Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA FALCÃO LOPES PRINCISVAL CARLOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA FALCÃO LOPES PRINCISVAL CARLOS
DATA : 18/12/2019
HORA: 08:00
LOCAL: sala 50 DEQUIM
TÍTULO:

SÍNTESE E AVALIAÇÃO DE NOVOS AGENTES

ANTI-INCRUSTANTES NA PRODUÇÃO DO PETRÓLEO


PALAVRAS-CHAVES:

agentes antiincrustantes

petróleo

avaliação estática da incrustação


PÁGINAS: 16
RESUMO:

A produção de petróleo é invariavelmente acompanhada da formação de água que vem ocasionar diversos problemas tais como a formação de emulsões e de incrustações, a corrosão, além da produção de H2S.

Nos campos petrolíferos de águas profundas offshore, onde um dos mecanismos de recuperação mais usado é a injeção de água do mar para a manutenção da pressão do reservatório, a deposição de sais inorgânicos a partir da água produzida é um grande problema que acarreta aumento de custos com perdas de produção.

A formação de incrustação no poço de produção, eventualmente, resulta em uma diminuição do rendimento de produção podendo levar até ao fechamento do poço.

A caracterização química da água de formação apresenta elevada salinidade contendo alta concentração de cálcio (> 14.000 mg/L), além da presença de CO2 (± 4% v/v) que favorece excepcionalmente a precipitação do carbonato de cálcio. O pH elevado da água de formação, também vem potencializar a precipitação do carbonato de cálcio e outros sais (principalmente bário e estrôncio) favorecendo a incrustação inorgânica.

Assim, existe uma grande dificuldade na seleção e utilização de agentes inibidores de incrustação levando à necessidade do uso de combinações de diferentes produtos químicos que proporcionem os efeitos inibidores adequados. Portanto, a busca por novos agentes inibidores de incrustação mais eficientes e de fácil utilização tanto nos reservatórios de armazenamento, como na aplicação contínua, especialmente nos poços do pré-sal, que impeçam completamente ou reduzam significativamente a extensão dos efeitos de incrustação e corrosão, apresenta-se com extrema relevância na produção do petróleo.

Derivados carboxilados e fosfonatados do ácido 3-aminocrotônico serão sintetizados e avaliados quanto à atuação como agentes inibidores de incrustação, e sua toxidez também será avaliada, pois compostos considerados como eco-amigáveis são de extrema importância na atual situação ambiental do planeta.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2624418 - CLAUDIO EDUARDO RODRIGUES DOS SANTOS
Externa ao Programa - 387304 - CRISTINA MARIA BARRA
Externo ao Programa - 2181679 - LUIS AMERICO CALCADA
Notícia cadastrada em: 13/12/2019 15:22
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1