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Dissertações |
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MARCELLE VERONEZI MIQUELINE LOPES
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DO LADO DE CÁ TAMBÉM TEM MEMÓRIAS! O PROCESSO DE MIDIATIZAÇÃO DA MEMÓRIA ‘GRUPO CABUÇU TEM HISTÓRIAS'
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Orientador : ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
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ISABELA DE FATIMA FOGACA
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EULER DAVID DE SIQUEIRA
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THIAGO DE SOUZA DOS REIS
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VALERIA LIMA GUIMARÃES
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Data: 02/02/2022
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Esta pesquisa busca analisar as especificidades da dinâmica do formato de organização e exposição de memórias dos participantes da página do Facebook “Cabuçu tem histórias” no processo de construção de uma memória coletiva do bairro Cabuçu, com a finalidade em particular dos integrantes na preservação e divulgação de sua história. Tendo como principal problemática analisar a forma que a integração e as relações de troca ocorridas nesse ambiente virtual estão colaborando para a construção de uma memória coletiva e preservação dos significados e representações sociais dos bens culturais do bairro para seus moradores e ex-moradores. Para comprovação desta hipótese, estão sendo utilizadas as metodologias de levantamento bibliográfico, entrevistas com moradores antigos do bairro e análise de dados quantitativos e qualitativos da página. Para tanto, levou-se em consideração algumas extensões da realidade organizacional da página, como as regras e a forma com que cada um se expressa diante de uma postagem. Visando atingir não somente a compreensão da organização, a pesquisa pretende propor que a página “Cabuçu tem histórias” se constitui como um espaço virtual de expressão do pertencimento, identidade, memórias coletivas e histórias dos moradores do bairro, através do reconhecimento do espaço pelo olhar da comunidade e da memória coletiva dos participantes.
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This research seeks to analyze the specifics of the dynamics of the organization and exposure of memories of the participants of the Facebook page “Cabuçu tem histórias” in the process of building a collective memory in the Cabuçu neighborhood, with the particular purpose of members in the preservation and dissemination of your story. Having as main problem to analyze the way that the integration and the exchange relations that occurred in this virtual environment are collaborating for the construction of a collective memory and preservation of the meanings and social representations of the cultural assets of the neighborhood for its residents and ex-residents. To prove this hypothesis, bibliographic survey methodologies, interviews with former residents of the neighborhood and analysis of quantitative and qualitative data on the page are being used. For this purpose, some extensions of the page's organizational reality were taken into account, such as the rules and the way in which each one expresses himself when posting. Aiming to reach not only the understanding of the organization, the research intends to propose that the page “Cabuçu tem histórias” is constituted as a virtual space of expression of belonging, identity, collective memories and stories of the residents of the neighborhood through the recognition of the space through the eyes of the community and the collective memory of the participants.
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NAYARA FERREIRA LACERDA
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Referências Culturais, Territorialidade e Identidade Quilombola na Comunidade de Santana (Vale do Paraíba – RJ)
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Orientador : RAQUEL ALVITOS PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARTHA CAMPOS ABREU
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NELY FEITOZA ARRAIS
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RAQUEL ALVITOS PEREIRA
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ROBERTA MARIA LOBO DA SILVA
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Data: 08/02/2022
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Na pesquisa que desenvolvemos, quilombo é compreendido como um lugar de memória e resistência da trajetória de luta da população negra, que se inicia com o período colonial e se estende até os dias atuais. Desse modo, procuramos identificar as atuais dificuldades enfrentadas por estes no âmbito do reconhecimento e preservação de seu território e de suas referências culturais. A comunidade do Quilombo de Santana se reconhece a partir de uma certa territorialidade que só é possível devido a existência de um conjunto de referenciais dos quais eles se apropriam tanto no âmbito mais subjetivo quanto numa relação mais concreta com a terra em que ocupam, que se manifesta, na atualidade, especialmente pela agroecologia e pelo bio artesanato. Além disso, eles instituem a partir dessa apropriação práticas sociais que vão realimentando uma dimensão particular de mundo que se constitui numa territorialidade. O objetivo principal desta pesquisa é, por isso, compreender a apropriação da terra e seus usos simbólicos, a partir das memórias dos membros desta comunidade. Nesse sentido, buscamos identificar e sistematizar as principais referências culturais que se destacam, hoje, na comunidade santanense, segundo a percepção de seus próprios moradores. Para isso, utilizamos como metodologia entrevistas semi-estruturadas, formulários eletrônicos e organizamos as referências identificadas através de fichas com categorias - lugares, celebrações, saberes -, com vistas ao reconhecimento do seu legado cultural, histórico e social. Acreditamos que essas referências são responsáveis pelo fortalecimento da identidade quilombola e expressam o sentimento de pertencimento que a população do Quilombo de Santana têm com seu território e com a história do local.
