Dissertações/Teses

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2021
Dissertações
1
  • ERICA BARROS DE ALMEIDA ARAUJO
  • ARTE, GÊNERO E MEMÓRIA: O USO DO PATRIMÔNIO CHILENO DA ARPILLERIA COMO INSTRUMENTO DE  RESISTÊNCIA POLÍTICA DAS MULHERES DO MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGEM DO VALE DO GUAPIAÇU (R.J.)

  • Orientador : ALEXANDRE LAZZARI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRE LAZZARI
  • ARTHUR GOMES VALLE
  • ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
  • LUIS REZNIK
  • Data: 10/02/2021

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  • A proposta dessa dissertação consiste em investigar o uso do patrimônio chileno da arpilleria como instrumento de resistência política pelas mulheres que integram o Movimento dos (as) Atingidos (as) por Barragem (MAB) de Cachoeiras de Macacu, cidade que compõe a região metropolitana do Rio de Janeiro. Como patrimônio cultural chileno, a técnica da arpilleria foi ressignificada pelas mulheres brasileiras no que se refere aos materiais utilizados e recontextualizado segundo suas demandas relacionadas à questão dos impactos causados pela implantação da barragem do COMPERJ no município. O presente trabalho tem por base a memória coletiva das agricultoras do MAB que são expressas no objeto da arpillera e é subjacente à sua técnica. O saber-fazer que permeia a tapeçaria guarda através da técnica camadas de memórias inscritas no corpo do artesão que são expressas através do movimento de suas mãos na confecção de objetos que antes de remeterem ao utilitário, produzem linguagens que revelam uma dimensão simbólica informando acerca do tempo e as condições nos quais foram produzidos. Entre os eixos norteadores para a análise do uso da arpilleria pelas mulheres do MAB estão: a verificação do lugar ocupado pelas artes têxteis e pelas mulheres na arte contemporânea. Assim como, as estratégias contra hegemônicas vinculadas aos conceitos de desenvolvimento sustentável, ecofeminismo, agroecologia e soberania alimentar defendidos pela Via Campesina e a ONU como alternativas de resistência ao desenvolvimentismo que legitimou a implementação de barragens e seus impactos ambientais e sociais sobre as populações rurais, e as relações de poder implicadas no binômio capitalismo/patriarcado que permeiam as relações de classe e, principalmente, de gênero no mundo rural.


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  • The purpose of this of dissertation is to investigate the use of the Chilean heritage of the arpilleria as an instrument of political resistance by woman who are part of the Movement of People Affected by the Dam of Cachoeiras de Macacu, city that makes up the region of Rio de Janeiro. As a Chilean cultural heritage, the arpillera technique was signified by Brazilian woman with regard to the materials used and recontextualized according to their demands related to the issue of the impacts caused by implementation of the COMPERJ DAM in the municipality. The present work is based on the collective memory of the MAB female farmers who are expressed in the arpillera and is underlying their technique. The know-how that permeates the tapestry keeps, through the technique, layers of memory inscribed on the body of the artisan that are expressed through the movements of his hands in the making of objects the before referring to the utility, they produce languages that reveal a symbolic dimension informing about the time and the conditions in which they were produced. Among the guiding axes for the analysis of the use of arpilleria by the women who produce them in contemporary art and the strategies against hegemony linked to the concepts of sustainable development, ecofeminism, agroecology and food sovereignty defended by Via Campesina and ONU as alternatives of resistance to developmentism that legitimized the implementation of dams and their environmental impacts and social effects on rural populations, as well as power relations implied in the binomial capitalism/patriarchy that permeate class and, mainly, gender relations in the rural world.

2
  • RAFAELA ALVAREZ FERRETTI ALBIERI
  • O Patrimônio como recurso: o caso do Conjunto Fabril da Companhia Têxtil Brasil - Industrial em Paracambi – RJ

  • Orientador : JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • Ana Maria Gadelha Albano Amora
  • CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
  • JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
  • Data: 23/02/2021

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  • O Patrimônio como recurso: o caso do Conjunto Fabril da Companhia Têxtil Brasil - Industrial em Paracambi – RJ


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  • O Patrimônio como recurso: o caso do Conjunto Fabril da Companhia Têxtil Brasil - Industrial em Paracambi – RJ

3
  • JEFFERSON PEREIRA NEPOMUCENO
  • Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes

  • Orientador : FABIO PEREIRA CERDERA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIO PEREIRA CERDERA
  • ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
  • UHELINTON FONSECA VIANA
  • AMANDIO MIGUEL DOS SANTOS
  • Data: 26/02/2021

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  • Esta dissertação debate a possibilidade de entendimento da matriz xilográfica como elemento depoente de saberes do autor. Objetiva discutir como a matriz é potencialmente descritiva do sujeito e se constitui como patrimônio cultural. Para isso, a partir de abordagem metodológica qualitativa, verificamos a pertinência da pesquisa a respeito da matriz como patrimônio imaterial. Abordamos a cultura material como relativa e confirmadora deste pressuposto, observando neste objeto material, a matriz de xilogravura, as marcas dos saberes que a criaram. A dissertação também faz ponderações a respeito da prática da gravura em madeira, sua história, definições, contexto e construção, seja este material ou de sua sintaxe como linguagem, considerando o papel da matriz na construção do sujeito e da malha cultural. Esse entendimento qualifica a reflexão acerca da matriz xilográfica como elemento que guarda em si, fisicamente, e como linguagem, traços capazes de projetarem o conhecimento nela contido, bem como de configurá-la como bem imaterial.


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  • This dissertation discusses the possibility of understanding the woodcut matrix as a deponent element of the author's knowledge. It aims to discuss how the matrix is potentially descriptive of the subject and constitutes itself as cultural heritage. For this, using a qualitative methodological approach, we verified the relevance of the research regarding the matrix as immaterial heritage. We approach material culture as relative and confirming this presumed, observing in this material object the marks of the knowledge that created it. The dissertation also considers the practice of wood engraving, its history, definitions, context and construction, be it material or syntactic, considering the role of the matrix in the construction of the subject and in the construction of the cultural fabric. This understanding qualifies the reflection about the woodcut matrix as a element that keeps in itself, physically and as language, traits capable of projecting the knowledge contained therein, and of configuring it as an immaterial good.

2020
Dissertações
1
  • CAROLINE DAZZI MACHADO
  • Revendo a prática da Conservação das Habiltações Sociais: o caso da Rua Senador Pompeu, nº 34

  • Orientador : JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
  • JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
  • RENATO DA GAMA ROSA COSTA
  • Data: 21/08/2020

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  • O presente estudo tem como objetivo investigar as práticas da conservação de edificações protegidas dentro do universo das habitações sociais. Esta pesquisa pretende olhar para a conservação dessas tipologias arquitetônicas, que são extremamente específicas e complexas, e tentar perceber até que ponto se estabelece o limite entre a preservação da autenticidade e da integridade e a contemplação da demanda e das necessidades de seus usuários. Para tanto, será avaliado como estudo de caso o projeto de restauração executado em uma habitação popular, tombada a nível municipal, localizada na Rua Senador Pompeu, nº 34, Centro do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro aparece como foco delimitador desta pesquisa em função de apresentar na sua história a sequência evolutiva das tipologias arquitetônicas estudadas e contemplar em seu espaço urbano toda a memória de habitação social. Acredita-se que o tema escolhido irá propiciar uma relevante contribuição ao patrimônio edificado na medida em que busca o aprimoramento da trama conceitual da conservação através do caso específico das habitações sociais coletivas. Especula-se que este trabalho caminhará no sentido da compreensão de que será necessário fazer uma relativização dos principais conceitos que norteiam as intervenções de conservação a fim de atender às demandas dos atuais usuários e manter o caráter histórico de habitação social coletiva dessas edificações. Ao mesmo tempo, é fundamental que se tenha o cuidado para que essas intervenções não excedam a preservação da autenticidade e integridade desses imóveis, descaracterizando-os. Conjectura-se que a busca por esse limite será uma dos norteadores das reflexões desta pesquisa.


