|
Dissertações |
|
1
|
-
TATIANE OLIVEIRA DE ASSUMPÇÃO CORDEIRO
-
“SEU LUGAR É NO MUSEU!” A ATUAÇÃO DO MUSEU VIVO DO SÃO BENTO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE O PATRIMÔNIO DA BAIXADA FLUMINENSE
-
Orientador : RAQUEL ALVITOS PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
-
MARIO DE SOUZA CHAGAS
-
RAQUEL ALVITOS PEREIRA
-
UHELINTON FONSECA VIANA
-
Data: 25/02/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa pesquisa, no âmbito de um mestrado interdisciplinar em patrimônio, cultura e sociedade, optou por estudar uma instituição expoente na Baixada Fluminense que versa sobre questões pertinentes a ampliação do campo patrimonial: o Museu Vivo do São Bento. Tal escolha se deu pela necessidade e importância de valorizar e potencializar iniciativas que têm como foco o patrimônio, a memória e a história da Baixada Fluminense, questões tão caras para a região. Para tanto, a pesquisa compreende o Museu Vivo do São Bento como um espaço de luta e resistência desde a sua criação e, ainda, investe na percepção e caracterização do sentido das múltiplas atividades desenvolvidas no âmbito da instituição. Toma, assim, a museologia social, da qual o Museu Vivo do São Bento tem por práxis, como importante referencial, que demonstra a partir das frentes de ações e sentidos do museu, quais são os usos e apropriações que são feitos dos saberes e fazeres locais e que contribuem para a construção de sentimentos de pertencimento e de coletividade, além de se incentivar a experimentação da perspectiva dos campos do patrimônio cultural, da educação patrimonial e da museologia social. Esse trabalho, portanto, anuncia esses campos como ferramentas inclusivas e democráticas a serem utilizadas e apropriadas à serviço da inclusão social e da dignidade humana.
-
Mostrar Abstract
-
This research, as part of an interdisciplinary master's degree in heritage, culture and society, has chosen to study an institution that is outstanding in the Baixada Fluminense that deals with issues related to the expansion of the patrimonial field: the Living Museum of São Bento. This choice was due to the need and importance of valuing and strengthening initiatives that focus on the heritage, memory and history of the Baixada Fluminense, which are so expensive for the region. To do so, the research includes the Living Museum of São Bento as a space of struggle and resistance since its creation and also invests in the perception and characterization of the meaning of the multiple activities developed within the institution. It thus takes the social museology, of which the Living Museum of São Bento has praxis, as an important reference, which demonstrates from the fronts of actions and senses of the museum, what are the uses and appropriations that are made of the knowledge and do local and that contribute to the construction of feelings of belonging and of collectivity, besides encouraging the experimentation from the perspective of the fields of cultural patrimony, patrimonial education and social museology. This work, therefore, announces these fields as inclusive and democratic tools to be used and appropriated in the service of social inclusion and human dignity.
|
|
2
|
-
LUCIANE BARBOSA DE SOUZA
-
O QUE NÃO SALVAGUARDA, O RACISMO LEVA: A PERTENÇA DAS COMUNIDADES DE TERREIRO NOS PROCESSOS DE TOMBAMENTO DO IPHAN
-
Orientador : OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUÍS CLÁUDIO DE OLIVEIRA
-
MÁRCIA REGINA ROMEIRO CHUVA
-
OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA
-
RAQUEL ALVITOS PEREIRA
-
Data: 29/04/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
As ações de proteção dos terreiros, no âmbito das políticas públicas do campo do patrimônio cultural, tiveram início nos anos oitenta, por meio da luta das comunidades de terreiro e de grupos da sociedade civil organizada, em defesa da memória e do patrimônio cultural do povo africano em diáspora no Brasil. Para compreender como ocorreram os tombamentos dos terreiros pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, a partir das narrativas existentes na instituição, investigamos esses processos, seus procedimentos técnicos e burocráticos, correlacionando-os às lutas sociais pelo reconhecimento da herança africana, memória e pertencimento do povo negro, em defesa da diversidade cultural, da democracia, luta antirracista e laicidade. O IPHAN, em oitenta e dois anos, tombou onze terreiros de matriz africana em território nacional. Todos os terreiros tombados estão localizados na região Nordeste do país, um no Maranhão, nove na Bahia, e um em Pernambuco. Esse trabalho, portanto, visa contribuir para a construção do campo do patrimônio cultural integrado, em ações de conservação e salvaguarda, formado por materialidades e imaterialidades, como ferramenta cidadã na defesa dos direitos fundamentais para a vida humana. Essa pesquisa conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
