Planejamento e síntese de 1,2,4-triazóis trissubstituídos: exploração estrutural na inibição de GSK-3β para o tratamento da doença de Alzheimer
Alzheimer, 1,2,4-triazol, GSK-3β, Suzuki-Miyaura, Buchwald-Hartwig, dessimmetrização, Ullmann, cianação, água, degradação proteica.
Atualmente, 55 milhões de pessoas vivem com demência em todo o mundo, com quase 10 milhões de novos casos todos os anos. A demência resulta de uma variedade de doenças que afetam o cérebro, sendo a sua forma mais comum a doença de Alzheimer (DA). A DA é impulsionada por múltiplos fatores deletérios, entre eles a presença de filamentos insolúveis e agregados proteicos. A inibição da GSK-3β, uma quinase envolvida em muitos desses fatores deletérios, tem mostrado resultados promissores in vivo, emergindo como uma classe terapêutica promissora e potencialmente modificadora da doença para a DA. Assim, neste trabalho, projetamos três séries de 1,2,4-triazóis como inibidores da GSK-3β. As rotas sintéticas para obtenção dos compostos projetados foram desenvolvidas com sucesso. Os compostos foram testados in vitro contra GSK-3β e os resultados são promissores, com a descoberta de um composto de sucesso. Além disso, a série com melhor perfil foi utilizada no projeto e síntese de uma nova série de degradadores GSK-3β (PROTACs).
Paralelamente ao trabalho farmacológico, desenvolvemos o procedimento de síntese e exploração da diversidade molecular do núcleo 1,2,4-triazol através de reações de acoplamento cruzado catalisadas por metais, além de uma reação de cianação catalisada por cobre utilizando um cianeto atóxico. fonte em meio aquoso.