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  • This research aims to look at the conservation of these architectural typologies, which are extremely specific and complex, and try to understand the extent to which the limit is established between the preservation of authenticity and integrity and the contemplation of the demand and the needs of its users.These will be evaluated as a case study the restoration project executed in a popular housing, registered at the municipal level, located at Rua Senador Pompeu, The city of Rio de Janeiro appears as the delimiting focus of this research in order to present in its history the evolutionary sequence of the architectural typologies studied and to contemplate in its urban space all the memory of social housing. the theme chosen will provide a relevant contribution to the to the built heritage as it seeks to improve the conceptual framework of conservation through the specific case of collective social housing. It is speculated that this work will move towards the understanding that it will be necessary to make a relativization of the main concepts that guide conservation interventions in order to meet the demands of the current users and maintain the historical character of collective social housing of these buildings. At the same time, it is essential that care be taken to ensure that such interventions do not exceed the preservation of the authenticity and integrity of these properties, thus de-characterizing them. It is conjectured that the search for this limit will be one of the guiding principles of this research.

2
  • PEDRO VALLE SOUZA
  • “SÃO JOÃO MARCOS, PATRIMÔNIO SUBJUGADO”

    A fragmentação da memória de São João Marcos de 1946-1964

  • Orientador : MARCOS JOSE DE ARAUJO CALDAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEJANDRA SALADINO
  • ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
  • MARCOS JOSE DE ARAUJO CALDAS
  • RAQUEL ALVITOS PEREIRA
  • Data: 24/08/2020

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  • O presente trabalho procura através da análise historiográfica da documentação, estabelecer paralelos sobre a destruição e submersão da cidade de São João Marcos, através dos lugares de memória em relação a cidade, que em um momento do século XIX, tinha importância relevante para o País, e pouco mais de meio século depois passa a ser esvaziada de significado e de importância para o Estado Brasileiro. Mesmo que por sua relevância como raro exemplo de conjunto arquitetônico Neocolonial tenha sido tombado pelo SPHAN em 19 de maio de 1939, para logo após ser revogada sua proteção pelo presidente Getúlio Vargas em 3 de junho de 1940, com a justificativa de progresso da nação. O objetivo principal desse trabalho é tentar compreender como a memória a partir dos registros documentais e dos relatos dos moradores, podem revigorar ou estabelecer laços importantes com o passado e a realidade cotidiana da cidade de São João Marcos, e como essa ruptura da destruição da cidade criou lacunas na história dessa população e em sua Identidade.


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  • The present work searches through the historiographic analysis of documentation, to establish parallels on the destruction and submersion of São João Marcos city, through the places of memory in relation to the city, which in a nineteenth century moment, had relevent importance for the Country, and little more than half a century later it becomes emptied of meaning and importance to the Brazilian State. Although for its relevance of its rare example of Neocolonial architectural set was listed by SPHAN on May 19, 1939, shortly after being revoked his protection by President Getúlio Vargas on June 3, 1940, with the nation's progress justification. The main objective of this work is to try to understand how the memory from the documentary records and the residents reports, can reinvigorate or establish important ties with the past and the daily reality of São João Marcos city, and how this city destruction rupture created gaps in the history of this population and its identity.

3
  • AMANDA FILGUEIRAS FLOR
  • História em Quadrinhos como recurso pedagógico na Educação Patrimonial

  • Orientador : ARTHUR GOMES VALLE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARTHUR GOMES VALLE
  • ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
  • MARIA ANGELICA DA GAMA CABRAL COUTINHO
  • WALDOMIRO DE CASTRO SANTOS VERGUEIRO
  • Data: 27/08/2020

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  • Ao longo das últimas décadas século XX, muitos avanços aconteceram dentro do campo do Patrimônio Cultural, principalmente com relação às questões ligadas aos bens culturais de natureza imaterial e nas diretrizes educacionais voltadas ao Patrimônio. Este trabalho pretende, através de um levantamento histórico e bibliográfico, investigar qual é o papel da Educação Patrimonial e sua importância para a sociedade dentro de um contexto globalizado, onde o conflito e as disputas culturais fazem parte do processo de patrimonialização dos bens culturais. Diante deste contexto, relacionamos o uso das narrativas visuais das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico de grande popularidade e eficácia para auxiliar no desenvolvimento das ações educativas voltadas para a preservação do Patrimônio Cultural em seus aspectos materiais e imateriais. Para isso, analisamos um conjunto de publicações que evidenciam o potencial das HQs como recurso pedagógico para o ensino sobre os bens culturais, como o objetivo de contribuir para ampliação das pesquisas e na elaboração de novos materiais didáticos na área da Educação Patrimonial. “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”. 


  • Mostrar Abstract
  • Throughout the last decades of the twentieth century, many advances have taken place within the field cultural heritage, especially in matters related to cultural goods of immaterial nature and in the educational directives directed to the Cultural Heritage. Through a historical and bibliographical survey, this work aims to investigate the role of Heritage Education and its importance for society within a globalized context, where conflict and cultural disputes are part of the patrimonialisation process of cultural assets. In this context, it is also sought to relate the use of comic book narratives as a highly popular and efficient pedagogical resource to assist in the development of educational actions aimed at the preservation of intangible heritage. In this sense, we will strive to exemplify the potential of such a pedagogical resource in relation to the matrices of urban samba in Rio de Janeiro (Partido Alto, Samba de Terreiro and Samba-Enredo), recognized by UNESCO as Immaterial Cultural Heritage of Brazil in 2007.

4
  • CINTIA ABRUNHOSA PINTO SADA
  • O silenciamento de uma língua e o apagamento da memória: A resistência cultural da língua da Tabatinga e sua perspectiva patrimonial.

  • Orientador : MONICA DE SOUZA NUNES MARTINS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MONICA DE SOUZA NUNES MARTINS
  • ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
  • ANA LÚCIA DOS PRAZERES COSTA
  • THIAGO DE SOUZA DOS REIS
  • Data: 27/08/2020

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  • Esta pesquisa buscou investigar a Língua da Tabatinga enquanto elemento de interesse cultural. Trata-se, portanto, de uma estratégia voltada para a percepção do fenômeno linguístico como produto de diversos fatores de ordem sócio-política e de resistência, discutindo as políticas de reconhecimento dos direitos linguísticos, como o Inventário Nacional da diversidade Linguística (INDL) e o Título de Referência Cultural Brasileira (RCB), através do Decreto Iphanº 3.551/2000, e do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI).

    Para tanto, a pesquisa buscou refletir sobre os seguintes aspectos: a) compreender o uso da língua da Tabatinga nas interações sociais e o significado que ela assume no âmbito do patrimônio cultural imaterial; b) analisar o uso da língua da Tabatinga através das transformações de autoconsciência cultural de seus falantes; c) compreender a relação cultural entre a Língua da Tabatinga e o território onde é falada: o antigo Quilombo e suas dimensões, e d) analisar como a língua da Tabatinga assume um novo significado na sociedade contemporânea, a partir da adesão de novos falantes e de novas configurações de projetos políticos de âmbito nacional.

    A abordagem da pesquisa contempla os campos do Patrimônio Cultural Imaterial e da Diversidade Linguística, e seu foco incide no estudo da Língua da Tabatinga e sua história social a partir de fontes históricas, utilizando conceitos formulados através da sociolinguística e da história oral.