-
Mostrar Abstract
-
The protection actions of the communities, within the scope of public policies of cultural heritage, started in the eighties, through the resistance of communities and organized civil society groups, in defense of the memory and cultural heritage of the diaspora African people in Brazil. To understand how as the National Institute of Historic and Artistic of brazilian Cultural Heritage - IPHAN, preservation processes occurred in communities, from the existing narratives in the institution, we investigate these processes, their technical and bureaucratic procedures, correlating them to social resistance by the recognition of the African heritage in Brazil, memory and belonging of the black people, in defense of cultural diversity, of anti-racist resistance, democracy and secularism. The IPHAN, in eighty years, listed eleven traditional communities from the sacred places of African matrix in national territory. All listed communities are located in the Northeast region of the country, one in the state of Maranhão, nine in the state of Bahia, and one in the state of Pernambuco. This work, therefore, aims to contribute to the construction of the area of cultural heritage as integrated, in conservation and safeguard actions, formed by the tangible and intangible, as a citizen tool in the defense of fundamental rights for human lifes. This research has the support of the Coordination of Improvement of Higher Level Personnel - Brazil (CAPES) - Financing Code 001.
|
|
3
|
-
CÍNTIA SAMPAIO RIBEIRO ROESLER
-
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E TURÍSTICA NOS LUGARES DE MEMÓRIA: O CASO DO MUNICÍPIO DE RESENDE-RJ
-
Orientador : ISABELA DE FATIMA FOGACA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARI DA SILVA FONSECA FILHO
-
ISABELA DE FATIMA FOGACA
-
RAQUEL ALVITOS PEREIRA
-
Data: 20/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O rico patrimônio cultural resendense, construído como herança da cultura cafeeira, nos períodos colonial e Imperial do Brasil, resistiu ao tempo, mas sofre hodiernamente com risco de se perder, tanto no espaço quanto na memória da população do município. A desvalorização econômica e o abandono dessas estruturas arquitetônicas e monumentos históricos são maximizados com o crescimento não planejado pelo qual passou à cidade no último quartil do século XX, quando se tornou importante polo industrial do Estado do Rio de Janeiro, com aumento populacional, crescimento imobiliário local, a desinformação sobre o espaço cultural da cidade e a valorização acentuada da cultura global contemporânea, principalmente, pelos mais jovens. Assim, a presente dissertação pretende apresentar uma discussão acerca da Educação Turística em cidades que tem o turismo como uma de suas atividades econômicas e sociais, bem como sua correlação com a Educação Patrimonial, no caso de cidades históricas ou com remanescentes históricos, como é o caso de Resende/RJ, representado por seu Centro Histórico. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, exploratória, descritiva e qualitativa, servindo-se de entrevistas semiestruturadas, com agentes envolvidos com a temática, e entrevistas estruturadas, com perguntas abertas e fechadas, com moradores do entorno do Centro Histórico de Resende. O estudo sobre a Educação Patrimonial e Turística se destaca pela sua relevância social para a produção de um diálogo permanente nas perspectivas históricas, culturais, econômicas, ambientais, políticas, sociais e educacionais do município. Como resultado, percebeu-se que a população local e turística, precisa ser sensibilizada por meio de ações educacionais com base no planejamento turístico local, para a conscientização e a conservação dos bens culturais do município. Percebeu-se ainda, a existência de diplomas legais de planejamento que conjugam a área de Educação, Patrimônio e Turismo, bem como projetos relacionados à temática. No entanto, não há uma efetividade na implantação dos princípios presentes nos diplomas legais, e os projetos, em função de pouco esclarecimento e descontinuidade em sua execução, não vêm atingido todos os objetivos aspirados.