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In the research we intend to develop, quilombo is understood as a place of memory and resistance in the trajectory of the struggle of the black population, which begins with the colonial period and extends to the present day. In this way, we seek to identify the current difficulties faced by them in the field of recognition and preservation of their territory and, consequently, of their cultural heritage. We understand that the community of Quilombo de Santana recognizes itself from a certain territoriality that is only possible due to the existence of a set of cultural references, which they appropriate both in a more subjective scope and in a more concrete dimension with the land where they occupy, like family farming, the production of handicrafts made with local materials. Furthermore, based on this appropriation, they institute social practices that feed back a particular dimension of the world that constitutes a territoriality. The main objective of this research is to understand the appropriation of land and its symbolic uses from the memories of the members of this community. In this sense, we seek to identify and systematize the main cultural references that currently stand out according to the perception of the quilombolas themselves. For this, we used as a methodology semi-structured interviews, electronic forms and we organized the identified references through sheets with categories (places, celebrations, knowledge, etc.). with a view to recognizing its cultural, historical and social legacy. We believe that these references are responsible for strengthening the quilombola identity and express the feeling of belonging that the population of the Santana quilombo have with their territory and with the history of the place.
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MARIA LUCIA SILVA DOS ANJOS
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“Registros” de santos em azulejo no bairro de Ramos: mapeamento digital, iconografia e funções
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Orientador : ARTHUR GOMES VALLE
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA PAULA RIBEIRO DE ARAUJO
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ARTHUR GOMES VALLE
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JANAINA DE MOURA RAMALHO ARAUJO AYRES
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Data: 23/02/2022
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A pesquisa visa a mapear a presença de painéis azulejares com iconografia hagiográfica nas residências do bairro Ramos, localizado na Zona Norte do município do Rio de Janeiro. A exemplo do que é corrente na bibliografia sobre história da arte e patrimônio em Portugal, convencionou-se nesta pesquisa chamar esses painéis de “registros” de santos em azulejos. Trata-se de peças decorativas, que usualmente são creditadas como desempenhando uma função de proteção para as residências que ornamentam. Embora consideremos os “registros” de santos como um forte traço da herança portuguesa em Ramos, também buscamos abordar o sincretismo com devoções afro-brasileiras que, com certa frequência, aparece implicado nos painéis encontrados em Ramos. Nossa pesquisa apresenta, ainda, a catalogação dos “registros” azulejares no bairro, a partir do qual propõe um mapa digital interativo de suas ocorrências, e análises quantitativas a fim de verificar quais são as devoções mais frequentes. Finalizamos trazendo considerações a respeito dos significados e funções dos “registros” de santos em Ramos, a partir de entrevistas feitas diretamente com parcela dos moradores do bairro
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The research aims to map the presence of tile panels with hagiographic iconography in the homes of the Ramos neighbourhood, located in the North Zone of the city of Rio de Janeiro. Following Portuguese bibliography on art history and heritage, we call these panels “registros de santos.” These are decorative pieces, which are usually believed to perform a protective function for the homes they decorate. We consider the “registros de santos” as a strong trait of Portuguese heritage in Ramos, but we also discuss the syncretism with Afro-Brazilian religions that usually can pe detected in the panels found in Ramos. Our research also presents the cataloguing of the panels in the neighbourhood, based on which we propose an interactive digital map of its occurrences and quantitative analyses, in order to verify the most frequent devotions. We conclude considering considerations the meanings and functions of the “registros de santos” in Ramos, based on interviews made with a portion of the neighbourhood residents.
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CARLOS ALBERTO DA SILVA SOUSA
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DE PARADA DA FLORESTA A AUSTIN: A GESTÃO DO PATRIMÔNIO INTEGRAL COMO INSTRUMENTO DE PRESERVAÇÃO
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Orientador : ANA PAULA RIBEIRO DE ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA PAULA RIBEIRO DE ARAUJO
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CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
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ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
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ISABEL CRISTINA CASTRO DA ROCHA
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RAQUEL ALVITOS PEREIRA
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Data: 24/02/2022