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  • This research aims to investigate the Tabatinga Language as an element of cultural interest. 
    It is a strategy aimed at the perception of the linguistic phenomenon as a product of various factors of social and 
    political order and resistance. Discussing the processes of recognition of linguistic diversity as a Brazilian Cultural 
    Reference through Iphan Decree 3.551 / 2000 and the National Program of Intangible Heritage (PNPI).   To this end,
     I seek to understand the use of Tabatinga Language in social interactions and the meaning it assumes within the 
    scope of intangible cultural heritage; Analyze the aspects of cultural resistance that are part of preserving the 
    Tabatinga language among the speaking community; and Analyze how Tabatinga Language takes on a new meaning 
    in contemporary society, based on the new social roles of these individuals.   The approach is in the field of 
    Intangible Cultural Heritage, its central focus is on the study of Tabatinga Language and its social history from
    historical sources, using concepts formulated by sociolinguistics and oral history.
5
  • ALYNE FERNANDA CARDOSO REIS
  • PATRIMÔNIO CULTURAL E MEMÓRIA DO SUBÚRBIO DE MADUREIRA - RJ

  • Orientador : CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
  • INÊS EL-JAICK ANDRADE
  • JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
  • Data: 14/09/2020

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  • A partir das relações socioespaciais o trabalho de dissertação busca discorrer a dimensão do conjunto de bens culturais materiais e imateriais que estão inseridos no bairro de Madureira. Um território vasto de histórias, onde a pesquisa tem como objetivo preservar a memória e instrumentalizar ações de salvaguarda por meio dos patrimônios culturais presentes no mesmo. Uma dessas ferramentas, foi a construção do Mapa de Bens Culturais de Madureira, no qual a partir da identificação desses bens foi realizado o georreferenciamento. O mapa é um instrumento que visa trazer o conhecimento e, pode auxiliar na gestão desses bens culturais. Despertando assim, a noção de valoração que está atribuído nesse território por meio do espírito do lugar, que se constitui através desses signos configurados por meio dos patrimônios culturais. Alguns ainda existentes e outros que de alguma forma foram descaracterizados, porém continuam vivos na memória, conceituando-a como um lugar de memória no subúrbio do Rio de Janeiro. Madureira, também é um território marcado pela presença da cultura negra em diáspora, onde alguns patrimônios culturais existentes possuem o legado dessa história.  Dessa forma, a discussão por meio de uma perspectiva que não haja dicotomia entre o bem tangível e o intangível, a fim de preservar a história do bairro assim como a identidade cultural e social desse lugar.


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  • Through the relations social and spacial the goal of the research is discuss the dimension of the set of material and immaterial cultural that are inserted in the Madureira's neighborhood. This is an expansive territory of historical layes where the research aims to recover the memory and instrumentalize safeguard actions trough the cultural heritage present it. From the perception of place inserted in the Declaration of Foz do Iguaçu (2008) and the letter of Quebec, also of the same year. Thus awakening the notion of valuation that is attributed in this territory through the spirit of the place, which is constituted through these signs that are configured in cultural heritage. Some still existent and some that were somehow uncharacterized, but still alive in memory, conceptualizing it as a place of memory in the suburb of Rio de Janeiro. It is an also territory of majority black people. where some existing cultural heritage has the legacy of this history. Thus the discussion through a perspective that there is no dichotomy between the tangible and the intangible in order to preserve the history of the neighborhood as well as the cultural and social identity of this place.

6
  • SIRLEY DA CONCEIÇÃO FERREIRA
  • Impactos do Turismo Cultural sobre comunidades urbanas tradicionais: o caso da Região Portuária do Rio de Janeiro

     

  • Orientador : CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
  • JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
  • INÊS EL-JAICK ANDRADE
  • Data: 14/09/2020

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  • O objetivo principal desse estudo é avaliar os impactos do fenômeno da turistificação em populações tradicionais, tendo como estudo de caso a Região Portuária do Rio de Janeiro e seus bairros (Sáude, Gamboa, Santo Cristo e parte do Centro). Preliminarmente, a região foi marcada historicamente por abrigar a população afro-brasileira, bem como por atividades econômicas impactantes ambientalmente (comercio de escravos, atividades portuárias e industriais etc.). A região portuária é caracterizada por abrigar grande número de população social e historicamente marginalizada que, a partir de 2009, passou a conviver com outra problemática urbana: o incremento da atividade turística. Em vista disso, a turistificação é o processo de transformação de um local em território turístico dos espaços da cidade na promoção dos lugares para atender os anseios de determinados grupos sociais, setor público, privado (agentes de mercado). Ocorre que esse processo está vinculado a prática do turismo cultural que pode ou não trazer benefícios para a população local, dependendo de como é gerido. Observa-se, com base na literatura especializada, que essa atividade pode impactar socialmente a qualidade de vida das comunidades locais e descaracterizar os bens culturais, colocando em risco as referencias dos diferentes grupos identitários. Nesse contexto, o estudo se justifica pelo fato de os citados bairros apresentarem um contexto contrastante composto, de um lado, por uma trajetória histórica de segregação social, combinada com um vasto patrimônio cultural reconhecido nacional e internacionalmente, e de outro, pelos impactos e riscos decorrentes do turismo cultural, tais como, o agravamento dos problemas sociais existentes e o enfraquecimento das práticas culturais tradicionais e de seus elementos identitários por meio da inserção de novos equipamentos culturais urbanos como atração turística, dentre outros. Dentre os objetivos específicos pretendem-se: refletir sobre o fenômeno do turismo nas comunidades urbanas tradicionais e sua relação sócio-cultural; descrever brevemente os marcos sociais, culturais, políticos e históricos da região; abordar as principais transformações sócio-cultural decorrente do novo modelo de gestão urbana da região portuária (Projeto Porto Maravilha) e constatar as perdas e ganhos dos bairros e seus aspectos culturais. Para alcançar os objetivos propostos, o estudo partiu de fundamentação teórica e metodologicamente por meio da análise bibliográfica e observação em lócus das mudanças provenientes das intervenções urbanas e produção das localidades para o incremento da atividade turística. Em face dos objetivos apresentados, o presente trabalho se estrutura em três capítulos, onde inicialmente é abordado o fenômeno do turismo e os impactos na escala local, com destaque para o Rio de Janeiro. No segundo momento, são identificados os marcos sociais, econômicos e históricos das intervenções urbanas, refletindo os estigmas de segregação social e memória social e urbana da região. Por fim, são avaliados os atuais impactos sociais e econômicos, após a implantação do Projeto Porto Maravilha, bem como os possíveis cenários futuros.


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  • The study aims to (re) analyze the urban policies implemented in the city of Rio de Janeiro, specifically in the port region. As well as the use of public space, and how different groups were affected in this process, including the management of cultural heritage. We start from the analysis of the historical process of urbanization of the politics of Mayor Pereira Passos, period from 1902 to 1906, inspired by the city model implemented by Haussmann in Paris, France in 1853-1882. Other urbanistic interventions mark this process of extension and remodeling, besides the insertion of new urban and cultural equipments. Along the same line of argument, the process of hierarchization of the urban fabric with a view to the isolation belt that segregates the port area and the neighborhoods that make up the region such as Saúde, Gamboa, Santo Cristo called SAGAS. In this context, we start from the assumption that the process of urban (re) planning at the same time that configures the urban landscape, (re) functionalizes spaces, tends to limit and barriers, while revealing social segregation and marginalization. cultural references of different groups, in which we have as background the dialectic of cultural capital versus economic capital inserted in the dynamics of space production and social relations. Based on the fundamental theoretical and methodological investigation regarding our object of study, it can be seen that the processes and urban configurations in the city of Rio de Janeiro have contributed to the forgetting of the cultural references of different identity groups, including Afro-Brazilian culture. . Since then, the argument is that the barriers, limitations and the valorization of public spaces show that a compensation mechanism has been created in the urban culture of the city in order to invest in public space for the desire of the private, in which spaces and equipment apparently '' public '' and cultural are appropriated by certain social groups / classes, in pursuit of social status and income, even no different in the field of cultural heritage.