-
Mostrar Abstract
-
The rich Resende cultural heritage, built as an inheritance of the coffee culture, in the colonial and imperial periods of Brazil, resisted time, but it suffers nowadays with the risk of being lost, both in space and in the memory of the population of the municipality. The economic devaluation and abandonment of these architectural structures and historical monuments are maximized with the unplanned growth that went to the city in the last quartile of the XX century, when it became important industrial pole of the State of Rio de Janeiro, with population growth, real estate growth disinformation about the cultural space of the city and the accentuated appreciation of contemporary global culture, especially by the younger ones. Thus, this dissertation intends to present a discussion about Tourism Education in cities that has tourism as one of its economic and social activities, as well as its correlation with Patrimonial Education, in the case of historical cities or with historical remnants, such as case of Resende / RJ, represented by its Historical Center. The research methodology is characterized as: bibliographic, exploratory, descriptive and qualitative, using semi-structured interviews, with agents involved with the subject, and structured interviews, with open and closed questions, with residents of the Historic Center of Resende . The study on Patrimonial and Tourism Education stands out for its social relevance for the production of a permanent dialogue in the historical, cultural, economic, environmental, political, social and educational perspectives of the municipality. As a result it was realized that the local and tourist population needs to be sensitized through educational actions based on local tourism planning, for the awareness and conservation of the cultural assets of the municipality. It was noticed the existence of legal diplomas of planning that conjugate the area of education, patrimony and tourism, as well as projects related to the theme. However, there is no effective implementation in the principles present in the legal diplomas and in projects due to lack of clarification and discontinuity in its execution, not all the aspirated objectives have been achieved.
|
|
4
|
-
SIMONE APARECIDA FONTES
-
Por uma história cultural das cartas: o saber-fazer epistolar como bem cultural determinante na construção da sociedade fluminense oitocentista
-
Orientador : MARCOS JOSE DE ARAUJO CALDAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEJANDRA SALADINO
-
FABIO PEREIRA CERDERA
-
RAQUEL ALVITOS PEREIRA
-
Data: 20/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Desde tempos remotos, escrever cartas era o principal meio para aproximar os ausentes, expandir a memória, socializar a informação e superar o limite entre tempo e espaço. Mas se no século XIX a arte de escrever cartas alcançou um desenvolvimento sem precedentes, após o advento da internet, a comunicação por cartas entrou em declínio. No curso do debate sobre se o ato de escrever cartas estaria em processo de extinção ou de ressignificação em novos códigos e regras cibernéticos, destacamos a importância de uma reflexão crítica sobre a escrita de cartas não apenas como fonte, mas também como objeto, especialmente em uma sociedade, pautada na instantaneidade da informação. Para além dos testemunhos escritos, que privilegiam apenas a trajetória de ilustres missivistas e seus memoráveis feitos históricos, buscamos uma visão mais integrada de cultura, compreendendo que os objetos não estão à parte da vida social, que o documento tem uma história e que as marcas, vestígios e resíduos deixados na matéria são registros de processos sociais que se concretizam em papel e tinta. Desse modo, propomos uma história cultural da arte de escrever cartas, por meio de narrativas interdisciplinares que privilegiem a relação entre a historicidade dos objetos e a materialidade social dos documentos. Mais do que um lugar de memória, a prática epistolar implica, portanto, na salvaguarda do saber-fazer epistolar como um bem cultural determinante na construção da sociedade fluminense oitocentista, cuja herança produz efeitos até hoje.
-
Mostrar Abstract
-
Since ancient times, writing letters was the primary means for approximating the missing, to expand the memory, socializing, information and overcome the limit between time and space. But if in the nineteenth century the art of letter writing has reached an unprecedented development, after the advent of the internet, communication by letters went into decline. In the course of the debate about whether the act of writing letters would be in the process of extinction or re-signification in the new codes and rules in cyber, we highlight the importance of a critical reflection on the writing of letters not only as a source, but also as an object, especially in a society based in the instantaneity of the information. In addition to written testimonials, that favour only the trajectory of the illustrious writers and its memorable historic achievements, we seek a more integrated culture, understanding that the objects are not part of the social life, that the document has a history, and that the marks, traces and residues left in the field are records of social processes that materialize on paper and ink. In this way, we propose a cultural history of the art of letter writing, by means of narratives, interdisciplinary, with emphasis on the relationship between the historicity of the objects and the materiality of social documents. More than a place of memory, the practice of writing of letters implies, therefore, in order to safeguard the know-how letter-writing as a cultural determinant in the construction of fluminense society nineteenth century, whose heritage produces effects until today.
