Banca de QUALIFICAÇÃO: NEIDE MARA DE MENEZES EPIFANIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NEIDE MARA DE MENEZES EPIFANIO
DATA : 04/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: sala 50
TÍTULO:

CICLODEXTRINAS E SUA APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA


PALAVRAS-CHAVES:

ciclodextrina, óleo essencial, formulação, Schinus, indústria


PÁGINAS: 16
RESUMO:

Inicialmente consideradas como excipientes farmacêuticos, as ciclodextrinas (CDs) rapidamente demonstraram elevado potencial para evoluir sendo utilizadas em áreas de investigação mais promissoras onde urge a necessidade de técnicas inovadoras. Várias evidências demonstram que as CDs não são apenas excipientes, tendo aplicações nas mais variadas áreas, demonstrando vantagens na sua utilização. A sua estrutura e propriedades muito particulares permitem-lhes ter aplicações únicas que podem vir a revolucionar diferentes e variadas terapêuticas.

As CDs têm uma cavidade hidrofóbica central que tem a capacidade de prender uma molécula, mantendo uma superfície hidrofílica externa, tornando-as capazes de servir como uma capa de uma microcápsula. O encapsulamento com CDs pode melhorar a solubilidade aquosa e a estabilidade contra condições variáveis de calor, luz e oxidação e reduzir volatilidade. A microencapsulação de óleos essenciais com ciclodextrinas tem sido amplamente explorado por pesquisadores, a fim de expandir suas aplicações.

Óleos essenciais livres e seus componentes ativos têm baixa estabilidade físico-química e baixa solubilidade aquosa que limitam suas aplicações na indústria farmacêutica. O óleo essencial das folhas de Schinus molleL. possui relatos de utilização como antimicrobianos, inseticidas, antifúngicos e antioxidantes. Para reduzir sua volatilidade e sua hidrofobicidade, utilizaremos o método de inclusão em β-ciclodextrina (β-CD) e seu derivado hidroxialquilado (HPβCD) por métodos variados, já descritos na literatura, com a finalidade de comparar e escolher a melhor metodologia. As propriedades físico-químicas destes complexos de inclusão foram caracterizadas e a atividade antimicrobiana do complexo de inclusão com melhor resultado será testado em relação a dois microrganismos: S. aureusE. colipor ensaio de microdiluição. A maior finalidade deste projeto é proporcionar maior estabilidade, reduzindo a sua volatilidade e preservando a propriedades biológicas das moléculas de óleo essencial de Schinus molleL, para sua melhor aplicação na indústria farmacêutica, criando um sistema de liberação controlada estável.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1700427 - YARA PELUSO CID
Interno - 1058758 - MARCO EDILSON FREIRE DE LIMA
Interno - 1700480 - ARTHUR EUGEN KUMMERLE
Externo ao Programa - 1898760 - RENATA NUNES OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1809376 - LUIZ HENRIQUE GUERREIRO ROSADO
Notícia cadastrada em: 26/08/2019 13:16
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1