7
  • PAULO HENRIQUE MENEZES DA SILVA
  • A LUTA PELA SALVAGUARDA DA CAPOEIRA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: VISÃO DE UM MESTRE

  • Orientador : OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUIZ RENATO VIEIRA
  • LUÍS CLÁUDIO DE OLIVEIRA
  • OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA
  • RAQUEL ALVITOS PEREIRA
  • ROSÂNGELA JANJA COSTA ARAUJO
  • Data: 27/11/2020

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  • Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade - PPGPACS/IM/UFRRJ, em nível de mestrado, tendo a Salvaguarda como nosso objeto de pesquisa, pretende-se analisar as ações iniciadas no estado do Rio de Janeiro a partir do Encontro de Mestres de Capoeira promovido pelo IPHAN em 2013; a atuação do Conselho de Mestres e do Grupo de Trabalho para a Salvaguarda da Capoeira buscando responder questões que entendemos como importantes para a construção de um Plano de Salvaguarda. A metodologia utilizada por nós nesta investigação e as questões por nós formuladas parte de um estudo descritivo sobre o processo de salvaguarda da capoeira no estado do Rio de Janeiro, cuja ideia central é analisar este processo sob a luz da literatura especializada e do olhar de mestres e mestras de capoeira. Para tanto, utilizamos pesquisas de cunho documental e bibliográfico, somando-se a esta o levantamento e coletas de dados mediante a utilização do Google Formulários, aplicada há alguns mestres de capoeira que participaram das ações de salvaguarda, tanto no Conselho de Mestres quanto no Grupo de Trabalho. Por tratar-se de um fenômeno dinâmico e complexo inerente ao comportamento humano, optamos por uma abordagem qualitativa específica em estudos no campo das ciências sociais, caracterizado por lidar “com seres humanos, que, por razões culturais, de classe, de faixa etária, ou por qualquer outro motivo”, pode apresentar conexão e substrato comum entre investigador e investigado, no sentido explicitado por Minayo (1994, p.13) corroborando com Lévi-Strauss, que “numa ciência, onde o observador é da mesma natureza que o objeto, o observador, ele mesmo, é uma parte de sua investigação” (LEVI-STRAUSS apud MINAYO, 1994, p. 14). Com a pesquisa documental buscamos investigar a salvaguarda da capoeira a partir de fontes primárias como os documentos oficiais produzidos principalmente no âmbito do IPHAN, dentre os quais destacamos os Dossiês que fundamentam o Registro do Ofício dos Mestres e da Roda de Capoeira, legislações específicas, portarias, atas e relatórios dos encontros e etc.  Com a pesquisa bibliográfica buscamos identificar e analisar fontes secundárias, como livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na internet sobre o tema, a começar pelo conjunto de publicações e trabalhos acadêmicos sobre a capoeira e patrimônio cultural, outras fontes convergentes com a temática da preservação da cultura afro-brasileira ou de matriz africana. Muitos dos trabalhos pesquisados abordam o tema a partir de perspectivas teóricas de campos científicos diferentes, como a antropologia, sociologia, ciência política, educação, história, geografia, filosofia e direito. Nas considerações finais, concluímos este trabalho chamando atenção para o fato de que o estado do Rio de Janeiro deixou de ser protagonista no país como referência nas ações voltadas para a salvaguarda da capoeira, perdendo força diante das experiências de outros estados que iniciaram discussões depois das aqui iniciadas, em um processo de construção coletiva envolvendo diferentes sujeitos como os detentores e as detentoras da capoeira, órgãos de governo vinculados à política pública de patrimônio cultural, como o IPHAN e o INEPAC e demais instituições da sociedade civil organizada.


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  • Developed under the Post-Graduate Program in Heritage, Culture and Society - PPGPACS/IM/UFRRJ, at the master's level, with Safeguarding as our object of research, we intend to analyze the actions initiated in the state of Rio de Janeiro from the Meeting of Masters of Capoeira promoted by IPHAN in 2013; the work of the Council of Masters and the Working Group for Safeguarding Capoeira seeking to answer questions that we understand as important for the construction of a Safeguarding Plan. The methodology used by us in this investigation and the questions formulated by us are part of a descriptive study on the process of safeguarding capoeira in the state of Rio de Janeiro, whose central idea is to analyze this process in the light of the specialized literature and the gaze of masters of capoeira. To this end, we use documental and bibliographic research, adding to this the survey and data collection using Google Forms, applied there are some capoeira masters who participated in the safeguard actions, both in the Council of Masters and the Working Group. Since this is a dynamic and complex phenomenon inherent to human behavior, we have opted for a specific qualitative approach in studies in the field of social sciences, characterized by dealing "with human beings, who, for cultural or class reasons, age group, or any other reason", may present a common connection and substrate between researcher and researcher, in the sense explained by Minayo (1994, p.13 ) corroborating with Lévi-Strauss, that "in a science, where the observer is of the same nature as the object, the observer himself is a part of his research" (LEVI-STRAUSS apud MINAYO, 1994, p. 14). With the documentary research we seek to investigate the safeguarding of capoeira from primary sources such as the official documents produced mainly within the IPHAN, among which we highlight the Dossiers that support the Registry of the Masters and the Roda of Capoeira, specific legislation, ordinances, minutes and reports of the meetings, etc.  With the bibliographic research we seek to identify and analyze secondary sources, such as books, journal articles and materials available on the Internet on the subject, starting with the set of publications and academic works on capoeira and cultural heritage, other sources converging with the theme of preservation of Afro-Brazilian culture or African matrix. Many of the researched works approach the theme from theoretical perspectives of different scientific fields, such as anthropology, sociology, political science, education, history, geography, philosophy and law. In the final considerations, we conclude this work calling attention to the fact that the state of Rio de Janeiro has ceased to be a protagonist in the country as a reference in actions aimed at safeguarding capoeira, losing strength in the face of the experiences of other states that initiated discussions after those initiated here, in a process of collective construction involving different subjects such as the owners and holders of capoeira, government agencies linked to public policy on cultural heritage, such as IPHAN and INEPAC and other institutions of organized civil society.

2019
Dissertações
1
  • TATIANE OLIVEIRA DE ASSUMPÇÃO CORDEIRO
  • “SEU LUGAR É NO MUSEU!” A ATUAÇÃO DO MUSEU VIVO DO SÃO BENTO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE O PATRIMÔNIO DA BAIXADA FLUMINENSE

  • Orientador : RAQUEL ALVITOS PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
  • MARIO DE SOUZA CHAGAS
  • RAQUEL ALVITOS PEREIRA
  • UHELINTON FONSECA VIANA
  • Data: 25/02/2019

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  • Essa pesquisa, no âmbito de um mestrado interdisciplinar em patrimônio, cultura e sociedade, optou por estudar uma instituição expoente na Baixada Fluminense que versa sobre questões pertinentes a ampliação do campo patrimonial: o Museu Vivo do São Bento. Tal escolha se deu pela necessidade e importância de valorizar e potencializar iniciativas que têm como foco o patrimônio, a memória e a história da Baixada Fluminense, questões tão caras para a região. Para tanto, a pesquisa compreende o Museu Vivo do São Bento como um espaço de luta e resistência desde a sua criação e, ainda, investe na percepção e caracterização do sentido das múltiplas atividades desenvolvidas no âmbito da instituição. Toma, assim, a museologia social, da qual o Museu Vivo do São Bento tem por práxis, como importante referencial, que demonstra a partir das frentes de ações e sentidos do museu, quais são os usos e apropriações que são feitos dos saberes e fazeres locais e que contribuem para a construção de sentimentos de pertencimento e de coletividade, além de se incentivar a experimentação da perspectiva dos campos do patrimônio cultural, da educação patrimonial e da museologia social. Esse trabalho, portanto, anuncia esses campos como ferramentas inclusivas e democráticas a serem utilizadas e apropriadas à serviço da inclusão social e da dignidade humana.