|
|
5
|
-
LUISE GONÇALVES VILLARES
-
A ESPERANÇA EQUILIBRISTA SABE QUE O MEMORIAL DA ANISTIA POLÍTICA DO BRASIL DEVE CONTINUAR!” DESAFIOS NA CONSOLIDAÇÃO DE UM ESPAÇO VIVO
-
Orientador : MONICA DE SOUZA NUNES MARTINS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MONICA DE SOUZA NUNES MARTINS
-
PEDRO HENRIQUE PEDREIRA CAMPOS
-
BRUNO NOGUEIRA FERREIRA BORJA
-
LEILA BIANCHI AGUIAR
-
Data: 19/06/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O texto refere-se às memórias da repressão política no Brasil, no período da ditadura militar, até os primeiros anos de redemocratização. Visando os diferentes usos, apropriações e construções de edifícios com o propósito de estabelecer lugares de memória, a presente pesquisa buscou relacionar o Memorial da Anistia Política do Brasil e o uso de seu espaço físico para promover práticas de memória. Tendo a memória como o fio condutor da história, as relações entre identidade social, território, memória social e Estado serão apresentadas.
-
Mostrar Abstract
-
The text refers to the memories of the political repression in Brazil, in the period of the military dictatorship, until the first years of redemocratization. Aiming at the different uses, appropriations and constructions of buildings with the purpose of establishing places of memory, the present research sought to relate the Memorial of Amnesty Politics of Brazil and the use of its physical space to promote memory practices. With memory as the guiding thread of history, the relations between social identity, territory, social memory and state will be presented.
|
|
6
|
-
DANIELE COSTA DA SILVA
-
ARQUIVO, MEMÓRIA E SEUS LUGARES: UM OLHAR SOBRE O ARQUIVO DA UFRRJ A PARTIR DO DOCUMENTO E SUA PERSPECTIVA PATRIMONIAL
-
Orientador : RAQUEL ALVITOS PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA PAULA RIBEIRO DE ARAUJO
-
CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
-
JOSE VALTER PEREIRA
-
LUCINA FERREIRA MATOS
-
RAQUEL ALVITOS PEREIRA
-
Data: 12/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O Arquivo da UFRRJ constitui-se como objeto de estudo desta pesquisa que se volta para a percepção deste arquivo em sua dimensão de memória, mas, sobretudo, a partir do documento e de sua perspectiva patrimonial. Toma-se o Arquivo da UFRRJ, em diálogo com seu acervo, com vistas a mapear o potencial de suas dimensões para a apreensão de elementos constitutivos de gestão pertinentes a uma valoração mais adequada e útil do Arquivo. Caracteriza-se, assim, o Arquivo da UFRRJ desde sua formação, a fim de recuperar sua historicidade e, mostrar os limites do potencial desse acervo, os desafios de valorização do mesmo como bem cultural, a partir do diálogo com a perspectiva patrimonial, tomando como referencial a dimensão da gestão e privilegiando seus instrumentos. O objetivo desse trabalho é, portanto, demonstrar a relação memória e arquivo no seu contexto informacional, como instrumento de construção e transmissão de memórias coletivas.
-
Mostrar Abstract
-
The UFRRJ Archive is the object of study of this research that turns to the perception of this archive in its memory dimension, but, above all, from the document and its patrimonial perspective. It takes the UFRRJ Archive, in dialogue with its archive, in order to map the potential of its dimensions for the apprehension of management constitutive elements pertinent to a more adequate and useful valuation of the Archive. Thus, the UFRRJ Archive has been characterized since its formation, in order to recover its historicity and, to show the limits of the potential of this collection, the challenges of valuing it as a cultural asset, from the dialogue with the heritage perspective, taking as a reference the dimension of management and privileging its instruments. The aim of this paper is therefore to demonstrate the relation memory and archive in their informational context, as an instrument of construction and transmission of collective memories.
