Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA BATISTA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA BATISTA DA COSTA
DATA : 05/11/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Seropédica
TÍTULO:

ENCAPSULAMENTO DE ANTOCIANINAS PELO PROCESSO DE COACERVAÇÃO COMPLEXA EMPREGANDO BIOPOLÍMEROS OBTIDOS A PARTIR DA LENTILHA (Lens Culinaris)


PALAVRAS-CHAVES:

Compostos fenólicos; Antocianinas; Casca de berinjela; Isolado proteico de lentilha; Amido modificado de lentilha; 


PÁGINAS: 57
RESUMO:

As antocianinas são pigmentos naturais, responsáveis pelas colorações vermelhas, azuis e roxas de alguns vegetais e frutas, como a da casca de berinjela. São um desafio para a aplicação na indústria de alimentos, devido a sua baixa estabilidade. A microencapsulação é uma alternativa para melhorar a estabilidade e o armazenamento, além de mascarar o sabor amargo e adstringente característico dos compostos fenólicos. A escolha adequada da técnica de encapsulamento é de grande importância. O processo de coacervação complexa consiste em três fases principais: emulsificação, coacervação e formação da parede ou endurecimento da mesma. A lentilha (Lens culinaris) é um pulso comestível. A colheita de pulsos tem sido de grande interesse devido ao alto teor de proteína (18-32%) encontrado. As sementes de lentilhas são compostas basicamente por 62-69% de carboidratos e 21-31% de proteínas. Portanto, o presente projeto pretende desenvolver complexos coacervados a partir do amido carboximetilado e da proteína da lentilha, para encapsular ingrediente ativo de caráter hidrossolúvel. A proteína e o amido da lentilha serão extraídos, modificados e caracterizados de acordo com suas propriedades. As antocianinas extraídas da casca da beringela serão caracterizadas de acordo com sua capacidade antioxidante, teor de compostos fenólicos e de antocianinas totais e monoméricas. Posteriormente, serão formados os complexos utilizando a proteína e o amido da lentilha, visando a encapsulação de forma eficiente das antocianinas extraídas da casca da berinjela. Ao final, será realizado o estudo da digestão in vitro, e a aplicação das microcápsulas em uma matriz alimentícia, de forma que as antocianinas fiquem estáveis durante todo o período de armazenamento do produto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 014.548.996-54 - EDWIN ELARD GARCIA ROJAS - UFF
Interna - 2311373 - MARIANA TEIXEIRA DA COSTA MACHADO
Externo à Instituição - DANIEL PERRONE MOREIRA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 24/10/2020 21:33
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1