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  • This research, as part of an interdisciplinary master's degree in heritage, culture and society, has chosen to study an institution that is outstanding in the Baixada Fluminense that deals with issues related to the expansion of the patrimonial field: the Living Museum of São Bento. This choice was due to the need and importance of valuing and strengthening initiatives that focus on the heritage, memory and history of the Baixada Fluminense, which are so expensive for the region. To do so, the research includes the Living Museum of São Bento as a space of struggle and resistance since its creation and also invests in the perception and characterization of the meaning of the multiple activities developed within the institution. It thus takes the social museology, of which the Living Museum of São Bento has praxis, as an important reference, which demonstrates from the fronts of actions and senses of the museum, what are the uses and appropriations that are made of the knowledge and do local and that contribute to the construction of feelings of belonging and of collectivity, besides encouraging the experimentation from the perspective of the fields of cultural patrimony, patrimonial education and social museology. This work, therefore, announces these fields as inclusive and democratic tools to be used and appropriated in the service of social inclusion and human dignity.

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  • LUCIANE BARBOSA DE SOUZA
  • O QUE NÃO SALVAGUARDA, O RACISMO LEVA: A PERTENÇA DAS COMUNIDADES DE TERREIRO NOS PROCESSOS DE TOMBAMENTO DO IPHAN

  • Orientador : OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUÍS CLÁUDIO DE OLIVEIRA
  • MÁRCIA REGINA ROMEIRO CHUVA
  • OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA
  • RAQUEL ALVITOS PEREIRA
  • Data: 29/04/2019

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  • As ações de proteção dos terreiros, no âmbito das políticas públicas do campo do patrimônio cultural, tiveram início nos anos oitenta, por meio da luta das comunidades de terreiro e de grupos da sociedade civil organizada, em defesa da memória e do patrimônio cultural do povo africano em diáspora no Brasil. Para compreender como ocorreram os tombamentos dos terreiros pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, a partir das narrativas existentes na instituição, investigamos esses processos, seus procedimentos técnicos e burocráticos, correlacionando-os às lutas sociais pelo reconhecimento da herança africana, memória e pertencimento do povo negro, em defesa da diversidade cultural, da democracia, luta antirracista e laicidade. O IPHAN, em oitenta e dois anos, tombou onze terreiros de matriz africana em território nacional. Todos os terreiros tombados estão localizados na região Nordeste do país, um no Maranhão, nove na Bahia, e um em Pernambuco. Esse trabalho, portanto, visa contribuir para a construção do campo do patrimônio cultural integrado, em ações de conservação e salvaguarda, formado por materialidades e imaterialidades, como ferramenta cidadã na defesa dos direitos fundamentais para a vida humana. Essa pesquisa conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.


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  • The protection actions of the communities, within the scope of public policies of cultural heritage, started in the eighties, through the resistance of communities and organized civil society groups, in defense of the memory and cultural heritage of the diaspora African people in Brazil. To understand how as the National Institute of Historic and Artistic of brazilian Cultural Heritage - IPHAN, preservation processes occurred in communities, from the existing narratives in the institution, we investigate these processes, their technical and bureaucratic procedures, correlating them to social resistance by the recognition of the African heritage in Brazil, memory and belonging of the black people, in defense of cultural diversity, of anti-racist resistance, democracy and secularism. The IPHAN, in eighty years, listed eleven traditional communities from the sacred places of African matrix in national territory. All listed communities are located in the Northeast region of the country, one in the state of Maranhão, nine in the state of  Bahia, and one in the state of Pernambuco. This work, therefore, aims to contribute to the construction of the area of cultural heritage as integrated, in conservation and safeguard actions, formed by the tangible and intangible, as a citizen tool in the defense of fundamental rights for human lifes. This research has the support of the Coordination of Improvement of Higher Level Personnel - Brazil (CAPES) - Financing Code 001.

     


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  • CÍNTIA SAMPAIO RIBEIRO ROESLER
  • EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E TURÍSTICA NOS LUGARES DE MEMÓRIA: O CASO DO MUNICÍPIO DE RESENDE-RJ

  • Orientador : ISABELA DE FATIMA FOGACA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARI DA SILVA FONSECA FILHO
  • ISABELA DE FATIMA FOGACA
  • RAQUEL ALVITOS PEREIRA
  • Data: 20/05/2019

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  • O rico patrimônio cultural resendense, construído como herança da cultura cafeeira, nos períodos colonial e Imperial do Brasil, resistiu ao tempo, mas sofre hodiernamente com risco de se perder, tanto no espaço quanto na memória da população do município. A desvalorização econômica e o abandono dessas estruturas arquitetônicas e monumentos históricos são maximizados com o crescimento não planejado pelo qual passou à cidade no último quartil do século XX, quando se tornou importante polo industrial do Estado do Rio de Janeiro, com aumento populacional, crescimento imobiliário local, a desinformação sobre o espaço cultural da cidade e a valorização acentuada da cultura global contemporânea, principalmente, pelos mais jovens. Assim, a presente dissertação pretende apresentar uma discussão acerca da Educação Turística em cidades que tem o turismo como uma de suas atividades econômicas e sociais, bem como sua correlação com a Educação Patrimonial, no caso de cidades históricas ou com remanescentes históricos, como é o caso de Resende/RJ, representado por seu Centro Histórico. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, exploratória, descritiva e qualitativa, servindo-se de entrevistas semiestruturadas, com agentes envolvidos com a temática, e entrevistas estruturadas, com perguntas abertas e fechadas, com moradores do entorno do Centro Histórico de Resende.  O estudo sobre a Educação Patrimonial e Turística se destaca pela sua relevância social para a produção de um diálogo permanente nas perspectivas históricas, culturais, econômicas, ambientais, políticas, sociais e educacionais do município. Como resultado, percebeu-se que a população local e turística, precisa ser sensibilizada por meio de ações educacionais com base no planejamento turístico local, para a conscientização e a conservação dos bens culturais do município. Percebeu-se ainda, a existência de diplomas legais de planejamento que conjugam a área de Educação, Patrimônio e Turismo, bem como projetos relacionados à temática.  No entanto, não há uma efetividade na implantação dos princípios presentes nos diplomas legais, e os projetos, em função de pouco esclarecimento e descontinuidade em sua execução, não vêm atingido todos os objetivos aspirados.


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  • The rich Resende cultural heritage, built as an inheritance of the coffee culture, in the colonial and imperial periods of Brazil, resisted time, but it suffers nowadays with the risk of being lost, both in space and in the memory of the population of the municipality. The economic devaluation and abandonment of these architectural structures and historical monuments are maximized with the unplanned growth that went to the city in the last quartile of the XX century, when it became important industrial pole of the State of Rio de Janeiro, with population growth, real estate growth disinformation about the cultural space of the city and the accentuated appreciation of contemporary global culture, especially by the younger ones. Thus, this dissertation intends to present a discussion about Tourism Education in cities that has tourism as one of its economic and social activities, as well as its correlation with Patrimonial Education, in the case of historical cities or with historical remnants, such as case of Resende / RJ, represented by its Historical Center. The research methodology is characterized as: bibliographic, exploratory, descriptive and qualitative, using semi-structured interviews, with agents involved with the subject, and structured interviews, with open and closed questions, with residents of the Historic Center of Resende . The study on Patrimonial and Tourism Education stands out for its social relevance for the production of a permanent dialogue in the historical, cultural, economic, environmental, political, social and educational perspectives of the municipality. As a result it was realized that the local and tourist population needs to be sensitized through educational actions based on local tourism planning, for the awareness and conservation of the cultural assets of the municipality. It was noticed the existence of legal diplomas of planning that conjugate the area of education, patrimony and tourism, as well as projects related to the theme. However, there is no effective implementation in the principles present in the legal diplomas and in projects due to lack of clarification and discontinuity in its execution, not all the aspirated objectives have been achieved.