|
|
7
|
-
ERIKNATAN CLEMENTINO MEDEIROS
-
Complexo Ferroviário de Valença: aspectos da História e do Patrimônio Industrial Ferroviário
-
Orientador : JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
-
JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
-
Jeanne Cristina Menezes Crespo
-
Data: 12/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente investigação se insere na linha de pesquisa Patrimônio Cultural: Memória e Sociedade. A dissertação propõe a análise do Complexo Ferroviário de Valença (RJ), através de um estudo detalhado dos imóveis edificados a partir de 1914 pela Estrada de Ferro Central do Brasil (estação, prédios da administração, contabilidade, oficinas, armazém, corredor de casas da vila ferroviária ao longo da Avenida Geraldo de Lima Bastos e da Rua Dr. Souza Nunes e uma praça), a fim de refletir sobre as práticas de conservação e usos desse conjunto ferroviário pelos agentes sociais. Essa estrutura foi criada para atender ao Ramal de Santa Rita de Jacutinga a Governador Portella da Rêde de Viação Fluminense (popularmente conhecido como Linha de Jacutinga). A pesquisa estrutura-se a partir de uma revisão bibliográfica que objetivou entender os principais conceitos relacionados ao Patrimônio Industrial Ferroviário e a problemática que envolve sua identificação. Apresenta como objetivo compreender a articulação entre os “bens ferroviários” do Complexo Ferroviário de Valença, que determina o entendimento sobre o conjunto, a fim de verificar se as medidas de proteção do patrimônio estariam adequadas às diretrizes patrimoniais existentes. De maneira específica, identificamos o estado atual e os usos dos diferentes edifícios (propriedade, uso, proteção legal, estado de conservação e intervenção). Encontramos, parcialmente, políticas de preservação no âmbito municipal e estadual (INEPAC) que atinjam esse conjunto, além de refletir sobre as recomendações patrimoniais e práticas contemporâneas em relação ao Patrimônio Industrial Ferroviário. Para tanto, a investigação apresenta uma metodologia que envolve pesquisa histórica, levantamentos bibliográficos e documentais nas entidades atualmente responsáveis pelos prédios, bem como aos órgãos de preservação, prefeitura, periódicos locais e arquivos particulares, além de memórias escritas e análise dos dados coletados.
-
Mostrar Abstract
-
The central object of the research is the old railway branch of Governador Portella and Santa Rita de Jacutinga and its railway space, understood not only as the stations, or the trains and rails, but like all the complex that accompanies the characteristic structures. The Jacutinga Line, as it was known, began in Governador Portella, 2nd District of Miguel Pereira - RJ, passing through the municipalities of Rio de Janeiro, Engenheiro Paulo de Frontin, Vassouras, Valença to its final station in Santa Rita de Jacutinga - MG. Because of its size (147 km) and significant patrimony, a spatial and chronological. Thus, we investigated the history of the railroad and, more specifically, the railway complex and stations of Governador Portella, Santa Rita de Jacutinga, and Valença, from 1918 to 1972, under the category of “railway memory”. Based on theories that deal with the notions of social memory and place of memory, this article explores the material and imaginary construction of the railway space comprised with the Jacutinga Line, as well as the representations and social relations that have developed there. In another plan, we try to problematize how this category appears with the eradication of this extension in 1972. To date, the analyzes make it possible to affirm that the railway memory covers all the supports and sources of information, especially those of documentary-bibliographic, iconographic, historical, architectural and sociological. Regarding chapters 1, 2 and 3 presented to the Qualification Bank, they deal respectively with: the theoretical discussion about the concepts that underlie and support the theme; of a survey of literatures around the concept of “railway memory”, via the traditional patrimonial processes; and the main aspects of the formation of the railways, as well as the historical contextualization of its implantation from Rio de Janeiro to the formation of E. F. União Valenciana, origin of the branch studied.
