que representa “saber” escrever bem em sua língua materna e, partindo de tal debate, (2) propor uma unidade didática que propicie a tomada de consciência sobre os principais componentes linguístico-discursivos da organização lógica argumentativa. Com este propósito, adota-se o tipo qualitativo de pesquisa com caráter bibliográfico, exploratório e propositivo. A parte exploratória apresenta uma diagnose, processo que aconteceu presencialmente com os alunos, e a parte propositiva é composta por uma proposta didática que busca entender comportamentos dos aprendizes em relação à língua e, a partir desse entendimento, procura estimular o desenvolvimento da consciência metatextual do aprendiz pela incorporação de conversas dialógicas à dinâmica pedagógica. O enfoque da produção textual é no parágrafo argumentativo, em sua estrutura e na estrutura da argumentação. A unidade didática proposta é composta por quatro módulos, sendo o primeiro direcionado a identificar e mapear as crenças dos aprendizes a respeito da Língua Portuguesa; o segundo, a criar um caminho da oralidade para a escrita na tarefa de argumentar; o terceiro, a pensar e desenvolver o parágrafo argumentativo relacionando a estrutura micro à macrotextual; e, por último, o módulo quatro direcionado à reflexão acerca do caminho percorrido até então considerando as crenças identificadas e os textos produzidos.
-
Mostrar Abstract
-
This research’s general goal is to pedagogically contribute to replace the native language learning subject as responsible for its own development as a writer. So, I take a metatextual development perspective in a process that understands teaching and learning as situated considering the learner’s context and experiences. This way, being conscious about beliefs cooperates to this process of awareness in writing. This is one of the steps that helps the learning subject to see him/herself into a more complex learning context that involves beliefs as well as experiences and understands the text as a process, not only as a product. With this purpose, I adopt the metacognitive perspective of learning. The specific goals assumed are: (1) investigating and debating the learners’ beliefs about what represents knowing how to write well in its native language and (2) proposing a didactic unit that provides the awareness about the basic linguistic-discursive characteristics of the argumentative logical organization. With those aims, a qualitative research type is adopted, with a bibliographic, exploratory and purposeful character. The exploratory part presents a diagnose, a process that happened with the students in class, and the purposeful part is composed by a didactic proposal that aims to understand learner’s behaviors in relation to the language and, from this understanding, tries to stimulate the student’s metatextual awareness development incorporating dialogical discussions to the pedagogical dynamic. The argumentative paragraph is the focus of the writing process in this research, as well as its structure and the argumentation structure. The didactic unit proposed is composed by four modules. The first one is directed to identify and map the learners’ beliefs in relation to the Portuguese Language; the second module creates a way from speaking to writing in the argumentative task; the third one is made to think and develop the argumentative paragraph relating the micro to the macrotextual structure; and the last module is directed to reflecting about the way done, considering the identified beliefs and the texts that were made.
|
|
23
|
-
PATRÍCIA RODRIGUES REZENDE
-
Ler é um espetáculo! Uma proposta afrocentrada de letramento literário por meio da dramatização de leite do peito, de Geni Mariano Guimarães
-
Orientador : MARIO CESAR NEWMAN DE QUEIROZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXANDRE SILVA DAMASCENA
-
MARIO CESAR NEWMAN DE QUEIROZ
-
RIVIA SILVEIRA FONSECA
-
Data: 17/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Os livros e o mundo literário têm estado, cada vez mais, em segundo plano dentro de uma realidade onde vídeos e imagens são privilegiados. Sendo a escola, prioritariamente, o espaço onde a relação com a literatura é construída, faz-se necessário repensar o seu ensino, de modo que esse vínculo se estabeleça em bases sólidas, duradouras e prazerosas. Para tanto, este trabalho propõe a dramatização de textos previamente selecionados e experenciados em sala como um caminho para o letramento literário. Nesse sentido, assumem-se como objetivos específicos: permitir aos educandos o contato com o universo dos livros para além da perspectiva escolarizada, a fim de promover o letramento literário; verificar o potencial do teatro no processo de transformação dos discentes em sujeitos-leitores ao mesmo tempo que os coloca em destaque como sujeitos-atores; demonstrar que a literatura, como toda arte, é reflexo do mundo concreto – com destaque para as relações étnico-raciais – uma vez que este trabalho vai além das questões literárias e intenta debater, sob viés afrocentrado e antirracista, a vivência do negro na sociedade e na literatura. Para tanto, propõe-se a leitura integral da obra de contos Leite do Peito, da escritora brasileira Geni Mariano Guimarães; a adaptação das narrativas para o texto dramático e sua posterior encenação. O livro foi escolhido por seu caráter estético e representativo, uma vez que Guimarães, importante autora negra contemporânea, vencedora de prêmios como Jabuti e Adolfo Aizen, narra - ao longo de onze contos - as suas vivências desde a infância, aí incluídas as situações de preconceito pelas quais passou. No que tange ao campo literário, este trabalho apoia-se, precipuamente, nos estudos de Teresa Colomer e de Luiz Silva Cuti. Já como base para a prática teatral, adotam-se as obras de Augusto Boal, com seus escritos sobre o Teatro do Oprimido, e de Abdias Nascimento, com o legado do Teatro Experimental do Negro. Utilizam-se, ainda, as práticas propostas por Rildo Cosson e José Sanchis Sinisterra como suporte para a escolha dos métodos da proposta de aplicação prática. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida tendo em vista estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Em virtude do distanciamento social necessário durante o cenário pandêmico do Novo Coronavírus – que coincidiu com o período de desenvolvimento deste trabalho – e da suspensão das aulas presenciais, não foi possível realizar a aplicação da proposta prática. Consequentemente, não haverá apresentação dos resultados. Sem embargo, apresenta-se, de modo detalhado, a proposta de aplicação, bem como as expectativas de resultado, com a esperança de que, em um futuro próximo de contexto favorável, ela possa ser colocada em prática.
-
Mostrar Abstract
-
Books and the literary world have been increasingly in the background in a reality where videos and images are on focus. Since school is mainly the area where the relationship with literature is built, it becomes essential to rethink its teaching, in a way that this bond shall be established in solid, long and pleasurable bases. For these means, this work proposes the dramatization of texts which were previously selected and experienced in a classroom as a way to the literary literacy. In this sense, the specific goals are assumed as: to allow students to be in contact with the universe of books beyond the school perspective, aiming to promote literary literacy; to verify theater’s potential in the process of transformation of students into subject-readers while highlighting them as subject-actors; to demonstrate that literature, as every art, is a reflex of concrete world – focusing on race and ethnic relations – since this study goes beyond literary matters and tries to debate, under an afrocentric and antiracist bias, the experience of blacks in society and in literature. For this reason, it is proposed a full reading of the collection of tales Leite do Peito, by Geni Mariano Guimarães; the adaptation of narratives for the dramatic text and its later enactment. The book was chosen for its aesthetic and representative character, since Guimarães, an important contemporary black author, winner of awards such as Jabuti and Adolfo Aizen, narrates – through eleven tales – her experiences since childhood, including situations of prejudice which she has been through. Regarding the literary field, this work is founded, primarily, on studies by Teresa Colomer and Luiz Silva Cuti. As for the base of the theatrical practice, works by Augusto Boal, mainly those about “Teatro do Oprimido”, and by Abdias Nascimento, with the legacy of “Teatro Experimental do Negro” were adopted. Practices proposed by Rildo Cosson and José Sanchis Sinisterra were used as support for the choice of methods for the proposal of practical application. The research, having a qualitative character, was developed aiming for students on the 8° grade of Middle School. Due to the social distancing needed while the New Coronavirus pandemic scenario – which matched with the development period of this work – and to the suspension of classes on campus, it was not possible to apply the practical proposal. Consequently, there will not be a presentation of results. However, it is hereby presented, in a detailed manner, the application proposal as well as expected results, in hopes, in a near future with a propitious context, it can be put into practice.
|
|
24
|
-
ANA PAULA FERREIRA DE MEDEIROS CARRETIERO
-
O RECONHECIMENTO DE INFORMAÇÕES PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE E PROPOSTA PEDAGÓGICA METACOGNITIVISTA
-
Orientador : ADRIANA TAVARES MAURICIO LESSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA TAVARES MAURICIO LESSA
-
GERSON RODRIGUES DA SILVA
-
MARCELO ANDRADE LEITE
-
Data: 18/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática leitora do educando de reconhecer informações principais e secundárias em textos nos anos finais do ensino fundamental. Foram assumidos como objetivos específicos: (1) investigar a prática dos alunos de diferenciar as informações textuais centrais das secundárias e as estratégias metacognitivas a que recorrem para isso; e (2) propor atividades que auxiliem no processo da leitura numa perspectiva metacognitivista. Para tanto, adotou-se como metodologia uma abordagem qualitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação. A metodologia foi composta por três procedimentos principais: (1) breve resumo sobre a abordagem do descritor 9 (diferenciar as partes principais das secundárias em um texto), nas avaliações estaduais da Prova Conhecer, (2) um teste de compreensão acompanhado de questionário sobre uso de estratégias metacognitivas, e (3) as considerações a respeito do desempenho dos alunos em relação a este questionário. Percebemos, sob uma perspectiva cognitivista, a partir de uma sequência didática de sondagem, no formato on-line, que os estudantes apresentaram dificuldade em reconhecer informações principais e secundárias em trechos de um texto, que não possuem a prática de realizar ações metacognitivas para facilitar o entendimento da leitura e que não apresentaram um bom desempenho na compreensão global deste texto. Assim, sugerimos uma proposta pedagógica, baseada nesta sequência, em que o professor ensine o aluno a reconhecer tais informações, de forma consciente, estabelecendo objetivos, para que ele alcance, em suas leituras, um total entendimento textual.