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  • SIMONE APARECIDA FONTES
  • Por uma história cultural das cartas: o saber-fazer epistolar como bem cultural determinante na construção da sociedade fluminense oitocentista

  • Orientador : MARCOS JOSE DE ARAUJO CALDAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEJANDRA SALADINO
  • FABIO PEREIRA CERDERA
  • RAQUEL ALVITOS PEREIRA
  • Data: 20/05/2019

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  • Desde tempos remotos, escrever cartas era o principal meio para aproximar os ausentes, expandir a memória, socializar a informação e superar o limite entre tempo e espaço. Mas se no século XIX a arte de escrever cartas alcançou um desenvolvimento sem precedentes, após o advento da internet, a comunicação por cartas entrou em declínio. No curso do debate sobre se o ato de escrever cartas estaria em processo de extinção ou de ressignificação em novos códigos e regras cibernéticos, destacamos a importância de uma reflexão crítica sobre a escrita de cartas não apenas como fonte, mas também como objeto, especialmente em uma sociedade, pautada na instantaneidade da informação. Para além dos testemunhos escritos, que privilegiam apenas a trajetória de ilustres missivistas e seus memoráveis feitos históricos, buscamos uma visão mais integrada de cultura, compreendendo que os objetos não estão à parte da vida social, que o documento tem uma história e que as marcas, vestígios e resíduos deixados na matéria são registros de processos sociais que se concretizam em papel e tinta. Desse modo, propomos uma história cultural da arte de escrever cartas, por meio de narrativas interdisciplinares que privilegiem a relação entre a historicidade dos objetos e a materialidade social dos documentos. Mais do que um lugar de memória, a prática epistolar implica, portanto, na salvaguarda do saber-fazer epistolar como um bem cultural determinante na construção da sociedade fluminense oitocentista, cuja herança produz efeitos até hoje. 


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  • Since ancient times, writing letters was the primary means for approximating the missing, to expand the memory, socializing, information and overcome the limit between time and space. But if in the nineteenth century the art of letter writing has reached an unprecedented development, after the advent of the internet, communication by letters went into decline. In the course of the debate about whether the act of writing letters would be in the process of extinction or re-signification in the new codes and rules in cyber, we highlight the importance of a critical reflection on the writing of letters not only as a source, but also as an object, especially in a society based in the instantaneity of the information. In addition to written testimonials, that favour only the trajectory of the illustrious writers and its memorable historic achievements, we seek a more integrated culture, understanding that the objects are not part of the social life, that the document has a history, and that the marks, traces and residues left in the field are records of social processes that materialize on paper and ink. In this way, we propose a cultural history of the art of letter writing, by means of narratives, interdisciplinary, with emphasis on the relationship between the historicity of the objects and the materiality of social documents. More than a place of memory, the practice of writing of letters implies, therefore, in order to safeguard the know-how letter-writing as a cultural determinant in the construction of fluminense society nineteenth century, whose heritage produces effects until today. 

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  • LUISE GONÇALVES VILLARES
  • A ESPERANÇA EQUILIBRISTA SABE QUE O MEMORIAL DA ANISTIA POLÍTICA DO BRASIL DEVE CONTINUAR!” DESAFIOS NA CONSOLIDAÇÃO DE UM ESPAÇO VIVO

  • Orientador : MONICA DE SOUZA NUNES MARTINS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MONICA DE SOUZA NUNES MARTINS
  • PEDRO HENRIQUE PEDREIRA CAMPOS
  • BRUNO NOGUEIRA FERREIRA BORJA
  • LEILA BIANCHI AGUIAR
  • Data: 19/06/2019

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  • O texto refere-se às memórias da repressão política no Brasil, no período da ditadura militar, até os primeiros anos de redemocratização. Visando os diferentes usos, apropriações e construções de edifícios com o propósito de estabelecer lugares de memória, a presente pesquisa buscou relacionar o Memorial da Anistia Política do Brasil e o uso de seu espaço físico para promover práticas de memória. Tendo a memória como o fio condutor da história, as relações entre identidade social, território, memória social e Estado serão apresentadas.


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  • The text refers to the memories of the political repression in Brazil, in the period of the military dictatorship, until the first years of redemocratization. Aiming at the different uses, appropriations and constructions of buildings with the purpose of establishing places of memory, the present research sought to relate the Memorial of Amnesty Politics of Brazil and the use of its physical space to promote memory practices. With memory as the guiding thread of history, the relations between social identity, territory, social memory and state will be presented.

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  • DANIELE COSTA DA SILVA
  • ARQUIVO, MEMÓRIA E SEUS LUGARES: UM OLHAR SOBRE O ARQUIVO DA UFRRJ A PARTIR DO DOCUMENTO E SUA PERSPECTIVA PATRIMONIAL

  • Orientador : RAQUEL ALVITOS PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA PAULA RIBEIRO DE ARAUJO
  • CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
  • JOSE VALTER PEREIRA
  • LUCINA FERREIRA MATOS
  • RAQUEL ALVITOS PEREIRA
  • Data: 12/08/2019

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  • O Arquivo da UFRRJ constitui-se como objeto de estudo desta pesquisa que se volta para a percepção deste arquivo em sua dimensão de memória, mas, sobretudo, a partir do documento e de sua perspectiva patrimonial. Toma-se o Arquivo da UFRRJ, em diálogo com seu acervo, com vistas a mapear o potencial de suas dimensões para a apreensão de elementos constitutivos de gestão pertinentes a uma valoração mais adequada e útil do Arquivo. Caracteriza-se, assim, o Arquivo da UFRRJ desde sua formação, a fim de recuperar sua historicidade e, mostrar os limites do potencial desse acervo, os desafios de valorização do mesmo como bem cultural, a partir do diálogo com a perspectiva patrimonial, tomando como referencial a dimensão da gestão e privilegiando seus instrumentos. O objetivo desse trabalho é, portanto, demonstrar a relação memória e arquivo no seu contexto informacional, como instrumento de construção e transmissão de memórias coletivas.


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  • The UFRRJ Archive is the object of study of this research that turns to the perception of this archive in its memory dimension, but, above all, from the document and its patrimonial perspective. It takes the UFRRJ Archive, in dialogue with its archive, in order to map the potential of its dimensions for the apprehension of management constitutive elements pertinent to a more adequate and useful valuation of the Archive. Thus, the UFRRJ Archive has been characterized since its formation, in order to recover its historicity and, to show the limits of the potential of this collection, the challenges of valuing it as a cultural asset, from the dialogue with the heritage perspective, taking as a reference the dimension of management and privileging its instruments. The aim of this paper is therefore to demonstrate the relation memory and archive in their informational context, as an instrument of construction and transmission of collective memories.