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Os prédios do setor ferroviário são frutos de investimentos que buscavam o desenvolvimento econômico do país e nos permitem presenciar, hoje, as transformações significativas dessa etapa da história. Socialmente, economicamente e territorialmente, o setor ferroviário se descentralizou em larga e em menor escala, seguindo, porém, etapas e resultados semelhantes. O antigo prédio da estação ferroviária de Austin compartilha espaço com outra construção mais moderna e em operação, em contato com diversos fatores que podem acarretar na deterioração do prédio. Um problema que acompanha as narrativas de outros lugares. É importante entender a questão do uso. Esta não fomenta nada relacionado a sua existência, contribuições e alterações e nem mostra o que a sua criação trouxe para o bairro de Austin. Apesar de esteticamente ser cuidado pela concessionária responsável, o espaço está sendo destinado apenas como lugar operacional, desviando de fatos que possam trazer para a sociedade local um contato com a história, arquitetura, cultura e remeter a época de mudança significativa que o setor ferroviário produziu no bairro. A pesquisa tem como objetivo debruçar-se, historicamente, sobre a criação do primeiro prédio da estação ferroviária de Austin, discutindo momentos históricos significativos no lugar, desde os ideais nacionais até os ocorridos no bairro. Inclusive os decorrentes da implementação da estação, com a discussão do alcance de políticas de preservação e conservação sobre o prédio, através de uma discussão sobre uma gestão que possa ser estabelecida para desenvolver um uso alinhado ao contexto cultural, já que este é um lugar que faz parte do acervo do patrimônio cultural ferroviário. Como objetivos específicos a investigação, com base nas políticas de preservação e conservação do patrimônio ferroviário, discutirá quais ações dos gestores dos bens públicos estão, de fato, sendo efetivas na conservação deste bem, que se encontra sob a tutela do IPHAN, mas em co-responsabilidade com a Supervia, INEPAC e a Prefeitura de Nova Iguaçu. A pesquisa se justifica, pois entende que tal bem foi crucial para que alterações relevantes ocorressem no município de Nova Iguaçu e resultados fossem vistos e presenciados até hoje. Cooperando não apenas para alterações na parte industrial local, mas na transformação territorial da Baixada Fluminense. Um bairro que antes era apenas um local com fazendas e produção agrícola, deu lugar a um espaço comercial e consequentemente um dos bairros mais populosos do município de Nova Iguaçu A partir da leitura de pesquisas documentais, o trabalho pretende ser realizado para que se conheça mais sobre o prédio e para que sejam pensadas alternativas que possam transformar sua situação de uso em uma que vise a promoção cultural. Com o uso do método dialético em confronto com os assuntos que tratam da história, do patrimônio cultural ferroviário e das políticas de gestão, torna-se possível questionar o objeto quanto ao seu uso somente operacional e o porquê de não haver um uso a partir do qual se promova a cultura. A pesquisa divide-se em 3 capítulos e no primeiro é apresentada a importância do setor ferroviário como precursor durante a expansão dos meios de produção e, em consequência, também se reflete porque hoje a estação se configura como patrimônio cultural ferroviário, revelando-se, inclusive, como o setor ferroviário passou por diversas alterações ao longo das décadas. No segundo capítulo a abordagem se concentra na história de Austin e nos fatores ligados ao prédio enquanto bem local. Já no terceiro capítulo é pautada a discussão sobre as políticas de conservação do patrimônio enquanto um objeto em uso e apresentando um exemplo de gestão a partir do uso que possibilite o trato em um contexto cultural.
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This research aims to discuss the scope of the preservation and conservation policies implemented on the first building of the Austin train station. Investigate which actions of public property managers are, in fact, being effective in the conservation of this asset that is part of the railway cultural heritage. The general objective is to understand the railway heritage preservation policy within the scope of IPHAN and the actions of the public administration according to the different agents (IPHAN, INEPAC, State Government, Nova Iguaçu City Hall). Establishing a connection with the investigated object and based on documentary research, interviews with managers and local residents, this paper intends to be carried out in order to determine its current situation. Using a dialectical method in a confrontation between the subjects that deal with the railway cultural heritage, it is possible to question the object as to its turn from use of the railway heritage as a secondary function, because, when not preserved, it raises doubts about not effectiveness of the recommended actions, mainly in the field of legality, revealing a gap on such actions that would need to be implemented, but are not. It seeks to unravel why such actions are not carried out, confirming the absence of a comprehensive management of the building, resulting in the total lack of characterization of the investigated property, loss of its authenticity and consequently its deterioration in line with the loss of its historical value. As specific objectives, it is proposed to provide a broad view as to the effectiveness or not of the plans for preservation and valuation of the property in question. It allows a discussion with a critical and constructive approach in order to bring other paths that contribute to more effective management with a focus on space conservation and preservation. This paper follows an objective division of three chapters where in the first chapter the intention is to introduce concepts about how the railway sector was a precursor during the expansion of the means of production and why today it is configured as a cultural cultural heritage, in a historical perspective, in order to understand that the railway sector has undergone several changes over the decades until its decline. Understand that it was not established alone, but was motivated by the wishes for expansion in economic production, cost cutting in line with what was already occurring on the world stage and, consequently, in some cities, changes in the territorial plan. In addition to this, studies on heritage conservation policies in the three spheres of the federation and the role of institutions in the preservation of the sector will be addressed, as well as the participation of social actors, allowing to understand the functions and fields of action, what are their competencies and what is developed about the good investigated and the possible difficulties that each one faces. In the second chapter, it will try to contextualize the well researched from the knowledge produced, seeking to understand its influence on the neighborhood. In the third chapter, the research intends to discuss about the integral management of the patrimony, and how the management instruments are being used in the preservation of the railway patrimony.