|
|
8
|
-
ARTUR JOSE MACEDO DE OLIVEIRA
-
JARDIM DO MÉIER SOB RISCO: DEGRADAÇÃO E PERDA DA MEMÓRIA DO JARDIM URBANO
-
Orientador : CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
-
JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
-
Jeanne Cristina Menezes Crespo
-
Data: 12/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar e analisar, à luz da teoria da conservação de jardins históricos, a trajetória do ―Parque Jardim do Méier‖, desde a sua inauguração até a atualidade, destacando as alterações sofridas pela administração pública. Estas ações impuseram severas modificações que descaracterizam o projeto inicial, não em todo, mas em parte. Modificações que necessitam de uma freada, uma vez que sua continuidade pode provocar uma perda maior de identidade ao jardim. Este trabalho busca expor essas intervenções e os riscos que impõem a descaracterização pelo qual vem passando o Jardim do Meier, não tendo, contudo, a intenção de recuperar sua integridade, comprometida por uma apropriação inadequada que vem colocando em risco seu significado e seu testemunho, mas não permitir que essas ações continuem a descaracterizar a proposta de um espaço, projetado no início do século XX, evitando-se o desaparecimento do jardim. Para realizar a análise proposta adota-se como referencial os conceitos e teorias sobre produção e conservação de Jardins Históricos, disponíveis em Cartas Patrimoniais e obras de autores identificados com o tema, a fim de que auxiliem no estudo da trajetória temporal do Jardim do Méier, reconhecidamente um espaço público de valor, resultado de uma intervenção urbana no bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século XX. A pesquisa contempla as seguintes etapas: caracterização da atual situação do parque, discussão teórica sobre conceito de Patrimônio e de preservação; características e importância do Jardim como espaço público e histórico; construção da linha temporal das intervenções praticadas ao longo do tempo; análise e as perspectivas diante do quadro atual verificado; o futuro do espaço público.
-
Mostrar Abstract
-
The present research has the objective of analyzing the concept of public parks and their contribution in the formation of the identity of neighborhoods of the city of Rio de Janeiro, to serve as a subsidy to the analysis of the trajectory of the "Parque Jardim do Meier". To this end, historical values were considered, in reference to the region of its implantation, its identification as a public space resulting from an urban intervention in the northern district of the city of Rio de Janeiro in the first decades of the twentieth century, and the preservation of the identity of this space to the present. The research was carried out from the following stages: theoretical discussion about concept, characteristics and importance of public parks; in the trajectory of the urban evolution of the cities after the Industrial Revolution of the nineteenth century. For the development of the research, methodological procedures were adopted that were based on research: research on the evolution of parks and gardens in Europe during the period determined by the XVII and XIX centuries; collection and interpretation of data referring to urban and landscape interventions in the City of Rio de Janeiro.
|
|
9
|
-
VANESSA FERNANDES DA SILVA
-
MÚSICA E LUGAR DE MEMÓRIA: REGISTROS DE MEMÓRIAS DO BAIRRO DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO, EM CANÇÕES
-
Orientador : ISABELA DE FATIMA FOGACA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
-
ISABELA DE FATIMA FOGACA
-
VALERIA LIMA GUIMARÃES
-
Data: 28/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Música inspira e provoca sensações, proporciona reflexões, articulando-se em diferentes contextos. Importante elemento para a construção da cultura de um grupo ou lugar, propicia a formação de referências e representações culturais de tal grupo ou lugar, sendo, também, um meio de registro de suas memórias. Nesse sentido, propomos aqui analisar letras de canções sobre a Lapa no Rio de Janeiro, a fim de identificar algumas das memórias do bairro, aspectos culturais e compreender a relação da música com a cultura, a memória e o “lugar de memória”. As canções analisadas foram “Lapa em três tempos”, samba-enredo da Portela, do ano de 1971; “A Lapa”, composta por Benedito Lacerda e Herivelto Martins, em 1950; “Lapa na década de 30” de Moreira da Silva, composta em 1977; “Eu vou pra Lapa”, interpretada por Alcione; “Flor da Lapa”, de Wilson Batista e Cesar Brasil, em 1950; e, “Beijo Sem”, composta por Adriana Calcanhotto, em 2009. Desse modo, tomamos como objetivo geral, discutir sobre a música, enquanto um elemento capaz de evocar memórias e, também, de valorizar e criar lugares de memória. Para tal, usamos como metodologia, o levantamento bibliográfico, os métodos de análise de conteúdo e textual. Como resultado, percebemos que as letras podem evocar memórias, exaltar características do bairro da Lapa, e também, compreender a importância de aparatos, como a música, que possibilita a conservação, a valorização e a continuidade de uma cultura.