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  • ERIKNATAN CLEMENTINO MEDEIROS
  • Complexo Ferroviário de Valença: aspectos da História e do Patrimônio Industrial Ferroviário

  • Orientador : JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
  • JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
  • Jeanne Cristina Menezes Crespo
  • Data: 12/08/2019

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  • A presente investigação se insere na linha de pesquisa Patrimônio Cultural: Memória e Sociedade. A dissertação propõe a análise do Complexo Ferroviário de Valença (RJ), através de um estudo detalhado dos imóveis edificados a partir de 1914 pela Estrada de Ferro Central do Brasil (estação, prédios da administração, contabilidade, oficinas, armazém, corredor de casas da vila ferroviária ao longo da Avenida Geraldo de Lima Bastos e da Rua Dr. Souza Nunes e uma praça), a fim de refletir sobre as práticas de conservação e usos desse conjunto ferroviário pelos agentes sociais. Essa estrutura foi criada para atender ao Ramal de Santa Rita de Jacutinga a Governador Portella da Rêde de Viação Fluminense (popularmente conhecido como Linha de Jacutinga). A pesquisa estrutura-se a partir de uma revisão bibliográfica que objetivou entender os principais conceitos relacionados ao Patrimônio Industrial Ferroviário e a problemática que envolve sua identificação. Apresenta como objetivo compreender a articulação entre os “bens ferroviários” do Complexo Ferroviário de Valença, que determina o entendimento sobre o conjunto, a fim de verificar se as medidas de proteção do patrimônio estariam adequadas às diretrizes patrimoniais existentes. De maneira específica, identificamos o estado atual e os usos dos diferentes edifícios (propriedade, uso, proteção legal, estado de conservação e intervenção). Encontramos, parcialmente, políticas de preservação no âmbito municipal e estadual (INEPAC) que atinjam esse conjunto, além de refletir sobre as recomendações patrimoniais e práticas contemporâneas em relação ao Patrimônio Industrial Ferroviário. Para tanto, a investigação apresenta uma metodologia que envolve pesquisa histórica, levantamentos bibliográficos e documentais nas entidades atualmente responsáveis pelos prédios, bem como aos órgãos de preservação, prefeitura, periódicos locais e arquivos particulares, além de memórias escritas e análise dos dados coletados.


  • Mostrar Abstract
  • The central object of the research is the old railway branch of Governador Portella and Santa Rita de Jacutinga and its railway space, understood not only as the stations, or the trains and rails, but like all the complex that accompanies the characteristic structures. The Jacutinga Line, as it was known, began in Governador Portella, 2nd District of Miguel Pereira - RJ, passing through the municipalities of Rio de Janeiro, Engenheiro Paulo de Frontin, Vassouras, Valença to its final station in Santa Rita de Jacutinga - MG. Because of its size (147 km) and significant patrimony, a spatial and chronological. Thus, we investigated the history of the railroad and, more specifically, the railway complex and stations of Governador Portella, Santa Rita de Jacutinga, and Valença, from 1918 to 1972, under the category of “railway memory”. Based on theories that deal with the notions of social memory and place of memory, this article explores the material and imaginary construction of the railway space comprised with the Jacutinga Line, as well as the representations and social relations that have developed there. In another plan, we try to problematize how this category appears with the eradication of this extension in 1972. To date, the analyzes make it possible to affirm that the railway memory covers all the supports and sources of information, especially those of documentary-bibliographic, iconographic, historical, architectural and sociological. Regarding chapters 1, 2 and 3 presented to the Qualification Bank, they deal respectively with: the theoretical discussion about the concepts that underlie and support the theme; of a survey of literatures around the concept of “railway memory”, via the traditional patrimonial processes; and the main aspects of the formation of the railways, as well as the historical contextualization of its implantation from Rio de Janeiro to the formation of E. F. União Valenciana, origin of the branch studied.

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  • ARTUR JOSE MACEDO DE OLIVEIRA
  • JARDIM DO MÉIER SOB RISCO: DEGRADAÇÃO E PERDA DA MEMÓRIA DO JARDIM URBANO

  • Orientador : CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
  • JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO
  • Jeanne Cristina Menezes Crespo
  • Data: 12/08/2019

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  • A presente pesquisa tem como objetivo apresentar e analisar, à luz da teoria da conservação de jardins históricos, a trajetória do ―Parque Jardim do Méier‖, desde a sua inauguração até a atualidade, destacando as alterações sofridas pela administração pública. Estas ações impuseram severas modificações que descaracterizam o projeto inicial, não em todo, mas em parte. Modificações que necessitam de uma freada, uma vez que sua continuidade pode provocar uma perda maior de identidade ao jardim. Este trabalho busca expor essas intervenções e os riscos que impõem a descaracterização pelo qual vem passando o Jardim do Meier, não tendo, contudo, a intenção de recuperar sua integridade, comprometida por uma apropriação inadequada que vem colocando em risco seu significado e seu testemunho, mas não permitir que essas ações continuem a descaracterizar a proposta de um espaço, projetado no início do século XX, evitando-se o desaparecimento do jardim. Para realizar a análise proposta adota-se como referencial os conceitos e teorias sobre produção e conservação de Jardins Históricos, disponíveis em Cartas Patrimoniais e obras de autores identificados com o tema, a fim de que auxiliem no estudo da trajetória temporal do Jardim do Méier, reconhecidamente um espaço público de valor, resultado de uma intervenção urbana no bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século XX. A pesquisa contempla as seguintes etapas: caracterização da atual situação do parque, discussão teórica sobre conceito de Patrimônio e de preservação; características e importância do Jardim como espaço público e histórico; construção da linha temporal das intervenções praticadas ao longo do tempo; análise e as perspectivas diante do quadro atual verificado; o futuro do espaço público.


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  • The present research has the objective of analyzing the concept of public parks and their contribution in the formation of the identity of neighborhoods of the city of Rio de Janeiro, to serve as a subsidy to the analysis of the trajectory of the "Parque Jardim do Meier". To this end, historical values were considered, in reference to the region of its implantation, its identification as a public space resulting from an urban intervention in the northern district of the city of Rio de Janeiro in the first decades of the twentieth century, and the preservation of the identity of this space to the present. The research was carried out from the following stages: theoretical discussion about concept, characteristics and importance of public parks; in the trajectory of the urban evolution of the cities after the Industrial Revolution of the nineteenth century. For the development of the research, methodological procedures were adopted that were based on research: research on the evolution of parks and gardens in Europe during the period determined by the XVII and XIX centuries; collection and interpretation of data referring to urban and landscape interventions in the City of Rio de Janeiro.

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  • VANESSA FERNANDES DA SILVA
  • MÚSICA E LUGAR DE MEMÓRIA: REGISTROS DE MEMÓRIAS DO BAIRRO DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO, EM CANÇÕES

  • Orientador : ISABELA DE FATIMA FOGACA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
  • ISABELA DE FATIMA FOGACA
  • VALERIA LIMA GUIMARÃES
  • Data: 28/08/2019

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  • Música inspira e provoca sensações, proporciona reflexões, articulando-se em diferentes contextos. Importante elemento para a construção da cultura de um grupo ou lugar, propicia a formação de referências e representações culturais de tal grupo ou lugar, sendo, também, um meio de registro de suas memórias. Nesse sentido, propomos aqui analisar letras de canções sobre a Lapa no Rio de Janeiro, a fim de identificar algumas das memórias do bairro, aspectos culturais e compreender a relação da música com a cultura, a memória e o “lugar de memória”. As canções analisadas foram “Lapa em três tempos”, samba-enredo da Portela, do ano de 1971; “A Lapa”, composta por Benedito Lacerda e Herivelto Martins, em 1950; “Lapa na década de 30” de Moreira da Silva, composta em 1977; “Eu vou pra Lapa”, interpretada por Alcione; “Flor da Lapa”, de Wilson Batista e Cesar Brasil, em 1950; e, “Beijo Sem”, composta por Adriana Calcanhotto, em 2009. Desse modo, tomamos como objetivo geral, discutir sobre a música, enquanto um elemento capaz de evocar memórias e, também, de valorizar e criar lugares de memória. Para tal, usamos como metodologia, o levantamento bibliográfico, os métodos de análise de conteúdo e textual. Como resultado, percebemos que as letras podem evocar memórias, exaltar características do bairro da Lapa, e também, compreender a importância de aparatos, como a música, que possibilita a conservação, a valorização e a continuidade de uma cultura.


