Dissertações/Teses

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2020
Dissertações
1
  • MOISÉS PIRES TEIXEIRA
  •  

    FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O ENSINO DE HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

     

  • Orientador : MARILIA LOPES DE CAMPOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIA DENISE PLETSCH
  • FABIANA DE CARVALHO DIAS ARAUJO
  • ROSILDA NASCIMENTO BENACCHIO
  • Data: 16/03/2020

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  • A presente dissertação tem por objetivo analisar a elaboração de estratégias pedagógicas com professores da Educação Básica numa perspectiva inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na rede municipal de Educação de Paty do Alferes a partir de um Simpósio de Formação Continuada e da criação de um grupo de estudos local. Para isso, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação colaborativa por compreendermos que esta seria a melhor opção para um trabalho conjunto. O campo de pesquisa foi o curso de extensão “Inclusão educacional por eixos de interesse”, elaborado pelo grupo de estudos local da Escola Municipal Liddy Mignone e com alguns membros do grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar - ObEE, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em parceria com as Secretaria Municipal de Educação via Coordenação de Educação Especial de Paty do Alferes, RJ. O curso de Formação Continuada foi uma das ações organizadas no decorrer dessa pesquisa, além da criação do grupo de estudos local e a elaboração de propostas pedagógicas para aprendizes com TEA. Os primeiros resultados apresentaram a dificuldades encontradas nas formações de professores, principalmente relacionadas à formação continuada em Educação Especial de forma geral. Os dados mostraram que muitos professores trabalham na educação regular numa perpectiva inclusiva com o mínimo de conhecimentos específicos para esse fim. Com relação às propostas pedagógicas elaboradas pelos professores, os dados mostraram que a perspectiva histórico-espacial e do ensino por meio de imagens contribuiram para o ensino significativo de História não somente para os aprendizes com TEA, mas para todos. Por fim, consideramos com grande seriedade formações continuadas teórico-práticas que pautadas na realidade do cotidiano escolar, sendo este a força motriz para o estudo, a análise e a reflexão das práticas pedagógicas.


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  • This dissertation aims to analyze the development of pedagogical strategies with Basic Education teachers in an inclusive perspective for students with Autism Spectrum Disorder (TEA) in the municipal education network of Paty do Alferes from a Continuing Education Symposium and the creation of a local study group. For this, we use the methodology of collaborative action research because we understand that this would be the best option for joint work. The research field was the extension course “Educational inclusion by axes of interest”, prepared by the local study group of the Municipal School Liddy Mignone and with some members of the research group Observatory of Special Education and School Inclusion - ObEE, from the Federal University Rural Rio de Janeiro, in partnership with the Municipal Education Secretariat via the Special Education Coordination of Paty do Alferes, RJ. The Continuing Education course was one of the actions organized during this research, in addition to the creation of the local study group and the development of pedagogical proposals for apprentices with ASD. The first results showed the difficulties found in teacher training, mainly related to continuing education in Special Education in general. The data showed that many teachers work in regular education from an inclusive perspective with a minimum of specific knowledge for that purpose. With regard to the pedagogical proposals developed by the teachers, the data showed that the historical-spatial perspective and of teaching through images contributed to the significant teaching of History not only for learners with ASD, but for everyone. Finally, we take seriously theoretical and practical training courses that are based on the reality of school daily life, which is the driving force for the study, analysis and reflection of pedagogical practices.

2
  • VANESSA DE OLIVEIRA LIMA
  • ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: AS EXPERIÊNCIAS DA HISTÓRIA LOCAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NA  ESCOLA MUNICIPALIZADA CAMPO ALEGRE, NOVA IGUAÇU - RJ

  • Orientador : MARILIA LOPES DE CAMPOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROSILDA NASCIMENTO BENACCHIO
  • MARILIA LOPES DE CAMPOS
  • FABIANA DE CARVALHO DIAS ARAUJO
  • Data: 16/03/2020

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  •  

    O tema desta dissertação dirige-se à problematização da memória da comunidade escolar acerca do passado recente da localidade e de seus desdobramentos para a identidade político-pedagógica da Escola Municipalizada Campo Alegre. A escola situa-se no Assentamento Campo Alegre, um território localizado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, que fora ocupado por cerca de 300 famílias em janeiro de 1984. Este projeto concentrou-se nos processos históricos de ocupação do território e na cronologia de criação da unidade escolar. Esta dissertação apresenta as atividades desenvolvidas com os estudantes da comunidade acerca da história local e da história da Escola Municipalizada Campo Alegre.

