Uso de imagens de radar aerotransportado para mapeamento digital de atributos dos solos sob Floresta Amazônica: um estudo de caso na Formação Solimões
Mapeamento digital de solos, aprendizado de máquina, sensoriamento remoto, radar.
Qualificação de Ana Carolina de S. Ferreira, com foco na questão de modelagem de dados, mapeamento digital de solo e sensoriamento remoto por Radar. Banca coordenada por Marco Baccis Ceddia com, Helena Saraiva Koenow Pinheiro, Mauro Antônio Homem Antunes e Waldir de Carvalho Júnior Oliveira como membros.
O projeto de pesquisa parte da hipótese de que é possível gerar mapas de variabilidade espacial dos atributos do solo a partir do uso de técnicas de mineração de dados e auxilio de covariáveis derivadas de sensores remotos como imagens de radar. As imagens de radar como covariáveis em modelos de predição podem aperfeiçoar e auxiliar na estimativa de atributos do solo sob Floresta Amazônica. O objetivo geral é avaliar o potencial da adição de derivadas das imagens de radar na predição de estoque de carbono, textura do solo e identificação de tipos de solos sob Floresta Amazônica, Formação Solimões.