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  • Music inspires and provokes sensations, it provides reflections, articulating itself in different contexts.  An important element for the construction of the culture of a group or place, it provides the formation of references and cultural representations of such group or place, being also a means of recording their memories.  In this sense, the aim of this paper is to analyze song lyrics about Lapa in Rio de Janeiro, in order to identify some of the neighborhood memories, cultural aspects and to understand how music, culture, memory and the “place of memory” are related.  The songs that were chosen to be analized represent “Lapa in three moments in time”, Portela samba-plot, from 1971; “A Lapa”, composed by Benedito Lacerda and Herivelton Martins, in 1950; “Lapa na década de 30” by Moreira da Silva, composed in 1977; “Eu vou pra Lapa”, played by Alcione; “Flor da Lapa”, by Wilson Batista and Cesar Brasil, in 1950; and “Beijo sem”, composed by Adriana Calcanhotto, in 2009. Thus, we aim to discuss music as an element capable of evoking memories and also valuing and creating places of memory.  For such, we use as methodology, the bibliographical survey, the methods of content and textual analysis.  As a result, we could realize that lyrics can evoke memories, exalt characteristics of the Lapa neighborhood, and also understand the importance of apparatuses, such as music, which enables the conservation, enhancement and continuity of a culture.

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  • MARCELO AMARAL COELHO
  • O lugar da Educação Patrimonial na escola: o Madonnaro como ferramenta de Educação ao Patrimônio

  • Orientador : FABIO RICARDO REIS DE MACEDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIO RICARDO REIS DE MACEDO
  • ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
  • ALEXANDRE LAZZARI
  • SÔNIA APARECIDA NOGUEIRA
  • Data: 28/08/2019

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  • Este trabalho vem consolidar uma pesquisa em andamento ao longo do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPACS/UFRRJ). A Educação Patrimonial, enquanto objeto de estudo, foi pensada como ação de desescolarização e o Madonnaro como prática de apropriação do patrimônio. Uma vez que poucos são os estudos voltados ao tema da Educação Patrimonial, a pesquisa se põe a investigar qual o espaço deste campo transversal (IPHAN, 2005) no ambiente escolar. Assim, qual o lugar da Educação Patrimonial na escola? Na tentativa de responder a essa pergunta se pretendeu observar a dimensão conceitual da Educação Patrimonial; registrar o trato dispensado ao tema dentro da escola; explorar a Arte como referência estratégica; e apresentar os resultados obtidos em sala de aula como forma de apropriação do patrimônio cultural. As metodologias utilizadas para atingir esses objetivos foram a observação participante, as oficinas, as entrevistas e a leitura de referências e fontes. Dentre as principais referências estão: Choay (1999); Fonseca (2005); Barbosa (1995); De Troyer (2005); Franz (2001); Freire (1996) Horta et al. (1999); Lopes (1991); Naalin (1982 e 2000); Najjar (2010); Oliveira (2011); Portelli (1997); Saviani (1999); Scifoni (2015); dentre outros. Sem contar os documentos do IPHAN e aqueles oficiais como PCN e LBD. Até o presente momento, a pesquisa aponta que para que o patrimônio seja explorado em toda a sua amplitude é necessário concessões, diálogos e uma relação de reciprocidade para com a escola e vice-versa. A desescolarização pode ser pretendida em mão dupla: o patrimônio cultural não pode ser escolarizado sob uma disciplina e a escola precisa desescolarizar suas próprias práticas. A educação, através da escola, pode ser enriquecida com a transversalidade característica da Educação Patrimonial e esta conquistar um espaço no currículo escolar amparada por uma disciplina.


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  • The aim of this work is to consolidate the research in progress during the Master's Degree Program of the Federal Rural University of Rio de Janeiro in the field of Heritage, Culture and Society (PPGPACS/UFRRJ). The Heritage Education, object of this work, was considered as a deschooling action, and the Madonnaro as a practice of the heritage’s appropriation. Since few studies are devoted to Heritage Education, this research intends to investigate the scope of this transversal field (IPHAN, 2005) in the school environment. Thus, where does the Heritage Education stand in the school education program? In an attempt to answer this question, we proposed to analyse the conceptual aspect of the Heritage Education; to record the treatment of this subject within the school; to explore Art as a strategic reference; and to present the results achieved in the classroom as a form of cultural heritage appropriation. The methodologies used to fulfil these objectives were participant observation, workshops, interviews and the consultation of references and information sources. These are some of the main references: Choay (1999); Fonseca (2005); Barbosa (1995); De Troyer (2005); Franz (2001); Freire (1996) Horta et al. (1999); Lopes (1991); Naalin (1982 and 2000); Najjar (2010); Oliveira (2011); Portelli (1997); Saviani (1999); Scifoni (2015), among others. We are not taking into account documents of the IPHAN (The National Historic and Artistic Heritage Institute of Brazil) and those from official institutions such as PCN and LBD. To date, the research suggests that in order to use the heritage in all its extent, it is necessary to make concessions, to have a conversation and to establish a relationship of reciprocity with the school, and vice-versa. Deschooling can be pursued in two complementary ways: cultural heritage cannot be schooled under a discipline and the school must deschool its own practices. School education can be enriched with the transversal characteristic of the Heritage Education, which should earn its place as a discipline of the school curriculum.

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  • PRISCILA MARCONDES DA SILVA
  • O PATRIMÔNIO DOCUMENTAL COMO FONTE DE CONHECIMENTO: A DIGITALIZAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DO ACERVO DA UFRRJ

     

  • Orientador : ANA PAULA RIBEIRO DE ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA PAULA RIBEIRO DE ARAUJO
  • CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS
  • CLÁUDIA CARVALHO LEME NÓBREGA
  • Data: 30/08/2019

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  • A presente dissertação busca contribuir para o campo da conservação da documentação iconográfica referente ao patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico, a partir da perspectiva de adoção de tecnologias digitais. Tendo em vista a necessidade de se estabelecer uma política de conservação para o acervo documental do LabDoc/UFRRJ, campus Seropédica, discute-se a importância da conservação da documentação para a preservação da memória, história, assim como fonte de informação para produção de conhecimento tão necessária na gestão do patrimônio cultural. No primeiro momento conceituamos o documento no campo do patrimônio cultural, política do patrimônio cultural e seus princípios. Em seguida, apresentamos a conservação e preservação do patrimônio documental na esfera da administração pública considerando a interface entre conservação documental e políticas públicas arquivísticas. No terceiro momento, analisamos as ações, referentes à gestão de documentos, que utilizam recursos tecnológicos para conservar, gerir, divulgar e acessar ao conhecimento. Por fim, apresentamos a pesquisa de campo realizada em instituições públicas de referência localizadas na cidade do Rio de Janeiro buscando evidenciar como as tecnologias são utilizadas para melhorar as práticas de conservação e disseminação do patrimônio documental iconográfico relativo à arquitetura, urbanismo e paisagismo. Como desdobramento dessa pesquisa, pretendemos contribuir, por meio de um arcabouço teórico e aproximação da prática patrimonial e arquivística, para a melhoria das ações de gestão do LABDOC para a conservação da documentação, de modo a garantir o acesso e disseminação da informação, cumprindo-se assim, o papel desse acervo que é o de servir como fonte de pesquisa para a produção do conhecimento bem como para a conservação do patrimônio arquitetônico, urbanístico, paisagístico da UFRRJ da UFRRJ.


  • Mostrar Abstract
  • The objective of this work is to understand the process of conservation of the documents related to the process of construction of the architectural heritage and landscape Seropédica campus of UFRRJ, and the digitization and availability of documents for the public. It discusses the importance of preserving documentation for the preservation of memory, history and information; just as it is important for studies, research and management of cultural heritage. It starts from an understanding of how national and international laws and regulations deal with document management. Then, it is part of a description and analysis of how reference institutions in the city of Rio de Janeiro, which hold the documentary heritage, manage their documentary heritage with a focus on the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the digitalization of documents . Finally, we intend to contribute, through a theoretical framework, to the planning of the preservation of documentation in order to guarantee the preservation of UFRRJ's real estate.

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