Planejamento e Síntese de novos compostos analogos da nimesulida, a partir de ácidos antranílicos, com potencial atividade de inibição seletiva da enzima ciclooxigenase 2
anti-inflamatórios não-esteroidais; inibição seletiva; ciclooxigenase 2; sulfonilanilidas; ácido antranílico
Os anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs) estão entre os fármacos mais prescritos e comercializados no mundo. Utilizados no tratamento da dor aguda e crônica decorrente de processo inflamatório, são amplamente recomentados no período perioperatório (período que vai desde quando o cirurgião decide indicar a cirurgia e informa ao paciente até que este recebe alta hospitalar e retorna às atividades normais) para o tratamento de dores leves a moderadas, a fim de reduzir o consumo de opioides. Possuem ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética, por inibição da síntese de prostaglandinas mediante o bloqueio da ciclooxigenase1 (COX-1) e ciclooxigenase2 (COX-2), enzimas responsáveis pela transformação do ácido araquidônico em prostaglandinas flogísticas, devido à ação da fosfolipase A2.
Existem subgrupos de AINE seletivos e não seletivos para COX-2. Todavia, as cicloxigenases expressam ações distintas, sendo as propriedades farmacológicas dos AINE’s decorrentes principalmente da ação inibitória sobre a COX-2, enquanto as reações adversas são resultantes da inibição da COX-1.
Neste contexto, o trabalho tem por meta o planejamento e a síntese de novas sulfonilanilidas, a partir do núcleo antranílico. Esta pesquisa é atraente pois existem poucos compostos com tais características, havendo larga margem para novidades e, conhecer a enzima e seu sítio de interação, possibilita o planejamento de novos compostos de forma a aumentar as chances de sucesso na obtenção de compostos ativos.