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ROSELENE SÉRGIO RIBEIRO
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Pichação: um movimento cultural e político de resistência
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Orientador : ARTHUR GOMES VALLE
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MEMBROS DA BANCA :
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ARTHUR GOMES VALLE
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ISABELA DE FATIMA FOGACA
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RAQUEL ALVITOS PEREIRA
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ROSSI ALVES GONÇALVES
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PAULO KNAUSS DE MENDONÇA
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Data: 25/02/2022
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O presente trabalho pretende problematizar a pichação não como destruidora da memória dos patrimônios públicos, mas sim como ato de resistência, forma de expressão e modo de agir na história, a partir de indivíduos e coletivos que se colocam em constante disputa frente a forças políticas, econômicas e sociais. A pichação é vista sob o prisma do atual texto constitucional, da proclamação da liberdade e dos patrimônios culturais da sociedade brasileira, bem como das políticas patrimoniais que, seguindo o dinamismo urbano, conclamam o respeito e adequação ao entorno e ambiência. A análise da pichação defende um modo de agir e criar tal qual aqueles com os quais, no tempo e no espaço, foram criados os patrimônios edificados e monumentos fixados no meio ambiente urbano. Pretende-se expor a dialética deste fenômeno no tempo, espaço e lugar, a partir das legislações e decisões advindas do poder público.
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This work intends to problematize graffiti not as a destroyer of the memory of public patrimonies, but as an act of resistance, a form of expression and a way of acting in history, from individuals and collectives that put themselves in constant dispute against political, economic forces. and social. The graffiti is seen through the prism of the current constitutional text, the proclamation of freedom and the cultural heritage of Brazilian society, as well as the heritage policies that, following the urban dynamism, call for respect and adequacy to the surroundings and ambience. The analysis of graffiti defends a way of acting and creating just like those with which, in time and space, the built heritage and monuments set in the urban environment were created. It is intended to expose the dialectic of this phenomenon in time, space and place, from the legislation and decisions coming from the public power.
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BEATRIZ DOS SANTOS CHAVES
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O CANTO DO REINADO NA COMUNIDADE NEGRA DOS ARTUROS (MG): MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO DA HERANÇA AFRICANA
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Orientador : OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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AISSA AFONSO GUIMARÃES
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HELENA THEODORO
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OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA
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RAQUEL ALVITOS PEREIRA
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Data: 25/02/2022
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A Comunidade Negra dos Arturos, residente em Contagem (MG) é reconhecida por seu respeito aos ancestrais, por suas diversas produções artísticas e culturais e devoção a Nossa Senhora do Rosário. Seu título de Patrimônio Imaterial na categoria lugares outorgado pelo IEPHA - MG foi um dos marcos desse reconhecimento. Uma das grandes celebrações organizadas pelo grupo é o Reinado que acontece no mês de outubro, cuja principal santa de devoção é a Senhora do Rosário. Autores como Edimilson de Almeida Pereira e Leda M. Martins trouxeram à tona que os cantos entoados e compostos durante a celebração do Reinado/ Congado têm potencial de registrar memórias negras. A partir destes preâmbulos teóricos, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a capacidade que os cantos detêm em salvaguardar memórias de matriz africana na Comunidade; A presente pesquisa tem a seguinte questão: como o canto preserva memórias de uma cultura de matriz africana na Comunidade dos Arturos? Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo principal analisar o canto no contexto do Reinado na Comunidade dos Arturos como o guardião/ receptáculo de uma memória de matriz africana. O trabalho, assim, se dedica a fazer uma análise sobre a preservação de memórias de matriz africana nos cantos para então compreender como isto se desenvolve em seu registro no órgão mineiro, o IEPHA. Como objetivo secundário, assim, o trabalho se deteve a indicar as possíveis lacunas que o Dossiê de Registro possui ao descrever o canto ao longo de suas páginas. Observamos que o dossiê apresenta necessidade de aprofundamento sobre o que estes cantos representam. Apesar disso, título de Patrimônio Imaterial trouxe à Comunidade benefícios como a crescente valorização de sua cultura e, o principal objetivo dos Arturos de regularização de terras ganha força com o registro. Os Arturos atualmente seguem entoado seu canto em memória aos ancestrais e ao santos de devoção e continuam a atualizar seus métodos de perpetuação de seus saberes.
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The Black Arturos Community of Contagem (MG) is recognized for the appreciation of their ancestors, diverse artistic and cultural productions and their devotion to Nossa Senhora do Rosário. Its title of Intangible Heritage granted by IEPHA - MG was one of the milestones of this recognition. One of the great celebrations organized by the group is the Reinado which takes place in October, whose main saint of devotion is Nossa Senhora do Rosário. Authors such as Edimilson de Almeida Pereira and Leda M. Martins brought to light that the chants sung and composed during the celebration of Reinado/Congado have the potential to store black memories. From these theoretical preambles, the present work aims to demonstrate the songs capability in safeguarding memories of African origin in the Community; the present research asks the following question: how does singing preserve memories of an African matrix culture in the Arturos Community? In this sense, the research's main objective is to analyze the song in the context of the Reinado in the Arturos Community as the guardian/receptacle of an African matrix memory. This work, therefore, is dedicated to making an analysis on the preservation of memories of African origin in the singing to then understand how this develops in its register in the Minas Gerais organ, the IEPHA. As a secondary objective, this work indicates the possible gaps the Registration Dossier exhibits when describing the singing throughout its pages. We observe that the dossier needs to deepen what the singing actually represent. Despite this, the title of Intangible Heritage has brought benefits to the Community such as the growing appreciation of its culture and the main objective of land regularizations of Arturos strengthens with the registration. The Arturos currently continue to sing their song in memory of their ancestors and saints of devotion and continue to update their methods of perpetuating their knowledge.