     


  • Mostrar Abstract
  • The theme of this dissertation addresses the questioning of the memory of the school community about the recent past of the locality and its consequences for the political-pedagogical identity of the Escola Municipalizada Campo Alegre. The school is located in the Campo Alegre Settlement, a territory located in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, which was occupied by about 300 families in January 1984. This project focused on the historical processes of occupation of the territory and the chronology of creation of the school unit. This dissertation presents the activities developed with students from the community about the local history and the history of the Escola Municipalizada Campo Alegre.

2019
Dissertações
1
  • LEONARDO DE JESUS TAVARES
  • Esse Terreiro tem História:Ensinando História e Cultura Afro-Brasileira por meio de um estudo sobre Candomblé
     
     

  • Orientador : PATRICIA BASTOS DE AZEVEDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • NIELSON ROSA BEZERRA
  • WARLEY DA COSTA
  • PATRICIA BASTOS DE AZEVEDO
  • ARTHUR GOMES VALLE
  • Data: 08/01/2019

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  • A dissertação a seguir, desenvolvida dentro do Mestrado Profissional em Ensino de História, apresenta como tema um estudo sobre a importância das religiões de matriz africana no contexto da aplicação da lei 10.639/03; outro aspecto importante desenvolvido na presente dissertação é a questão das ações de ódio, denominadas de racismo religioso, que vêm ganhando espaço em determinados segmentos religiosos exaltados. O elemento propulsor deste trabalho cientifico foi a História de vida da mãe de Santo / Ialorixá Dona Teresa Tavares; sua vivência no Candomblé e os ensinamentos que a tradição do Candomblé lhe proporcionaram. A opção de construção da pesquisa foi apresentar as características griot presentes na figura de Dona Teresa. O produto educacional resultante dessa pesquisa é uma proposta de material literário que contribua para uma educação para as relações étnico-raciais, conforme o proposto no parecer do texto da Lei para o Ensino de História da África e da cultura Afro-brasileira.
     


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  • The following dissertation developed within the Professional Master's Degree in History Teaching presents as theme a study on the importance of African-born religions in the context of Law 10.639 / 03; another important aspect developed in the present dissertation is the question of hate actions, called religious racism, which has been gaining ground in certain exalted religious segments. The driving force of this scientific work was the life story of the mother of Santo / Ialorixá Dona Teresa Tavares; his experience in candomblé and the teachings that the tradition of Candomblé gave him. The option of constructing the research was to present the griot characteristics present in the figure of Dona Teresa. The educational product resulting from this research is a proposal of literary material that contributes to an education for ethnic-racial relations, as proposed in the opinion of the text of the Law for Teaching African History and Afro-Brazilian Culture.

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  • CARLA PATRICIA FERREIRA SURCIN
  • O PROFESSOR DE HISTÓRIA E O ALUNO EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA – POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE 

  • Orientador : PATRICIA BASTOS DE AZEVEDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA APARECIDA CABRAL
  • ANA MARIA MARQUES SANTOS
  • PATRICIA BASTOS DE AZEVEDO
  • Data: 29/05/2019

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  • A presente dissertação discute as possibilidades e limitações da atuação do docente de história quando da presença de um aluno em cumprimento de medida socioeducativa pela perspectiva dos Direitos Humanos. Entendendo estes como uma construção histórica, as práticas e os métodos são justificados por dispositivos normativos e legais que fomentam a presença de tais princípios no ambiente escolar. Através da Educação em Direitos Humanos deve ser possível superar a constante violação de direitos e a exclusão social objetivando uma sociedade mais justa e igualitária, na qual a dignidade humana seja respeitada e acessível a todos. Nesse sentido, a disciplina História tem muito a colaborar para a transmissão de valores relativos ao tema e para que o propósito da medida socioeducativa, que é a ressocialização dos jovens, seja alcançado. Assim, apresenta-se uma proposta de um Curso de Extensão, dividido em dois módulos, por meio da Educação a Distância, intentando contribuir a formação continuada dos docentes de história. 