-
Mostrar Abstract
-
Music inspires and provokes sensations, it provides reflections, articulating itself in different contexts. An important element for the construction of the culture of a group or place, it provides the formation of references and cultural representations of such group or place, being also a means of recording their memories. In this sense, the aim of this paper is to analyze song lyrics about Lapa in Rio de Janeiro, in order to identify some of the neighborhood memories, cultural aspects and to understand how music, culture, memory and the “place of memory” are related. The songs that were chosen to be analized represent “Lapa in three moments in time”, Portela samba-plot, from 1971; “A Lapa”, composed by Benedito Lacerda and Herivelton Martins, in 1950; “Lapa na década de 30” by Moreira da Silva, composed in 1977; “Eu vou pra Lapa”, played by Alcione; “Flor da Lapa”, by Wilson Batista and Cesar Brasil, in 1950; and “Beijo sem”, composed by Adriana Calcanhotto, in 2009. Thus, we aim to discuss music as an element capable of evoking memories and also valuing and creating places of memory. For such, we use as methodology, the bibliographical survey, the methods of content and textual analysis. As a result, we could realize that lyrics can evoke memories, exalt characteristics of the Lapa neighborhood, and also understand the importance of apparatuses, such as music, which enables the conservation, enhancement and continuity of a culture.
|
|
10
|
-
MARCELO AMARAL COELHO
-
O lugar da Educação Patrimonial na escola: o Madonnaro como ferramenta de Educação ao Patrimônio
-
Orientador : FABIO RICARDO REIS DE MACEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO RICARDO REIS DE MACEDO
-
ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
-
ALEXANDRE LAZZARI
-
SÔNIA APARECIDA NOGUEIRA
-
Data: 28/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho vem consolidar uma pesquisa em andamento ao longo do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPACS/UFRRJ). A Educação Patrimonial, enquanto objeto de estudo, foi pensada como ação de desescolarização e o Madonnaro como prática de apropriação do patrimônio. Uma vez que poucos são os estudos voltados ao tema da Educação Patrimonial, a pesquisa se põe a investigar qual o espaço deste campo transversal (IPHAN, 2005) no ambiente escolar. Assim, qual o lugar da Educação Patrimonial na escola? Na tentativa de responder a essa pergunta se pretendeu observar a dimensão conceitual da Educação Patrimonial; registrar o trato dispensado ao tema dentro da escola; explorar a Arte como referência estratégica; e apresentar os resultados obtidos em sala de aula como forma de apropriação do patrimônio cultural. As metodologias utilizadas para atingir esses objetivos foram a observação participante, as oficinas, as entrevistas e a leitura de referências e fontes. Dentre as principais referências estão: Choay (1999); Fonseca (2005); Barbosa (1995); De Troyer (2005); Franz (2001); Freire (1996) Horta et al. (1999); Lopes (1991); Naalin (1982 e 2000); Najjar (2010); Oliveira (2011); Portelli (1997); Saviani (1999); Scifoni (2015); dentre outros. Sem contar os documentos do IPHAN e aqueles oficiais como PCN e LBD. Até o presente momento, a pesquisa aponta que para que o patrimônio seja explorado em toda a sua amplitude é necessário concessões, diálogos e uma relação de reciprocidade para com a escola e vice-versa. A desescolarização pode ser pretendida em mão dupla: o patrimônio cultural não pode ser escolarizado sob uma disciplina e a escola precisa desescolarizar suas próprias práticas. A educação, através da escola, pode ser enriquecida com a transversalidade característica da Educação Patrimonial e esta conquistar um espaço no currículo escolar amparada por uma disciplina.
