Banca de DEFESA: MILENE DA SILVA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILENE DA SILVA SOARES
DATA : 30/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeo conferência - https://meet.google.com/
TÍTULO:

Utilização de compostos fermentados no enriquecimento de substrato orgânico comercial para a produção de mudas de hortaliças.


PALAVRAS-CHAVES:

Agroecologia; produção orgânica; mudas de hortaliças; bokashi; leucena; torta de mamona.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Mudas de qualidade, com bom desenvolvimento aéreo e radicular, são fundamentais para o sucesso de um cultivo, porém, substratos comerciais para a produção de mudas orgânicas geralmente não atendem a disponibilização de nutrientes essenciais ao pleno crescimento. Portanto, a adição de fontes de nutrientes compatíveis às normas da legislação de orgânicos torna-se necessária. Assim, objetiva-se avaliar o desempenho fitotécnico de mudas de hortaliças produzidas em substrato comercial complementado com compostos fermentados do tipo bokashi formulados a partir da adição de farelos vegetais de baixa relação carbono/nitrogênio. O delineamento experimental adotado foi de blocos casualizados, dispostos em esquema fatorial 6 x 2 com 3 repetições. O substrato utilizado consistiu no Carolina Soil® orgânico enriquecido com fontes minerais de fósforo (P) e potássio (K) nas doses de 100 mg de P2O5 dm-3 de substrato e 100 mg de K2O dm-3 de substrato (S). Ao substrato, foram adicionadas doses crescentes dos compostos, cujas formulações receberam, respectivamente, farelo de mamona (CFM) e farelo de folhas da leguminosa Leucaena leucocephala (CRL). Os compostos fermentados bokashi foram inoculados com solução Embiotic® e preparados no período de 21 dias. Os níveis de enriquecimento corresponderam a 0 (controle), 1, 2, 4, 8 e 16% dos respectivos compostos, de forma que o somatório substrato-composto atinja 100% da formulação. Para a confecção dos compostos utilizou-se uma mistura contendo farelo de trigo (60%) e CFM ou CRL (40%).  As espécies de hortaliças avaliadas foram alface (Lactuca sativa L.) cv. Vera (folhosa), beterraba (Beta vulgaris) cv. Early Wonder Tall Top (raiz), e brócolos (Brassica oleracea) cv. Piracicaba Precoce (brassicácea), semeadas em bandejas de poliestireno (PEE) com 200 células em casa de vegetação, no dia 19 de agosto de 2021. As variáveis determinadas constaram nos substratos formulados, do valor pH, condutividade elétrica e densidade volumétrica; Nas plântulas, aos 28 dias após a semeadura, o volume de raízes, o número de folhas, a área foliar e produção de massa fresca e seca de raízes e de parte aérea.  O substrato comercial sem enriquecimento não conferiu qualidade comercial às mudas orgânicas produzidas de alface, beterraba e brócolos. A fertilização do substrato comercial com os compostos fermentados conferiu padrões de qualidade comercial às mudas. Os compostos fermentados formulados com farelo de trigo e farelo de mamona conferiram resultados superiores com relação aos compostos fermentados formulados com farelo de trigo e farelo de leucena para os parâmetros altura, número de folhas, área foliar, massa seca de parte aérea e raízes e volume de raízes. Puderam ser determinadas as doses ótimas para as estas variáveis nas mudas que se desenvolveram no substrato fertilizado com composto fermentado a base de mamona.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - EVA ADRIANA GONÇALVES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 002.232.757-60 - JOSÉ ANTONIO AZEVEDO ESPINDOLA - EMBRAPA
Presidente - 785.371.857-87 - JOSÉ GUILHERME MARINHO GUERRA - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 23/12/2021 16:37
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1