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  • The present dissertation discusses the possibilities and limitations of the history teacher’s performance when a student is present in compliance with socio-educational measures from a human rights perspective. Understanding these as a historical constrution, practices and methods are justified by normative and legal devices that foster the presence of such principles in the school environment. Through Human Rights Education, it must be posible to overcome the constant violation of rights and social exclusión, aiming at a more just and egalitarian society in which human dignity is respected and acessible to all. In this sense, History as a school subject has much to contribute to the transmission of values related to the theme and so that the purpose of the socio-educational measure, which is the resocialization of the young, be reached. Thus, a proposal for an Extension Course, divided in two modules, through Distance Education, is presented, trying to contribute to the continuing education of the teachers of history.

3
  • FABRICIO CASTILHO NUNES DE ANDRADE
  • "Samba de escola: o uso dos conceitos de memória e identidade para a educação das relações étnico-raciais"

  • Orientador : CARLOS EDUARDO COUTINHO DA COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLICEA MARIA AUGUSTO DE MIRANDA
  • CARLOS EDUARDO COUTINHO DA COSTA
  • REGINA MARIA DE OLIVEIRA RIBEIRO
  • Data: 29/11/2019

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  • Historicamente marginalizada, em decorrência da forma da sua inserção na modernidade atlântica e luso-brasileira, a população negra do Brasil tem ensejado então, desde o fim da experiência da escravidão uma notável busca por inclusão social. A questão educacional tem sido um ponto central dentro da sua estratégia de luta por ascensão, inicialmente a luta focou na busca por acesso a esse tipo de serviço, chegando ao ponto culminante, mais recentemente, da exigência de uma revisão pedagógica que garanta maior espaço e reconhecimento às populações negras como parte integrante e importante da construção da sociedade e cultura brasileiras.

    Tal luta por inclusão e visibilidade se materializou na elaboração da lei 10639 de 2003 que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil. Atentos a necessidade colocada pela lei e o papel que a história possui na sociedade, procuramos fazer uma crítica do currículo da educação básica, extremamente marcado por uma visão eurocêntrica, excludente e subalternizadora das identidades negras. A partir disso, utilizando o conceito de cultura histórica em Jorn Rüsen, buscamos no diálogo da história escolar com a música, como instrumento didático, maneiras de fomentarmos e visibilizarmos memórias e manifestações culturais negras que permitissem resgatar, valorizar e fortalecer identidades afrodescendentes. Dessa forma, buscamos caminhar ao encontro de uma interculturalidade crítica, contribuindo para a democratização do espaço escolar e da transformação da própria sociedade, muito mais inclusiva, democrática e valorizadora das diferenças.


  • Mostrar Abstract
  • Historically marginalized, in consequence of the form of its insertion in the Atlantic and Portuguese-Brazilian modernity, the Afro-Brazilian population has been seeking after, since the end of the slavery period/ slave life, a notable pursue of social  inclusion. The educacional question has been a crucial point in the strategy to fight for ascension, in the beggining that fight was focused on the pursue of that type of service, achieving the highest point of the exigency of a pedagogic review most recently which can garantee more amplitude and recognition to the Afro-Brazilian

    population as integral and important part for the construction of the Brazilian culture and society. That fighting for inclusion and visibility eventuated in the law 10639 of 2003 which stablished the obligatoriness of the teachings of African and AfroBrazilian history and culture in Brazilian schools. Being attentive to the necessity created by the law and the role of history in society, we seek to make a critism of the elementary school curriculum which is highly marked by a Eurocentric, excluding and subdue vision of the Afro identity. Therefore, using the John Rüsen’s concept of historic culture, we seek after in the dialog between the school history and music as a didadict instrument a way of fomenting and making Afro memories and manifestations feasible and that it can allow to revive, value and strengh Afro- Brazilian identities. Thus, we are looking for achieving a critic interculturality, contributing to the democratization of the school space and the changing of the society itself into a society that is more inclusive, democratic and valorizing of the differences.