-
Mostrar Abstract
-
The aim of this work is to consolidate the research in progress during the Master's Degree Program of the Federal Rural University of Rio de Janeiro in the field of Heritage, Culture and Society (PPGPACS/UFRRJ). The Heritage Education, object of this work, was considered as a deschooling action, and the Madonnaro as a practice of the heritage’s appropriation. Since few studies are devoted to Heritage Education, this research intends to investigate the scope of this transversal field (IPHAN, 2005) in the school environment. Thus, where does the Heritage Education stand in the school education program? In an attempt to answer this question, we proposed to analyse the conceptual aspect of the Heritage Education; to record the treatment of this subject within the school; to explore Art as a strategic reference; and to present the results achieved in the classroom as a form of cultural heritage appropriation. The methodologies used to fulfil these objectives were participant observation, workshops, interviews and the consultation of references and information sources. These are some of the main references: Choay (1999); Fonseca (2005); Barbosa (1995); De Troyer (2005); Franz (2001); Freire (1996) Horta et al. (1999); Lopes (1991); Naalin (1982 and 2000); Najjar (2010); Oliveira (2011); Portelli (1997); Saviani (1999); Scifoni (2015), among others. We are not taking into account documents of the IPHAN (The National Historic and Artistic Heritage Institute of Brazil) and those from official institutions such as PCN and LBD. To date, the research suggests that in order to use the heritage in all its extent, it is necessary to make concessions, to have a conversation and to establish a relationship of reciprocity with the school, and vice-versa. Deschooling can be pursued in two complementary ways: cultural heritage cannot be schooled under a discipline and the school must deschool its own practices. School education can be enriched with the transversal characteristic of the Heritage Education, which should earn its place as a discipline of the school curriculum.
|
|
11
|
-
PRISCILA MARCONDES DA SILVA
-
O PATRIMÔNIO DOCUMENTAL COMO FONTE DE CONHECIMENTO: A DIGITALIZAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DO ACERVO DA UFRRJ
-
Orientador : ANA PAULA RIBEIRO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA PAULA RIBEIRO DE ARAUJO
-
CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
-
CLÁUDIA CARVALHO LEME NÓBREGA
-
Data: 30/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação busca contribuir para o campo da conservação da documentação iconográfica referente ao patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico, a partir da perspectiva de adoção de tecnologias digitais. Tendo em vista a necessidade de se estabelecer uma política de conservação para o acervo documental do LabDoc/UFRRJ, campus Seropédica, discute-se a importância da conservação da documentação para a preservação da memória, história, assim como fonte de informação para produção de conhecimento tão necessária na gestão do patrimônio cultural. No primeiro momento conceituamos o documento no campo do patrimônio cultural, política do patrimônio cultural e seus princípios. Em seguida, apresentamos a conservação e preservação do patrimônio documental na esfera da administração pública considerando a interface entre conservação documental e políticas públicas arquivísticas. No terceiro momento, analisamos as ações, referentes à gestão de documentos, que utilizam recursos tecnológicos para conservar, gerir, divulgar e acessar ao conhecimento. Por fim, apresentamos a pesquisa de campo realizada em instituições públicas de referência localizadas na cidade do Rio de Janeiro buscando evidenciar como as tecnologias são utilizadas para melhorar as práticas de conservação e disseminação do patrimônio documental iconográfico relativo à arquitetura, urbanismo e paisagismo. Como desdobramento dessa pesquisa, pretendemos contribuir, por meio de um arcabouço teórico e aproximação da prática patrimonial e arquivística, para a melhoria das ações de gestão do LABDOC para a conservação da documentação, de modo a garantir o acesso e disseminação da informação, cumprindo-se assim, o papel desse acervo que é o de servir como fonte de pesquisa para a produção do conhecimento bem como para a conservação do patrimônio arquitetônico, urbanístico, paisagístico da UFRRJ da UFRRJ.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this work is to understand the process of conservation of the documents related to the process of construction of the architectural heritage and landscape Seropédica campus of UFRRJ, and the digitization and availability of documents for the public. It discusses the importance of preserving documentation for the preservation of memory, history and information; just as it is important for studies, research and management of cultural heritage. It starts from an understanding of how national and international laws and regulations deal with document management. Then, it is part of a description and analysis of how reference institutions in the city of Rio de Janeiro, which hold the documentary heritage, manage their documentary heritage with a focus on the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the digitalization of documents . Finally, we intend to contribute, through a theoretical framework, to the planning of the preservation of documentation in order to guarantee the preservation of UFRRJ's real estate.
|
|