-
Mostrar Abstract
-
This research had as general objective to investigate the student's reading practice of recognizing main and secondary information in texts in the final years of elementary school. Specific objectives were assumed: (1) to investigate students' practice to differ central from secondary textual information and the metacognitive strategies they use for that; and (2) to propose activities that assist in the process of reading through metacognition. Finally, a qualitative approach was adopted as a methodology, based on the principles of action research. The methodology consisted of three main procedures: (1) brief review on the approach of the descriptor 9 (differentiating the main parts from the secondary parts in a text), in the state assessments of Prova Conhecer, (2) a comprehension test accompanied by a questionnaire on the use of metacognitive strategies, and (3) the considerations regarding student performance in relation to this questionnaire. We realized, from a cognitive perspective, from a didactic survey sequence, in the online format, that students had difficulty recognizing main and secondary information in excerpts of a text, which do not have the practice of performing metacognitive actions to facilitate reading comprehension and that did not perform well in the overall comprehension of this text. Thus, we suggest a pedagogical proposal, based on this sequence, in which the teacher teaches the student to recognize such information, consciously, establishing objectives, so that he can reach, in his readings, a total textual understanding.
|
|
25
|
-
PATRICIA LIMA SANTANA
-
O Ensino de Compreensão Leitora no Processo de Alfabetização: uma análise da proposta curricular do munícipio do Rio de Janeiro com orientações pedagógicas sob a perspectiva da metacognição.
-
Orientador : ADRIANA TAVARES MAURICIO LESSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA TAVARES MAURICIO LESSA
-
ADRIANA LEITAO MARTINS
-
JULIANA BARROS NESPOLI
-
Data: 19/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o ensino da prática leitora do educando como processo cognitivo na fase de alfabetização. São assumidos como objetivos específicos: (1) analisar como a compreensão leitora é abordada no currículo para leitura no ciclo de alfabetização no município do Rio de Janeiro; (2) propor orientações pedagógicas para o ensino de compreensão leitora numa perspectiva metacognitiva. Sendo assim, esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, que busca compreender e interpretar documentos e processos relacionados à cognição leitora dos estudantes em fase de alfabetização. Na primeira etapa do trabalho, adotamos como metodologia a análise qualitativa e quantitativa dos documentos oficiais do município do Rio de Janeiro, avaliando a presença, a distribuição e a progressão das habilidades prescritas que se relacionam ao desenvolvimento da compreensão leitora. Com base nessa análise, verificamos a existência da repetição entre as habilidades de leitura nos três anos do ciclo e, também, a ausência de habilidades que desenvolvam a compreensão leitora num movimento mais profundo do texto, que levem o aluno a assumir uma postura mais reflexiva. Não identificamos uma progressão sólida da rota lexical por meio da explicitação de um desenvolvimento cognitivo relacionado ao vocabulário ou aos tipos de inferência a serem estabelecidas. Logo, podemos concluir que há uma adoção de perspectiva fonológica da alfabetização com uma frágil abordagem dos processos referentes à rota lexical, típica em leitores maduros adultos. A partir da observação dessas lacunas e redundâncias, seguimos com a segunda etapa, em que apresentamos a proposta de orientações pedagógicas numa perspectiva metacognitiva com foco na mediação do professor, que impulsione o desenvolvimento de todos os níveis de pensamento no processo de leitura, a fim de alcançar a compreensão leitora de forma mais abrangente na fase de alfabetização.