2018
Dissertações
1
  • FÁBIO DA SILVA GOMES
  • LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA COMO LUGAR DE MEMÓRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA DIVERSIDADE SEXUAL

  • Orientador : MARIA ANGELICA DA GAMA CABRAL COUTINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS EDUARDO COUTINHO DA COSTA
  • MARIA ANGELICA DA GAMA CABRAL COUTINHO
  • WASHINGTON DENER DOS SANTOS CUNHA
  • Data: 28/08/2018

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  • GOMES, Fábio da Silva.  Livro didático de História como lugar de memória: uma proposta de ensino da diversidade sexual. Dissertação: Mestrado Profissional em Ensino de História. Área de concentração: Ensino de História.  Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.

     

    Esta pesquisa teve como tema as representações da diversidade sexual em coleções de livros didáticos de História, do 6º ao 9º anos. Para a construção deste trabalho, o recorte bibliográfico principal engloba os seguintes autores e suas ideias: Candau (2016),  Choppin (2004), Jesus (2012), Nora (1981), Pollak (1989) e Rossi (2010). Buscou-se compreender o processo de elaboração do livro didático de História voltado para os anos finais do ensino fundamental; apontar, nas coleções analisadas, os conteúdos que, de alguma forma, citaram a diversidade sexual; debater o processo de enquadramento da memória realizado nos livros didáticos analisados; e evidenciar as vivências da diversidade sexual de algumas sociedades em certos períodos da história ocidental. A metodologia foi desenvolvida a partir das funções essenciais do livro didático, atribuídas por Choppin. Percebeu-se que silenciamentos, disputas e enquadramentos de memória são constantes na produção de uma obra didática, especialmente em relação à diversidade sexual, mantendo-se na memória coletiva da sociedade ocidental o padrão heteronormativo como o único a ser seguido, marginalizando os comportamentos sexuais destoantes.  A pesquisa culminou na elaboração de um material didático de apoio docente que contribui para o ensino da diversidade sexual nas aulas de História, atendendo a uma especificidade do mestrado profissional, a qual se caracteriza pela criação de um produto a ser utilizado no ensino.

     


  • Mostrar Abstract
  • The purpose of this research was the sexual diversity's representation in History's textbooks, in the elementary brazilian school (6th to 9th grade). As our theoretical support, we had the contribution of the following authors: Candau (2016), Choppin (2004), Jesus (2012), Nora (1981), Pollak (1989) and Rossi (2010). We aimed to comprehend the elaboration's process of the History's textbook related to the elementary school as well as to distinguish, in the collections analyzed, the contents that, somehow, focused on sexual diversity; to debate about the process of the memory's delimitation occurred in the analysed textbooks and to put into evidence the people's experience of sexual diversity in certain ages of the Occidental history. The metodology was developed through the essential functions of a textbook, propposed by Choppin.  We perceived that, silencings, disputes and memory's delimitations are regular in the elaboration of a textbook collection, mainly when the discussion refers to sexual diversity, maintaining in the collective memory of the Occidental society a heteronormative standard as the only and natural way , subalternizing, therefore, the different sexual behaviors. The research culminated on the elaboration of a didactic material for the theachers that contributes to the teaching of sexual diversity in the History's classes, considering a specific demand of a professional master degree , in which is required to produce a didactic material. 

     

2
  • RAQUEL ELISON COSTA
  • Ensino de história por meio do canal Quinhoar no Youtube

  • Orientador : REBECA GONTIJO TEIXEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • REBECA GONTIJO TEIXEIRA
  • BRUNO LEAL PASTOR DE CARVALHO
  • CAROLINA CHAVES FERRO
  • FELIPE SANTOS MAGALHAES
  • Data: 28/09/2018

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  • Esta pesquisa aborda a produção de um canal no YouTube voltado para os temas da ciência história e para um público jovem, ensino médio. A essência do canal é apresentar o conteúdo histórico dentro de um formato mais palativo ao gosto dessa nova geração digital ou pós-orgânica de acordo com o trabalho de Paula Sibilla. As narrativas são conceitos norteadores nas aulas produzidas pelo canal Quinhoar, por isso, utiliza-se como suporte teórico as contribuições reflexivas do autor Paul Ricoeur, Nicole Loraux, Gabriel Henrique Moreira, Ilmar Rohloff Mattos. O canal de história no YouTube tem potencial para promover o ensino e o aprendizado de temas relevantes da ciência história, unindo os critérios teóricos, metodológicos e científicos da academia com as exigências e desafios da História digital e da História pública. As aulas são vistas como aulas expandidas que podem ser utilizadas de muitas formas por vários professores, de maneira rápida e prática. As aulas foram produzidas com os recursos tecnológicos dos programas After Effects e Premiere e com ampla participação dos alunos, e de outras pessoas, os quais opinaram por intermédio dos comentários do canal e através de diversas redes sociais. Os primeiros vídeos foram produzidos e divulgados no canal Quinhoar e também na página do FacebookQuinhoar:Ensino de História.