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NADIA RAQUEL LÓPEZ GUERRA
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Os usos e valores do patrimônio cultural em tempos de conflito: Análise de atos iconoclastas em monumentos públicos durante o "Estallido Social Chileno" entre outubro de 2019 e março de 2020.
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Orientador : ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
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MEMBROS DA BANCA :
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CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
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CONCEIÇÃO APARECIDA BARBOSA
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ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
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FABIO PEREIRA CERDERA
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ISABELA DE FATIMA FOGACA
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Data: 14/03/2022
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Entre outubro e março do ano de 2019, o Chile iniciou uma das revoltas sociais mais massivas de sua história. Nesses meses, 1.343 Monumentos Nacionais e Públicos sofreram algum tipo de alteração, sejam arranhões, incêndios, deslizamentos, deformações, roubos, decapitações simbólicas, entre outros. Os vestígios deixados por essa revolta no patrimônio cultural nos permitiram pensar que os atos iconoclastas realizados durante os protestos são mais profundos do que meros atos de vandalismo irracional, mas que existem diferentes interpretações em torno dos significados que esses atos carregam. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar o valor e o uso do patrimônio cultural como espaço de visibilidade das lutas sociopolíticas, aplicado à intervenção e destruição de monumentos públicos durante a “Estallido Social Chileno”, entre outubro e março de 2019. Para a realização desta investigação, procedeu-se a uma análise do conteúdo de diferentes discursos associados à destruição de monumentos públicos, mas também à criação de novo património em contextos de crise. Através desta pesquisa, foram analisados os principais personagens atacados, identificando três linhas principais: Os danos aos monumentos públicos ligados ao passado colonial, aos monumentos relacionados aos heróis nacionais republicanos e aos novos monumentos ou o que chamamos de iconoclastia criativa.
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Between October and February of the year 2019 in Chile, one of the biggest social revolts started after the dictatorship; during these months 1,343 National and Public Monuments suffered some kind of alteration, be it graffiti, fires, collapse, deformation, theft, symbolic beheadings, among others. The traces left by the revolt over the urban heritage, make us think that it is not an irrational vandalism, but iconoclastic acts with an evident communicative intention. In this sense, the objective of this case study is to analyze the use of cultural heritage as a space for the visibility of socio-political struggles, applied to the intervention and / or intentional destruction of public monuments during the Chilean social revolt from October to February 2019, for through the analysis of the public opinion discourse expressed in the media and in the testimonies of Chileans.
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TATIANA MACEDO DA COSTA
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AS TAPEÇARIAS DO ESPRAIADO COMO REFERÊNCIA CULTURAL DE IDENTIDADE E MEMÓRIA DA LOCALIDADE DE MARICÁ: O RESGATE DE UM SABER-FAZER DE MAIS DE SETE DÉCADAS
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Orientador : RAQUEL ALVITOS PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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RAQUEL ALVITOS PEREIRA
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OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA
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SERGIO DOMINGOS DE OLIVEIRA
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UHELINTON FONSECA VIANA
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Data: 18/03/2022
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A presente pesquisa volta-se para o estudo da tradição do saber-fazer das Tapeceiras do Espraiado do município de Maricá que fica no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de tradição que remonta à vida e trajetória de Madeleine Colaço, que na década de 1950 foi morar no Espraiado e lá difundiu essa arte que se tornou elemento cultural relevante para a população local e referência brasileira no que diz respeito ao campo da tapeçaria. Preserva-se a técnica ensinada por Madeleine Colaço, marcada por um ponto inspirado, segundo a própria artesã, no ritmo e na cadência do samba, para a criação de tapeçarias. Hoje as tapeçarias são realizadas pelo grupo das Tapeceiras do Espraiado e a produção deste grupo está exposta em um ateliê da localidade e em distintos eventos que se inscrevem tanto no calendário cultural da cidade como também em eventos externos ao próprio espaço da cidade. Descreve-se, para melhor percepção da importância da dimensão de salvaguarda do saber fazer das Tapeceiras do Espraiado, a tradição vinculada à memória de Madeleine Colaço, a difusão dessa tradição e sua apropriação pela comunidade local ao longo de mais sete décadas, e, ainda, se defende que esse saber fazer institui-se como patrimônio cultural da cidade de Maricá. Para tanto, essa pesquisa dialoga com o campo da História Oral, e se assenta em um conjunto de entrevistas realizadas com os artesãos contemporâneos que preservam esse saber fazer, com pessoas que conviveram com a artesã e, ainda, com moradores locais que se reconhecem nessa expressão que se associa ao campo não só do artesanato mas também da arte. Este trabalho ancora-se, ainda, nos conceitos de identidade e memória, pois esse saber-fazer marca a rotina dos artesãos da cidade de Maricá, não só porque assegura sua sustentabilidade, mas, especialmente, porque cria vínculos de pertencimento, por meio dessa expressão, que se estende a um coletivo mais amplo de tapeceiras e admiradores das tapeçarias.