-
Mostrar Abstract
-
This research has the general objective as being to investigate the teaching of students' reading practice as a cognitive process in the alphabetization phase. Its specific objectives were assumed as: (1) analyse how the reading comprehension is approached in the reading curriculum in the alphabetization cycle in the city of Rio de Janeiro; (2) propose pedagogical orientation for the teaching of reading comprehension from a metacognitive perspective. Therefore, this research has a qualitative character, which searches to understand and interpret documents and processes related to reading cognition of students in the alphabetization phase. In the first stage of this work, we adopted, as methodology, the qualitative and quantitative analysis of official documents from the city of Rio de Janeiro, evaluating the presence, distribution and progression of prescribed skills which relate to the development of reading comprehension. Based on this analysis, we verified the existence of repetition among reading abilities in all three years of the cycle, and also the lack of skills that develop the reading comprehension in a deeper movement of the text, which lead students to assume a more reflective attitude. We did not identify a solid progression of the lexical route through the explicitation of a cognitive development related to the vocabulary nor to the kinds of inference to be made. Thus, we can conclude that there is an adoption of a phonological perspective of alphabetization with a fragile approach of processes related to the lexical route, typical in mature adult readers. From the observation of these vacancies and redundancies, we followed through with the second stage, in which we presented the proposal of pedagogical orientations in a metacognitive perspective focused on the mediation of the teacher, that enhances the development in all levels of thinking in the process of reading, in order to achieve the reading comprehension in a more embracing way in the alphabetization phase.
|
|
26
|
-
FILIPO DA SILVA TARDIM
-
“NUNCA VI CARTÃO POSTAL QUE SE DESTAQUE UMA FAVELA” – AUTORIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE ALUNOS EM UMA ESCOLA PERIFÉRICA
-
Orientador : RIVIA SILVEIRA FONSECA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RIVIA SILVEIRA FONSECA
-
WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
-
ANDRÉA RODRIGUES
-
Data: 21/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho se baseia nos estudos de análise do discurso a partir da perspectiva discursiva pecheutiana, tendo como objeto de estudo a produção dos alunos das séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos do Ciep Brizolão Municipalizado 407 Neusa Goulart Brizola, localizado em Parada Angélica, terceiro distrito de Duque de Caxias/RJ. O entorno do Ciep 407 é marcado pela violência local, sobretudo pela mídia quando noticia operações policiais. Para os alunos, então, o bairro se resume a essa realidade, de modo que, diante de uma atividade proposta no livro didático que enfatizava as belezas das praias cearenses, foi pedido a eles que produzissem um texto nos mesmos moldes, com foco em seu próprio bairro, o que se demonstrou um desafio. Para vencer, então, essa barreira do território estigmatizado e fazer com que os alunos “transformem” seu bairro em um lugar turístico e atrativo, o professor pretende fazer uso da interdisciplinaridade, resgatando a história da ocupação do entorno, propondo uma sequência de atividades que leve os alunos a refletirem por que alguns lugares ou certas paisagem são retratados e elogiados, e seu bairro e seu entorno, não, exercendo assim a função de sujeito-autor ao elaborarem suas propagandas e aprimorando sua capacidade argumentativa. Para tanto, o trabalho se baseia no suporte teórico da Análise do Discurso com as contribuições de Pêcheux (2006), Orlandi (2009) e Lagazzi-Rodrigues (2006), e na perspectiva sociológica de Althusser (1980). E ainda numa perspectiva da pedagogia histórico-crítica de Saviani (2008), com as contribuições de Freire (1996).
-
Mostrar Abstract
-
This work is based on discourse analysis studies from the Pêcheux’s discursive perspective, with the object of study being the production of students from the initial series of Youth and Adult Education at Ciep Brizolão Municipalizado 407 Neusa Goulart Brizola, located in Parada Angélica, third district of Duque de Caxias / RJ. The surroundings of Ciep 407 are marked by local violence, especially by the media when they report police operations. For the students, then, the neighborhood comes down to this reality, so that, faced with an activity proposed in the textbook that emphasized the beauties of Ceará beaches, they were asked to produce a text along the same lines, focusing on their neighborhood, which proved to be a challenge. To overcome, then, this barrier of the stigmatized territory and make the students “transform” their neighborhood into a tourist and attractive place, the teacher intends to make use of interdisciplinarity, rescuing the history of the occupation of the surroundings, proposing a sequence of activities that lead students to reflect on why some places or certain landscapes are portrayed and praised, and their neighborhood and surroundings are not, thus exercising the function of subject-author when elaborating their advertisements and improving their argumentative capacity. To this end, the work is based on the theoretical support of Discourse Analysis with the contributions of Pêcheux (2006), Orlandi (2009) and Lagazzi-Rodrigues (2006), and in the sociological perspective of Althusser (1980). And still in a perspective of the historical-critical pedagogy of Saviani (2008), with the contributions of Freire (1996).
|
|