  • Mostrar Abstract
  • This research addresses the production of a YouTube channel focused on

    the themes of science history and for a young audience, high school. The essence of the

    channel is to present the historical content in a more palatable format to the taste of this new

    generation digital or post-organic according to the work of Paula Sibilla. The narrative are

    guiding concepts in the classes produced by the Quinhoar channel, therefore, the theoretical

    contributions of the author Paul Ricoeur, Nicole Loraux, Gabriel Henrique Moreira and Ilmar

    Rohloff Mattos are used as theoretical support. The history channel on YouTube has the

    potential to promote teaching and learning of relevant science history topics, uniting the

    theoretical, methodological and scientific criteria of academia with the demands and

    challenges of digital history and public history. Classes are seen as expanded classes that can

    be used in many ways by various teachers, quickly and practically. The lessons were

    produced with the technological resources of the After Effects and Premiere programs and

    with the participation of the students and others, who expressed their opinion through the

    comments of the channel and through various social networks. The first videos were produced

    and released on the Quinhoar channel and also on the Facebook page Quinhoar: Teaching

    History.

3
  • JULIANA PEREIRA DE CARVALHO
  • Mulheres na Encruzilhada da Educação. Imagens e Representações de Pombagiras e seu diálogo com ensino de História

  • Orientador : ARTHUR GOMES VALLE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TADEU MOURÃO DOS SANTOS LOPES ZACCARIA
  • ARTHUR GOMES VALLE
  • JONAS ALVES DA SILVA JUNIOR
  • PATRICIA BASTOS DE AZEVEDO
  • Data: 09/10/2018

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  • A presente dissertação discute as representações e imagens de Pombagiras    e seu diálogo com o ensino de História. As referências teóricas que justificam a inserção das Pombagiras de Umbanda no ensino de História se baseiam nos estudos curriculares pós-estruturalistas da pedagogia feminista, na pedagogia da imagem, bem como nas dinâmicas de interações culturais. Desenvolve-se uma historicização do campo umbandista, buscando suas origens culturais e as cosmovisões dos mais diversos povos que compõem o panteão umbandista. Visa-se contribuir para a inserção de novas epistemologias e possibilidades para desconstrução e superação do preconceito em torno das imagens de Pombagiras, fomentando o debate em torno do preconceito afro-religioso e concomitantemente do machismo na sociedade e na escola. Procede-se com a análise iconográfica, fazendo-se uma historicização das Pombagiras, visando a construção de uma sequência didática, caracterizando assim o produto final dessa pesquisa


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  • .

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  • BRUNO DE MORAIS MARTINS FERREIRA
  • Os usos da memória na escola: construção de narrativas a partir da experiência com os alunos de uma escola municipal na zona oeste do Rio de Janeiro

    Os usos da memória na escola: construção de narrativas a partir da experiência com os alunos de uma escola municipal na zona oeste do Rio de Janeiro

     

  • Orientador : ARTHUR GOMES VALLE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • WARLEY DA COSTA
  • ARTHUR GOMES VALLE
  • PATRICIA BASTOS DE AZEVEDO
  • Data: 23/10/2018