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Mostrar Abstract
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The present research focuses on the study of the tradition of know-how of the Tapeceiras do Espraiado in the municipality of Maricá, which is located in the State of Rio de Janeiro. It is a tradition that dates back to the life and trajectory of Madeleine Colaço, who in the 1950s moved to Espraiado and spread this art there, which has become a relevant cultural element for the local population and a Brazilian reference in the field of tapestry. . The technique taught by Madeleine Colaço is preserved, marked by a stitch inspired, according to the artisan herself, in the rhythm and cadence of the samba, for the creation of tapestries. Today the tapestries are made by the group of Tapeceiras do Espraiado and the production of this group is exposed in a local studio and in different events that are inscribed both in the cultural calendar of the city as well as in events outside the city space itself. For a better understanding of the importance of the safeguarding dimension of the know-how of the Tapeceiras do Espraiado, the tradition linked to the memory of Madeleine Colaço, the diffusion of this tradition and its appropriation by the local community over seven decades, and, still , it is argued that this know-how is established as a cultural heritage of the city of Maricá. Therefore, this research dialogues with the field of Oral History, and is based on a set of interviews carried out with contemporary artisans who preserve this know-how, with people who lived with the artisan and, also, with local residents who recognize themselves in this expression that is associated with the field not only of crafts but also of art. This work is also anchored in the concepts of identity and memory, as this know-how marks the routine of artisans in the city of Maricá, not only because it ensures their sustainability, but, especially, because it creates bonds of belonging, through this expression, which extends to a wider collective of tapestries and tapestries admirers
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SARAH MARTINS CASSIANO
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A IDENTIDADE DE INTEGRANTES DO GRUPO CULTURAL BATIDAS E RIMAS LOCALIZADO EM QUEIMADOS/RJ: A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E SOCIEDADE NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO
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Orientador : ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
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MEMBROS DA BANCA :
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CONCEIÇÃO APARECIDA BARBOSA
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ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
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RAQUEL ALVITOS PEREIRA
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THIAGO DE SOUZA DOS REIS
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Data: 11/07/2022
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O modo como o sujeito oriundo e morador da periferia se coloca em sociedade, sua percepção sobre elementos culturais, sociais e sobre sua própria identidade, o modo como se enxerga enquanto indivíduo está mudando, em especial se comparado a gerações anteriores. Se constata uma relação entre cultura e sociedade, associadas à identidade que se reflete nos modos de falar, de vestir, de agir e de se posicionar, seja no campo político ou social. No presente trabalho, a busca para compreender essa identidade parte de um grupo específico, conhecido como Batidas e Rimas, criado e localizado no município de Queimados, Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. O coletivo parte da cultura Hip-hop não apenas como um meio para se fazer música, break e grafitti, mas sim como uma forma de vida que gira em tornode uma linguagem, de símbolos e códigos próprios que possibilitam identificações quefazem parte do que seus integrantes são. Esses agentes produzem cultura e a expressam por meio de uma identidade. As práticas sociais carregam uma dimensão cultural que se alastra e gera impacto direto na construção do sujeito e no modo como o mesmo se posiciona como ator social. Tanto o Batidas e Rimas como outros coletivos que serão mencionados fazem a diferença na periferia e enxergam a cultura hip hop como um modo de vida, de ser e estar no mundo. Discutir sobre cultura e identidade na Baixada não representa um ineditismo, mas faz parte de um processo de desconstrução da concepção de que este território se reduz a criminalidade.
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There is a change in the role played by the young, specifically black as a subject in society. Whether in the private sphere, as in the family system or at a more comprehensive level where a political, social and citizen position are most in demand, today's youth are positioned differently compared to the late 1990s. The creation and consolidation of policies statements, as well as the dissemination of social networks as a space of resistance and sharing of ideas, make these changes in the way that identity manifests itself be seen more clearly, even though the behavior is only a fragment that encompasses the complexity that it is the appropriation of customs and perspectives of a social group. In view of the above, the present work seeks to understand which culture is spoken here, based on the principle that it dialogues with society, and generates repercussions in different social fields, such as political and economic. We relate the impact of this relationship on the construction of the subject and the way he positions himself as a social actor. To understand a modern identity, shared and generating social practices that aim to break a racist and excluding logic, we will analyze the speeches of active members, and those who share the traits of black youth from the periphery, expressed in the musical group Batidas e Rimas.
