Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL ANANIAS REIS DE CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL ANANIAS REIS DE CAMPOS
DATA : 04/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Apresentação remota video coneferncia
TÍTULO:

Produção, Especificação e Comparação do Biodiesel Obtido da Polpa de Macaúba e Buriti em diferentes regiões do Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Biodiesel, óleo de macaúba, óleo de buriti, controle qualidade


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Nos últimos anos, fontes renováveis de energia ganharam muita importância no cenário global. O biodiesel é uma dessas novas fontes de energia por sua queima produzir baixos teores de resíduos tóxicos e ser produzido a partir de várias matérias-primas. Porém, para ser comercializado, o biodiesel precisa estar dentro de normas de qualidade exigidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e as resoluções sobre o assunto são a de n° 45/2014 e a de n° 798/2019.
A soja é a principal matéria-prima para a síntese do biodiesel brasileiro, mas o país possui várias espécies nativas com alto potencial para produção de óleo, entre estas espécies: a macaúba (Acrocomia aculeata) e o buriti (Mauritia flexuosa). Uma lei obriga o plantio de no mínimo 20% da propriedade rural com mata nativa permanente. O uso dessas áreas de reflorestamento para a plantação da Macaúba e do Buriti e o uso dos frutos para produção de biodiesel poderiam contribuir com o restabelecimento do equilíbrio ambiental e favorecer a economia do país.
Embora estejam presentes em boa parte do território brasileiro e possuírem ótimas perspectivas para se tornarem fonte de óleo para a síntese de biodiesel, o buriti e a macaúba ainda são árvores selvagens. O buriti possui poucos estudos, principalmente sobre o biodiesel, nenhuma pesquisa tendo especificado por completo o biodiesel dessa palmeira. A macaúba possui mais estudos sobre a síntese de biodiesel, mas não há uma comparação entre biodieseis de localidades diferentes. Como as áreas onde estão presentes essas árvores são muito vastas (cerrado, para a macaúba e Floresta Amazônica, para o buriti), é esperado que haja alguma diferença entre a qualidade do biodiesel de uma mesma espécie de árvore de diferentes localidades.
Dessa forma, este projeto busca a produção e a análise de todos os 24 parâmetros de qualidade do biodiesel, tanto para o biodiesel de buriti quanto para o de macaúba, usando a matéria-prima de várias localidades do Brasil. Dessa forma, será possível concluir se o biodiesel de cada localidade está dentro das normas de qualidade e pode ser comercializado e também descobrir onde estão localizados os melhores genótipos para a produção de biodiesel, caso essas árvores sejam domesticadas no futuro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2626414 - JOSE GERALDO ROCHA JUNIOR
Interna - 387189 - AUREA ECHEVARRIA AZNAR NEVES LIMA
Interna - 1354432 - CLARISSA OLIVEIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2181679 - LUIS AMERICO CALCADA
Externo à Instituição - FLAVIO ADRIANO BASTOS
Notícia cadastrada em: 21/07/2020 11:47
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1