Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL ARJONAS FERNANDES AVILA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABEL ARJONAS FERNANDES AVILA
DATA : 18/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Solos
TÍTULO:

Otimização da produção de cogumelos silvestres do Brasil através da suplementação com substâncias recalcitrantes.


PALAVRAS-CHAVES:

Bioprospecção; Macrofungos; Biodiversidade


PÁGINAS: 23
RESUMO:

Com o objetivo de impulsionar o cultivo de macrofungos silvestres do Brasil e promover uma produção sustentável de cogumelos de alta qualidade, este estudo propõe uma metodologia para o cultivo de Oudemansiella spp., Ganoderma spp. e Pleurotus djamor em substrato formulado com resíduos agroindustriais.

Estas espécies, embora ainda pouco exploradas pela fungicultura nacional, possuem características nutracêuticas e sensoriais intrínsecas que sugerem uma rápida aceitação pelos consumidores. Ao valorizar espécies silvestres do Brasil, adaptadas às condições climáticas brasileiras, este trabalho busca valorizar a biodiversidade nacional e reduzir os custos econômicos e a dependência de espécies exóticas associados ao cultivo tradicional de cogumelo, que demandam ambientes climatizados e consumo elevado de energia elétrica.

A proposta deste estudo é identificar a combinação mais eficaz de linhagens silvestres brasileiras e sua correta metodologia de produção, reconhecendo que o sucesso na produção de cogumelos está diretamente relacionado à compatibilidade entre a linhagem fúngica e o substrato (Zied et al., 2016). Características químicas e físicas do substrato influenciam diretamente o crescimento, desenvolvimento e a qualidade dos basidiomas. No caso de macrofungos silvestres, torna-se necessário adaptar ou reformular metodologias tradicionais de cultivo desenvolvidas para espécies com origem em climas distintos, como os de países asiáticos.

Partindo da hipótese de que a utilização de um micélio vigoroso -proporcionado pela adição de suplementos recalcitrantes – pode resultar em uma melhoria significativa na produtividade e qualidade de basidiomas, este estudo propõe a adição dos suplementos diretamente à matriz secundária, ou seja, ao meio de cultivo em placas de Petri (batata-dextrose-agar). A estratégia de fornecimento do suplemento na matriz secundária visa facilitar o acesso do fungo às substâncias, aumentando a eficiência da utilização desses suplementos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 387406 - RICARDO LUIZ LOURO BERBARA
Interna - 1815763 - IRENE DA SILVA COELHO
Externa ao Programa - 1061828 - LUANA CRISTINA ANDRADE DA SILVA - UFRRJExterno à Instituição - SAEL SÁNCHEZ ELÍAS - UFRRJ
Notícia cadastrada em: 14/07/2025 16:44
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1