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  • Essa dissertação de mestrado trata da proposição de uma oficina de construção de narrativas pessoais de alunos dos anos finais do ensino fundamental (do sétimo ao nono ano) na Escola Municipal Medalhista Mayra Aguiar da Silva, localizada em Campo Grande, zona oeste do município do Rio de Janeiro. A importância da construção dessas narrativas de memórias dos alunos se dá na medida em que, na realização da oficina, os alunos serão protagonistas na construção do conhecimento histórico, tanto local quanto escolar. O arquivamento de si mesmo representa um passo importante na consolidação da identidade desses alunos com relação à localidade onde vivem, podendo contribuir para a noção de pertencimento com a escola. Para tanto, discutimos conceitos sobre currículo de História e a disciplina escolar História. Para a realização da oficina, utilizamos o momento das disciplinas eletivas que compõe o programa do Ginásio Carioca, nas quais são trabalhadas atividades com múltiplos temas, para além do currículo escolar prescrito pela secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro e dos PCN’s. Ao final da realização da oficina de construção de narrativas de memória, fez-se um levantamento qualitativo e quantitativo do material produzido, que sofreu diferentes classificações na sua análise. Acreditamos que os alunos, enquanto componentes da comunidade escolar e que também fazem parte da comunidade do bairro que a envolve, podem ser responsáveis pelos registros da memória local de onde residem e, ao mesmo tempo, construir saberes históricos a partir de suas vivências, que também são parte da memória da escola. A materialização dessa produção de memória e conhecimento histórico local resultou na produção de um acervo de memória dos “alunos fundadores” da escola que ficará disponível para os futuros alunos, professores e demais membros da comunidade. 


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  • This master’s dissertation revolves around a workshop in which students offered personal narratives about their final years in Ensino Fundamental (Primary School), from seventh through ninth grades, in Medalhista Mayra Aguiar da Silva Municipal School, west zone of Rio de Janeiro city. Once the students are the leading figures in producing school and local historical knowledge we are able to understand the importance of this workshop of narrative building. Filing themselves represents an important step towards these students’ identity consolidation where they live - since many of them haven’t lived in this community for quite some time - besides creating the sense of belonging towards the school and the awareness of school history. To do so, it was necessary to discuss concepts about History curriculum and History as a school subject. In order to accomplish this workshop, we used the elective discipline period, that is a part of Ginásio Carioca program, in which activities of different aspects are carried out beyond the school curriculum, dictated by Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro Department of Education) and PNC’s. At the end of this workshop of narrative of memories, it was done a qualitative and quantitative data collection of the material, different classifications for analyzing students’ depositions, as members of school community that are also a part of the area around it. These students can be an active part in recording local memory and, at the same time, in building historical knowledge - using their own life experience - that is also part of the school memory. An archive of these first student’s memories will be available to future students, teachers and members of the community as the embodiment of this workshop of memory and local knowledge production.

5
  • RODRIGO PEREIRA FALCÃO
  •  

    SOBRE O TEMPO: NOÇÕES DE TEMPORALIDADE NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE CANÇÕES POPULARES BRASILEIRAS

     

  • Orientador : FELIPE SANTOS MAGALHAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FELIPE SANTOS MAGALHAES
  • MARCIA RAMOS DE OLIVEIRA
  • REGINA MARIA DE OLIVEIRA RIBEIRO
  • Data: 29/11/2018

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  • Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem da história escolar e tem como finalidade investigar a possibilidade de se ensinar noções de temporalidade para alunos do Ensino Médio com o auxílio de canções populares brasileiras. A proposta nesta pesquisa consiste em discutir as possibilidades e usos da canção popular brasileira no ensino de História, analisando a produção teórica sobre o tema, elaborar uma sequência didática que permita trabalhar noções de temporalidades, com alunos do Ensino Médio, através de canções previamente selecionadas, a ser aplicada no CIEP 156 Dr. Albert Sabin, situado em Seropédica – RJ, e analisar os resultados dessa experiência. Buscando refletir sobre como ampliar as formas de se tratar a questão do tempo na sala de aula, construindo o conhecimento histórico escolar considerando o conhecimento prévio dos alunos e suas sensibilidades e, com isso, reafirmando o espaço da escola como um local importante de produção de saberes.

     


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  • This work presents a research on teaching and learning of the school subject History and aims to investigate the possibility of teaching notions of temporality to high school students using popular Brazilian songs. The research consists of discussing the possibilities and uses of the Brazilian popular song in the teaching of History, analyzing the academic production on the theme, elaborating a didactic sequence to work notions of temporalities to be used with students of High School, using previously selected songs, to be applied at CIEP 156 Dr. Albert Sabin, located in Seropédica - RJ, and analyze the results of this experiment. This work aims to study forms of broaden the ways of dealing with the question of Time in the History classroom, building a historical knowledge considering the students' former knowledge and their sensibilities, and confirming  school as an important place of knowledge production.

     

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