Banca de DEFESA: CARLOS HENRIQUE CORRÊA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS HENRIQUE CORRÊA DOS SANTOS
DATA : 19/10/2018
HORA: 13:00
LOCAL: Sala 50 do IQ
TÍTULO:

Metabólitos secundários e avaliação de atividades biológicas de Siolmatra brasiliensis (Cogn.) Baill. (Cucurbitaceae) e espécies do gênero Ziziphus Mill. (Rhamnaceae).


PALAVRAS-CHAVES:

Siolmatra brasiliensis, Ziziphus, triterpenoides, alcaloides ciclopeptídicos, atividade antinociceptiva, atividade anti-glicação, atividade antibacteriana, atividade citotóxica.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

dos Santos, Carlos Henrique Corrêa. Metabólitos secundários e avaliação de atividades biológicas de Siolmatra brasiliensis (Cogn.) Baill. (Cucurbitaceae) e espécies do gênero Ziziphus Mill. (Rhamnaceae). 2018. 200p. Tese (Doutorado em Química). Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018.

Os procedimentos cromatográficos com o extrato bruto hidroetanólico do caule de Siolmatra brasiliensis aliado a aplicação de métodos físicos de análise orgânica possibilitaram o isolamento e determinação estrutural de vinte substância, incluindo cinco inéditas na literatura científica. As análises foram realizadas nos produtos naturais e alguns derivados acetilados. Avaliou-se a atividade antinociceptiva (in vivo) e atividade anti-glicação (in vitro) do extrato e frações da espécie. O extrato bruto da espécie apresentou atividade antinociceptiva próxima a do controle positivo (morfina) a 10 e 30 mg.kg-1 e a fração em acetato de etila apresentou maior efeito antinociceptivo que o controle nas concentrações de 30 e 100 mg.kg-1. Na avaliação da atividade anti-glicação o extrato bruto da espécie apresentou atividade similar ao controle positivo (aminoguanidina) a 0,5 mg.mL-1, enquanto a fração em clorofórmio apresentou resultados superiores ao controle a 0,5 e 0,25 mg.mL-1.

Incluiram-se nesse trabalho quatro espécies do gênero Ziziphus para avaliação de atividades biológicas, onde Z. joazeiro e Z. glaziovii apresentaram resultados promissores de inibição bacteriana de Aliivibrio fischeri e Bacillus subtilis e todos os extratos apresentaram atividades citotóxicas significantes frente a linhagens celulares PC-3 e HT-29. Procedimentos cromatográficos com a fração em clorofórmio do extrato metanólico do caule de Z. glaziovii, aliados experimentos de análise orgânica permitiram a identificação de dezessete substâncias, sendo sete inéditas na literatura científica. As subtâncias foram avaliadas quanto a atividade antibacteriana, onde o ácido epigouânico e ácido alfitólico mostraram bons resultados frente a B. subtilis (IC50 de 20 e 12 µM, respectivamente). As substâncias apresentaram pouca ou nenhuma atividade citotóxica nas concentrações testadas (0,01 e 10 µM). A análise de CLUE-EM-EM da fração alcaloídica do extrato bruto do caule de Z. joazeiro possibilitou a identificação de oito alcaloides ciclopeptídicos do tipo Ib, onde as estruturas foram sugeridas por propostas de fragmentação de massas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRA LEDA VALVERDE - UFF
Interno - 1705075 - DOUGLAS SIQUEIRA DE ALMEIDA CHAVES
Externo à Instituição - GILDA GUIMARÃES LEITÃO - UFRJ
Externo à Instituição - JORGE MAURICIO DAVID - UFBA
Interno - 1221906 - LUCIANO RAMOS SUZART
Presidente - 6386421 - MARIO GERALDO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 16/10/2018 10:23
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1