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RENATA NASCIMENTO Y MANSOUR
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Educação patrimonial como ação política e prática pedagógica inclusiva
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Orientador : FABIO PEREIRA CERDERA
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
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FABIO PEREIRA CERDERA
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JANAINA MACHADO SIMOES
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SÔNIA APARECIDA NOGUEIRA
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Data: 29/08/2022
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Esta pesquisa reflete sobre a criação de estratégias didático-pedagógicas em Educação Patrimonial e seu aspecto político, dialógico e comunicativo, numa perspectiva sensibilizadora e participativa que aponte dilemas e complexidades existentes na aproximação de saberes e metodologias que precisam ser negociadas no processo de elaboração do discurso pedagógico da Educação Patrimonial. A ideia que apresentamos compreende o Patrimônio Cultural como meio essencial para constituição de identidades e a Educação Patrimonial como espaço de expressão e representação política do Outro e de Si e, também, de reconhecimento da diferença como uma possibilidade de construção de sentido. Desse modo, procuramos estabelecer um diálogo entre Patrimônio Cultural e Educação, tendo a escola como lugar de investigação, por ser espaço diferenciado de produção de saberes interdisciplinares, evidenciando que o campo da Educação Patrimonial é uma área do conhecimento eminentemente interdisciplinar e que a ideia de transformação do conhecimento científico com intenção de ensino e divulgação não se organiza na forma de simples “ajuste” ou “simplificação” de conhecimento. A compreensão do processo de produção do discurso pedagógico pode auxiliar de maneiras diferenciadas a construção e apropriação do discurso apresentado no campo da Educação Patrimonial. Temos como objetivos compreender o discurso pedagógico da Educação Patrimonial apresentado nas políticas públicas para educação e cultura, e sua relação com aspectos de cidadania e direitos culturais, a partir de conceitos da semiótica discursiva e da arte-educação; investigar práticas de educação patrimonial e arte-educação interessadas em construir processos de interação entre as diferenças que constituem a diversidade social brasileira; observar estudos da semiótica discursiva no ensino-aprendizagem escolar, direcionados à construção de discursos de aceitação da diferença e inclusão social e articular de forma sistêmica aspectos da educação patrimonial como prática de intervenção pedagógica para inclusão social e as ações estatais na área da cultura. Para fundamentar nosso conhecimento sobre o assunto reunimos em pesquisa bibliográfica pressupostos teóricos de autores do campo do Patrimônio Cultural, tais como Márcia Chuva (2012), Dormaels (2011), Mário Chagas (2006), José Reginaldo Gonçalves (2003); da Educação Patrimonial, Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grunberg e Adriane Queiroz Monteiro (1999), Elisa Roberta Zanon, Leandro Henrique Magalhães e Patrícia Martins Castelo Branco (2009); das Políticas Culturais, Isaura Botelho (2007), Marilena Chauí (2006) e Lia Calabre (2018); da Semiótica Discursiva, Algirdas Julius Greimas (2008), Diana Barros (1988), Lucia Teixeira (2008), Eliane Soares de Lima (2021); da Arte-Educação, Ana Mae Barbosa (1999), Fayga Ostrower (2018), articulados pelo conceito de Recontextualização de Basil Bernstein (2003) e Transposição Didática, de Yves Chevallard (1998) entre outros, como suporte didático e metodológico para possíveis intervenções direcionadas à efetivação, continuidade, avaliação e ajuste das políticas de democratização dos direitos culturais para todos.
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This research is aimed at reflecting on the creation of didactic-pedagogical strategies in Heritage Education and its political, dialogical and communicative aspect, in a sensitizing and participatory perspective that points out dilemmas and complexities existing in the approach of knowledge and methodologies that need to be negotiated in the process of elaborating the pedagogical discourse of Heritage Education. The idea that we present comprises Cultural Heritage as an essential means for the constitution of identities and Heritage Education as a space for expression and political representation of the Other and the Self and also for the recognition of difference as a possibility of building meaning. Thus, we seek to establish a dialogue between Cultural Heritage and Education, with the school as a place of investigation, as it is a different space for the production of interdisciplinary knowledge, showing that the field of Heritage Education is an area of eminently interdisciplinary knowledge and that the idea of transformation of scientific knowledge with the intention of teaching and disseminating it is not organized in the form of simple “adjustment” or “simplification” of knowledge. Understanding the pedagogical discourse production process can assist in different ways the construction and appropriation of the discourse presented in the field of Heritage Education. We aim to understand the pedagogical discourse of Heritage Education presented in public policies for education and culture, and its relationship with aspects of citizenship and cultural rights, from the concepts of discursive semiotics and art-education; to investigate heritage education and art education practices interested in building processes of interaction between the differences that constitute Brazilian social diversity; observe studies of discursive semiotics in school teaching-learning, aimed at building discourses of acceptance of difference and social inclusion and articulating systemically aspects of heritage education as a pedagogical intervention practice for social inclusion and state actions in the area of culture. In order to substantiate our knowledge on the subject, we gathered in bibliographic research theoretical assumptions from authors in the field of Heritage Education, such as Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grunberg and Adriane Queiroz Monteiro (1999), Elisa Roberta Zanon, Leandro Henrique Magalhães and Patrícia Martins Castelo White (2009); Cultural Policies, Isaura Botelho (2007), Marilena Chauí (2006) and Lia Calabre (2018); from Discursive Semiotics, Algirdas Julius Greimas (2008) and Eric Landowski (2012); da Arte-Educação, Ana Mae Barbosa (1999) and Herbert Read (2001), articulated by the concept of Recontextualization of the pedagogical discourse of Basil Bernstein (2003) as didactic and methodological support for possible interventions aimed at the effectiveness, continuity, evaluation and adjustment of policies for the democratization of cultural rights for all.
