Banca de QUALIFICAÇÃO: HANNA BARBOSA LEMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HANNA BARBOSA LEMOS
DATA : 10/03/2025
HORA: 13:30
LOCAL: meet.google.com/rfu-saze-ayv
TÍTULO:

Descontaminação de aflatoxinas em torta de castanha-da-Amazônia como estratégia para aumento da segurança de formulação de produtos.


PALAVRAS-CHAVES:

Bertholletia excelsa; processamento não térmico; plasma frio; UV-C.


PÁGINAS: 34
RESUMO:

A castanha-da-Amazônia é um dos principais produtos do agroextrativismo brasileiro, representando a principal fonte de renda de cerca de 60 mil famílias, envolvendo cooperativas, organizações comunitárias e associações. Dentre os diversos desafios para garantir a qualidade dos produtos advindos da castanha, destaca-se a ocorrência de aflatoxina. Desta forma, este estudo busca analisar estratégias de descontaminação de aflatoxina da torta da castanha-da-Amazônia utilizando meios não térmicos, plasma jet e UV-C. Para isto, será necessário realizar os processos de obtenção da torta da castanha-da-Amazônia, analisando as taxas de transferências de aflatoxina da amêndoa para a torta por escala laboratorial. Após isso, será efetuado o tratamento da torta pelos meios não térmicos, e posterior análise do teor de aflatoxina total nas tortas por CLAE e detector de fluorescência, antes e após a aplicação dos tratamentos, permitindo determinar qual método apresenta maior eficiência na descontaminação das tortas. Serão determinados alguns parâmetros de qualidade a fim de determinar a influência do tratamento de descontaminação na qualidade da matéria prima.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.726.462-** - OTNIEL FREITAS SILVA - EMBRAPA
Externo à Instituição - CARLOS AUGUSTO FERNANDES DE OLIVEIRA - USP
Externo à Instituição - FELIPE MACHADO TROMBETE - UFSJ
Notícia cadastrada em: 26/02/2025 11:42
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1