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JANETE BUSTAMANTE DOS SANTOS
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“MINHA MOCIDADE” (IN) DEPENDENTE DE PADRE MIGUEL: PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA DE UMA ESCOLA DE SAMBA
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Orientador : OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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HELENA THEODORO
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LUÍS CLÁUDIO DE OLIVEIRA
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OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA
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RAQUEL ALVITOS PEREIRA
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Data: 01/12/2022
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A memória e a preservação da história de uma escola de samba é um tema que possibilita reconhecer e conhecer as potencialidades culturais da sociedade brasileira. O estudo deste trabalho, foi realizado especificamente sobre a fundação da GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, referente ao período da década de 50 e 60, trazendo algumas histórias de famílias, dialogando com o passado, no presente e propondo reflexões para o futuro. Intercalando com a formação do bairro, e possibilitando um conhecimento de exemplos de amor à vida, aos encontros e principalmente ao Samba, através da criatividade de existir e resistir. Utilizamos o girar das baianas, dos mestres-salas e porta-bandeiras, e o cantar dos pássaros, representando os compositores, mostrando os diversos cartões de identidades possíveis. Foi utilizada como metodologia, a abordagem qualitativa, a história oral, uma obra escrita por várias mãos e mentes pensantes, proporcionando um retorno às raízes que deram bons frutos, onde utilizamos as árvores genealógicas para compor este enredo. Na comissão de frente apresentamos a potencialidade de grupos, que reproduzem diversos valores civilizatórios da filosofia africana, tão presentes em famílias pretas, que ressignificam suas existências, ultrapassando o muro invisível das impossibilidades. E no destaque confirmando que "Sonhar não custa nada", apresentamos a Mocidade de outrora, uma agremiação conhecida e querida através de sua grande bateria nota 10, que faz o coração pulsar de alegria quando os tambores tocam. Retornar a um passado que potencializa e aumenta o orgulho de ser de Padre Miguel. Contando histórias de Ivos, Andrés, Silvios, Dengos, Orozimbos, Arys, Wandyrs, Toco, Tiãos, Jorjões e Tiãozinhos. E também, da grande presença feminina nessa trajetória, das Chicas, Gildas, Helenas, Rembas, Nadirs, Nildas, Bibianas, Selmas e Elzas, integrantes representando a Galeria da Velha Guarda, que são de suma importância para uma Escola de Samba, representando no conjunto da harmonia, a chave de ouro de manutenção deste portal, tão fundamental para o diálogo com a alegoria que estimulam a memória ancestral, com vozes que ecoam: Salve a Mocidade! Salve a Mocidade!
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The memory and preservation of the history of a samba school is a theme that makes it possible to recognize and know the cultural potential of Brazilian society. The study of this work was carried out specifically on the foundation of GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, referring to the period of the 50s and 60s, bringing some stories of families, dialoguing with the past, in the present and proposing reflections for the future. Interspersing with the formation of the neighborhood, and enabling a knowledge of examples of love for life, encounters and especially Samba, through the creativity of existing and resisting. We use the rotation of the Bahians, the master rooms and flag holders, and the singing of the birds, representing the composers, showing the various cards of possible identities. It was used as a methodology, the qualitative approach, oral history, a work written by various hands and thinking minds, providing a return to the roots that gave good fruit, where we use the genealogical trees to compose this plot. In the front commission we present the potential of groups, which reproduce various civilizing values of African philosophy, so present in black families, that they resignify their existences, overcoming the invisible wall of impossibilities. And in the highlight confirming that "Dreaming costs nothing", we present the Youth of yesteryear, a known and beloved association through its large battery note 10, which makes the heart beat with joy when the drums play. Return to a past that enhances and increases the pride of being of Father Miguel, Telling stories of Ivos, Andrés, Silvios, Dengos, Orozimbos, Arys, Wandyrs, Toco, Tiãos, Jorjões and Tiãozinhos. And also of the great female presence in this trajectory, of the Chicas, Gildas, Helenas, Rembas, Nadirs, Nildas, Bibianas, Selmas and Elzas, members representing the Gallery of the Old Guard, which are of paramount importance for a Samba School, representing in the whole of harmony, the golden key of maintenance of this portal, so fundamental for dialogue Save the Youth!
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ROSÂNGELA DAIANA DOS SANTOS
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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: RESSIGNIFICAÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL DE SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU - PR PARA A COMUNIDADE
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Orientador : MARCOS JOSE DE ARAUJO CALDAS
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MEMBROS DA BANCA :
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CILCAIR LIMA DE ANDRADE CARVALHO RAMOS
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FABIO PEREIRA CERDERA
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LUIS JORGE RODRIGUES GONÇALVES
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MARCOS JOSE DE ARAUJO CALDAS
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Data: 30/12/2022
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Esta pesquisa trata da análise da formação do museu no município de Serranópolis do Iguaçu e da estruturação da coleção do museu local. Os materiais líticos representam a memória dos povos originários do Oeste do Paraná e constituem uma material vital para nortear a pesquisa da história da região.
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This research deals with the analysis of the beginnings of the Serranopolis do Iguaçu’s Museum and its local collection formed by lithic artefacts from native people of West Paraná - Brazil
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